Feira de alimentação
ganha portal na Web
Aproveitando
a ocasião da 17ª Fispal - Feira Internacional da Alimentação,
o Grupo Brasil Rio, promotor do evento, lança oficialmente um
megaportal para o setor, o Fispal.com. A mostra, considerada a maior
do gênero na América Latina, ocorre de 19 a 22/6/2001 no Pavilhão
de Exposições do Anhembi junto com a ITM Expo, na capital
paulista. "Atuando como um grande concentrador de negócios e informações,
o Fispal.com integra todos os segmentos da indústria alimentícia",
explica Alberto Pacheco, diretor do portal.
O portal pretende ser um completo
provedor de soluções para o setor de alimentos no Brasil.
Criado para ajudar as empresas a obter maior eficiência no seu dia
a dia, diminuindo custos operacionais e aumentando o foco nos negócios,
o Fispal.com apresenta-se como um verdadeiro universo de negócios
entre empresas, onde seus usuários podem comprar e vender, fazer
cotações, procurar e receber informações importantes
do mercado, construindo, assim, uma comunidade integrada com acesso às
melhores oportunidades do setor.
Navegar no Fispal.com é fácil:
clicando em "Fispal Real", as empresas interessadas em se tornar expositoras
do evento real podem efetuar sua reserva de espaço para as exposições
nos pavilhões Anhembi ou ITM Expo, selecionar o setor de interesse
para exposição, conhecer as condições financeiras,
receber notícias relativas ao evento que está sendo organizado,
verificar quem são os expositores cadastrados até o momento
e muito mais. Os interessados em visitar a feira também podem
acessar todas as informações sobre os expositores e
organizar uma agenda de visitas com planejamento de reuniões previamente
marcadas com as respectivas empresas expositoras. "Este contato entre o
expositor e o visitante, é um importante canal de comunicação
criado para facilitar e aumentar a interação do mercado",
explica Pacheco.
Feira virtual - Clicando em
"Feira Virtual", o navegante acessa a nova Fispal, agora com 365 dias de
negócios e de muita informação. Além dos negócios
tradicionais do dia a dia, a comunidade de empresas do mercado alimentício,
reunida no Fispal.com, conta com serviços agregados de transporte,
armazenagem, exportação/importação, entre outras
soluções. Para facilitar a navegação, o portal
possui cinco áreas principais: Fispal Virtual, Notícias &
Informações, Busca, Negócios e a área destinada
a personalização dos serviços prestados pelo portal,
denominada Shop & Serviços.
Na "Fispal Virtual", as empresas
podem definir o tipo e o tamanho da sua exposição ao mercado,
buscar ou divulgar informações sobre seus produtos, participar
de grupos de discussão, conversar com especialistas do setor, realizar
cotações, compras e vendas on-line, adquirir soluções
e consultorias em negócios eletrônicos, como por exemplo a
solução para "lojas virtuais", entre outros. Nesta área,
as empresas ou visitantes do setor podem se cadastrar para expor na Web
todos os seus produtos e serviços, passando a fazer parte da comunidade
virtual do setor de alimentos.
As empresas podem também se
cadastrar em até 6 categorias das 8 apresentadas dentro do portal,
consideradas como setores: alimentos, bebidas, embalagens, equipamentos,
matérias-primas, serviços, acessórios e equipamentos
para cozinha. Ao se cadastrar nessas categorias, a empresa aparece em todos
os mecanismos de busca do portal e passa a interagir com todas as informações
e acontecimentos do mercado. Através de vínculos, o expositor
virtual pode, ainda, incluir seu site dentro da comunidade do portal.
Também chamada de Comunidade,
a área de "Notícias & Informações" promove
a integração e a troca de informações do setor,
oferece notícias de relevância para o mercado alimentício,
sistema de tira-dúvidas ou FAQ, debates, fóruns, chats com
especialistas do setor, empresários ou convidados de destaque para
a economia e o desenvolvimento tecnológico dos nichos que compõem
o segmento alimentício. Oferece, ainda, banco de empregos de profissionais
especializados, agenda de eventos de interesse comum, publicações
digitais, contato com a imprensa, Fispal TV e um espaço para sugestões.
Através da "Busca", o navegante
tem acesso a um serviço eficaz de buscas setorizadas, envolvendo
desde a procura por determinados produtos ou serviços, até
empresas e pessoas.
A área de "Negócios"
destina-se a realização de transações de e-business,
contemplando processos de compra e venda, execução de leilões
diretos e reversos, sistema de solicitação de cotações/compras
empresariais, organização de compras em grupo e uma área
destinada aos "anúncios classificados", como por exemplo, o comércio
de equipamentos usados.
Para empresas que desejam desenvolver
a sua própria solução de negócios eletrônicos,
a área "Shop & Serviços" oferece a possibilidade da personalização
dos serviços prestados pelo portal. Aqui as empresas que buscam
serviços especializados e sob medida, podem desenvolver soluções
como salas de discussão da empresa, classificados Web, extranet,
leilão Web, mercadologia direta, grupos de discussão, loja
virtual e TV Web.
Parcerias - A mostra e o
portal contam com diversos parceiros:
WebPark
Brasil - multinacional alemã com subsidiária em Campinas/SP
que, além da experiência no desenvolvimento de ferramentas
para a Internet, possui vários portais verticais de negócios
eletrônicos pelo mundo.
Cas
- empresa brasileira que além de prover acesso sem fio a Internet,
presta serviços na área de redes de computadores corporativas,
dando consultoria aos clientes do Fispal.com.
Neomarkets
- empresa brasileira que atua no mercado horizontal há 2 anos e
conta com mais de 17 mil associados. Além da presença na
Internet e do valor agregado que esses serviços trazem ao Fispal.com,
a Neomarkets oferece a sua estrutura de central de chamadas que irá
contatar os clientes do portal pelo menos uma vez a cada seis semanas.
Columbia
- empresa brasileira que integra os negócios eletrônicos do
portal a transporte, armazenagem, rastreamento da carga e seguro físico
das mercadorias negociadas.
Eximtrading
- empresa brasileira responsável pelos negócios que exigem
importação, exportação, desembaraços
aduaneiros, estruturação financeira da operação
e linhas de crédito junto ao BNDES.
Diveo
- multinacional estadunidense que traz soluções de vínculos
de grande capacidade para viabilizar projetos específicos aos clientes
do Fispal.com.
Account
- agência brasileira de propaganda e publicidade encarregada de planejar
o lançamento e a divulgação do portal.
Multispectral
- empresa brasileira especializada em mapas para a Internet. É
a responsável pelo mapeamento dos clientes e prospectados do portal
em 25 capitais e em mais de 400 cidades em todo o Brasil.
Já
o crédito das operações está sendo tratado
pelo Grupo Brasil Rio com quatro bancos (Santander, BCN, Real e Safra),
com o objetivo de agregar valor às soluções de negócios
eletrônicos do portal.
Festo na Fispal - Os produtos
Festo Automação para a indústria da alimentação,
que seguem rigorosamente as leis e recomendações sobre materiais
empregados no processo de produção do setor, podem ser conferidos
em seu estande (Rua O-2) na Fipal Tecnologia e Embalagem 2001, que ocorre
de 19 a 22/6/2001 no Pavilhão de Exposições do Anhembi,
na capital paulista. Esses produtos têm design limpo, ou seja,
não há espaços vazios inacessíveis, saliências
ou cantos pontiagudos; são providos de superfícies arredondadas;
e podem ser rápida e facilmente limpos. |