Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0106c013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/20/01 20:56:22
Feira de alimentação ganha portal na Web 

Aproveitando a ocasião da 17ª Fispal - Feira Internacional da Alimentação, o Grupo Brasil Rio, promotor do evento, lança oficialmente um megaportal para o setor, o Fispal.com. A mostra, considerada a maior do gênero na América Latina, ocorre de 19 a 22/6/2001 no Pavilhão de Exposições do Anhembi junto com a ITM Expo, na capital paulista. "Atuando como um grande concentrador de negócios e informações, o  Fispal.com integra todos os segmentos da indústria alimentícia", explica Alberto Pacheco, diretor do portal.

O portal pretende ser um completo provedor de soluções para o setor de alimentos no Brasil. Criado para ajudar as empresas a obter maior eficiência no seu dia a dia, diminuindo custos operacionais e aumentando o foco nos negócios, o Fispal.com apresenta-se como um verdadeiro universo de negócios entre empresas, onde seus usuários podem comprar e vender, fazer cotações, procurar e receber informações importantes do mercado, construindo, assim, uma comunidade integrada com acesso às melhores oportunidades do setor. 

Navegar no Fispal.com é fácil: clicando em "Fispal Real", as empresas interessadas em se tornar expositoras do evento real podem efetuar sua reserva de espaço para as exposições nos pavilhões Anhembi ou ITM Expo, selecionar o setor de interesse para exposição, conhecer as condições financeiras, receber notícias relativas ao evento que está sendo organizado, verificar quem são os expositores cadastrados até o momento e muito mais.  Os interessados em visitar a feira também podem acessar todas as informações sobre os expositores e  organizar uma agenda de visitas com planejamento de reuniões previamente marcadas com as respectivas empresas expositoras. "Este contato entre o expositor e o visitante, é um importante canal de comunicação criado para facilitar e aumentar a interação do mercado", explica Pacheco.

Feira virtual - Clicando em "Feira Virtual", o navegante acessa a nova Fispal, agora com 365 dias de negócios e de muita informação. Além dos negócios tradicionais do dia a dia, a comunidade de empresas do mercado alimentício, reunida no Fispal.com, conta com serviços agregados de transporte, armazenagem, exportação/importação, entre outras soluções. Para facilitar a navegação, o portal possui cinco áreas principais: Fispal Virtual, Notícias & Informações, Busca, Negócios e a área destinada a personalização dos serviços prestados pelo portal, denominada Shop & Serviços. 

Na "Fispal Virtual", as empresas podem definir o tipo e o tamanho da sua exposição ao mercado, buscar ou divulgar informações sobre seus produtos, participar de grupos de discussão, conversar com especialistas do setor, realizar cotações, compras e vendas on-line, adquirir soluções e consultorias em negócios eletrônicos, como por exemplo a solução para "lojas virtuais", entre outros. Nesta área, as empresas ou visitantes do setor podem se cadastrar para expor na Web todos os seus produtos e serviços, passando a fazer parte da comunidade virtual do setor de alimentos. 

As empresas podem também se cadastrar em até 6 categorias das 8 apresentadas dentro do portal, consideradas como setores: alimentos, bebidas, embalagens, equipamentos, matérias-primas, serviços, acessórios e equipamentos para cozinha. Ao se cadastrar nessas categorias, a empresa aparece em todos os mecanismos de busca do portal e passa a interagir com todas as informações e acontecimentos do mercado. Através de vínculos, o expositor virtual pode, ainda, incluir seu site dentro da comunidade do portal.

Também chamada de Comunidade, a área de "Notícias & Informações" promove a integração e a troca de informações do setor, oferece notícias de relevância para o mercado alimentício, sistema de tira-dúvidas ou FAQ, debates, fóruns, chats com especialistas do setor, empresários ou convidados de destaque para a economia e o desenvolvimento tecnológico dos nichos que compõem o segmento alimentício. Oferece, ainda, banco de empregos de profissionais especializados, agenda de eventos de interesse comum, publicações digitais, contato com a imprensa, Fispal TV e um espaço para sugestões.

Através da "Busca", o navegante tem acesso a um serviço eficaz de buscas setorizadas, envolvendo desde a procura por determinados produtos ou serviços, até empresas e pessoas.

A área de "Negócios" destina-se a realização de transações de e-business, contemplando processos de compra e venda, execução de leilões diretos e reversos, sistema de solicitação de cotações/compras empresariais, organização de compras em grupo e uma área destinada aos "anúncios classificados", como por exemplo, o comércio de equipamentos usados.

Para empresas que desejam desenvolver a sua própria solução de negócios eletrônicos, a área "Shop & Serviços" oferece a possibilidade da personalização dos serviços prestados pelo portal. Aqui as empresas que buscam serviços especializados e sob medida, podem desenvolver soluções como salas de discussão da empresa, classificados Web, extranet, leilão Web, mercadologia direta, grupos de discussão, loja virtual e TV Web. 

Parcerias - A mostra e o portal contam com diversos parceiros:

WebPark Brasil - multinacional alemã com subsidiária em Campinas/SP que, além da experiência no desenvolvimento de ferramentas para a Internet, possui vários portais verticais de negócios eletrônicos pelo mundo.

Cas - empresa brasileira que além de prover acesso sem fio a Internet, presta serviços na área de redes de computadores corporativas, dando consultoria aos clientes do Fispal.com.

Neomarkets - empresa brasileira que atua no mercado horizontal há 2 anos e conta com mais de 17 mil associados. Além da presença na Internet e do valor agregado que esses serviços trazem ao Fispal.com, a Neomarkets oferece a sua estrutura de central de chamadas que irá contatar os clientes do portal pelo menos uma vez a cada seis semanas.

Columbia - empresa brasileira que integra os negócios eletrônicos do portal a transporte, armazenagem, rastreamento da carga e seguro físico das mercadorias negociadas.

Eximtrading - empresa brasileira responsável pelos negócios que exigem importação, exportação, desembaraços aduaneiros, estruturação financeira da operação e linhas de crédito junto ao BNDES.

Diveo - multinacional estadunidense que traz soluções de vínculos de grande capacidade para viabilizar projetos específicos aos clientes do Fispal.com.

Account - agência brasileira de propaganda e publicidade encarregada de planejar o lançamento e a divulgação do portal.

Multispectral - empresa brasileira especializada em mapas para a Internet.  É a responsável pelo mapeamento dos clientes e prospectados do portal em 25 capitais e em mais de 400 cidades em todo o Brasil.

Já o crédito das operações está sendo tratado pelo Grupo Brasil Rio com quatro bancos (Santander, BCN, Real e Safra), com o objetivo de agregar valor às soluções de negócios eletrônicos do portal.

Festo na Fispal - Os produtos Festo Automação para a indústria da alimentação, que seguem rigorosamente as leis e recomendações sobre materiais empregados no processo de produção do setor, podem ser conferidos em seu estande (Rua O-2) na Fipal Tecnologia e Embalagem 2001, que ocorre de 19 a 22/6/2001 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Esses produtos têm design limpo, ou seja, não há espaços vazios inacessíveis, saliências ou cantos pontiagudos; são providos de superfícies arredondadas; e podem ser rápida e facilmente limpos.