Microsoft lança Office XP
no Brasil
Com cinco
versões em português, já está disponível
no varejo a partir de 31/5/2001 o pacote de aplicativos Office XP, lançado
mundialmente no Brasil, segundo anunciou
nessa data a Microsoft Corporation. Composto por programas como o processador
de texto Word, a planilha eletrônica Excel, o gerenciador de correio
eletrônico Outlook e o editor de apresentações PowerPoint,
o pacote de aplicativos chega ao mercado com dezenas de novos recursos
para aprimorar a produtividade pessoal, o trabalho em grupo e a eficiência
empresarial.
"O Office XP vai revolucionar o cotidiano
das pessoas, com recursos inovadores. Nossa intenção é
fazer com que o produto seja o centro das atividades do usuário.
Ele não precisará mais recorrer a outros caminhos para a
obtenção de informações", diz Mauro Muratório
Not, diretor-geral da Microsoft Brasil.
O produto é a seqüência
do Office 2000 e chega ao Brasil em cinco versões: Standard, Professional,
Professional com Front Page, Small Business e Developer. Além disso,
há uma edição limitada, o pacote de atualização
Professional Edição Especial. Em cada uma delas há
diferentes programas, todos com dezenas de novos recursos incorporados
para facilitar o dia-a-dia do usuário.
Aplicativos |
Standard
|
Professional
|
MS Word |
|
|
MS Excel |
|
|
MS Outlook |
|
|
MS PowerPoint |
|
|
MS Access |
|
|
Para aprimorar a produtividade pessoal,
o produto oferece maior confiabilidade e segurança do trabalho realizado,
com a inclusão de recursos como Auto Recuperação e
proteção a vírus no Outlook. Nos trabalhos em grupo,
há melhor colaboração em documentos e projetos, com
a coordenação de trabalho e conexão com outros integrantes,
principalmente pela utilização do Microsoft SharePoint Team
Services. A eficiência empresarial também é destacada
com a facilidade na análise de dados provenientes de aplicativos
internos, como programa de gestão ou solução de gerenciamento
de relações com o cliente (CRM), já que agora o Office
tem ferramentas que o tornam o front-end ideal para estes aplicativos.
Marcas Inteligentes - Uma das
principais inovações do Office XP são as Marcas Inteligentes,
um conjunto de botões que pode ser compartilhado dentro de qualquer
programa do pacote. O novo recurso funciona como uma caixa de texto que
reconhece palavras-chave para o usuário, sublinhadas com um traço
característico.
É possível acessar,
analisar e atualizar as informações diretamente da Web, clicando
na marca. Exemplo: um usuário anota o endereço de um estabelecimento
comercial e não sabe como chegar ao local. Ao escrever a palavra
"rua", ela é imediatamente reconhecida como uma palavra-chave e
uma caixa de texto é aberta, oferecendo um mapa, na Internet, com
a rota desejada. O mapa e qualquer outra informação contida
na caixa de texto são disponibilizados por fornecedores de serviços
de tecnologia que podem criar Marcas Inteligentes personalizadas. O Office
XP já traz algumas embutidas, mas empresas como Saraiva, Siciliano
e Apontador desenvolveram conteúdo próprio para o usuário
brasileiro, que pode acessar o site
específico para ter mais informações sobre as
Marcas Inteligentes disponíveis.
Tarefas - Outra mudança
importante do Office XP é a inclusão do Painel de Tarefas.
O recurso é uma grade que pode ser disposta na lateral da tela do
aplicativo para mostrar informações ao alcance imediato do
usuário, colocando em evidência as atividades mais usadas.
É possível encontrar arquivos mais recentes, alterar a fonte
do texto, o tamanho, a cor, entre tantas outras operações.
"Essa foi uma das características
mais marcantes no desenvolvimento do produto. Procuramos desenvolver um
recurso que reunisse, em um mesmo local, tudo o que o usuário desejasse,
sem que ele precisasse sair do ambiente para conseguir o que queria. Essa
foi uma das observações apontadas por clientes, em uma pesquisa
mundial feita pela Microsoft para saber de quais inovações
a nova versão necessitaria", explica Luiz Marcelo Moncau, diretor
de Mercadologia da subsidiária brasileira da Microsoft, destacando
que o Brasil foi um dos países consultados nessa grande reformulação.
A segurança e integridade
das informações também foram apontadas como pontos
primordiais na nova versão do Office. A Auto Recuperação,
por exemplo, permite que os usuários de Word, Excel, PowerPoint
ou Publisher possam recuperar seus documentos no caso de falha no equipamento
ou falta de energia, por exemplo. Desta forma, é possível
evitar perda das informações e economizar tempo na recriação
do arquivo. O recurso garante a integridade dos documentos até o
último segundo do trabalho executado. Na parte de segurança,
o Outlook - que assim como os outros programas que compõem o Office
XP terão a palavra 2002 adicionada ao nome, como Word 2002, Excel
2002 ou PowerPoint 2002 -, traz recursos para bloquear o recebimento de
algumas extensões de arquivos mais sujeitas a vírus, como
.exe, .vbs ou .bat.
Área de colaboração
- O Office XP traz vários recursos que beneficiarão a colaboração
em empresas. O acesso e análise de dados estão extremamente
simplificados, mesmo com dados provenientes de grandes programas de gestão.
É possível também selecionar e importar dados atualizados
da Web para visualização e análise no Excel, utilizando
o recurso Consulta a Web Atualizável e a função Real
Time Data.
O Office XP apresenta tabelas e gráficos
dinâmicos para o Access, tornando possível a análise
de tabelas, consultas, diferentes visualizações, funções
e formulários. Além disso, na versão Professional
com o Front Page, o recurso SharePoint Team Services permite o gerenciamento
de atividades de grupo em um site da Web ou na Intranet, especialmente
dedicado à equipe de trabalho. Cada integrante pode contribuir com
conteúdo de seu trabalho, trocando informações sobre
eventos, lançamentos, discussões em grupo e execução
de tarefas com o simples uso de um navegador.
Um recurso interessante para colaboração
é o Enviar para Revisão. Com ele, o usuário consegue
combinar as revisões e comentários feitos pelo grupo em documentos
do Word, Excel ou PowerPoint, compilando os documentos em uma única
versão final, com total controle por parte do autor. Totalmente
colorido, é possível aceitar ou rejeitar as alterações,
além de incluir novos comentários.
Contas de correio - As novas
funções de mensagem e colaboração do Outlook
agora controlam todas as mensagens pessoais ou do ambiente corporativo,
a partir de um único local. É possível enviar e receber
mensagens de correio eletrônico de diversas contas usando somente
a Caixa de Entrada do Outlook 2002.
Isto vale, inclusive, para serviços
de correio eletrônico gratuitos, como o MSN Hotmail, mantendo uma
única visão sobre todas as contas. Trocar mensagens instantâneas
pelo MSN Messenger é outro recurso inédito que pode ser usado
no programa. Quando algum dos contatos estiver on-line, será
possível identificá-lo e iniciar um bate-papo.
A atualização do produto
sobre versões anteriores está simplificada. Para facilitar
o processo de instalação, um assistente analisa a configuração
atual e instala o mesmo conjunto personalizado de componentes. O recurso
permite aos administradores de rede controlar a forma como querem que o
Office XP seja instalado em toda a empresa.
Pessoas de uma mesma organização
e usuários de redes locais ou remotas podem compartilhar informações
de maneira bastante objetiva e sem depender de uma infra-estrutura mais
complexa. Cada usuário ganha uma biblioteca de arquivos e dados,
bem como áreas públicas na Internet. Uma vantagem interessante
é o suporte a XML (eXtensible Markup Language), padrão que
permite uma comunicação mais fácil na Internet e com
sistemas legados. Por ser um padrão universal, possui maior flexibilidade
no gerenciamento de informações, facilitando a comunicação
entre clientes e fornecedores, por exemplo.
Comercialização
e promoções - O Office XP está disponível
na rede de varejo de todo o país. Professores e alunos podem comprar
o produto com 50% de desconto, apresentando um comprovante de matrícula
ou de vínculo empregatício, como parte do Programa Educacional
Microsoft, que fornece toda a linha de produtos da empresa a preços
promocionais.
Quem desejar uma pequena amostra
do produto pode adquirir uma versão de teste, que dá direito
de uso por 30 dias, pagando somente os custos de frete, manuseio e envio,
por volta de R$ 15,00. É só clicar no site do Office.
As informações adicionais
podem ser obtidas pelo Atendimento Microsoft, no telefone (0**11) 5853.2345,
ou pelo correio
eletrônico. O Office XP Standard tem preço estimado de
US$ 499 na versão completa e US$ 249 na versão de atualização.
Já o Office XP Professional, em versão completa, custará
cerca de US$ 599 na versão completa e US$ 349 para atualização.
Parceiros - A nova versão
do Office XP chega ao mercado brasileiro com apoio de diversos parceiros
e clientes. Totalmente integrado à Internet e com características
que disponibilizam mais informações a seus usuários,
o produto permite às empresas desenvolver conteúdos personalizados
para suas necessidades. "O Office XP abre novas possibilidades, revolucionando
a comunicação entre empresas e clientes. Companhias de diversos
setores, como automotivo, financeiro, mídia ou da área médica,
já estão se beneficiando das vantagens do produto", diz Luiz
Marcelo Moncau, diretor de mercadologia da Microsoft Brasil.
Várias empresas têm
desenvolvido soluções baseadas na nova versão, como
parte do programa Early Adopters da Microsoft. A Laboratórios Fleury
foi uma das companhias que participaram da iniciativa. Há 75 anos
no mercado, o centro de medicina diagnóstica está hoje entre
os cinco melhores do mundo e aposta em tecnologia para garantir a qualidade
de seus serviços. As funcionalidades mais usadas são as Marcas
Inteligentes. "Desenvolvemos aplicativos que facilitam o acesso à
informação, otimizando ainda mais o atendimento ao cliente",
diz Plínio Soares, diretor de informações do Laboratório
Fleury. "O Office XP é mais do que a evolução de uma
família de produtos. A nova versão traz uma série
de recursos que dão a transparência e agilidade aos processos
de que precisamos".
A área de colaboração
do produto também tem facilitado a comunicação em
outras empresas. Na fabricante de automóveis BMW, o Office XP é
utilizado para ganhar produtividade. A implementação do Share
Point Team Sevices na subsidiária brasileira, com o objetivo de
disponibilizar os relatórios extraídos do SAP-R/3 para toda
a equipe de vendas e administrativa, permitiu otimizar a geração
de relatórios, bem como reduzir o uso do vínculo com o servidor
SAP nos Estados Unidos. Isso possibilita que os usuários tenham
acesso aos relatórios on-line, garantindo que os dados analisados
sejam os mesmos para todos. De acordo com o gerente de tecnologia da informação
da fabricante, Geraldo Vecchiato, a estrutura da representação
brasileira
é muito enxuta, demandando um alto nível de gerenciamento
das informações. "A ampla colaboração entre
os diversos aplicativos do Office XP diminui o tempo de trabalho", resume
o executivo.
Por sua vez, a Rede Bandeirantes
de Rádio e Televisão conseguiu uma migração
tranqüila de plataforma, em tempo recorde, implementando o Office
XP em 120 máquinas. "O que nos motivou foram características
como redução de custo de propriedade, através do Suporte
a Instalação Remota, além do aumento de produtividade,
com a possibilidade de utilização dos recursos Enviar para
Revisão e Marcas Inteligentes", diz o diretor de tecnologia da informação
da empresa, Martin Eckschmiedt. "Tivemos uma receptividade muito boa por
parte dos usuários, sem problemas de compatibilidade".
Setor financeiro - O banco de
investimentos BBA é uma das primeiras instituições
do setor financeiro a adotar o produto. "A nova versão possibilita
um novo padrão de utilização da informação
para o usuário final, alinhado com nosso esforço para implantar
a tecnologia .Net", explica Francisco Pereira Coelho, gerente-geral de
tecnologia do banco. "A facilidade de migração foi extremamente
importante. Mesmo com uma base instalada muito grande, não houve
dificuldade nesse processo".
O BBA também aplica o recurso
de Marcas Inteligentes em sua base de clientes, disponibilizando informações
pessoais de cada correntista, que antes precisavam ser buscadas separadamente.
Além disso, por meio da Consulta Atualizável à Web
e do Real Time Data, a instituição conseguiu integrar um
conjunto amplo de dados da Internet que passaram a ser atualizados automaticamente
nos próprios documentos, enriquecendo e facilitando o trabalho.
A Agência Dinheiro Vivo também
desenvolveu uma aplicação similar ao integrar indicadores
e fontes de informação, facilitando sua personalização
e atualização. "Anteriormente, precisávamos desenvolver
soluções pesadas para transmitir dados ao usuário
final e mantê-los atualizados", explica Luís Nassif, diretor-presidente
da empresa, citando que a instituição tem o objetivo de disponibilizar
todas as informações de que uma pessoa jurídica necessita
para tomar uma decisão e, para isso, procura investir sempre em
tecnologia de ponta. "O Office XP permitiu a integração essencial
para garantir o máximo aproveitamento de dados e informações
disponíveis na Internet".
Integração entre os
aplicativos também foi um dos fatores que levou o Mercado Eletrônico
a adotar o Office XP. "Nossos usuários, sejam eles compradores ou
vendedores, utilizam as ferramentas do Office diariamente", conta Eduardo
Nader, diretor executivo da empresa. "Optar pelo programa de adoção
possibilitou que desenvolvêssemos uma série de aplicações
sem alterar um padrão ao qual o usuário já está
acostumado". Os aplicativos que rodam no próprio produto também
proporcionaram redução no custo de desenvolvimento. Outra
vantagem foi o aumento da base instalada de aplicativos nas empresas de
todos os portes no Brasil, abrindo portas de entradas para o Mercado Eletrônico.
"O Office XP faz as aplicações conversarem entre elas por
meio do XML, permite a integração com outros aplicativos
e sistemas legados proporcionando maior flexibilidade", completa.
A Microsoft Brasil conta ainda com
parceiros locais desenvolvendo Marcas Inteligentes. Na área jurídica,
a Saraiva criou uma aplicação que disponibilizará
uma série de informações sobre Direito. A Siciliano
também oferecerá conteúdo para seus clientes. O site
Apontador fornece informações sobre mapas, localizações
e pontos de referência.
Campanha - A Microsoft Brasil
está investindo mais de R$ 5,4 milhões na campanha de lançamento
do Office XP. Além do foco no canal e em clientes e parceiros que
participaram do programa de adoção, o investimento inclui
uma ampla campanha de mercadologia. "Mostraremos, por meio de metáforas,
como as novas características do produto facilitam o dia-a-dia das
pessoas", diz o diretor Luiz Marcelo Moncau.
Criada pela agência McCann-Erickson
e baseada no dístico "Office XP, a maneira + inteligente de se trabalhar",
a campanha inclui três filmes para televisão, além
de anúncios para mídia impressa. O objetivo é ampliar
o conceito de que a nova versão do produto não é apenas
um pacote de ferramentas revolucionárias, mas uma mudança
na forma de trabalhar dos usuários.
Uma das principais inovações
é a disponibilidade de informações para o usuário.
"Cada peça buscará esse enfoque abordando as novas características
do Office XP de forma bem-humorada", diz Marcelo Toledo, gerente de mercadologia
da Microsoft Brasil. "A partir de agora, o usuário não precisa
mais buscar a informação. Com os novos recursos, ela é
que virá diretamente a ele".
Cada comercial tem 30 segundos, sendo
veiculado nas principais capitais brasileiras, a partir de 31/5/2001, nas
emissoras Globo e SBT. A campanha em mídia impressa será
iniciada em seguida, com anúncios em jornais e revistas de grande
circulação nacional. |