Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105c001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/18/01 11:35:00
Sozinho, você será sempre o último a saber 

Mantenha-se atualizado por e-mail e participe das comunidades on-line

Sergio Buaiz (*)
Colaborador

Como está seu ambiente profissional? Concorrido? Você tem feito cursos de atualização? Lê todas as publicações especializadas no seu segmento? Todos os livros e artigos?!!!

Difícil né? É muita informação... e você é um só!

Já não é novidade que o conhecimento tem se multiplicado cada vez mais rápido nos últimos anos. Também não é novidade que você precisa estar sempre se reciclando, buscando esses conhecimentos para manter-se bem no mercado. Afinal, estar atualizado sobre a sua profissão é condição básica de sobrevivência!

Hoje, quando um jovem termina sua faculdade, é provável que muitos conhecimentos adquiridos quatro anos antes, no início do curso, já estejam ultrapassados. São novas técnicas, visões, experimentos... enfim, a pessoa que deposita todo o seu futuro na educação formal é séria candidata ao desemprego. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, nos quatro cantos do mundo. E você não pode mais esperar que as novidades sejam publicadas em livros para saber que elas existem!

O que fazer então? Como acessar os conhecimentos mais recentes sobre a sua atividade?

Sozinho, você não será capaz de acompanhar tantas transformações, nem terá condição de avaliar o que vale a pena estudar. Você precisará das dicas e das indicações de outras pessoas, para encontrar um caminho. Ou seja, a resposta está no networking. A resposta está na Internet!

A Internet nada mais é que uma imensa enciclopédia sobre todos os assuntos, atualizada em tempo real. Ou seja, tudo o que existe de mais novo em todas as áreas está, certamente, em algum ponto da Internet...

Pois bem, aí reside o grande X da questão: onde estão essas informações?! Como identificar as informações relevantes dentro de um universo em constante crescimento, onde a maioria das informações são inúteis e provenientes de fontes questionáveis, sem credibilidade?

Sim, a Internet é um palheiro e você precisa encontrar as agulhas que te interessam. Mais que isso, tem que ser um dos primeiros a encontrar essas agulhas, para se posicionar na dianteira em sua profissão!

Sem dúvidas, não é uma tarefa nada fácil. Existem mecanismos de busca excelentes que podem ajudar, como o famoso Yahoo!, o poderoso Google e outros tantos, mas a busca por esses meios pode ser um martírio, dependendo do que se procura. Isto porque, entre os 100 resultados de qualquer pesquisa, 1 deve atender ao que você espera... e o resto? O resto é lixo mesmo!

Está bem. O que se pode fazer então? Como encontrar o veio de ouro no meio de tanta porcaria publicada aos quatro ventos pela Net? Como estar sempre atualizado sobre a sua profissão e conquistar sua vantagem competitiva? Quer uma dica?! Um atalho?!!!

É simples: esteja perto do fogo!

Onde ele está? Ah! Você vai precisar da ajuda de outras pessoas para encontrá-lo!

Contatos imediatos com super-homens - Sou um pioneiro da Internet e algumas coisas aprendi através dela nos últimos 5 anos. A principal e mais valiosa delas é perceber que a grande rede transforma os super-homens em homens normais e acessíveis, como nós. Basta que você pesquise o caminho correto e use as palavras mágicas para estabelecer "contatos imediatos".

Em primeiro lugar, vamos definir quem são esses super-homens. Quem são as super-mulheres?! Oras, são os especialistas, as pessoas de maior destaque nacional (e mundial) em suas profissões. Pessoas que fazem fogo,  e que podem te colocar perto dele também!

Não sei qual a sua profissão, e isso pouco importa. Mas garanto que existe pelo menos uma meia-dúzia de grandes nomes que vêm à sua mente quando pensa no assunto. Quem escreveu aquele livro que tanto te ensinou? Quem deu aquela entrevista incrível no programa do Jô? Quem está envolvido naquele projeto de vanguarda? Quem está por trás daquele estudo XYZ?

Sabendo quem são essas pessoas, você tem meio caminho andado para conseguir a ajuda delas!

— Ajuda?! Que ajuda?!!!

Calma! Existem alguns segredinhos sobre esses super-homens e mulheres que eu vou contar agora.

O que os super-homens gostam de ouvir - Antes de mais nada, entenda que os super-homens são iguais a você. Não tenha medo de se aproximar deles, se tiver algo de interessante a dizer e, sobretudo, perguntar.

Os grandes especialistas, em todas as áreas, têm algumas características em comum. São inteligentes, têm sede de conhecimento e são muito bem relacionados. Mais que isso, são relacionáveis, pois só chega à condição de "super-homem", hoje em dia, quem entendeu e utiliza corretamente os princípios de networking.

Por isso, e apesar de sempre existirem exceções, eu arriscaria dizer que os maiores especialistas do mundo, em todas as áreas, usam a Internet para se atualizar. E usam, sobretudo, as comunidades on-line para isso. Por que? É simples: não existe meio mais rápido de manter-se atualizado, sobre o que quer que seja.

É provável que a maioria ande meio escondida por aí, mas é difícil imaginar um profissional que faz fogo longe da Internet. Um profissional que não tenha e-mail e não faça bom uso dele...

Outra característica que essas pessoas têm em comum é o prazer de ensinar. Escritores, professores e outros profissionais, especialmente os teóricos, gostam muito de transmitir suas idéias, compartilhando o que aprenderam. E não existe prazer maior do que orientar alguém que está buscando conhecimento!

Alguns desses profissionais, uma vez tocados pelas suas "palavras mágicas", podem dedicar um bom tempo para orientá-lo, trocando e-mails e enviando dicas valiosas. Outros, pela correria natural do dia-a-dia, talvez não tenham o mesmo tempo para atendê-lo com tanta presteza, mas você não precisa ocupá-los por muito tempo. Na verdade, você só precisa de uma "indicação".

E quer saber quais são as tais palavras mágicas que eu sempre me refiro?! Você já sabe: AJUDAR e INDICAR são as palavras mais poderosas do novo milênio! 

O segredo para uma boa comunicação com essas pessoas é ser simpático e objetivo. Peça ajuda, mas saiba perguntar. Não peça as respostas. Peça os caminhos (dicas de sites, livros e listas que podem ajudá-lo sobre o tema X), que são bem mais importantes. Na maioria das vezes, eles darão as dicas e incluirão as respostas como brinde, pela sua vocação natural de ensinar.

Quer um exemplo? Logo que eu comecei a acessar a Internet, editava um jornal segmentado sobre Marketing de Rede e era um pesquisador compulsivo. Por tratar-se de um assunto pouco conhecido no Brasil, eu buscava livros, artigos e sites estrangeiros para me informar.

Certa vez, entrei no site do escritor Richard Poe, ex-editor da Success Magazine e autor de dois best-sellers sobre o assunto (tendo liderado as listas dos mais vendidos no New York Times e Newsweek). Ou seja, uma pessoa realmente importante no setor. Enviei um e-mail pedindo sua opinião sobre um assunto e, para a minha surpresa, recebi sua resposta em menos de 24h. Com uma gentileza fora do comum! Em seguida, trocamos mais alguns e-mails, que deram origem a uma entrevista e outras informações que foram muito importantes para o meu desenvolvimento profissional.

A experiência positiva com o Poe me deu coragem de tentar o mesmo com outros chamados "figurões" daquela indústria que, para a minha surpresa, me atenderam sempre muito bem (não todos, mas uma grande maioria). 

Hoje, sempre que preciso de alguma informação sobre qualquer assunto, vou perto do fogo. No fim das contas, descobri que não existem mais "super-homens"... somos todos iguais!

Os iguais que valem a pena - Você pode procurar contatos com os ditos "super-homens" através dos mecanismos de busca, seus sites pessoais ou mesmo pelo e-mail divulgado em livros e artigos. Entretanto, nem sempre os profissionais mais destacados de uma área são os melhores contatos para o aprendizado do dia-a-dia. Para uma pergunta específica, eles podem ser bastante solícitos, mas a continuidade da relação é complicada pela agenda reduzida dessas pessoas, que estão sempre muito visíveis, com muitos compromissos etc.

Por outro lado, um dos poderes da Internet mais interessantes é o de proporcionar a todos, em igualdade de condições, voz para emitir suas idéias com liberdade. Pessoas que, assim como você, também estão buscando atualização, recursos e oportunidades. Pessoas que estão dispostas a trocar conhecimento e compartilhar suas experiências, contribuindo para que todos tenham um aprimoramento contínuo em suas atividades.

Estas pessoas viviam isoladas antes da Internet. Em alguns casos, se encontravam em faculdades, cursos e outros ambientes de interesse comum, mas isso ficava limitado a fatores físicos de tempo e espaço. Além disso, era difícil manter o relacionamento, com tantas obrigações diárias e a correria de sempre...

Hoje, porém, a Internet permite a criação de ambientes virtuais, segmentados por áreas de interesse e assuntos: as comunidades online.

Utilizando os recursos de listas de discussão, fórum, bate-papo, perfis, agenda de eventos, banco de arquivos e muitos outros, as comunidades on-line podem se tornar verdadeiros pontos de encontro destes profissionais, com as facilidades de comunicação da Internet e, o que é melhor, sem a necessidade de um contato presencial, dificultado pelas diferenças de horário, distâncias geográficas e as outras limitações citadas.

As comunidades on-line costumam ser inauguradas por uma pessoa interessada no tema, que divulga para outras através do boca-a-boca e vai atraindo novos adeptos ao longo de sua existência.

Aos poucos, vai se formando uma rede de relações bastante interessante e produtiva, onde as pessoas emitem suas opiniões, divulgam informações úteis, fazem perguntas e respondem outras questões, sempre com o objetivo de gerar conhecimento para aquele grupo.

Quando bem selecionadas e orientadas, as comunidades online formam um networking poderoso, capaz de ajudar no aprimoramento profissional e até mesmo em uma eventual recolocação no mercado.

A convivência neste ambiente, mesmo que virtual, pode dar origem a amizades, parcerias e outras oportunidades naturais que se conseguiria em uma sala de aula, com a vantagem de não ter custo e nem obrigação.

Qualquer pessoa pode iniciar ou participar de uma comunidade on-line, desde que esteja disposta a compartilhar recursos, mantendo um bom nível de convivência e relacionamento.

As comunidades on-line podem ser abertas ou restritas, dependendo da forma como são disponibilizadas. Nas comunidades abertas, que costumam reunir algumas centenas de participantes, a inscrição é livre para qualquer pessoa, e normalmente os temas costumam ser tratados de um modo mais superficial. Já nas comunidades restritas, como a participação é vinculada a uma indicação/liberação, é natural que sejam formadas por grupos menores (algumas dezenas), mais selecionados e com um foco de debates mais definido.

Existem vários sites que oferecem os recursos para a formação de uma comunidade on-line, com destaque para o internacional eGroups (que foi incorporado pela Yahoo Inc. e agora se chama Yahoogroups). Outros serviços são disponibilizados em português, com destaque para Grupos.com.br e MeuGrupo. Dentro desses serviços, é possível procurar a sua turma ou criar uma nova, com o objetivo de reunir informações sobre os assuntos que te interessa.

A verdade é uma só: isolado, você estará sempre em desvantagem no mercado. Use a Internet para se relacionar com pessoas interessantes, que podem ajudá-lo profissionalmente. Use a Internet para obter as informações que você precisa. Use a Internet para aprender!!!

O networking construído pela Internet se constitui no maior banco de recursos que você pode ter nesse novo milênio. Não perca tempo: participe das comunidades on-line!

(*) Sergio Buaiz é publicitário e escritor, participando também nos sites Widebiz, Vencer, Wwwork, Vendamais, Economiabr, Surftrade, Nettudo, Nova-e, Paranashop, Clickcerto, Fenead, Tradefairs, Estudando, Esaber e Multivirtual.