Cidade Internet amplia festival
de cinema Pulga
Desde
1/5/2001, o megaportal Cidade Internet vem promovendo o Pulga
- I Festival Permanente de Curtas na Internet:toda semana, cinco trabalhos
são selecionados para exibição no megaportal e o mais
votado pelos internautas recebe um prêmio em dinheiro, concorrendo
ao final do mês a prêmios especiais, como viagens e equipamentos.
Ao mesmo tempo, são revelados a cada semana os nomes dos cinco trabalhos
indicados para a etapa seguinte, que podem ser vistos e votados pelo público.
Durante o festival, todas as produções são disponibilizadas
no portal, para que os internautas possam assistir e votar. Para isso,
é só ter o Real Player ou o Windows Media Player instalado
no computador.
O vencedor de cada semana, no júri
popular, recebe um prêmio de R$ 500,00, referente à cessão
de direitos de exibição, não exclusiva, durante 12
meses, no portal. Além disso, também concorre a um
prêmio especial, que apontará o melhor curta-metragem do mês.
Os prêmios variam entre viagens e equipamentos e o vencedor é
escolhido por um convidado da Cidade Internet ligado ao mundo audiovisual.
Estes são os primeiros classificados, por fase:
1ª fase - Vencedor: "Homens,
mulheres, gays, lésbicas e os Beatles" - VHS/Ficção/duração
de 10 minutos. Mulher que não tem um amigo gay é lésbica,
segundo personagens. Diretor: Michel Bruschi, Porto Alegre/RS. Realizado
por seis alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS.
Demais concorrentes:
"A
máquina" - DVCam/Ficção/6 minutos. Charlatão
carioca descobre que pode se comunicar com os mortos. Diretor: Leandro
Rial, Rio de Janeiro/RJ. Vencedor do Concurso de Cinema na Internet Brasil
Digital/categoria escolha do público e vencedor do Festival de Curta-metragens
da Universidade Gama Filho.
"Pesadelo
sem fim" - VHS/Experimental/5 minutos. Realidade se mistura
aos sonhos em perseguição. Diretor: Daniel Marques Ramos,
Uberlândia/MG. Realizado por estudantes de publicidade e propaganda
da UNIT, de Uberlândia.
"O
beijo" - S-VHS/Ficção/3 minutos. Flaga um momento
de narcisismo sem culpa. Diretor: Andréa Fátima dos Santos,
São Paulo/SP. Vídeo exibido em mostras na Bahia e Japão.
Tem no elenco Rejane Arruda, atriz da novela O Cravo e a Rosa, da
Rede Globo.
"Jugular"
- 35 mm/Experimental/4 minutos. Rapaz encontra garota em situação
inusitada. Diretor: Fernanda Ramos, São Paulo/SP. Vencedor de vários
prêmios no Festival Universitário de Niterói. Exibido
nos Festivais de Brasília e New York Underground, entre outros.
No elenco, Fernando Alves Pinto.
2ª fase - Vencedor: "Supermegalooping",
Digital 8/Ficção/2 minutos, 2001. Direção:
Frederick Montero, de Campinas, SP. Inspirado no eterno retorno de Nietzsche.
Editado no software i-Movie. Demais concorrentes:
"Shpluph"
- 35 mm/Animação/6 minutos, 1988. Direção:
César Cabral, de São Paulo/SP. Num saloon do Velho
Oeste, a rotina é quebrada com o duelo inevitável entre dois
pistoleiros. Ficou entre os 10 filmes mais votados pelo público
no 9º Festival de Curtas Metragens de São Paulo.
"No
Meio do Caminho Tinha uma Pedra. Tinha uma Pedra no Meio do Caminho"
-
Beta/Animação/2 minutos, 1999. Direção: Waltuir
Alves e Guilherme Lopes, de Uberlândia/MG. No meio do ... Troglodita
que remove uma pedra, que remove o Troglodita, que remove o buraco... tinha
uma pedra. Indicado na categoria cartoon 3D, no Big Kahuna 1999, pela revista
americana 3D Design. Exibido no Animamundi, em 1999.
"Prohibidu's"
- 16 mm/Ficção/7 minutos, 2000. Direção: Júlio
Pessoa, de São Paulo/SP. Na histórica boate Prohibidu's,
Gigi rememora um caso de amor recentemente rompido, enquanto se prepara
para um espetáculo. Exibido no 8º Mix Brasil, com participações
especiais de Fafá de Belém e Andrea di Maio.
"Espelho"
- 16 mm/Ficção/3 minutos, 1998. Direção: Laura
Taffarel Faerman, de São Paulo/SP. No meio da multidão, uma
garota encontra alguém muito familiar. Exibido na Mostra do Audiovisual
Paulista, em 1999. Protagonizado pela atriz Rejane Arruda, que atua na
Rede Globo de Televisão.
3ª fase - Vencedor: "Nojo"
- Beta/Experimental/8 minutos, 1999. Direção: Alexandre Dacosta,
do Rio de Janeiro/RJ. Para imunizar seu organismo, um hipocondríaco
celibatário engole suas próprias secreções.
Exibido na mostra de vídeo-arte "Imagens Paradoxais", na Escola
de Artes Visuais do Parque Lage/RJ - 2000. "Nojo" faz parte de uma série
de vídeos sobre o corpo, realizados por artistas plásticos.
Alexandre Dacosta é artista plástico, ator, compositor e
músico. Demais concorrentes:
"Idéias
de Canário" - 16 mm/Ficção/9 minutos, 1996.
Direção: Marcelo Vicentin / São Paulo/SP. Livre adaptação
da obra de Machado de Assis. O Filme narra o encontro de um garoto e um
canário. Exibido no Festival de Cinema Universitário, Cinema
Cultural Paulista, Festival Internacional de Curtas Metragens, Semana do
Curta Metragem Paulistano, Festival Internacional da Amazônia, Semana
da Criança, Centro Cultural São Paulo e Programa Zoom (TV
Cultura).
"Pernambuco
do Pandeiro" - HI-8/Documentário/5 minutos, 2000. Direção:
Waltuir Alves / Uberlândia/MG. Grande e pouco conhecida figura do
chorinho brasileiro. A história de Pernambuco do Pandeiro confunde-se
com a história do choro. Indicado para o Festival de 5 minutos da
Bahia.
"Pedro
e o Senhor" - 35 mm/Ficção/14 minutos, 1996. Direção:
Luiz Bolognesi, de São Paulo/SP. Dois andarilhos aventuram-se pelo
centro de São Paulo. Baseado em cantigas repentistas.
"Camarim"
- 16 mm/Ficção/3 minutos, 1997. Direção: Denise
Brock, de São Paulo/SP. Noite. Sozinha no camarim, uma garota recebe
uma visita inesperada. Exibido no Festival de Brasília, em 1997,
e no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, no
mesmo ano.
4ª fase - Concorreram:
"Eu
Sei que Você Sabe" - 16 mm/Ficção/13 minutos,
1995. Direção: Lina Chamie, de São Paulo/SP. Garçons
servem mesas em um jardim. O que se fala não se ouve, o que se ouve
não se entende. Tudo é ambíguo, exceto a poesia. Primeiro
curta-metragem de Lina Chamie, diretora do longa "Tônica Dominante",
lançado em 15/6/2001. Fazem parte do elenco: Carlos Moreno, Iara
Jamra, Ney Piacentinni e Rodrigo Santiago. O curta recebeu os prêmios
de melhor fotografia e edição de som no Festival de Brasília,
além do Prêmio Multicurta (Multishow). Exibido nos Festivais
de Gramado e Havana
"(In)comunicabilidade"
- Hi-8/Experimental/2 minutos, 2000. Direção: Guilherme Outsuka,
de São Paulo/SP. Imagens de locais onde viveu a escritora Clarice
Lispector são mostradas juntamente aos trechos de sua obra.
"Carpe
Circus" - Beta/Documentário/13 minutos, 2001. Direção:
Ivan Canabrava e Eduardo Chauvet, de Brasília/DF. O documentário
narra histórias de um circo.
"O
Desenho Inacabado" - 35 mm/Animação/4 minutos,
1998. Direção: Rosemary Saçashima, de São Paulo/SP.
Um boneco incompleto quer chamar a atenção de seu criador.
Prêmio de melhor trilha sonora de curta-metragem em animação
no III Festival de Cinema do Recife
"Carlitos
no Final do Século XX - Uma Homenagem" - S-VHS/Ficção/9
minutos, 2000. Direção: Wilton Araújo e Francisco
Caldas, de Juiz de Fora/MG. Um mendigo depara-se com um cartaz de Charles
Chaplin e passa a viajar no mundo do personagem Carlitos. Exibido na Mostra
Não Competitiva do Curtaminas.
Acordo
- O Pulga firmou parceria estratégica com a Mostra do Audiovisual
Paulista, que já está em seu 14º ano, realizada no Museu
da Imagem e do Som (MIS) e no Centro Cultural São Paulo, de 5 a
10/6/2001, com entrada gratuita.
A mostra reuniu o que há de
melhor na produção audiovisual paulista e, em 2001, exibiu
94 trabalhos, sendo 34 como pré-estréias. Francisco Cesar
Filho, diretor da Mostra do Audiovisual, foi o primeiro jurado do Pulga
para a escolha do melhor curta do mês de 5/2001. Ele escolheu Nojo
como melhor curta-metragem desse mês.
O acordo é muito simples e
prevê que, durante 6/2001, as quatro competições do Pulga
exibirão somente os filmes participantes da mostra. Quem não
mora em São Paulo já pode comemorar, pois terá acesso
aos filmes da Mostra pela Internet, que são: Pedaços
de Um Pedaço, de Luciana Rodrigues; Geotomia,
de Marcelo Garcia; Tipos Intrometidos,
de Fábio Durand; Luiza Vai pro Inferno,
de Carlos Eduardo Nogueira; Cada Um, Cada Um,
de Ruth Slinger e Flávio Araújo; Pormenores,
de Flávio Frederico; Filme da Família,
de Maya Pinsky; Elefante Branco, de
Bruno Tiezzi, Fernando Furtado, Gustavo Soares e Thiago Domingos; Cativeiro,
de Edson Mito; Coda, de Flávio
Barone; Pornô com Bach, de Daniel
Sêda; Ardil, de João Lemos
e Roger Carlomagno; Ladeira da Preguiça,
de Sandra Oksman e Suzy Milstein; Não Há
Ninguém Aqui, de Wagner Morales; A
Primeira Vida, de Flávio Dezorzi e Moira Toledo; Existencial,
de Francisco Garcia; Cavalheiros, de
Nereu Cerdeira; Pela Passagem de Uma Grande Dor,
de Rafael Sampaio e Martha Nowill; Êxodo,
de Dudu Barioni; e Amor é um Lugar Vazio,
de Ana Carolina Maciel e Caco de Souza.
"O Pulga é um novo canal de
divulgação para a arte cinematográfica", analisa a
idealizadora do projeto e editora do Portal "Ao Vivo" da Cidade Internet,
Geórgia Costa Araújo. Segundo ela, o acordo com a Mostra
do Audiovisual Paulista é um passo fundamental para a consolidação
do Pulga. A equipe da Mostra também será responsável
por divulgar o festival digital durante todo o evento, "o que ampliará
significativamente o número de participantes do Pulga, tornando-o
mais diverso. Será um grande presente aos internautas", garante
Geórgia.
A partir de 7/2001, a competição
do Pulga volta a ser aberta. Para participar, basta acessar o endereço
Web do festival, ler atentamente o regulamento e preencher o formulário
conectado. O trabalho deve ser enviado para a Cidade Internet (Av. Juscelino
Kubitschek, 1830, Torre 1, 4º andar, CEP 04543-900, São Paulo/SP),
aos cuidados da produção do "Ao Vivo". A inscrição
será efetuada somente mediante o recebimento da fita, que não
deve psssar de 15 minutos. Não há restrições
quanto à data de realização do trabalho e nem limite
de inscrições por pessoa.
A Cidade Internet é um empreendimento
do Grupo Clarín, da Argentina, o segundo grupo de comunicação
da América Latina e o maior do mundo em língua hispânica,
com faturamento anual de U$ 2,5 bilhões e mais de 10 mil empregados.
O Grupo Clarín conta, desde 1999, com uma participação
de 18% do Goldman Sachs. |