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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/18/01 21:01:38
Internet brasileira continua em expansão 

Crise energética não impede que Brasil chegue a 11,1 milhões de internautas

Pesquisa mais recente do Ibope eRatings.com, por meio do serviço Nielsen/NetRatings, revela que os internautas brasileiros continuam interessados na Web brasileira, apesar da crise energética. Em 5/2001, o Brasil alcançou 11,1 milhões de usuários, contra 10,4 milhões do mês anterior, num aumento de 6,78%. 

Também houve aumento no número de internautas ativos, que efetivamente usou a rede, passando de 5,3 milhões, em 4/2001, para 5,6 milhões no mês seguinte, representando um crescimento de 5,83%. As horas gastas na internet também aumentaram. Ainda em 5/2001, foram 8h03, contra 7h36 no mês anterior (6% extra de tempo de navegação). "Apesar das dificuldades que estamos vivendo e contrariando todas as previsões, esses números indicam que a Internet é indispensável para os usuários brasileiros", afirma Alexandre Magalhães, analista de Internet do Ibope eRatings.com.
 

5/2001
Alcance 
4/2001
Alcance 
3/2001
Alcance 
Buscadores e portais
95%
Buscadores e portais
94%
Buscadores e portais
96%
Telecom e serviços de Internet
52%
Telecom e serviços de Internet
50%
Telecom e serviços de Internet
57%
Comunidades conectadas
47%
Pessoal e programas
45%
Comunidades conectadas
46%

Preferências - De março a maio de 2001, a categoria mais procurada pelos internautas foi portais/buscadores, com 95% dos usuários ativos. "Os portais conseguem manter um público cativo, pelo fato de oferecerem também acesso à Internet. Mas, o que realmente atrai o usuário é a variedade de informações. Já os buscadores atraem as pessoas que necessitam de uma dica sobre onde achar determinados assuntos", explica Magalhães.

A segunda categoria mais procurada é a de telecomunicações/serviços de Internet, que incluem sites de empresas da área de telecomunicações e sites que possuem serviços para os usuários da rede, como o cjb.net e passaport.com. O público é jovem, concentrando-se na faixa até 24 anos de idade.

Ainda de março a maio de 2001, na terceira colocação, houve uma alternância entre as categorias Comunidades Conectadas e Pessoal/Programas de Computador. Sites como HPG e Geocities atraem muitos jovens, que hospedam suas páginas particulares. Já na categoria Pessoal/Programas de Computador estão muitos sites que oferecem arquivos para cópia, como msn.com, icq.com, superdownloads.com.br, entre outros. 

Os dez maiores domínios brasileiros apresentam os mesmos nomes de abril de 2001. UOL e BOL continuam na liderança. O Ibope eRatings.com registrou várias trocas de posições do terceiro ao nono lugares. O provedor Terra subiu uma posição e é o terceiro na classificação de 5/2001. Movimento parecido ocorreu com a comunidade conectada HPG, que passou da sétima para a quarta colocação, aumentando seu alcance em 5%. Cadê e StarMedia ocuparam respectivamente o quinto e sexto lugares. Em 4/2001, o Cadê ocupava a terceira posição e o StarMedia a quinta. 

Principais domínios da Internet Brasileira - 5/2001
Domínio
Classificação por audiência
Audiência (quantidade)
Alcance % (Ativos)
uol.com.br
3.547.507
63,08
bol.com.br
2.542.190
45,21
terra.com.br
2.121.188
37,72
hpg.com.br
2.049.529
36,44
cade.com.br
2.048.922
36,43
starmedia.com
2.003.729
35,63
geocities.com
1.812.490
32,23
ig.com.br
1.800.605
32,02
zip.net
1.715.768
30,51
Globo.com
10º
1.667.584
29,65

México - Desde abril de 2001, o Ibope eRatings.com divulga os resultados da medição de audiência na Internet mexicana. A pesquisa de 5/2001 mostrou que os mexicanos navegam por mês, em média, 30 minutos a mais que os brasileiros. Além disso, o México se apresenta muito mais jovem que Brasil. No primeiro país, mais de 50% dos usuários estão abaixo dos 24 anos, e no segundo, 60% dos internautas têm acima de 25 anos.