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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/02/01 16:13:26
Compugraf se prepara para eventual apagão

Enquanto o país inteiro discute não só como será resolvida a crise de energia, mas principalmente como se sobreviverá a ela, a Compugraf aprimora sua infra-estrutura para que os clientes de rede privada virtual (VPN - virtual private network) continuem contando com os mesmos níveis de serviço que usufruem em condições normais. De acordo com o diretor de operações da companhia, Cláudio Bellanga, a companhia está investindo pesadamente em equipamentos. Estas ações se somam aos investimentos dos últimos anos em procedimentos de praxe para proteção da rede de falhas de energia. 

“Estão sendo comprados geradores, baterias e no-breaks que serão adicionados aos já existentes na empresa”, afirma o executivo. A preocupação em incrementar a infra-estrutura existente advém do fato da companhia desejar continuar garantindo o nível de serviço, hoje disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, o índice de disponibilidade do backbone da rede Compugraf é de 99,98%. Ou seja, é muito difícil que um cliente Compugraf enfrente problemas de queda de conexão (muito menos por falta de energia). Mesmo porque a companhia lança mão de uma série de artifícios para detectar problemas antes do cliente, através de seus sistemas de gerenciamento.

Permanente - Aliás, este fator garantiu que os investimentos para assegurar o serviço diante da chance de apagão fossem bem menores, uma vez que a companhia já dispunha de uma infra-estrutura para enfrentar blecautes. Bellanga conta que elevados investimentos são feitos permanentemente para garantir estabilidade à rede quanto à queda e falta de energia elétrica. Atualmente, a central de controle e gerenciamento da rede privativa da Compugraf é dotada de gerador com capacidade de operação ininterrupta por uma semana, além de no-breaks potentes que garantem a estabilidade nas interrupções mais curtas. 

Nos nós da rede de serviços Compugraf, no-breaks com autonomia variando de 2 a 6 horas garantem a operação. Nestes pontos, a companhia está reforçando a operação de maneira a duplicar a potência destes equipamentos. Toda a área de serviços de centro de contatos da Compugraf está também recebendo reforços para garantir a operação.

Bellanga afirma estar tranqüilo quanto à possibilidade de corte de energia por algumas horas. “O apagão não ameaça a prestação de serviços, pois já tínhamos rotinas de verificação e monitoração implementadas antes da possibilidade dos cortes”, afirma. Na lista de atividades preventivas está até a criação de uma equipe de plantão para o apagão, destinada a resolver problemas decorrentes de imprevistos e falhas de fornecedores. 

Economia - Independente destas ações visando a manutenção da operação, a companhia tem adotado procedimentos para a redução de consumo. Automatização de luzes, colocação de sensores de movimento para controle das luzes, interruptores individuais para salas de trabalho e ações para conscientização de funcionários são alguns dos procedimentos adotados pela empresa. Ultimamente, a companhia tem feito também treinamento em sua sede para simular os blecautes e identificar eventuais falhas.