Brasileiro gastará mais no
Dia dos Namorados
Em 2001,
72% dos consumidores brasileiros pretendem investir no presente do Dia
dos Namorados o mesmo valor ou mais do que em 2000: 35% dos consumidores
pretendem investir mais no presente do que em 2000 e 37% vão gastar
o mesmo valor. Apenas 19% esperam gastar menos. É o que prevê
a nova pesquisa Tendências de Consumo Visa-Opinia, divulgada em 5/2001,
para lojistas de todo Brasil que possuem a bandeira Visa.
Durante o mês de abril, o instituto
de opinião e pesquisas Opinia, que em fevereiro deste ano se associou
à Visa Internacional, entrevistou 1.400 pessoas, entre homens (53%)
e mulheres (47%), maiores de 14 anos, das classes A (19%), B (27%) e C
(54%). Os entrevistadores usaram computadores de mão (handhelds)
para o levantamento, feito em centros de compras e ruas de São Paulo.
O objetivo da pesquisa, que também foi realizada no Dia das Mães,
é antecipar as tendências de consumo dos brasileiros.
Segundo Marcos Wettreich, diretor
executivo do Opinia, a Tendências de Consumo oferece informações
importantes para que os lojistas possam maximizar seus resultados e atender
melhor seus clientes. "A pesquisa traz ferramentas científicas para
antecipar as intenções de consumo e os fatores que influenciarão
as compras", afirma.
Sem presente - De acordo com
a pesquisa, quase a metade dos brasileiros (45%) não receberão
qualquer presente. Entre os consumidores que presentearão alguém
no dia 12 de junho, a maioria (49%) é formada por casados e 44%
por solteiros. Outros 4% comprarão presentes para amigos ou para
si mesmos.
Um número maior de entrevistados
pretende comprar presentes mais caros, em relação ao último
Dia das Mães. A pesquisa do Dia das Mães antecipou que 66%
dos filhos comprariam presentes de até R$ 60,00. Para o Dia dos
Namorados, os gastos serão maiores: 62% pretendem comprar artigos
entre R$ 60,00 e R$ 120,00 e 12% comprarão produtos de R$ 121,00
a R$ 240,00.
Preferências - Assim
como no Dia das Mães, as roupas serão o presente preferido
dos consumidores, com 41% das intenções de compra. Em seguida,
aparecem os sapatos, com 12%, jóias e presentes finos, com 10% da
preferência, e itens de perfumaria, com 9%. CDs, bichos de pelúcia,
acessórios em couro, bijuterias e flores somam outros 14% das intenções
de compra. A qualidade do produto é o fator que mais influenciará
a decisão para 50% dos entrevistados - no Dia das Mães, este
índice era de 44%. O preço vem em seguida, com 38% e as promoções
ganham mais importância nesta data (11%), em relação
à anterior (9%).
Seguindo a tendência de maior
poder aquisitivo entre os que pretendem presentear no Dia dos Namorados,
o número de pessoas que possuem cartão de crédito
sobe 4 pontos percentuais em relação ao Dia das Mães.
A pesquisa também confirmou
o que outros estudos já vêm mostrando com relação
a utilização dos cartões como forma de pagamento preferencial.
Entre os que pretendem presentear as namoradas ou namorados, 67% disseram
que vão pagar à vista, 29% vão comprar a prazo e 4%
ainda não escolheram a forma de pagamento. O fato relevante, no
entanto, é que dos 29% que vão dividir o pagamento, 53% disseram
que preferem parcelar sem juros por intermédio dos cartões
ao invés dos tradicionais cheques pré-datados.
De acordo com o presidente da Visa
do Brasil, Ricardo Gribel, a comparação apresentada pela
pesquisa vai auxiliar os lojistas parceiros a reorganizar suas estratégias
de vendas para o Dia dos Namorados. "Esses dados serão essenciais
para orientar tanto os nossos esforços promocionais com a Campanha
Momento Mágico Visa, como do próprio comércio varejista,
no que se refere à manutenção dos estoques e ações
promocionais já que teremos condições de focar estas
iniciativas nos segmentos preferidos pelos consumidores", completa.
Serviços - O Opinia
é um instituto de opinião e pesquisa, que além de
pesquisas, realiza consultas às opiniões de consumidores,
disponibilizando ferramentas fundamentais para o posicionamento estratégico
das empresas. O Canal Opinia coloca em contato consumidores e empresas:
os internautas podem opinar sobre produtos e serviços, elogiando,
reclamando ou tirando dúvidas, e as empresas têm espaço
para responder.
O Opinia Monitor possibilita às
empresas conhecer de maneira rápida e confiável a percepção
de consumidores internautas sobre a qualidade de seus serviços e
dos concorrentes. O serviço, que atualmente conta com mais de 160.000
avaliações e 80.000 membros cadastrados, utiliza mecanismos
antifraude que, entre outras funções, evita respostas múltiplas
de um mesmo internauta através da identificação pelo
CPF. A metodologia foi desenvolvida em parceria com a PUC-Rio, que também
orientou as análises de qualidade dos dados, preparação
e testes de validação dos questionários. O Opinia
oferece ainda Análises Experimentais para gerenciamento de relações
com o consumidor (CRM), a partir das bases de dados do Opinia Monitor,
e o Opinia Ad Hoc, pesquisas de mercado com recrutamento da amostra on-line
de forma aleatória. |