Modelo de negócios define
o sucesso na Net
A crise
da Nasdaq eclodiu no primeiro semestre de 2000, balançando a estrutura
de empresas ponto.com do mundo inteiro. Nos últimos 15 meses,
por exemplo, modelos de negócios mundialmente reconhecidos como
ícones da Nova Economia - como o portal Yahoo e a loja virtual Amazon
-, sofreram sucessivas reduções de seu valor de mercado,
chegando a desvalorizações de 93% e 85%, respectivamente,
de acordo com análises da consultoria eletrônica VP Web. Outros
negócios apontados como inovações da Nova Economia
"viraram pó", como foi o caso do portal Chemdex.com, estrela do
setor químico, que perdeu 99,5% do seu valor de mercado nos dois
últimos anos.
Mas a queda da Nasdaq não destruiu
a todos. Alguns saíram com pequenas escoriações, mas
foram poupados pela fogueira que dizimou a exuberância dos mercados.
Por quê? "O modelo de negócios adotado por essas empresas
foi fundamental e determinante para a sua sobrevivência na Web",
diz Vicente Criscio, vice-presidente da VP Web.
De acordo com o executivo, "os fundamentos
que as empresas apresentam nos seus modelos de negócio na Internet
influenciam a forma como elas são percebidas no mercado de capitais.
Acabou o dinheiro fácil e a paciência do investidor. Negócios
que apresentarem elementos de sucesso já testados e comprovados
no mundo real vão fazer sucesso no mundo virtual. Negócios
puros na Web? Show me the money!".
O desempenho da Yahoo e Amazon no
mercado de capitais é resultado também dessa percepção
do seu modelo de negócios (além, é claro, da explosão
da denominada "bolha exuberante", que apontava um valor de mercado do Yahoo
maior do que a General Motors). O modelo de negócios do Yahoo, predominantemente
voltado para receitas de publicidade on-line (cerca de 90% do seu
total de receitas) foi um calcanhar-de-aquiles, mesmo para um megaportal
que apresentava resultados positivos até há bem pouco tempo
atrás.
Nos últimos dois meses, a
Nasdaq tem apresentado sinais de recuperação. A Amazon, por
exemplo recuperou um percentual importante do seu valor de mercado com
duas notícias bastante significativas: propôs-se a fazer a
venda dos produtos da Wall Mart, um dos gigantes do "mundo do átomo"
e anunciou que está fazendo uma fusão com os portais Toys
R Us e Borders. O Yahoo, por sua vez, também apresentou crescimento,
reformulando o seu gerenciamento (contratou um diretor executivo com "bem
mais" de 30 anos, oriundo de uma gigante da Velha Economia) e anunciando
a busca de novas fontes de valor para a organização, além
das fronteiras da publicidade on-line.
Outro lado da moeda - Outra análise
mostra a curva da AOL no mercado de ações. "A empresa também
apresentou uma pequena queda, mas trata-se de uma curva bem menos dramática,
que apenas seguiu a tendência geral de queda das empresas pontocom,
sem apresentar riscos de colapso. Isso aconteceu porque a AOL não
se posicionou simplesmente como uma empresa virtual e sim como uma empresa
de mídia, entretenimento e Internet, fortemente reforçada
com uma associação com a Time Warner, ícone da velha
economia", analisa o consultor da VP Web .
Mais um exemplo bem sucedido na Internet
é a Enron, empresa de exploração de gás que
aderiu ao "mundo dos bits and clicks". Consolidada como uma companhia
de geração de energia elétrica, a Enron agora também
vende energia por meio da Internet e serviços de banda larga. "Apesar
de expandir seu negócio principal, a empresa soube aproveitar uma
oportunidade na Nova Economia a partir de sua experiência na economia
tradicional. Além disso, teve velocidade e capacidade de mobilização
para desenvolver competências em trading e partir para um
processo de descapitalização de ativos", explica Vicente
Criscio .
Analisando a ainda preliminar recuperação
da Amazon e Yahoo com os caos Enron e AOL, até onde se pode atrever
em conclusões sobre a Internet? "Somente manteve (ou elevou) o valor
da sua empresa aquela que apresentou ao mercado fundamentos voltados para
a lucratividade, aproveitando oportunidades da Velha Economia com os fundamentos
da Nova - interatividade, disponibilidade 24 horas por dia x 7 dias na
semana, trabalho em rede - que somente a Web pode prover", explica Criscio.
"O aprendizado importante aqui é:
a Internet pode ajudar as organizações a terem um tremendo
valor adicionado aos seus negócios, se integrada com os fundamentos
da Velha Economia – escala adequada, agregação de valor,
orientação para lucratividade e geração de
caixa. Com coragem para inovar e visão para aproveitar as oportunidades
de sinergia do Velho e o Novo", conclui o consultor da VP Web .
A VP Web é uma consultoria
eletrônica do grupo europeu Value Partners, presente no Brasil há
oito anos. O principal diferencial da VP Web é a atuação
em todas as fases de um projeto de negócios eletrônicos: da
concepção e refinamento de uma idéia – avaliando sua
estratégia de atuação – passando ainda pelas fases
de desenho e especificação das soluções e implementação/integração
com sistemas existentes. Com um profundo senso de resultados e extremamente
pragmática nas suas recomendações. |