Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0106b009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/11/01 15:22:52
Modelo de negócios define o sucesso na Net 

A crise da Nasdaq eclodiu no primeiro semestre de 2000, balançando a estrutura de empresas ponto.com do mundo inteiro. Nos últimos 15 meses, por exemplo, modelos de negócios mundialmente reconhecidos como ícones da Nova Economia - como o portal Yahoo e a loja virtual Amazon -, sofreram sucessivas reduções de seu valor de mercado, chegando a desvalorizações de 93% e 85%, respectivamente, de acordo com análises da consultoria eletrônica VP Web. Outros negócios apontados como inovações da Nova Economia "viraram pó", como foi o caso do portal Chemdex.com, estrela do setor químico, que perdeu 99,5% do seu valor de mercado nos dois últimos anos.

Mas a queda da Nasdaq não destruiu a todos. Alguns saíram com pequenas escoriações, mas foram poupados pela fogueira que dizimou a exuberância dos mercados. Por quê? "O modelo de negócios adotado por essas empresas foi fundamental e determinante para a sua sobrevivência na Web", diz Vicente Criscio, vice-presidente da VP Web. 

De acordo com o executivo, "os fundamentos que as empresas apresentam nos seus modelos de negócio na Internet influenciam a forma como elas são percebidas no mercado de capitais. Acabou o dinheiro fácil e a paciência do investidor. Negócios que apresentarem elementos de sucesso já testados e comprovados no mundo real vão fazer sucesso no mundo virtual. Negócios puros na Web? Show me the money!". 

O desempenho da Yahoo e Amazon no mercado de capitais é resultado também dessa percepção do seu modelo de negócios (além, é claro, da explosão da denominada "bolha exuberante", que apontava um valor de mercado do Yahoo maior do que a General Motors). O modelo de negócios do Yahoo, predominantemente voltado para receitas de publicidade on-line (cerca de 90% do seu total de receitas) foi um calcanhar-de-aquiles, mesmo para um megaportal que apresentava resultados positivos até há bem pouco tempo atrás. 

Nos últimos dois meses, a Nasdaq tem apresentado sinais de recuperação. A Amazon, por exemplo recuperou um percentual importante do seu valor de mercado com duas notícias bastante significativas: propôs-se a fazer a venda dos produtos da Wall Mart, um dos gigantes do "mundo do átomo" e anunciou que está fazendo uma fusão com os portais Toys R Us e Borders. O Yahoo, por sua vez, também apresentou crescimento, reformulando o seu gerenciamento (contratou um diretor executivo com "bem mais" de 30 anos, oriundo de uma gigante da Velha Economia) e anunciando a busca de novas fontes de valor para a organização, além das fronteiras da publicidade on-line.

Outro lado da moeda - Outra análise mostra a curva da AOL no mercado de ações. "A empresa também apresentou uma pequena queda, mas trata-se de uma curva bem menos dramática, que apenas seguiu a tendência geral de queda das empresas pontocom, sem apresentar riscos de colapso. Isso aconteceu porque a AOL não se posicionou simplesmente como uma empresa virtual e sim como uma empresa de mídia, entretenimento e Internet, fortemente reforçada com uma associação com a Time Warner, ícone da velha economia", analisa o consultor da VP Web . 

Mais um exemplo bem sucedido na Internet é a Enron, empresa de exploração de gás que aderiu ao "mundo dos bits and clicks". Consolidada como uma companhia de geração de energia elétrica, a Enron agora também vende energia por meio da Internet e serviços de banda larga. "Apesar de expandir seu negócio principal, a empresa soube aproveitar uma oportunidade na Nova Economia a partir de sua experiência na economia tradicional. Além disso, teve velocidade e capacidade de mobilização para desenvolver competências em trading e partir para um processo de  descapitalização de ativos", explica Vicente Criscio .

Analisando a ainda preliminar recuperação da Amazon e Yahoo com os caos Enron e AOL, até onde se pode atrever em conclusões sobre a Internet? "Somente manteve (ou elevou) o valor da sua empresa aquela que apresentou ao mercado fundamentos voltados para a lucratividade, aproveitando oportunidades da Velha Economia com os fundamentos da Nova - interatividade, disponibilidade 24 horas por dia x 7 dias na semana, trabalho em rede - que somente a Web pode prover", explica Criscio. 

"O aprendizado importante aqui é: a Internet pode ajudar as organizações a terem um tremendo valor adicionado aos seus negócios, se integrada com os fundamentos da Velha Economia – escala adequada, agregação de valor, orientação para lucratividade e geração de caixa. Com coragem para inovar e visão para aproveitar as oportunidades de sinergia do Velho e o Novo", conclui o consultor da VP Web . 

A VP Web é uma consultoria eletrônica do grupo europeu Value Partners, presente no Brasil há oito anos. O principal diferencial da VP Web é a atuação em todas as fases de um projeto de negócios eletrônicos: da concepção e refinamento de uma idéia – avaliando sua estratégia de atuação – passando ainda pelas fases de desenho e especificação das soluções e implementação/integração com sistemas existentes. Com um profundo senso de resultados e extremamente pragmática nas suas recomendações.