Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105c011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/01 20:25:42
Nova ferramenta integra o Adabas à Internet 

Desenvolvida pela paulistana Grow Tecnologia, uma nova ferramenta permitirá que os dados armazenados em antigos bancos de dados Adabas possam ser facilmente acessados através da Internet. A novidade foi um dos destaques da empresa no IT Partners 2001, realizado pela Perroti Partners em 22/5/2001, na capital paulista. Muito utilizado por grandes corporações e órgãos públicos desde a década de 70, o banco de dados Adabas ainda é predominante no ambiente financeiro e empresas de serviços públicos. Mesmo funcionando muito bem, o programa tem o inconveniente de ter sido escrito muito antes do surgimento da Internet – e até mesmo da microinformática – o que o transforma numa espécie de "ilha de dados" dentro das organizações. 

Até hoje, as ferramentas disponíveis no mercado permitiam apenas o uso do banco de dados do sistema com o auxílio de programas como Natural ou Cobol, executados no ambiente de mainframe, o que exigia um complexo nível de conhecimento e processos extremamente lentos de implantação. 

Com o novo gateway Data Bringer, da Grow Tecnologia, o velho Adabas ganha uma interface cliente/servidor para a sua base de dados. Utilizando a linguagem SQL, o gateway permite que o cliente tenha acesso às informações contidas no Adabas, através de interfaces de fácil uso e acesso simplificado. "Com a adaptação do sistema ao dialeto SQL, fica dispensada qualquer necessidade de treinamento aprofundado sobre o banco de dados Adabas", comenta Francisco Benzi, diretor executivo da Grow Tecnologia da Informação.

As novas funcionalidades oferecidas pelo Data Bringer permitem que o usuário faça a conexão simultânea de diferentes servidores e, se desejar, a transferência da base de dados Adabas para qualquer outra base de dados desejada. "O acesso ao banco de dados Adabas - diz Francisco -, a partir de diferentes plataformas e ambientes operacionais, possibilita que o usuário possa gerenciar o conteúdo conforme suas necessidades". 

Com sistema de segurança de acesso baseado em perfis e centralizado no servidor, o gateway da Grow Tecnologia possui características únicas no mercado: o servidor Data Bringer usa comandos básicos do Adabas para acesso ao banco e disponibiliza os dados para qualquer plataforma de programas do mercado a partir de chamadas em linguagem SQL, tudo sob o controle da infra estrutura oferecida pelo produto.

Fortemente atrelada à facilidade de gerenciamento, a ferramenta possui apenas cinco funções e dez comandos, atendendo a todos os tipos de aplicações cliente/servidor, com disponibilidade de acesso in loco ou via Internet. 

A Grow Tecnologia da Informação é uma desenvolvedora de sistemas e aplicativos, criando soluções para segmentos como negócios empresariais, integração de Tecnologia da Informação, produção de negócios, soluções de segurança e comércio eletrônico.