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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/18/01 13:57:38
Bips 

Turbinaram a Shell - Mais uma vez, o endereço da companhia petrolífera Shell na Internet brasileira foi tomado por invasores. Durante o dia 17/6/2001 e parte do dia 18, o endereço da empresa exibia a página alterada pelo MIH (Men in Hack):

Excesso - Segundo análise do instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation), 73% do mercado brasileiro de centrais de dados (que em 2001 movimentará cerca de R$ 173 milhões) está nas mãos de seis empresas (Diveo, .comDominio, Telefônica, IBM, Embratel e Optiglobe). E já existe mais oferta desses serviços que demanda, o que provocará em 2002 uma onda de fusões e aquisições, que deixará o mercado nacional com apenas três grandes empresas, segundo as estimativas da entidade. O IDC também analisou, em contato com 21 grandes empresas, os motivos que levam à contratação de uma central de dados: falta de infra-estrutura interna (40%), falta de mão-de-obra (11%), vantagens econômicas da terceirização do serviço (29%), política regional (6%) e motivos diversos (14%).

Leves e pesados - Com o surgimento dos sistemas de banda larga, que permitem trafegar na Internet mesmo grandes (pesados) arquivos de vídeo, já tem gente se descuidando do tamanho dos arquivos de páginas Web, deixando que eles cresçam bastante. Isso conduz a dois problemas: quem usa modems com velocidade de 56 Kbps - o último padrão (e ainda dominante) no mercado, antes dos sistemas de banda larga - terá cada vez mais dificuldade para obter uma página Web, o que significa para o responsável pela página a perda de considerável número de visitantes; além disso, existem gargalos e congestionamentos no tráfego de dados que a banda larga não soluciona, ainda mais com o crescimento no número de usuários de banda larga.

Em matéria publicada em 12/6/2001 no Ig Economia, o colunista Aleksandar Mandic lembra: "O fiel da balança em termos do que seja leve ou pesado é estabelecido por uma média calculada pela Jupiter Media Metrix, que recomenda um tamanho entre 40 e 50 K como o ideal (ao menos enquanto o velho modem de 56 Kbps não está enterrado). Desse modo, páginas pesadas (sejam a home ou não) exigem mais banda, incomodam usuários impacientes, enfrentam dificuldades ao serem baixadas em conexões lentas, prejudicam o website como um todo - e o resultado é perda de dinheiro. Na pesquisa da Bytelevel, a home page campeã foi a da perfumaria Helmut Lang, construída inteiramente em texto (franciscana mas eficaz, com apenas 2 K) e a lanterninha a da Hugo Boss, obesa com 646 K".

A pequena Luján, onde vive o macaco especialista em Bolsa de Valores...Macaco x Cavallo - Está fazendo sucesso  na Internet a história da emissora de televisão argentina que convidou o macaco Mingo, do zoológico da cidade de Luján (província de Buenos Aires) para montar uma aplicação na bolsa de valores da capital argentina, escolhendo entre diversas fichas com os nomes das companhias em que deveria ser feito o investimento. O macaco, cujo nome lembra o apelido do ministro argentino da Economia, Domingo "Mingo" Cavallo, concorreu por três semanas com três importantes corretores de ações, cujos nomes foram mantidos em sigilo pela emissora - e ganhou com larga vantagem, o que deixou em posição desconfortável os especialistas humanos. A escolha diária das fichas pelo macaco e o resultado das aplicações a cada fechamento da bolsa de valores foram transmitidos ao vivo pela televisão. O original da matéria está no Jornal da Tarde/O Estado de São Paulo.

Dança dos cargos - A America Online Brasil designou Milton Camargo para o cargo 
recém-criado de vice-presidente. Camargo, que atuava como diretor responsável pela parceria com o Banco Itaú, passa a ter como prioridade as áreas da empresa que garantem a qualidade oferecida pela AOL aos seus usuários, reportando-se diretamente a ele os departamentos de Atendimento ao Cliente, Operações, Mercadologia e Conteúdo. Em 17/5/2001, a empresa anunciou aliás que sua base de assinantes latino-americana ultrapassou a marca dos 750 mil usuários. 

Luiz Meisler, atual presidente da Oracle do Brasil e vice-presidente para região Brasil e Argentina, assumiu também o cargo de vice-presidente do Grupo de Vendas e Consultoria da América Latina dessa empresa.

O Grupo de Usuários da Baan, companhia de soluções de gestão integrada de manufatura e negócios eletrônicos, escolheu como novo presidente bienal o economista Carlos Alberto Rodrigues, ex-Volkswagen e Ford, atual gerente de sistemas da Asea Brown Bovery (ABB), respondendo por toda a área de desenvolvimento da empresa no Brasil.

Independente - O provedor internacional Inter.net Global Ltd., empresa com sede nos Estados Unidos, que atua em 27 países entre os quais o Brasil  comunicou em 6/2001 que não sofrerá nenhum prejuizo financeiro pelo processo de falência iniciado pela PSINet, sua antiga proprietária. A Inter.net foi criada pela PSINet em 4/2000. Mas já em 7/2000 ano começou a se separar administrativamente da empresa-mãe, um processo que se estendeu até 3/2001, quando  foi comprada nos Estados Unidos por David Browning e Kurt Baumann, este último o diretor executivo da empresa. A Inter.net está presente em 27 países e possui 600 mil usuários. No Brasil, atua em São Paulo, Rio, Recife, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza e Salvador, e tem cerca de 160 mil usuários.

Goleada - Dando incício à sua estratégia de consolidação, o site de futebol e
entretenimento Olé comprou o site concorrente Seu Time.com.br. Segundo Vital Battaglia, diretor de conteúdo do Olé, a idéia é manter em funcionamento os dois sites, de forma que um complemente o outro, já que o Seu Time possui um jogo similar à Bolsa de Jogadores, Técnicos e Times do Olé. O Olé foi o primeiro investimento da InVent, holding de empresas de Internet do Fundo IP.COM. Em um ano após o aporte, o site conseguiu alavancar seu número de usuários cadastrados de 9 mil para 270 mil.

Contra álcool e drogas - Fica a dica, para quem tem na família um usuário de álcool ou drogas: a Cruzada Contra as Drogas mostra, sem nenhum compromisso, como ajudar essa pessoa, afastando-a rapidamente do vício e recuperando-a para um saudável convívio social.

Empreendedorismo - A cada dia, surgem novos empreendimentos baseados na Tecnologia da Informação e nas comunicações, muitos dos quais nascendo diretamente de grupos universitários, como foi o caso do Pipeway (PUC/Rio de Janeiro) e do Miner (oriundo da UFMG). Nos Estados Unidos, 16% de todas as empresas foram criadas há menos de um ano; as empresas com menos de 500 funcionários empregam 53% da mão-de-obra privada e são responsáveis por 51% do PIB americano. Desde 1980, aliás, as 500 maiores empresas da lista da Fortune eliminaram mais de 5 milhões de postos de trabalho, enquanto as pequenas empresas criaram mais de 34 milhões de novos empregos. 

Esses dados foram divulgados em São Paulo, durante o evento "Empreendedor Século XXI", realizado em 6/2001 pelo Instituto de Tecnologia de Software (ITS)/núcleo Softex de São Paulo. O ITS é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão apoiar a indústria de tecnologia de informação paulista, buscando transformar a região em um pólo de excelência na área de desenvolvimento e comercialização de programas de computador.

Atendimento - A Global One Brasil possui o melhor serviço de atendimento ao cliente do mundo. A afirmativa é resultado de 12 pesquisas encomendadas pela própria Global One em 2000. Foram entrevistados, a cada mês, 150 clientes entre os que necessitaram de alguma assistência dos seus centros de suporte. Chamado de “Eyes on Support”, o estudo mede e compara o desempenho de todas as áreas de atendimento ao cliente da Global One espalhados pelo mundo, além de apresentar um estudo de benchmarking (padrão de referência), posicionando a Global One em relação às principais empresas do setor de telecomunicações no mundo. Anual, o estudo foi conduzido pela Telemark Consulting Ltd., consultoria independente, contratada para medir o nível do atendimento ao cliente oferecido pelas suas áreas de suporte.

"A transparência no relacionamento informa e conforta o cliente. Ele sabe que será tratado sempre com atenção", garante Luis Pimentel, gerente de atendimento ao cliente da Global One. Outras providências também foram adotadas, para garantir esse padrão de qualidade: atendimento bilíngüe, contingência internacional, equipe de gerenciamento de rede qualificada trabalhando ininterruptamente, escalonamento de problemas, retornos periódicos aos clientes, reuniões com provedores locais para manter o alto nível do serviço, pró-atividade e uma intranet que integra todas as áreas de suporte no mundo inteiro. Membro do grupo France Telecom, a empresa conta com 5 mil empregados e representação em mais de 70 países.