Megaportal Cidade Internet já
está no México
E tem diversos novos serviços
para os internautas brasileiros
Segunda
maior empresa de comunicação da América Latina, o
Grupo Clarín decidiu expandir ainda mais sua plataforma de negócios
na região e anunciou em 6/2001, o lançamento do Ciudad
Internet, no México. A operação foi viabilizada
devido ao aporte
de U$ 75 milhões, realizado no final de 2000 pelo Grupo Bapro -
uma das maiores empresas do mercado de capitais da Argentina - nas operações
digitais do Clarín.
Segundo Alejandro Mondrzak, diretor
executivo da Unidade Digital do Grupo Clarín, "a decisão
de implantar o novo megaportal no México se deu pelo fato do país
ser um dos mercados mais promissores da América Latina em termos
de Internet, junto com o Brasil e Argentina".
Parceria - Desde 3/2001, duas
operações da Internet se uniram para oferecer mais e melhores
serviços aos internautas: a Cidade Internet e a Scopus.com assinaram
acordo de parceria, onde o ShopFácil torna-se o centro de compras
oficial da Cidade Internet.
O acordo também prevê
em curto prazo a realização, no ShopFácil, de promoções
exclusivas e diárias para os mais de 500 mil usuários da
Cidade Internet. Além disso, as operações comerciais
efetuadas através da Cidade Internet serão gerenciadas pelo
ShopFácil. Outra novidade da parceria é a tecnologia XML,
que possibilita o desenvolvimento de um layout personalizado, além
da utilização do conteúdo cruzado como ferramenta
de vendas.
O ShopFácil é um portal
nacional de comércio eletrônico, resultado do trabalho conjunto
da Scopus Tecnologia (infra-estrutura, segurança e desenvolvimento)
e Scopus.com (administração, logística, conteúdo
e design). Recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões
através da Bradespar e conta com 1.190 lojas em fase de preparação
e mais de 450 já em funcionamento, registrando 170 mil acessos diários,
numa estrutura que garante a segurança dos dados usados nas transações.
Para garantir o sucesso do empreendimento,
criou-se uma completa infra-estrutura de suporte às vendas, com
serviços motivadores para os lojistas, apoio logístico (parcerias
com Correios, Intecom e Metropolitan), garantia de tráfego, central
de atendimento, forte apoio publicitário e mercadológico,
além de serviço especializado de acompanhamento às
lojas, a Assessoria de Varejo Virtual (AVV), constituída por pessoas
especializadas nessa atividade.
Para os consumidores, foram criados
inúmeros serviços diferenciados, além da segurança
nos pagamentos das compras através do Sistema de Pagamento Seguro
(SPS), desenvolvido pela Scopus Tecnologia, que contempla formas de pagamento
adequadas a todos os perfis de consumidores. Além das principais
ofertas das lojas, os consumidores contam com: um buscador de produtos
com comparação de preços, o Cartão Presente,
a Revista ShopFácil (com ofertas, dicas, guia de compras na Internet)
e central de atendimento por telefone, voz sobre IP e correio eletrônico.
De acordo com Vivien Rosso, diretora
geral da Cidade Internet, "essa parceria trará muitas vantagens
para os internautas, pois contará com toda a infra-estrutura de
comércio eletrônico do ShopFácil, além da forte
experiência da Cidade Internet na realização de promoções
atraentes e criativas".
Outros parceiros - O provedor
nacional de acesso à Internet DGL Net passou a oferecer sua
rede aos usuários de acesso discado Cidade Flash (serviço
de provedor da Cidade Inetrnet). No mercado desde 1995, o DGL está
entre os dez maiores provedores de acesso do Brasil. Conta com 2.500 linhas
de acesso e backbone com a Telefônica. Com tecnologia de última
geração, está presente em mais de 120 cidades paulistas
e agora se expandindo para Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre
e Belo Horizonte.
Através desta parceria, a
partir de 6/2001, todos os usuários do Cidade Flash passam a utilizar
esta rede de acesso discado e o suporte da DGL Net. Além desta rede,
os usuários do Cidade Flash contam com o acesso e utilização
dos demais serviços da Cidade Internet, como Webmail, Te Pego, Ubbi
Home Pages, Agenda Pop e de todo o conteúdo do portal.
Cidade GLS - Em 5/2001, a
comunidade GLS passou a contar com o canal GLS, em parceria com o GLS Planet,
que mostra tudo o que há de mais interessante e sério nesse
universo. Notícias, matérias comportamentais, atualidade,
cultura, moda, arte, filmes, eventos etc. "O canal GLS - explicam os responsáveis
pelo serviço - é muito interativo e abre espaço para
discussões, além de procurar tirar as dúvidas de quem
possa tê-las. Uma iniciativa ousada, moderna e sintonizada com o
anseio da nova geração em relação à
Internet, como meio eficaz e democrático de comunicação
entre pessoas com os mesmos interesses".
Cidade Astral - Desde o dia
10/5, os usuários podem conferir diariamente a sorte, através
do tarô, do horóscopo e das runas, em um conteúdo sério,
desenvolvido em parceria com o site Guruweb - "que dispensa apresentações
pela sua seriedade e conhecimento do mundo esotérico e da magia".
Apagão - O megaportal
abriu em 5/2001 dois fóruns para os usuários: o primeiro,
para que o internauta denuncie aqueles que não estão dando
a mínima para o racionamento de energia. E, o segundo, para que
eles falem sobre os métodos que estão utilizando para atingir
as metas do governo.
Além disso, continua disponibilizando
o simulador de energia para os internautas que ainda têm dúvidas
sobre a próxima conta de luz.
Sem dor - Desde 24/5/2001,
os usuários já podem conferir no megaportal o Viva
Sem Dor, um espaço destinado a um público potencial de
48 milhões de pessoas portadoras de dor crônica no Brasil,
além de seus familiares e amigos. O portal tem como objetivo proporcionar
uma melhor qualidade de vida a esses pacientes, cujos sintomas começam
a ser tratados pela medicina como doença.
Inspirado nos jogos de videogame,
onde o mocinho é o doente e, a doença, o inimigo a ser combatido,
o portal convida os internautas a travarem uma guerra contra esse inimigo.
As diversas seções do portal - ou fases do jogo - vão
mostrando onde encontrar os serviços complementares, oferecendo
até mesmo descontos em exames. Enfim, dizem os responsáveis
pelo portal, "navegar no Viva sem Dor é muito mais do que brincar
de mocinho e bandido contra essa doença crônica. É
encontrar verdadeiramente algum lugar onde as pessoas possam achar o mapa
da mina e o maior tesouro que alguém pode ter: saúde!"
Torcedora - Depois do ensaio
com Ellen Rocche em homenagem à Seleção Brasileira,
o portal Fanáticas, da Cidade Internet, colocou suas doze (e não
onze!) jogadoras em campo para que os internautas escolhessem a melhor.
"Em uma semana e meia, o portal registrou o recorde de 55 mil votos e elegeu,
com 33% do total, a são-paulina Eliane Pugsley, de 18 anos, como
a musa dos ciberfanáticos por mulheres. Ops! Quer dizer, por futebol",
citam os representantes do megaportal.
Desde 12/2000, Eliane vem arrancando
suspiros dos visitantes no Fanáticas.com. O ensaio, clicado por
Pisco Del Gaiso, teve a cidade de São Paulo como pano de fundo para
registrar as curvas da deusa tricolor no Edifício Copan.
O vice-campeonato ficou com a fanática
do Atlético Mineiro, Joana Paula Thomas. Com apenas 16 anos, 1,80m
e 56 kg, ela conquistou 29% dos votos. Já a vascaína Ticiane
Pinheiro, fotografada em pleno Estádio de São Januário,
no Rio de Janeiro, ficou em terceiro lugar com 16% das preferências.
O mais curioso é que as maiores torcidas do Brasil, como Corínthians,
Palmeiras e Flamengo, não conseguiram eleger suas deusas.
A Cidade Internet deixa um recado:
"Torcedores do Brasil, preparem-se! Mais surpresas
vêm por aí. Na segunda fase, o portal já traz o ensaio
de Luize Altenhofen vestindo a camisa do Inter de Porto Alegre. Em breve,
os torcedores terão outras grandes surpresas. É só
aguardar".
Ubbi Home Page - Para os internautas
e empresas que ainda não possuem site Web ou querem atualizar a
sua página na Internet, o megaportal Cidade Internet está
lançando um novo serviço para facilitar a criação
de home pages. A partir desta semana, está disponível
o Ubbi Home Pages, uma
ferramenta de alta tecnologia que integra o megaportal ao que há
de mais avançado na criação de páginas e hospedagem.
As pequenas empresas, que ainda não disponibilizam suas informações
na rede mundial, também devem ficar atentas, pois, com o novo serviço
da Cidade Internet, ficou mais fácil e econômico criar sites
institucionais.
Com o Ubbi, não é preciso
ser webdesigner e nem contratar uma empresa especializada para criar
páginas pessoais . Em apenas 10 passos - tudo com muita rapidez
e praticidade - as home pages podem ser desenvolvidas, utilizando-se
de recursos como faixas publicitárias, fotos, música, texto,
contador de page views e livro de visitas. Para isso, a Cidade Internet
está disponibilizando até 100 MB de informações.
"Nosso objetivo é incentivar
os internautas e empresários a produzirem suas páginas na
Internet. Sendo assim, estamos enfatizando a facilidade de utilização
do Ubbi Home Pages", diz Vivien Rosso, diretora da Cidade Internet. Ela
explica, ainda, que as pequenas empresas têm agora uma grande oportunidade
de economizar tempo e dinheiro.
Para facilitar e incrementar a construção,
o Ubbi disponibiliza diversos modelos de layout de página,
além de galeria de fundos, músicas, conjuntos de imagens,
mecanismos para avisar amigos e clientes sobre o novo endereço,
sistema de busca avançada e muito mais.
Novo visual - Prestes a completar
um ano, a Cidade Internet não pára de inovar. Os internautas
contam com um megaportal totalmente reformulado, com design ainda
mais funcional, elaborado especialmente para facilitar a vida do usuário.
Dando continuidade à estratégia de firmar grandes parcerias,
também anuncia outra novidade: a ferramenta de busca Google/Ubbi
Busca.
Sem perder o visual diferenciado,
traço marcante desde o seu lançamento, em julho de 2000,
a Cidade Internet oferece ao usuário a opção de personalizar
sua página de acesso, quantas vezes desejar. São sete cores,
que vão desde o vermelho vibrante até a discrição
do tom pastel. Tudo para deixar a navegação ainda mais agradável.
Para fazer a mudança é muito simples: a seleção
da cor deve ser feita através do módulo localizado na barra
superior, à direita no megaportal.
Para os mais místicos, o megaportal
também oferece a opção de tornar ainda mais pessoais
as dicas do horóscopo. É só selecionar o signo desejado
para acessar as previsões personalizadas diariamente.
A Cidade Internet também coloca
à disposição do usuário o Ubbi Busca, que tem
por trás uma das melhores ferramentas de busca existente no mercado,
o Google. Trata-se de um mecanismo
de busca rápido e apurado, que tem entre seus diferenciais a busca
"direto ao ponto".
O Google usa, em sua essência,
um programa chamado Page Rank. Os mecanismos de busca tradicionais exibem
os vínculos com o seguinte critério: quanto mais vezes a
palavra procurada aparece na página, mais relevância é
atribuída a ela. Por exemplo, uma página em que a marca de
um refrigerante é escrita milhares de vezes ganha mais relevância
na ordem de exibição do que a página oficial da empresa.
No caso do Google, não, já que ele dá mais importância
para as páginas que têm o maior número de vínculos
apontando para ela, ou seja, é uma busca relacionada, que dá
ênfase às páginas que recebem mais vínculos
de outras.
O Ubbi Busca também oferece
a opção de busca avançada. O usuário pode realizar
sua busca, por exemplo, em todo o conteúdo da Web ou apenas em domínios,
por meio de palavras, frases, títulos ou URLs, em todas as línguas.
Ninguém pode deixar de conhecer. O Ubbi Busca é mais um serviço
diferenciado que a Cidade Internet disponibiliza ao usuário.
Tara - A comunidade digital
já escolheu: Tara é realmente a musa da Internet brasileira.
Para provar que não é à toa, a própria beldade
mostra tudo - e muito mais - em ensaio fotográfico inédito,
que já pode ser visto em página
específica. Depois de apreciar Tara em suas aventuras na Web
e na revista Playboy, os internautas podem,
ainda, ter a sua própria musa virtual. Basta imprimir, recortar
e montar o molde da Tara que está publicado no final do ensaio.
Assim, os internautas podem admirar um pouco mais as curvas perfeitas da
deusa virtual. "Virtual?! Será?!" - é a pergunta que os responsáveis
pelo site deixam no ar...
Quem quiser conhecer a musa virtual
na intimidade pode participar da promoção "Home Page com
a Tara", do megaportal Cidade Internet. Para isso, o internauta terá
que criar uma Ubbi Home Page sobre a deusa virtual. Os três melhores
sites receberão um conjunto erótico da Buttman (com três
fitas de vídeo) e o primeiro lugar ganhará também
o direito de participar de um chat particular, de 15 minutos, com
a Tara.
O portal Erótica dá
um empurrãozinho na criatividade dos internautas, fornecendo alguns
materiais para a construção da página, como fotos
e mensagens eletrônicas recebidas pela Tara. O restante ficará
por conta da fantasia do internauta. O resultado da promoção
poderá ser conferido no site em 19/6/2001.
A Cidade Internet é um empreendimento
do grupo argentino Clarín, segundo maior grupo de comunicação
da América Latina e o maior do mundo em língua hispânica,
com faturamento anual de U$ 2,5 bilhões e mais de 10 mil empregados.
Esse grupo conta, desde 1999, com participação de 18% do
Goldman Sachs. |