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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/10/01 01:01:44
Brasil tem 1,4 milhão de compradores na Web

Divulgada também a primeira pesquisa sobre a Internet no México

Enquanto aumenta a visita às lojas virtuais, declina o número de usuários de leilões, segundo o primeiro relatório analítico Insight do Ibope eRatings.com sobre o comércio eletrônico brasileiro. A empresa, que representa na América Latina o serviço Nielsen/NetRatings, mostra nesse relatório que 1,4 milhão de internautas usaram os sites dos centros de compras em 3/2001. O estudo analisou três categorias de comércio eletrônico: lojas virtuais, leilões e centros de compras. 

Desde o lançamento do serviço de medição de Internet no Brasil, em 9/2000, quatro sites apareceram mensalmente na classificação de audiência de comércio eletrônico: Submarino, Americanas.com, Shoptime e Ibazar. 

Pela primeira vez, em 10/2000, o site Submarino alcançou a liderança na classificação de lojas virtuais, com uma audiência de 278,6 mil usuários. O período de maior sucesso foi em 3/2001, quando houve um acréscimo de 23% no número de internautas, em relação ao mês de 12/2000, passando de 309,2 mil para 380,6 mil. O perfil dos internautas que acessam o Submarino é formado, principalmente, por pessoas entre 25 e 49 anos, com nível universitário.

Ainda em termos de audiência, o segundo colocado foi o Americanas.com. De fevereiro a março de 2001, o site cresceu 51%, passando de 150,3 mil para 226,9 mil. O Americanas.com também prendeu a atenção do internauta brasileiro por mais tempo, chegando a 9h12min no mês de março deste ano. 

Leilões - Ao contrário das lojas virtuais, o relatório Insight mostrou um declínio na audiência dos sites de leilão. O Ibazar, adquirido recentemente pelo eBay, é o primeiro colocado: sua melhor performance foi em 9/2000, quando a audiência atingiu 311,2 mil usuários. Mas, em 3/2001, o número de internautas chegou a 119,5 mil, representando um decréscimo de 62%. 

"As possíveis razões para o desempenho desses sites se devem ao fato dos brasileiros não conhecerem os leilões e acharem perigoso negociar com pessoas que só encontram virtualmente. Além disso, outras perguntas devem ser feitas, como por exemplo se esses sites estão servindo ao seu público ou se ainda não estão com as marcas bem posicionadas", afirma Alexandre Magalhães, analista de Internet do Ibope eRatings.com.

Centros de compras - Já na categoria Centros de Compras (Shopping Centers ou Malls), a liderança fica com o Shopping.bol.com.br. De fevereiro a março de 2001, houve um acréscimo de 56% na audiência, passando de 211,1 mil para 330,3 mil usuários. "A forte marca do BOL e o fato de pertencer ao grupo UOL favorecem esses bons resultados", acrescenta Magalhães. O segundo lugar está com o Shopfacil.com.br desde dezembro de 2000. Em março de 2001, sua audiência foi de 290,9 mil usuários. 

Análises - O serviço analítico da Nielsen/NetRatings já existe em 24 países, em caráter regional: América do Norte, Europa, Asia/Pacífico, e agora na América Latina. Foi lançado primeiramente nos Estados Unidos em 1999. São vários os relatórios disponíveis no serviço, que vão de análises concisas (como Flash e Spotlights), até análises mais abrangentes do mercado e seus desafios (como Close-up, Insight e Trends). 

O Ibope eRatings.com é uma empresa formada a partir da joint-venture entre o Ibope e a ACNielsen eRatings.com, que já oferece o serviço Nielsen/NetRatings em 24 países, por meio do maior painel de internautas do mercado, com mais de 200 mil colaboradores. Através de tecnologia própria, a Nielsen/NetRatings é capaz de medir o comportamento dos usuários, bem como a atividade publicitária on-line, e fornecer dados precisos e amplos sobre a Internet mundial. Até o final de 2001, o serviço estará disponível em um total de 30 países. Com padrão global, método confiável e tecnologia proprietária, o objetivo da empresa é que o serviço atinja mais de 90% da audiência mundial da Web em 2001.

No México - A primeira pesquisa realizada no México revela que os internautas locais, em 4/2001, representam 6,7 milhões de usuários, sendo que o número de internautas ativos (que acessam a Web pelo menos uma vez ao mês) totalizam 3,3 milhões. Os homens são a maioria dos usuários, com 58,4%, enquanto que as
mulheres somam 41,6%.

O público deste período é composto em grande parte por usuários entre 25 e 34 anos, com 21,1%, ao contrário do Brasil, que possui mais usuários entre 35 e 49 anos, representando 27%. "Na divisão por faixa etária, a concentração do público jovem como usuário mexicano é justificada pela utilização da Internet em grande parte das escolas, o preço fixo do serviço de acesso e o baixo custo para a aquisição de computadores", explica Alexandre Magalhães.

A média mensal de horas do mexicano na Web é de 8h53min, para homens, e 7h10min, para mulheres. "Vale considerar que abril é um mês especial no México, devido ao feriado e à Páscoa. Da mesma forma como ocorre no Brasil durante o Carnaval, os feriados afetam significativamente o comportamento dos mexicanos, incluindo a navegação na Internet. Apesar disso, o usuário mexicano navegou por mais de oito horas em abril", analisa Magalhães.

Em 4/2001, o domínio Msn.com lidera a classificação, com 2,1 milhões de usuários, o que representa um alcance de 65%, seguido por Passport.com e Yahoo.com, que totalizam 2 milhões e 1,6 milhão de usuários, respectivamente. 
 

Domínio
Audiência
Audiência
Alcance (ativos)
Tempo por pessoa
msn.com
2.160.658
65,00%
0:59:21
passport.com
2.079.887
62,57%
0:09:00
yahoo.com
1.668.627
50,20%
0:18:33
t1msn.com.mx
1.304.975
39,26%
0:06:40
yahoo.com.mx
1.196.340
35,99%
0:24:22
Fonte: Nielsen/NetRatings
Na classificação por propriedade, o MSN também lidera em 4/2001, com 2,5 milhões de usuários, seguido pelo Yahoo! com 2 milhões e AOL Time Warner com 1,4 milhão de usuários. 
 
Propriedade
Audiência
Audiência
Alcance (ativos)
Page Views
MSN
2.554.962
76,86%
300.190.385
Yahoo!
2.055.890
61,84%
160.001.749
AOL Time Warner
1.436.365
43,21%
29.988.946
Star Media Network
1.349.468
40,59%
132.274.716
Microsoft
1.071.294
32,23%
12.010.066
Fonte: Nielsen/NetRatings
Na análise por categorias mais acessadas, o estudo verifica que a navegação de 95% dos usuários mexicanos ativos se concentra em portais ou sites de pesquisa. Os serviços de Internet também são uma categoria preferida, com alcance de 75%.