Internet brasileira continua em
expansão
Crise energética não
impede que Brasil chegue a 11,1 milhões de internautas
Pesquisa
mais recente do Ibope eRatings.com, por meio do serviço Nielsen/NetRatings,
revela que os internautas brasileiros continuam interessados na Web brasileira,
apesar da crise energética. Em 5/2001, o Brasil alcançou
11,1 milhões de usuários, contra 10,4 milhões do mês
anterior, num aumento de 6,78%.
Também houve aumento no número
de internautas ativos, que efetivamente usou a rede, passando de 5,3 milhões,
em 4/2001, para 5,6 milhões no mês seguinte, representando
um crescimento de 5,83%. As horas gastas na internet também aumentaram.
Ainda em 5/2001, foram 8h03, contra 7h36 no mês anterior (6% extra
de tempo de navegação). "Apesar das dificuldades que estamos
vivendo e contrariando todas as previsões, esses números
indicam que a Internet é indispensável para os usuários
brasileiros", afirma Alexandre Magalhães, analista de Internet do
Ibope eRatings.com.
5/2001
|
Alcance
|
4/2001
|
Alcance
|
3/2001
|
Alcance
|
Buscadores
e portais |
95%
|
Buscadores
e portais |
94%
|
Buscadores
e portais |
96%
|
Telecom
e serviços de Internet |
52%
|
Telecom
e serviços de Internet |
50%
|
Telecom
e serviços de Internet |
57%
|
Comunidades
conectadas |
47%
|
Pessoal
e programas |
45%
|
Comunidades
conectadas |
46%
|
Preferências - De março
a maio de 2001, a categoria mais procurada pelos internautas foi portais/buscadores,
com 95% dos usuários ativos. "Os portais conseguem manter um público
cativo, pelo fato de oferecerem também acesso à Internet.
Mas, o que realmente atrai o usuário é a variedade de informações.
Já os buscadores atraem as pessoas que necessitam de uma dica sobre
onde achar determinados assuntos", explica Magalhães.
A segunda categoria mais procurada
é a de telecomunicações/serviços de Internet,
que incluem sites de empresas da área de telecomunicações
e sites que possuem serviços para os usuários da rede, como
o cjb.net e passaport.com. O público é jovem, concentrando-se
na faixa até 24 anos de idade.
Ainda de março a maio de 2001,
na terceira colocação, houve uma alternância entre
as categorias Comunidades Conectadas e Pessoal/Programas de Computador.
Sites como HPG e Geocities atraem muitos jovens, que hospedam suas páginas
particulares. Já na categoria Pessoal/Programas de Computador estão
muitos sites que oferecem arquivos para cópia, como msn.com, icq.com,
superdownloads.com.br, entre outros.
Os dez maiores domínios brasileiros
apresentam os mesmos nomes de abril de 2001. UOL e BOL continuam na liderança.
O Ibope eRatings.com registrou várias trocas de posições
do terceiro ao nono lugares. O provedor Terra subiu uma posição
e é o terceiro na classificação de 5/2001. Movimento
parecido ocorreu com a comunidade conectada HPG, que passou da sétima
para a quarta colocação, aumentando seu alcance em 5%. Cadê
e StarMedia ocuparam respectivamente o quinto e sexto lugares. Em 4/2001,
o Cadê ocupava a terceira posição e o StarMedia a quinta.
Principais domínios
da Internet Brasileira - 5/2001
|
Domínio
|
Classificação
por audiência
|
Audiência
(quantidade)
|
Alcance
% (Ativos)
|
uol.com.br |
1º
|
3.547.507
|
63,08
|
bol.com.br |
2º
|
2.542.190
|
45,21
|
terra.com.br |
3º
|
2.121.188
|
37,72
|
hpg.com.br |
4º
|
2.049.529
|
36,44
|
cade.com.br |
5º
|
2.048.922
|
36,43
|
starmedia.com |
6º
|
2.003.729
|
35,63
|
geocities.com |
7º
|
1.812.490
|
32,23
|
ig.com.br |
8º
|
1.800.605
|
32,02
|
zip.net |
9º
|
1.715.768
|
30,51
|
Globo.com |
10º
|
1.667.584
|
29,65
|
México - Desde abril
de 2001, o Ibope eRatings.com divulga os resultados da medição
de audiência na Internet mexicana. A pesquisa de 5/2001 mostrou que
os mexicanos navegam por mês, em média, 30 minutos a mais
que os brasileiros. Além disso, o México se apresenta muito
mais jovem que Brasil. No primeiro país, mais de 50% dos usuários
estão abaixo dos 24 anos, e no segundo, 60% dos internautas têm
acima de 25 anos. |