Escola do Futuro apóia Telemar-Educação
Muito
mais do que simplesmente levar a Internet a escolas públicas do
interior do país, o Projeto
Telemar de Educação, juntamente com a Escola
do Futuro da USP, vai unir 952 estabelecimentos de ensino de localidades
com até 10 mil habitantes (e baixos índices de desenvolvimento
humano) em 16 estados do Brasil, através da criação
de uma comunidade virtual. Essa é uma das primeiras comunidades
virtuais unindo escolas públicas de diferentes estados do país.
“A Telemar foi buscar a experiência
da Escola do Futuro da USP para desenvolver a concepção pedagógica
e realizar a capacitação, presencial e a distância,
dos professores das escolas que fazem parte do Projeto Telemar de
Educação”, explica o gerente responsável pelo Projeto
Telemar de Educação, Pedro Werneck.
Para que o objetivo seja alcançado,
os educadores da Escola do Futuro da USP estão apostando na
capacitação on-line com educação à
distância para os professores. “A proposta envolve várias
matérias do currículo e valoriza o indivíduo, que
é o pivô de todo o processo”, afirma a coordenadora pedagógica
da Escola do Futuro, Silvia Fichmann.
O portal já contém diversas
atividades e informações, como as salas de conversa em que
os professores envolvidos no programa podem trocar experiências entre
si. “Aos poucos, estamos criando uma comunidade virtual”, diz Silvia.
Objetivos - A intenção
do Projeto Telemar de Educação é assegurar a comunidades
de baixa renda o acesso ao conhecimento, reduzindo a exclusão social
e criando novas oportunidades para a melhoria da qualidade de vida da população
local. “Buscamos democratizar o conhecimento, utilizando tecnologia avançada
em localidades onde só a Telemar pode chegar”, comenta Werneck.
Instalar a infra-estrutura de telecomunicações,
foi o primeiro passo do projeto. A etapa seguinte foi a capacitação
dos professores por meio da Escola do Futuro, da USP. Inicialmente, cinco
professores de cada escola, num total de 80, foram levados para quatro
capitais – Belo Horizonte, Manaus, Recife e Fortaleza, e receberam instruções
sobre como utilizar a informática na sala de aula. Em seguida, os
educadores da USP viajaram pelos 16 Estados em que a operadora atua, ensinando
os demais docentes o funcionamento pedagógico do programa.
Outro ponto do projeto é que,
ao oferecer conexão à Internet, a Telemar quer incentivar
estudantes e educadores a buscar na rede a solução para os
problemas de cada localidade. Em resumo, a idéia é fazer
com que de posse da nova ferramenta - a tecnologia - alunos e professores
desenvolvam projetos comunitários nas escolas. “O diferencial do
nosso projeto está em não só criar salas de aulas
com computadores e capacitar professores para trabalharem com as máquinas.
No Projeto Telemar de Educação, realizamos um acompanhamento
pedagógico e transdisciplinar em grande escala,” explica Silvia.
Estímulo - O Projeto
Telemar de Educação foi instituído para estimular
o desenvolvimento da cidadania, facilitando o acesso de comunidades carentes
à Internet e valorizando as diversidades regionais.
O Projeto, que conta com a parceria
da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, está sendo
implementado em escolas públicas do ensino fundamental nos 16 Estados
da área de atuação da Telemar. Ao longo dos próximos
5 anos, ele abrangerá uma rede de escolas de 952 municípios,
quando estará atingindo mais de 6 milhões de pessoas, beneficiando
diretamente 700 mil alunos e cerca de 25 mil professores. Sua implantação
envolve a doação pela Telemar de todos os equipamentos necessários
às escolas selecionadas, além de sua interligação
a uma rede de acesso rápido à Internet. A concepção
pedagógica e a capacitação dos docentes são
de responsabilidade da Escola do Futuro da USP.
A Escola do Futuro da USP é
um núcleo de pesquisas multidisciplinar da Universidade de
São Paulo - subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa
-, que se dedica a investigar a utilização das novas
tecnologias de comunicação aplicadas à educação.
Iniciou suas atividades em 1989 e hoje desenvolve mais de 20 projetos que
envolvem pesquisadores das mais diferentes áreas, tais como Engenharia,
Ciências Humanas, Psicologia, Educação e Comunicação.
Em suas pesquisas, a Escola do Futuro utiliza as mais avançadas
tecnologias para criar e avaliar as estratégias pedagógicas
e cognitivas apropriadas para uma sociedade cujo dinamismo está
na informação, enfatizando ainda uma abordagem humanista
e cooperativa. Para contatos com a entidade, está disponível
um endereço de correio
eletrônico.
Cursos - Por meio do Centro
de Capacitação Profissional, a Escola do Futuro oferece cursos
práticos e teóricos que fundamentam a tecnologia educacional.
Os cursos são voltados para educadores que atuam em diversas funções,
como, professores, coordenadores pedagógicos e orientadores. Todos
os cursos estão sujeitos a um número mínimo de participantes
e os profissionais da rede pública têm 20% de desconto sobre
o valor dos cursos. Há novo local para as inscrições,
na USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, tr. 4, Bloco 2 CEP 05508-900,
na capital paulista – telefone (0**11) 3818.4254 ou correio
eletrônico. Estão programados:
"Desenvolvendo
competências e habilidades para pesquisa através de projetos
temáticos", ministrado nos dias 2 a 6/7/2001 pela professora
Luciana Allan Salgado, das 9 às 16 horas (duração
total de 30 horas), objetivando eninar a usar a Internet como meio de pesquisa,
troca de informações e divulgação de dados
e usar o pacote de aplicativos Microsoft Office para trabalhar os dados
e conclusões de acordo com as normas estabelecidas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para apresentação de um projeto de
pesquisa. É destinado a educadores em geral que tenham noções
de informática.
"Começando
por aqui" - Esta série é formada por dois cursos
independentes, ministrados pela professora Maria Isabel Porazza Mendes,
das 9 às 18 horas, com 8 horas/aula. São destinados a pessoas
que desejam aprender os primeiros comandos necessários para a construção
de um site, com lay-out criativo e funcional, devendo ter conhecimentos
prévios de Windows e Internet. O primeiro, "Fireworks e Photoshop
- programas gráficos e de edição de imagens" abordará,
no dia 3/7/2001: ferramentas básicas de desenho vetorial; tratamento
de fotos; efeitos especiais em imagens; criação de gifs animados;
construção de títulos, barras e botões personalizados
(o participante deve levar uma caixa de disquetes novos para uso próprio).
O segundo curso, no dia 27/6/2001 (5/7/2001 sujeito a confirmação),
abordará "Dreamweaver - programas para criação de
arquivos html (home-pages)", incluindo planejamento e organização,
construção de mapa hipertextual e de um site (o participante
deve levar uma caixa de disquetes e materiais de texto que o auxiliem na
construção do conteúdo de seu site).
"A pintura
como motivadora da criatividade na escola" - A dinâmica
desta oficina permite aos educadores se colocarem no lugar do educando
e perceberem a importância da pintura e, em especial a pintura de
Tarsila do Amaral, como motivadora da criatividade e sua contribuição
para a descoberta das potencialidades recônditas do ser humano. Conduzida
pela professora Izildinha Vanize dos Santos Sobral, em 20/6/2001, das 18
às 22 horas, tem 4 horas/aula e é destinada aos coordenadores
e educadores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
"Implantação
da Qualidade Total na Educação" - Este curso tem o
objetivo de fornecer parâmetros para a implantação
de um programa de gestão pela qualidade total voltado para as escolas
apresentando Conceitos, Princípios e Fundamentos, e Filosofia
da Qualidade Total; Preparação Técnica (Gerenciamento
de Processos,
Ferramentas da Qualidade). Serão
apresentados casos de sucesso na implantação de programas
de qualidade total (Koalaty School) e a utilização de ferramentas
da qualidade como diagrama de Pareto, diagrama causa/efeito, ciclo PDCA,
tempestade cerebral (brainstorming). Será ministrado pela
professora Sandra Cristina Salgado nos dias 23, 26 e 27/7/2001, das 13
às 18 horas, com 15 horas/aula, para educadores, coordenadores e
diretores de escola.
"Ambientes
Colaborativos de Aprendizagem: desenvolvendo a cultura das redes de computadores
nas escolas" - Neste curso, os educadores terão oportunidade
de vivenciar a importância do trabalho em ambientes colaborativos
para a aprendizagem e troca de experiências entre alunos e professores.
As redes de computadores são ferramentas que permitem esta modalidade
de aprender, onde se valoriza as trocas de experiências e o compartilhamento
de descobertas, fazendo com que ocorram aprendizagens significativas. Será
ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos dias 23/6
ou 28/7/2001, das 9 às 18 horas (total de 9 horas/aula), para profissionais
da área educacional.
"Novas tecnologias
e mediação pedagógica" - Este curso para profissionais
da área educacional tem por objetivo mostrar aos educadores a utilização
das ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico para
enriquecer suas aulas e motivar seus alunos, sempre em busca do conhecimento.
Com 9 horas/aula, abordará a importância do desenvolvimento
de projetos na escola e como a informática pode auxiliar neste sentido.
Será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos
dias 23, 24 e 27/7, das 19 às 22 horas.
"Comunicação
para a aprendizagem: criando um jornal eletrônico para Internet"
- Esta oficina tem como proposta a elaboração e construção
de um jornal eletrônico, numa abordagem de trabalho com projetos,
que valorize os processos interativos e a expressão criativa como
elementos fundamentais na construção do conhecimento. Com
12 horas/aula, das 9 às 16 horas (nos dias 26 e 28/6 ou 24 e 26/7/2001),
será ministrada pela professora Vânia Aparecida Marques Leite,
tendo como público alvo os profissionais da Educação
e, como pré-requisitos, conhecimentos básicos de Informática.
"Geometria
interativa: Mosaicos e simetria" - Uso do espaço cibernético
como fonte de pesquisa educacional interdisciplinar. Utilização
de conceitos da Geometria para a criação de mosaicos usando
programas de computador. Padrões geométricos de pavimentação
no plano nas obras de Escher. Com 7 horas/aula (das 9 às 17 horas,
no dia 25/6/2001) e distribuição de programas shareware
aos participantes, será ministrado pela professora Isabel Pereira
dos Santos, para professores de 5ª a 8ª séries.
"Estimulando
o
fazer através da construção de sites com o MS
FrontPage 2000" - Este curso tem como objetivo discutir o desenvolvimento
da disseminação da informação que é
muito importante em um processo de ensino-aprendizagem. Serão abordados
os temas: "Orientação dos alunos na busca de informações
na Internet", "Construção de uma página com auxílio
do programa FrontPage 2000" e "Publicação na Internet". Ministrado
no dia 10/7/2001, das 9 às 18 horas (total de 8 horas/aula), pela
professora Luciana Salgado, é aberto a todos os interessados.
"Utilizando
a Internet como recurso pedagógico" - Visa mostrar as potencialidades
da Internet dentro da escola, as diversas formas de utilizá-la como
recurso pedagógico, auxiliando alunos e professores a interagirem
entre si por meio das redes, criando uma cultura de Aprendizagem Colaborativa
dentro da escola. Serão abordados serviços da Internet, dentre
eles: como pesquisar na Internet (sites de busca); salas de bate-papo,
fórum, correio eletrônico, download (cópia via
rede) de arquivos - todos sendo usados para o desenvolvimentos de projetos
na escola. Com 9 horas/aula, nos dias 4, 11 e 18/7/2001, das 19 às
22 horas, será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão,
para profissionais da área educacional.
"O supermercado
como temática geradora da interdisciplinaridade" - Esta oficina
tem como objetivo contemplar conforme as orientações dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, a interdisciplinaridade educativa,
permitindo ao Educador, a partir de um tema gerador presente no cotidiano
infanto - juvenil, trabalhar todas as áreas do conhecimento, promovendo
o gosto do educando pelo estudo e pela pesquisa no momento em que se vê
construtor do próprio conhecimento e portanto participante da História
do mundo em que vive. Conduzida pela professora Izildinha Vanize dos Santos
Sobral, no dia 17/7/2001 das 18 às 22 horas, é destinada
a coordenadores e educadores de Educação Infantil e Ensino
Fundamental.
"Oficina Literária
em língua espanhola (Taller literario)" - Para professores
de idiomas, especialmente de espanhol, visa estimular a criação
de um texto partindo de leituras efetuadas e de programas televisivos a
fim de sensibilizar o novo leitor e conseguir que ele se instale na nova
cultura apresentada através da porta aberta de um idioma, o que
o levará a um mundo global, fundamental para o seu desenvolvimento.
A proposta consiste em - revertendo a posição rígida
imposta pelos meios de comunicação de massa - descobrir os
caminhos que essa nova linguagem oferece. Será ministrado em 27/6
ou 25/7/2001, das 9 às 12 horas, pela professora Mônica Palacios.
"Ensino a Distância
via Internet – Capacitação de Professores" - Destinado
a profissionais da área educacional que tenham acesso regular à
Internet, este curso é semi-presencial e tem por objetivo proporcionar
aos participantes a utilização
dos recursos da Internet para vivenciarem
o ambiente conectado de aprendizagem. Tanto nos encontros presenciais como
à distância serão abordados: estratégias de
ensino conectado; aprendizagem colaborativa; análise de ferramentas
tecnológicas para ensino a distância, papéis dos agentes
do processo de ensino-aprendizagem no ensino conectado, a avaliação
nos cursos à distância, entre outros tópicos. Será
ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos dias 4 e
11/7/2001, das 19 às 22 horas, com carga horária de 6 horas
presenciais e 4 horas à distância. |