Livro aborda comunicação
pessoal/empresarial
Você
já notou quantos erros de comunicação nós cometemos
diariamente, prejudicando o nosso relacionamento com os familiares, os
colegas e os clientes? O radialista e jornalista Rubens Dória observou,
anotou e escreveu o livro "Dicas de comunicação pessoal e
empresarial" para atletas, artistas, autoridades, empresários, políticos,
sindicalistas e pessoas que trabalham com o público e a imprensa.
No livro, Rubens utiliza dicas simples
e rápidas para compartilhar com o leitor os conhecimentos que adquiriu
exercendo as atividades de comerciário, de radialista e jornalista
em emissoras de rádio e assessorias de comunicação.
O livro informa o que se deve fazer
para divulgar um produto ou um serviço para o público e para
a imprensa, quais os cuidados que se deve ter com eventos, entrevistas,
filmagens, fotos, roupas, aparência, postura e gestos para não
prejudicar a imagem da pessoa e da empresa. Há até dicas
de comunicação ao utilizar telefone, fax e Internet.
O autor sugere como atender os clientes
e as pessoas que visitam a empresa, mostrando a relação da
comunicação com a rapidez, a eficiência, a produtividade,
o acesso à informação, o atendimento e o lucro. Destaca
a importância do profissional de comunicação para a
empresa e dá sugestões para quem já trabalha com Assessoria
de Comunicação. Orienta como deve ser o relacionamento com
a imprensa e como se comunicar em momentos difíceis da empresa.
O livro também traz um glossário com algumas palavras e expressões
usadas em comunicação.
Advogados, assistentes sociais, comerciários,
escritores, funcionários públicos, gerentes, jornalistas
e professores têm adquirido o livro para melhorar a comunicação
nas suas atividades profissionais. Essa publicação de 119
páginas, e outras obras do autor, podem ser conhecidas pela
Internet e adquiridas por correio
eletrônico, pelo telefone (0**13) 9105.5146 ou escrevendo para
a Caixa Postal 228, Santos/SP, CEP 11001-970.
Outros - Dória também
é autor do "Dicionário
de Sergipanês" com mais de 800 verbetes usados pelos sergipanos
e pouco conhecidos em outras regiões do Brasil. A obra foi destacada
na imprensa nacional (Rede Globo, Globo News, Rede TVE Brasil e Rede CBN
de Rádio).
Rubens pesquisou as Datas
Comemorativas do Brasil e fez um site com 1.500 datas de homenagens
a santos e às categorias profissionais, além de aniversários
de algumas cidades e pessoas famosas. As datas servem como pauta para matérias
jornalísticas, campanhas publicitárias, realização
de eventos e promoções para clientes e fornecedores. O jornalista
criou o site "Conheça
Bertioga", com endereços e informações turísticas
sobre o município paulista.
Exemplos - Eis alguns trechos
do livro "Dicas de Comunicação Pessoal e Empresarial":
Comportamento - As pessoas
não são paredes, não seja arrogante, cumprimente (olhando
nos olhos) aquelas que você encontra diariamente. Independentemente
da posição hierárquica delas na empresa.
Linguagem - “Aaaaa”, “Bem”,
“Bom”, “Certo?”, “Com Certeza”, “De repente”, “Ééééé”,
"Então", “Entende?”, “Entendeu?”, “Hã hã”, “Não
é verdade?”, “Né?”, “Muito bem”, “Ôôôôô”,
“Olha”, “Sabe?”, “Tá?”, “Tá certo?”, ”Tá entendendo?”,
“Tipo”, “Tipo assim”, “Veja bem”, “Viu?”. Quando estas expressões
são repetidas demais, sem necessidade, transformam-se em “muletas”
do orador. Evite usá-las, pois tornam a comunicação
desagradável.
Telefone - Antes de fazer
um telefonema longo, uma reunião, palestra ou entrevista, informe-se
bem sobre o que vai falar e escreva um roteiro para não esquecer
algum assunto.
Atendimento ao visitante -
Quando uma pessoa telefonar ou aparecer na empresa querendo falar com alguém,
nunca diga “Quem deseja?” ou “Quem gostaria?”, pergunte “Quem quer falar?”.
Se a pessoa procurada não estiver, não diga “Ela não
se encontra”, fale “Ela não está. Posso ajudar ou você
prefere deixar um recado?”.
Atendimento ao cliente - Evite
deixar o cliente esperando enquanto você conversa pessoalmente ou
por telefone.
Divulgação -
Fique atento, muitas coisas podem ser transformadas em promoções,
eventos e até notícia. Aqui estão alguns exemplos:
inauguração, cem dias, aniversário, quinhentos dias,
mil dias, reinauguração, mudança, reforma, ampliação,
milionésimo atendimento, conquista de um prêmio, participação
num evento importante, visita de alguém famoso, quebra de um recorde,
mudança no comportamento dos clientes, aumento ou queda nas vendas.
Eventos - Ao promover um evento,
decorar um local ou inaugurar uma obra consulte um profissional de imagem
para que os fotógrafos e cinegrafistas tenham as melhores condições
de trabalho. Isto evita imagens com fios, cordas, postes, mastros e outros
obstáculos na frente da atração.
Internet - Não envie
publicidade, piadas, correntes e similares, principalmente para fóruns,
grupos de discussão e salas de bate papo (chat).
Aparência - Sentar-se
em cadeiras baixas, atrás de mesas altas, dão a você
a imagem de inferioridade. Sentar-se em cadeiras altas, atrás de
mesas baixas, dão a você uma imagem de superioridade.
Roupas - Evite roupas com
xadrez, listras ou cores berrantes diante de câmeras de TV, elas
podem causar alterações na imagem de vídeo.
Filmagens e fotos - Durantes
fotos ou filmagens, use lentes de contato ou óculos mais discretos
com lentes e armação que não refletem as luzes das
câmeras.
Gestos - Quando alguém
estiver falando, preste atenção, ouça e olhe para
o interlocutor. Evite fazer ou receber telefonemas, olhar o relógio,
demonstrar insatisfação, sono, pressa, cansaço ou
falta de atenção, principalmente se houver câmeras
no local.
Postura - Mulheres devem tomar
cuidado com saias curtas e pernas abertas ou cruzadas, principalmente quando
há câmeras por perto.
Comunicação com
a Imprensa - É preciso ter bom senso para usar o valioso espaço
da imprensa. Uma informação só é notícia
quando é útil para o público. Não force a divulgação
do que não é notícia, isto irrita os jornalistas que
levam o serviço a sério.
Horários - A maioria
dos órgãos de comunicação tem um horário
em que reúne todas as notícias que serão publicadas
e não inclui mais nenhuma. É o horário de fechamento
(deadline). Não adianta mandar uma notícia às
19 horas para sair no jornal de amanhã, quando o fechamento é
às 18 horas, ou divulgar um evento numa publicação
que chega às bancas depois que ele termina.
Quem dá a entrevista
- Não dê entrevista sobre assunto que não entende.
Se não domina o tema, não aceite, procure ou indique outra
pessoa mais adequada e pergunte se ela pode dar a entrevista.
Como agir numa entrevista
- Evite o sujeito oculto, use frases com sujeito, verbo e predicado. Fale
na ordem direta, com começo, meio e fim. Use frases curtas. Seja
claro, conciso e direto. Em rádio ou televisão, nunca segure
o microfone de uma emissora de rádio ou tv. Só o repórter
deve segurá-lo. |