Compugraf se prepara para eventual
apagão
Enquanto
o país inteiro discute não só como será resolvida
a crise de energia, mas principalmente como se sobreviverá a ela,
a Compugraf aprimora sua infra-estrutura
para que os clientes de rede privada virtual (VPN - virtual private
network) continuem contando com os mesmos níveis de serviço
que usufruem em condições normais. De acordo com o diretor
de operações da companhia, Cláudio Bellanga, a companhia
está investindo pesadamente em equipamentos. Estas ações
se somam aos investimentos dos últimos anos em procedimentos de
praxe para proteção da rede de falhas de energia.
“Estão sendo comprados geradores,
baterias e no-breaks que serão adicionados aos já
existentes na empresa”, afirma o executivo. A preocupação
em incrementar a infra-estrutura existente advém do fato da companhia
desejar continuar garantindo o nível de serviço, hoje disponível
24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, o índice de disponibilidade
do backbone da rede Compugraf é de 99,98%. Ou seja, é
muito difícil que um cliente Compugraf enfrente problemas de queda
de conexão (muito menos por falta de energia). Mesmo porque a companhia
lança mão de uma série de artifícios para detectar
problemas antes do cliente, através de seus sistemas de gerenciamento.
Permanente - Aliás,
este fator garantiu que os investimentos para assegurar o serviço
diante da chance de apagão fossem bem menores, uma vez que
a companhia já dispunha de uma infra-estrutura para enfrentar blecautes.
Bellanga conta que elevados investimentos são feitos permanentemente
para garantir estabilidade à rede quanto à queda e falta
de energia elétrica. Atualmente, a central de controle e gerenciamento
da rede privativa da Compugraf é dotada de gerador com capacidade
de operação ininterrupta por uma semana, além de no-breaks
potentes que garantem a estabilidade nas interrupções mais
curtas.
Nos nós da rede de serviços
Compugraf, no-breaks com autonomia variando de 2 a 6 horas garantem
a operação. Nestes pontos, a companhia está reforçando
a operação de maneira a duplicar a potência destes
equipamentos. Toda a área de serviços de centro de contatos
da Compugraf está também recebendo reforços para garantir
a operação.
Bellanga afirma estar tranqüilo
quanto à possibilidade de corte de energia por algumas horas. “O
apagão não ameaça a prestação de serviços,
pois já tínhamos rotinas de verificação e monitoração
implementadas antes da possibilidade dos cortes”, afirma. Na lista de atividades
preventivas está até a criação de uma equipe
de plantão para o apagão, destinada a resolver problemas
decorrentes de imprevistos e falhas de fornecedores.
Economia - Independente destas
ações visando a manutenção da operação,
a companhia tem adotado procedimentos para a redução de consumo.
Automatização de luzes, colocação de sensores
de movimento para controle das luzes, interruptores individuais para salas
de trabalho e ações para conscientização de
funcionários são alguns dos procedimentos adotados pela empresa.
Ultimamente, a companhia tem feito também treinamento em sua sede
para simular os blecautes e identificar eventuais falhas. |