J.D.Edwards e IBM participam da
Apas 2001
Com
um estande de 100 m², a J.D.
Edwards demonstra suas soluções de comércio colaborativo
na Apas 2001. Fornecedora de soluções de colaboração
para a economia
da era da Internet, a empresa participa, junto com a IBM, de um dos maiores
eventos do Brasil para o varejo, de 21 e 24/5/2001, no Expo Center Norte,
em São Paulo.
O estande se
localiza no Pavilhão Verde (nº 74) e conta com quatro ilhas
temáticas: Fábrica; Distribuição; Loja Virtual;
Frente de Caixa/Gestão de Lojas. Nas duas primeiras, a J.D. Edwards
demonstra as aplicações do OneWorld Xe, solução
de gestão empresarial 100% Web, bem como a sua solução
de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Na ilha "Fábrica",
os visitantes conferem os benefícios da adoção de
soluções de gerenciamento, como otimização
do plano de produção, melhor uso de ativos, reposição
contínua de mercadorias e menor erro de previsão. Já
na ilha "Distribuição" podem ser conferidas as vantagens
da solução de cadeia de suprimentos, como redução
do desabastecimento em gôndola; aumento do giro de estoque; integração
da gestão da cadeia de suprimentos; padronização do
transporte e armazenagem.
CPFR
- A J.D. Edwards também apresenta suas soluções baseadas
no conceito de Colaborative Planning, Forecasting & Replenishment (CPFR),
que visa integrar as
informações
de varejo e indústria. "A tecnologia dos produtos da J.D. Edwards
permite integrar facilmente processos de negócios ao longo de toda
a cadeia, possibilitando, por exemplo, que o fabricante tenha informação
on-line
do seu produto no ponto de venda. A solução traz benefícios
para o fabricante, varejista e, principalmente para o consumidor final",
explica o especialista em CPFR e cadeia de suprimentos dessa empresa, Américo
de Paula e Silva Junior.
Nas ilhas Loja
Virtual e Frente de Caixa/Gestão de Loja, a IBM apresenta soluções
de negócios eletrônicos, baseadas na Websphere Commerce Suite,
totalmente integradas ao OneWorld Xe da J.D. Edwards, além de soluções
para automação comercial. "Com isso, o visitante pode assistir
a uma apresentação completa, do planejamento da produção
à emissão do cupom fiscal no ponto de venda, ou confirmação
eletrônica da compra on-line, passando por todos os processos
envolvidos no comércio colaborativo", explica a diretora de Mercadologia
da J.D. Edwards, Simone
Orlandi.
Ediouro
- O sistema de gestão empresarial OneWorld foi escolhido recentemente
pela Ediouro, holding composta por várias empresas, para
aumentar a agilidade dos processos empresariais e facilitar a tomada de
decisão em todos os departamentos da empresa. A editora utilizará
as aplicações de manufatura, distribuição/logística,
finanças e vendas.
A editora investirá
US$ 500 mil na primeira fase do projeto e escolheu a J.D.Edwards para obter
sustentação necessária à reestruturação
do grupo e ao crescimento programado para os próximos anos. "Como
estamos passando por um período de mudanças e precisamos
adotar uma estratégia agressiva de crescimento, buscamos no mercado
um sistema de gerenciamento que tivesse capacidade para atender nossa demanda.
Após longo período de avaliações, decidimos
pelo OneWorld", explica Luiz Fernando Pedroso, diretor financeiro e de
planejamento da holding.
O executivo
salienta que há aproximadamente dois anos a empresa estava em busca
de uma solução que permitisse um completo suporte de decisões
e, ao mesmo tempo, automatizasse os processos. "Reavaliamos nossa estrutura
e, também, as espeficicações técnicas do OneWorld
e chegamos a conclusão de que, entre os sistemas de gestão
do mercado, este é o que mais se adapta ao nosso modelo".
A relação
custo-benefício também foi levada em consideração.
"O sistema que usávamos anteriormente não estava mais atendendo
nossas exigências. Como possuímos uma cultura diferenciada
de operações por trabalharmos com variados tipos de negócios
- que englobam livros de interesse geral, livros didáticos, revistas
informativas, gráfica comercial e, ainda um portal de notícias
de tecnologia -, temos que contar com total apoio para que o sistema decisório
seja o mais rápido possível. Justamente por este motivo,
decidimos investir na aquisição do produto da J.D. Edwards",
diz o diretor da Ediouro .
Argentina
- A partir de 5/2001, a J. D. Edwards Brasil passa a coordenar as
operações
realizadas no Cone Sul, incluindo Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai,
Bolívia e Peru. "Nossa responsabilidade aumenta também em
razão dos excelentes resultados obtidos no País", afirma
Raphael Galiano Neto, diretor-geral da empresa no Brasil. "Apenas nesse
trimestre fiscal", explica Galiano, "conquistamos oito novos clientes com
nossas soluções de comércio colaborativo via Web,
OneWorldXe." A reorganização anunciada pela J. D. Edwards
faz parte de um projeto que visa dar mais agilidade à companhia
em nível mundial.
Segundo o diretor-geral
da filial brasileira, a meta é crescer 120% no ano de 2001. No último
exercício fiscal, a subsidiária local registrou um aumento
de receita total da ordem de 57%. As receitas na venda de programas cresceram
ainda mais: 88%. Na nova lista de clientes da empresa no Brasil estão
companhias do porte de Nadir Figueiredo, Stemac, Terra, Berlitz, Globo
Cabo, Kraft/Nabisco, Johnson & Johnson Medical, entre outras. Na área
de serviços, conquistou, em parceria com a Unisys, o contrato da
ECT. A empresa possui 138 clientes locais e 100 funcionários diretos.
"O momento é muito positivo para a J.D. Edwards no Brasil, não
alteraremos nossa estrutura local."
A expansão
no enfoque das operações da J.D. Edwards na América-Latina
também faz parte da estratégia da empresa para a região.
"A América Latina é uma das regiões e maior crescimento
para a nossa companhia e consideramos que o mercado latino-americano é
peça fundamental para o nosso crescimento global", declara o vice-presidente
e diretor-geral para a América Latina e Canadá, David Packer.
"Para colaborar
com este esforço, estamos implementando diversos acordos em mercados
específicos. Consideramos que isso nos ajudará a oferecer
uma gama maior de produtos e a chegar a um maior número de clientes.
Além disso, teremos a consolidação de nossas operações
de vendas no Cone Sul que, de agora em diante, serão coordenadas
pelo nosso escritório em São Paulo", finaliza.
Planos
- A subsidiária brasileira anunciou em 4/2001 sua estratégia
de atuação para o mercado de prestadores de serviços
em sete áreas de negócios: saúde, utilidades, energia
e petróleo, telecomunicações, engenharia e construção,
setor imobiliário e educação. Segundo Raphael Galiano
Neto, a atenção especial a esses setores é uma decorrência
do amadurecimento do mercado de serviços no País e também
uma evolução na trajetória da J.D. Edwards no Brasil.
“Ao longo dos anos a J.D. Edwards deu uma importância muito grande
à área de serviços, notadamente nos setores de petroquímica,
construção e governo. Tivemos excelentes resultados e queremos
colocar nossa experiência também a serviço de outros
segmentos."
Russ Lefevre,
gerente de serviços da empresa, explica que os investimentos mundiais
das empresas de serviço em tecnologia, segundo o International Data
Corporation (IDC) passarão dos US$ 621 milhões registrados
em 1999 para US$ 11 bilhões em 2003, justamente por causa da importância
da adoção de novas tecnologias no desempenho de cada setor.
Ele nota que no Brasil o setor de serviços representa 42% do Produto
Interno Bruto (PIB). A J.D. Edwards tem solucões flexíveis
que agregam valor aos negócios na área de prestação
de serviços, não só oferecendo aplicativos Web e criação
de portais personalizados, mas automatizando os processos e negócios
por toda cadeia de serviços.
Há 12
anos no mercado latino-americano, a J.D. Edwards tem, atualmente, a mais
de 850 clientes na região e provê soluções de
software
empresarial aos setores petroleiro,
químico e farmacêutico, à indústria de alimentos
e bebidas e ao setor governamental. Fundada em 1977 e sediada em Denver
(Colorado/EUA), é uma das principais fornecedoras de soluções
para a colaboração entre as empresas na economia da era da
Internet. As soluções abertas da empresa dão às
companhias liberdade para escolher como montar suas aplicações
internas e como eles desejam colaborar com seus parceiros e clientes através
da cadeia de suprimentos para melhorar as vantagens competitivas. |