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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/01 14:32:04
Livro aborda comunicação pessoal/empresarial 

Você já notou quantos erros de comunicação nós cometemos diariamente, prejudicando o nosso relacionamento com os familiares, os colegas e os clientes? O radialista e jornalista Rubens Dória observou, anotou e escreveu o livro "Dicas de comunicação pessoal e empresarial" para atletas, artistas, autoridades, empresários, políticos, sindicalistas e pessoas que trabalham com o público e a imprensa.

No livro, Rubens utiliza dicas simples e rápidas para compartilhar com o leitor os conhecimentos que adquiriu exercendo as atividades de comerciário, de radialista e jornalista em emissoras de rádio e assessorias de comunicação.

O livro informa o que se deve fazer para divulgar um produto ou um serviço para o público e para a imprensa, quais os cuidados que se deve ter com eventos, entrevistas, filmagens, fotos, roupas, aparência, postura e gestos para não prejudicar a imagem da pessoa e da empresa. Há até dicas de comunicação ao utilizar telefone, fax e Internet.

O autor sugere como atender os clientes e as pessoas que visitam a empresa, mostrando a relação da comunicação com a rapidez, a eficiência, a produtividade, o acesso à informação, o atendimento e o lucro. Destaca a importância do profissional de comunicação para a empresa e dá sugestões para quem já trabalha com Assessoria de Comunicação. Orienta como deve ser o relacionamento com a imprensa e como se comunicar em momentos difíceis da empresa. O livro também traz um glossário com algumas palavras e expressões usadas em comunicação.

Advogados, assistentes sociais, comerciários, escritores, funcionários públicos, gerentes, jornalistas e professores têm adquirido o livro para melhorar a comunicação nas suas atividades profissionais. Essa publicação de 119 páginas, e outras obras do autor, podem ser conhecidas pela Internet e adquiridas por correio eletrônico, pelo telefone (0**13) 9105.5146 ou escrevendo para a Caixa Postal 228, Santos/SP, CEP 11001-970.

Outros - Dória também é autor do "Dicionário de Sergipanês" com mais de 800 verbetes usados pelos sergipanos e pouco conhecidos em outras regiões do Brasil. A obra foi destacada na imprensa nacional (Rede Globo, Globo News, Rede TVE Brasil e Rede CBN de Rádio).

Rubens pesquisou as Datas Comemorativas do Brasil e fez um site com 1.500 datas de homenagens a santos e às categorias profissionais, além de aniversários de algumas cidades e pessoas famosas. As datas servem como pauta para matérias jornalísticas, campanhas publicitárias, realização de eventos e promoções para clientes e fornecedores. O jornalista criou o site "Conheça Bertioga", com endereços e informações turísticas sobre o município paulista.

Exemplos - Eis alguns trechos do livro "Dicas de Comunicação Pessoal e Empresarial":

Comportamento - As pessoas não são paredes, não seja arrogante, cumprimente (olhando nos olhos) aquelas que você encontra diariamente. Independentemente da posição hierárquica delas na empresa.

Linguagem - “Aaaaa”, “Bem”, “Bom”, “Certo?”, “Com Certeza”, “De repente”, “Ééééé”, "Então", “Entende?”, “Entendeu?”, “Hã hã”, “Não é verdade?”, “Né?”, “Muito bem”, “Ôôôôô”, “Olha”, “Sabe?”, “Tá?”, “Tá certo?”, ”Tá entendendo?”, “Tipo”, “Tipo assim”, “Veja bem”, “Viu?”. Quando estas expressões são repetidas demais, sem necessidade, transformam-se em “muletas” do orador. Evite usá-las, pois tornam a comunicação desagradável. 

Telefone - Antes de fazer um telefonema longo, uma reunião, palestra ou entrevista, informe-se bem sobre o que vai falar e escreva um roteiro para não esquecer algum assunto.

Atendimento ao visitante - Quando uma pessoa telefonar ou aparecer na empresa querendo falar com alguém, nunca diga “Quem deseja?” ou “Quem gostaria?”, pergunte “Quem quer falar?”. Se a pessoa procurada não estiver, não diga “Ela não se encontra”, fale “Ela não está. Posso ajudar ou você prefere deixar um recado?”.

Atendimento ao cliente - Evite deixar o cliente esperando enquanto você conversa pessoalmente ou por telefone.

Divulgação - Fique atento, muitas coisas podem ser transformadas em promoções, eventos e até notícia. Aqui estão alguns exemplos: inauguração, cem dias, aniversário, quinhentos dias, mil dias, reinauguração, mudança, reforma, ampliação, milionésimo atendimento, conquista de um prêmio, participação num evento importante, visita de alguém famoso, quebra de um recorde, mudança no comportamento dos clientes, aumento ou queda nas vendas.

Eventos - Ao promover um evento, decorar um local ou inaugurar uma obra consulte um profissional de imagem para que os fotógrafos e cinegrafistas tenham as melhores condições de trabalho. Isto evita imagens com fios, cordas, postes, mastros e outros obstáculos na frente da atração.

Internet - Não envie publicidade, piadas, correntes e similares, principalmente para fóruns, grupos de discussão e salas de bate papo (chat).

Aparência - Sentar-se em cadeiras baixas, atrás de mesas altas, dão a você a imagem de inferioridade. Sentar-se em cadeiras altas, atrás de mesas baixas, dão a você uma imagem de superioridade.

Roupas - Evite roupas com xadrez, listras ou cores berrantes diante de câmeras de TV, elas podem causar alterações na imagem de vídeo.

Filmagens e fotos - Durantes fotos ou filmagens, use lentes de contato ou óculos mais discretos com lentes e armação que não refletem as luzes das câmeras.

Gestos - Quando alguém estiver falando, preste atenção, ouça e olhe para o interlocutor. Evite fazer ou receber telefonemas, olhar o relógio, demonstrar insatisfação, sono, pressa, cansaço ou falta de atenção, principalmente se houver câmeras no local.

Postura - Mulheres devem tomar cuidado com saias curtas e pernas abertas ou cruzadas, principalmente quando há câmeras por perto.

Comunicação com a Imprensa - É preciso ter bom senso para usar o valioso espaço da imprensa. Uma informação só é notícia quando é útil para o público. Não force a divulgação do que não é notícia, isto irrita os jornalistas que levam o serviço a sério.

Horários - A maioria dos órgãos de comunicação tem um horário em que reúne todas as notícias que serão publicadas e não inclui mais nenhuma. É o horário de fechamento (deadline). Não adianta mandar uma notícia às 19 horas para sair no jornal de amanhã, quando o fechamento é às 18 horas, ou divulgar um evento numa publicação que chega às bancas depois que ele termina.

Quem dá a entrevista - Não dê entrevista sobre assunto que não entende. Se não domina o tema, não aceite, procure ou indique outra pessoa mais adequada e pergunte se ela pode dar a entrevista.

Como agir numa entrevista - Evite o sujeito oculto, use frases com sujeito, verbo e predicado. Fale na ordem direta, com começo, meio e fim. Use frases curtas. Seja claro, conciso e direto. Em rádio ou televisão, nunca segure o microfone de uma emissora de rádio ou tv. Só o repórter deve segurá-lo.