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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/21/01 02:15:27
CIAB 2001
CPM apresenta produtos e serviços

Com dois estandes (um no espaço Transamérica, outro no Alfa), a integradora independente de tecnologia CPM participa no CIAB 2001 (XI Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), realizado pela Febraban nos dias 20 a 22/6/2001, no hotel paulistano Transamérica. A empresa trabalha com o tema "Um bilhão de dólares não podem estar errados", apresentando os produtos, serviços e principais casos CPM nas instituições financeiras. "O nosso relacionamento com as empresas do setor se solidificou nessa última década. Atendemos às necessidades de cada uma de modo personalizado com soluções de alta tecnologia", informa Maurício Minas, vice-presidente de operações da CPM. 

Uma das atrações é a linha de serviços de gerenciamento eletrônico de documentos (GED - em inglês: EDM - eletronic document management), workflow (fluxo eletrônico de documentos e tarefas) e imagem de inteligência de negócios, que vem ganhando força no mercado nacional. Projeções do Cenadem apontam que esse segmento deve crescer cerca de 50% este ano. 

Custo reduzido - "São produtos e serviços que trazem uma série de benefícios às corporações em termos de quantidade. O GED e o fluxo de trabalho permitem um corte nos custos de processamento de informações em cerca de 30%, eliminando gastos em sistema de telefonia, fax e outros insumos, além de reduzir também o tempo de duração nos processos", diz Ivan Pacchioni, gerente de produto Inteligência de Negócios da CPM.

A linha EDM atende às necessidades das atividades de câmbio. Responsável pelas transações de importação e exportação, que envolvem operações de alto valor financeiro, essa linha lida com uma série de análises e documentos. Bradesco, Unibanco e Itaú são exemplos de instituições que usam serviços e produtos da CPM. 

Para o Bradesco, foi desenvolvida uma solução de imagem e de fluxo de trabalho que funciona integrada aos sistemas legados, cujas principais atribuições são armazenar e remeter os documentos para serem aprovados e analisados eletronicamente por todas as áreas envolvidas no processo. Ou seja, digitalizar os documentos e colocá-los em uma pasta eletrônica, que pode ser acessada por toda a área de câmbio. Um analista de câmbio, por exemplo, não precisa mais perder tempo consultando pessoas para saber onde está um determinado documento do processo. Basta verificar a pasta eletrônica para localizá-lo. 

O sistema automatiza toda a área de câmbio, eliminando uma série de serviços de digitação de dados do processo em diversos sistemas. Uma de suas funções é atualizar os dados com o Banco Central automaticamente. Antes de implantar essa solução, os funcionários do departamento precisavam digitar os dados informando o sistema do Banco Central que uma determinada operação de câmbio havia sido concluída. "O sistema lida com cerca de dois mil documentos por dia", lembra Ivan. 

Via Internet - A área de EDM da CPM também criou uma série de aplicações e imagens para a Internet. Desenvolvido para o Bradesco, o sistema de WebCheque armazena as imagens dos cheques em páginas da Internet que podem ser acessadas pelos correntistas. Nos serviços de Cold (que formatamrelatórios baseados no hospedeiro para ambientes cliente/servidor), foi criado o projeto Extrato Online - sistema que permite consultas eletrônicas de segundas vias. 

O Itaú também está sendo beneficiado com a solução criada pela CPM. "Este foi um fator que contribuiu para a expansão do Itaú na classificação nacional de operações de câmbio", destaca o gerente de inteligência de ngeócios. A ferramenta de fluxo de trabalho também encurtou drasticamente o tempo de uma transação de câmbio. "Antes de implantar essa tecnologia, o banco gastava em média de dois a três dias na tramitação e aprovação de um processo. Hoje, não leva mais de 24 horas", explica. 

Isso acontecia porque os documentos trafegavam entre as filiais de câmbio e a matriz, pelo malote. Hoje os papéis que devem ser inseridos na operação são digitalizados onde a transação foi encomendada. Depois, as imagens desses documentos entram em rede e ficam armazenadas em pontos de fluxo de trabalho (assentos). Em seguida, o sistema coloca os documentos em uma fila de trabalho, para que eles sejam entregues eletronicamente para os funcionários encarregados de analisá-los e aprová-los. 

A solução desenvolvida para o Unibanco teve base na plataforma da FileNet e controla atualmente um fluxo de oito mil documentos diários. Segundo Ivan, rendeu ao banco uma substancial economia nos custos dos processos de câmbio. 

Outros produtos - A CPM também mostra no CIAB 2001 seu conhecimetno em outras áreas, entre elas a de gerenciamento de relações com os clientes (CRM) e armazenamento. Paulo Araújo, diretor da unidade de inteligência de negócios da CPM, participa como debatedor no dia 22/6, às 9 horas, no debate técnico sobre CRM eletrônico. Araújo é presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Serviços aos Clientes em Empresas (Secamp) - e integrante da Associação dos Funcionários dos SACs e Call Centers do Brasil. 

Na área de armazenamento, a CPM apresentará soluções voltadas para o segmento financeiro, como sistemas de segurança de informação, armazenamento de dados e soluções de rede WAN e LAN. São serviços fundamentais para garantir a interoperabilidade, disponibilidade, segurança e confiabilidade nas transações bancárias. 

Integradora - Fundada em 1982, a CPM atua em integração de tecnologia, sendo especializada em desenvolver projetos norteados unicamente pelas necessidades de cada cliente corporativo. No Brasil, atua com cinco competências específicas: info-estrutura, serviços profissionais, sistemas aplicativos, negócios eletrônicos e inteligÊncia de negócios eletrônicos. A companhia, que apresentou crescimento de 29% nos últimos três anos, conta com uma carteira de mais de 200 clientes entre as 500 maiores empresas atuantes no Brasil. 

Em 2000, seu faturamento atingiu R$ 390 milhões. A CPM possui 2.400 profissionais, seis fábricas de programas, 17 centros de atendimento técnico com cobertura em 150 cidades, quatro sedes em São Paulo e 11 filiais no Brasil. Com operações nos Estados Unidos e Chile, inaugurou sua filial na Argentina em 1/2001 e, para dar continuidade ao processo de expansão, já se prepara para avaliar projetos em outros mercados. Seus acionistas são o Deutsche Bank Capital Partners (51%) e o banco Bradesco (49%).