Brasil tem 1,4 milhão de
compradores na Web
Divulgada também a
primeira pesquisa sobre a Internet no México
Enquanto
aumenta a visita às lojas virtuais, declina o número de usuários
de leilões, segundo o primeiro relatório analítico
Insight do Ibope eRatings.com sobre o comércio eletrônico
brasileiro. A empresa, que representa na América Latina o serviço
Nielsen/NetRatings, mostra nesse relatório que 1,4 milhão
de internautas usaram os sites dos centros de compras em 3/2001. O estudo
analisou três categorias de comércio eletrônico: lojas
virtuais, leilões e centros de compras.
Desde o lançamento do serviço
de medição de Internet no Brasil, em 9/2000, quatro sites
apareceram mensalmente na classificação de audiência
de comércio eletrônico: Submarino, Americanas.com, Shoptime
e Ibazar.
Pela primeira vez, em 10/2000, o
site Submarino alcançou a liderança na classificação
de lojas virtuais, com uma audiência de 278,6 mil usuários.
O período de maior sucesso foi em 3/2001, quando houve um acréscimo
de 23% no número de internautas, em relação ao mês
de 12/2000, passando de 309,2 mil para 380,6 mil. O perfil dos internautas
que acessam o Submarino é formado, principalmente, por pessoas entre
25 e 49 anos, com nível universitário.
Ainda em termos de audiência,
o segundo colocado foi o Americanas.com. De fevereiro a março de
2001, o site cresceu 51%, passando de 150,3 mil para 226,9 mil. O Americanas.com
também prendeu a atenção do internauta brasileiro
por mais tempo, chegando a 9h12min no mês de março deste ano.
Leilões - Ao contrário
das lojas virtuais, o relatório Insight mostrou um declínio
na audiência dos sites de leilão. O Ibazar, adquirido recentemente
pelo eBay, é o primeiro
colocado: sua melhor performance foi em 9/2000, quando a audiência
atingiu 311,2 mil usuários. Mas, em 3/2001, o número de internautas
chegou a 119,5 mil, representando um decréscimo de 62%.
"As possíveis razões
para o desempenho desses sites se devem ao fato dos brasileiros não
conhecerem os leilões e acharem perigoso negociar com pessoas que
só encontram virtualmente. Além disso, outras perguntas devem
ser feitas, como por exemplo se esses sites estão servindo ao seu
público ou se ainda não estão com as marcas bem posicionadas",
afirma Alexandre Magalhães, analista de Internet do Ibope eRatings.com.
Centros de compras - Já
na categoria Centros de Compras (Shopping Centers ou Malls), a liderança
fica com o Shopping.bol.com.br. De fevereiro a março de 2001, houve
um acréscimo de 56% na audiência, passando de 211,1 mil para
330,3 mil usuários. "A forte marca do BOL e o fato de pertencer
ao grupo UOL favorecem esses bons resultados",
acrescenta Magalhães. O segundo lugar está com o Shopfacil.com.br
desde dezembro de 2000. Em março de 2001, sua audiência foi
de 290,9 mil usuários.
Análises - O serviço
analítico da Nielsen/NetRatings já existe em 24 países,
em caráter regional: América do Norte, Europa, Asia/Pacífico,
e agora na América Latina. Foi lançado primeiramente nos
Estados Unidos em 1999. São vários os relatórios disponíveis
no serviço, que vão de análises concisas (como Flash
e Spotlights), até análises mais abrangentes do mercado e
seus
desafios (como Close-up, Insight e Trends).
O Ibope eRatings.com é uma
empresa formada a partir da joint-venture entre o Ibope e a ACNielsen
eRatings.com, que já oferece o serviço Nielsen/NetRatings
em 24 países, por meio do maior painel de internautas do mercado,
com mais de 200 mil colaboradores. Através de tecnologia própria,
a Nielsen/NetRatings é capaz de medir o comportamento dos usuários,
bem como a atividade publicitária on-line, e fornecer dados
precisos e amplos sobre a Internet mundial. Até o final de 2001,
o serviço estará disponível em um total de 30 países.
Com padrão global, método confiável e tecnologia proprietária,
o objetivo da empresa é que o serviço atinja mais de 90%
da audiência mundial da Web em 2001.
No México - A primeira
pesquisa realizada no México revela que os internautas locais, em
4/2001, representam 6,7 milhões de usuários, sendo que o
número de internautas ativos (que acessam a Web pelo menos uma vez
ao mês) totalizam 3,3 milhões. Os homens são a maioria
dos usuários, com 58,4%, enquanto que as
mulheres somam 41,6%.
O público deste período
é composto em grande parte por usuários entre 25 e 34 anos,
com 21,1%, ao contrário do Brasil, que possui mais usuários
entre 35 e 49 anos, representando 27%. "Na divisão por faixa etária,
a concentração do público jovem como usuário
mexicano é justificada pela utilização da Internet
em grande parte das escolas, o preço fixo do serviço de acesso
e o baixo custo para a aquisição de computadores", explica
Alexandre Magalhães.
A média mensal de horas do
mexicano na Web é de 8h53min, para homens, e 7h10min, para mulheres.
"Vale considerar que abril é um mês especial no México,
devido ao feriado e à Páscoa. Da mesma forma como ocorre
no Brasil durante o Carnaval, os feriados afetam significativamente o comportamento
dos mexicanos, incluindo a navegação na Internet. Apesar
disso, o usuário mexicano navegou por mais de oito horas em abril",
analisa Magalhães.
Em 4/2001, o domínio Msn.com
lidera a classificação, com 2,1 milhões de usuários,
o que representa um alcance de 65%, seguido por Passport.com e Yahoo.com,
que totalizam 2 milhões e 1,6 milhão de usuários,
respectivamente.
Domínio
|
Audiência
|
Audiência
|
Alcance (ativos)
|
Tempo por pessoa
|
msn.com |
1º
|
2.160.658
|
65,00%
|
0:59:21
|
passport.com |
2º
|
2.079.887
|
62,57%
|
0:09:00
|
yahoo.com |
3º
|
1.668.627
|
50,20%
|
0:18:33
|
t1msn.com.mx |
4º
|
1.304.975
|
39,26%
|
0:06:40
|
yahoo.com.mx |
5º
|
1.196.340
|
35,99%
|
0:24:22
|
Fonte: Nielsen/NetRatings
Na classificação por propriedade,
o MSN também lidera em 4/2001, com 2,5 milhões de usuários,
seguido pelo Yahoo! com 2 milhões e AOL Time Warner com 1,4 milhão
de usuários.
Propriedade
|
Audiência
|
Audiência
|
Alcance (ativos)
|
Page Views
|
MSN |
1º
|
2.554.962
|
76,86%
|
300.190.385
|
Yahoo! |
2º
|
2.055.890
|
61,84%
|
160.001.749
|
AOL Time Warner |
3º
|
1.436.365
|
43,21%
|
29.988.946
|
Star Media Network |
4º
|
1.349.468
|
40,59%
|
132.274.716
|
Microsoft |
5º
|
1.071.294
|
32,23%
|
12.010.066
|
Fonte: Nielsen/NetRatings
Na análise por categorias mais
acessadas, o estudo verifica que a navegação de 95% dos usuários
mexicanos ativos se concentra em portais ou sites de pesquisa. Os serviços
de Internet também são uma categoria preferida, com alcance
de 75%. |