As hierarquias no Novo Mundo do
WWW
David Siegel (*)
Colaborador
Nos últimos
20 anos, os livros de administração têm dito aos gerentes
que as empresas devem tornar-se planas - reduzir as 'camadas' da gerência
- e apoiar as equipes produtivas. Tudo deve ser o mais prático possível
para dar o salto para o Novo Mundo. A World Wide Web é uma democracia
sem Constituição. Ninguém tem obrigações.
É maior que qualquer corporação de um governo. E funciona!
Os vestígios de economia planejada
residem em nossas empresas e instituições. Os clientes e
funcionários no Novo Mundo desmantelarão essas estruturas
da mesma forma que os alemães ocidentais e orientais colocaram o
Muro de Berlim abaixo - utilizarão a verdade como marreta.
As 'meritocracias' vão substituir
as hierarquias. A mão-de-obra interna em sua empresa funcionará
sem nenhum controle autoritário. As pessoas vão se autodesignar
para os projetos; colaborarão naturalmente, da mesma forma que fazem
na Web: desorganizada, orgânica e, às vezes, inexplicavelmente.
No Novo Mundo, as hierarquias são
armadilhas mortais, como diz o manifesto da Cluetrain.com: "Os hiperlinks
subvertem a hierarquia". Quando as pessoas - clientes, funcionários
e qualquer grupo - podem facilmente contar umas com as outras, a autoridade
se transfere para o indivíduo. Não importa há quanto
tempo você está na empresa ou sua posição. O
que importa é se você pode resolver o problema do seu cliente.
(*)
David
Siegel, especialista em estratégias de longo prazo para uso
na Internet, presidente da Siegel
Vision. Artigo divulgado via boletim eletrônico Varejo
Século 21. Esse fórum conta com mais de 1.100 participantes
e o objetivo dos trabalhos é apresentar idéias, tendências,
experiências e opiniões que contribuam para a melhoria do
comércio varejista brasileiro. |