Bips
Turbinaram a Shell - Mais
uma vez, o endereço da companhia
petrolífera Shell na Internet brasileira foi tomado por invasores.
Durante o dia 17/6/2001 e parte do dia 18, o endereço da empresa
exibia a página alterada pelo MIH (Men in Hack):
Excesso - Segundo análise
do instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation), 73% do
mercado brasileiro de centrais de dados (que em 2001 movimentará
cerca de R$ 173 milhões) está nas mãos de seis empresas
(Diveo, .comDominio, Telefônica, IBM, Embratel e Optiglobe). E já
existe mais oferta desses serviços que demanda, o que provocará
em 2002 uma onda de fusões e aquisições, que deixará
o mercado nacional com apenas três grandes empresas, segundo as estimativas
da entidade. O IDC também analisou, em contato com 21 grandes empresas,
os motivos que levam à contratação de uma central
de dados: falta de infra-estrutura interna (40%), falta de mão-de-obra
(11%), vantagens econômicas da terceirização do serviço
(29%), política regional (6%) e motivos diversos (14%).
Leves e pesados - Com o surgimento
dos sistemas de banda larga, que permitem trafegar na Internet mesmo grandes
(pesados) arquivos de vídeo, já tem gente se descuidando
do tamanho dos arquivos de páginas Web, deixando que eles cresçam
bastante. Isso conduz a dois problemas: quem usa modems com velocidade
de 56 Kbps - o último padrão (e ainda dominante) no mercado,
antes dos sistemas de banda larga - terá cada vez mais dificuldade
para obter uma página Web, o que significa para o responsável
pela página a perda de considerável número de visitantes;
além disso, existem gargalos e congestionamentos no tráfego
de dados que a banda larga não soluciona, ainda mais com o crescimento
no número de usuários de banda larga.
Em matéria publicada em 12/6/2001
no Ig Economia, o colunista Aleksandar Mandic lembra: "O fiel da
balança em termos do que seja leve ou pesado é estabelecido
por uma média calculada pela Jupiter Media Metrix, que recomenda
um tamanho entre 40 e 50 K como o ideal (ao menos enquanto o velho modem
de 56 Kbps não está enterrado). Desse modo, páginas
pesadas (sejam a home ou não) exigem mais banda, incomodam
usuários impacientes, enfrentam dificuldades ao serem baixadas em
conexões lentas, prejudicam o website como um todo - e o
resultado é perda de dinheiro. Na pesquisa da Bytelevel, a home
page campeã foi a da perfumaria Helmut Lang, construída
inteiramente em texto (franciscana mas eficaz, com apenas 2 K) e a lanterninha
a da Hugo Boss, obesa com 646 K".
Macaco
x Cavallo - Está fazendo sucesso na Internet a história
da emissora de televisão argentina que convidou o macaco Mingo,
do zoológico da cidade de Luján (província de Buenos
Aires) para montar uma aplicação na bolsa de valores da capital
argentina, escolhendo entre diversas fichas com os nomes das companhias
em que deveria ser feito o investimento. O macaco, cujo nome lembra o apelido
do ministro argentino da Economia, Domingo "Mingo" Cavallo, concorreu por
três semanas com três importantes corretores de ações,
cujos nomes foram mantidos em sigilo pela emissora - e ganhou com larga
vantagem, o que deixou em posição desconfortável os
especialistas humanos. A escolha diária das fichas pelo macaco e
o resultado das aplicações a cada fechamento da bolsa de
valores foram transmitidos ao vivo pela televisão. O original da
matéria está no Jornal
da Tarde/O Estado de São Paulo.
Dança dos cargos -
A America Online Brasil designou Milton Camargo para o cargo
recém-criado de vice-presidente.
Camargo, que atuava como diretor responsável pela parceria com o
Banco Itaú, passa a ter como prioridade as áreas da empresa
que garantem a qualidade oferecida pela AOL aos seus usuários, reportando-se
diretamente a ele os departamentos de Atendimento ao Cliente, Operações,
Mercadologia e Conteúdo. Em 17/5/2001, a empresa anunciou aliás
que sua base de assinantes latino-americana ultrapassou a marca dos 750
mil usuários.
Luiz Meisler, atual presidente da
Oracle do Brasil e vice-presidente para região Brasil e Argentina,
assumiu também o cargo de vice-presidente do Grupo de Vendas e Consultoria
da América Latina dessa empresa.
O Grupo de Usuários da Baan,
companhia de soluções de gestão integrada de manufatura
e negócios eletrônicos, escolheu como novo presidente bienal
o economista Carlos Alberto Rodrigues, ex-Volkswagen e Ford, atual gerente
de sistemas da Asea Brown Bovery (ABB), respondendo por toda a área
de desenvolvimento da empresa no Brasil.
Independente - O provedor
internacional Inter.net Global Ltd.,
empresa com sede nos Estados Unidos, que atua em 27 países entre
os quais o Brasil comunicou em 6/2001 que não sofrerá
nenhum prejuizo financeiro pelo processo de falência iniciado pela
PSINet, sua antiga proprietária. A Inter.net foi criada pela PSINet
em 4/2000. Mas já em 7/2000 ano começou a se separar administrativamente
da empresa-mãe, um processo que se estendeu até 3/2001, quando
foi comprada nos Estados Unidos por David Browning e Kurt Baumann, este
último o diretor executivo da empresa. A Inter.net está presente
em 27 países e possui 600 mil usuários. No Brasil, atua em
São Paulo, Rio, Recife, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza
e Salvador, e tem cerca de 160 mil usuários.
Goleada - Dando incício
à sua estratégia de consolidação, o site de
futebol e
entretenimento Olé
comprou o site concorrente Seu Time.com.br. Segundo Vital Battaglia, diretor
de conteúdo do Olé, a idéia é manter em funcionamento
os dois sites, de forma que um complemente o outro, já que o Seu
Time possui um jogo similar à Bolsa de Jogadores, Técnicos
e Times do Olé. O Olé foi o primeiro investimento da InVent,
holding
de empresas de Internet do Fundo IP.COM. Em um ano após o aporte,
o site conseguiu alavancar seu número de usuários cadastrados
de 9 mil para 270 mil.
Contra álcool e drogas
- Fica a dica, para quem tem na família um usuário de álcool
ou drogas: a Cruzada
Contra as Drogas mostra, sem nenhum compromisso, como ajudar essa pessoa,
afastando-a rapidamente do vício e recuperando-a para um saudável
convívio social.
Empreendedorismo - A cada
dia, surgem novos empreendimentos baseados na Tecnologia da Informação
e nas comunicações, muitos dos quais nascendo diretamente
de grupos universitários, como foi o caso do Pipeway (PUC/Rio de
Janeiro) e do Miner (oriundo da UFMG). Nos Estados Unidos, 16% de todas
as empresas foram criadas há menos de um ano; as empresas com menos
de 500 funcionários empregam 53% da mão-de-obra privada e
são responsáveis por 51% do PIB americano. Desde 1980, aliás,
as 500 maiores empresas da lista da Fortune eliminaram mais de 5
milhões de postos de trabalho, enquanto as pequenas empresas criaram
mais de 34 milhões de novos empregos.
Esses dados foram divulgados em São
Paulo, durante o evento "Empreendedor
Século XXI", realizado em 6/2001 pelo Instituto de Tecnologia
de Software (ITS)/núcleo Softex
de São Paulo. O ITS é uma organização privada
sem fins lucrativos, que tem como missão apoiar a indústria
de tecnologia de informação paulista, buscando transformar
a região em um pólo de excelência na área de
desenvolvimento e comercialização de programas de computador.
Atendimento - A Global One
Brasil possui o melhor serviço de atendimento ao cliente do mundo.
A afirmativa é resultado de 12 pesquisas encomendadas pela própria
Global One em 2000. Foram entrevistados, a cada mês, 150 clientes
entre os que necessitaram de alguma assistência dos seus centros
de suporte. Chamado de “Eyes on Support”, o estudo mede e compara o desempenho
de todas as áreas de atendimento ao cliente da Global One espalhados
pelo mundo, além de apresentar um estudo de benchmarking
(padrão de referência), posicionando a Global One em relação
às principais empresas do setor de telecomunicações
no mundo. Anual, o estudo foi conduzido pela Telemark Consulting Ltd.,
consultoria independente, contratada para medir o nível do atendimento
ao cliente oferecido pelas suas áreas de suporte.
"A transparência no relacionamento
informa e conforta o cliente. Ele sabe que será tratado sempre com
atenção", garante Luis
Pimentel, gerente de atendimento ao cliente da Global One. Outras providências
também foram adotadas, para garantir esse padrão de qualidade:
atendimento bilíngüe, contingência internacional, equipe
de gerenciamento de rede qualificada trabalhando ininterruptamente, escalonamento
de problemas, retornos periódicos aos clientes, reuniões
com provedores locais para manter o alto nível do serviço,
pró-atividade e uma intranet que integra todas as áreas de
suporte no mundo inteiro. Membro do grupo France Telecom, a empresa conta
com 5 mil empregados e representação em mais de 70 países. |