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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/03/01 10:31:44
Brasileiro gastará mais no Dia dos Namorados 

Em 2001, 72% dos consumidores brasileiros pretendem investir no presente do Dia dos Namorados o mesmo valor ou mais do que em 2000: 35% dos consumidores pretendem investir mais no presente do que em 2000 e 37% vão gastar o mesmo valor. Apenas 19% esperam gastar menos. É o que prevê a nova pesquisa Tendências de Consumo Visa-Opinia, divulgada em 5/2001, para lojistas de todo Brasil que possuem a bandeira Visa. 

Durante o mês de abril, o instituto de opinião e pesquisas Opinia, que em fevereiro deste ano se associou à Visa Internacional, entrevistou 1.400 pessoas, entre homens (53%) e mulheres (47%), maiores de 14 anos, das classes A (19%), B (27%) e C (54%). Os entrevistadores usaram computadores de mão (handhelds) para o levantamento, feito em centros de compras e ruas de São Paulo. O objetivo da pesquisa, que também foi realizada no Dia das Mães, é antecipar as tendências de consumo dos brasileiros.

Segundo Marcos Wettreich, diretor executivo do Opinia, a Tendências de Consumo oferece informações importantes para que os lojistas possam maximizar seus resultados e atender melhor seus clientes. "A pesquisa traz ferramentas científicas para antecipar as intenções de consumo e os fatores que influenciarão as compras", afirma. 

Sem presente - De acordo com a pesquisa, quase a metade dos brasileiros (45%) não receberão qualquer presente. Entre os consumidores que presentearão alguém no dia 12 de junho, a maioria (49%) é formada por casados e 44% por solteiros. Outros 4% comprarão presentes para amigos ou para si mesmos. 

Um número maior de entrevistados pretende comprar presentes mais caros, em relação ao último Dia das Mães. A pesquisa do Dia das Mães antecipou que 66% dos filhos comprariam presentes de até R$ 60,00. Para o Dia dos Namorados, os gastos serão maiores: 62% pretendem comprar artigos entre R$ 60,00 e R$ 120,00 e 12% comprarão produtos de R$ 121,00 a R$ 240,00. 

Preferências - Assim como no Dia das Mães, as roupas serão o presente preferido dos consumidores, com 41% das intenções de compra. Em seguida, aparecem os sapatos, com 12%, jóias e presentes finos, com 10% da preferência, e itens de perfumaria, com 9%. CDs, bichos de pelúcia, acessórios em couro, bijuterias e flores somam outros 14% das intenções de compra. A qualidade do produto é o fator que mais influenciará a decisão para 50% dos entrevistados - no Dia das Mães, este índice era de 44%. O preço vem em seguida, com 38% e as promoções ganham mais importância nesta data (11%), em relação à anterior (9%). 

Seguindo a tendência de maior poder aquisitivo entre os que pretendem presentear no Dia dos Namorados, o número de pessoas que possuem cartão de crédito sobe 4 pontos percentuais em relação ao Dia das Mães. 

A pesquisa também confirmou o que outros estudos já vêm mostrando com relação a utilização dos cartões como forma de pagamento preferencial. Entre os que pretendem presentear as namoradas ou namorados, 67% disseram que vão pagar à vista, 29% vão comprar a prazo e 4% ainda não escolheram a forma de pagamento. O fato relevante, no entanto, é que dos 29% que vão dividir o pagamento, 53% disseram que preferem parcelar sem juros por intermédio dos cartões ao invés dos tradicionais cheques pré-datados. 

De acordo com o presidente da Visa do Brasil, Ricardo Gribel, a comparação apresentada pela pesquisa vai auxiliar os lojistas parceiros a reorganizar suas estratégias de vendas para o Dia dos Namorados. "Esses dados serão essenciais para orientar tanto os nossos esforços promocionais com a Campanha Momento Mágico Visa, como do próprio comércio varejista, no que se refere à manutenção dos estoques e ações promocionais já que teremos condições de focar estas iniciativas nos segmentos preferidos pelos consumidores", completa. 

Serviços - O Opinia é um instituto de opinião e pesquisa, que além de pesquisas, realiza consultas às opiniões de consumidores, disponibilizando ferramentas fundamentais para o posicionamento estratégico das empresas. O Canal Opinia coloca em contato consumidores e empresas: os internautas podem opinar sobre produtos e serviços, elogiando, reclamando ou tirando dúvidas, e as empresas têm espaço para responder. 

O Opinia Monitor possibilita às empresas conhecer de maneira rápida e confiável a percepção de consumidores internautas sobre a qualidade de seus serviços e dos concorrentes. O serviço, que atualmente conta com mais de 160.000 avaliações e 80.000 membros cadastrados, utiliza mecanismos antifraude que, entre outras funções, evita respostas múltiplas de um mesmo internauta através da identificação pelo CPF. A metodologia foi desenvolvida em parceria com a PUC-Rio, que também orientou as análises de qualidade dos dados, preparação e testes de validação dos questionários. O Opinia oferece ainda Análises Experimentais para gerenciamento de relações com o consumidor (CRM), a partir das bases de dados do Opinia Monitor, e o Opinia Ad Hoc, pesquisas de mercado com recrutamento da amostra on-line de forma aleatória.