Sozinho, você será
sempre o último a saber
Mantenha-se atualizado por
e-mail
e
participe das comunidades on-line
Sergio Buaiz (*)
Colaborador
Como está
seu ambiente profissional? Concorrido? Você tem feito cursos de atualização?
Lê todas as publicações especializadas no seu segmento?
Todos os livros e artigos?!!!
Difícil né? É
muita informação... e você é um só!
Já não é novidade
que o conhecimento tem se multiplicado cada vez mais rápido nos
últimos anos. Também não é novidade que você
precisa estar sempre se reciclando, buscando esses conhecimentos para manter-se
bem no mercado. Afinal, estar atualizado sobre a sua profissão é
condição básica de sobrevivência!
Hoje, quando um jovem termina sua
faculdade, é provável que muitos conhecimentos adquiridos
quatro anos antes, no início do curso, já estejam ultrapassados.
São novas técnicas, visões, experimentos... enfim,
a pessoa que deposita todo o seu futuro na educação formal
é séria candidata ao desemprego. Tudo está acontecendo
ao mesmo tempo, nos quatro cantos do mundo. E você não pode
mais esperar que as novidades sejam publicadas em livros para saber que
elas existem!
O que fazer então? Como acessar
os conhecimentos mais recentes sobre a sua atividade?
Sozinho, você não será
capaz de acompanhar tantas transformações, nem terá
condição de avaliar o que vale a pena estudar. Você
precisará das dicas e das indicações de outras pessoas,
para encontrar um caminho. Ou seja, a resposta está no networking.
A resposta está na Internet!
A Internet nada mais é que
uma imensa enciclopédia sobre todos os assuntos, atualizada em tempo
real. Ou seja, tudo o que existe de mais novo em todas as áreas
está, certamente, em algum ponto da Internet...
Pois bem, aí reside o grande
X da questão: onde estão essas informações?!
Como identificar as informações relevantes dentro de um universo
em constante crescimento, onde a maioria das informações
são inúteis e provenientes de fontes questionáveis,
sem credibilidade?
Sim, a Internet é um palheiro
e você precisa encontrar as agulhas que te interessam. Mais que isso,
tem que ser um dos primeiros a encontrar essas agulhas, para se posicionar
na dianteira em sua profissão!
Sem dúvidas, não é
uma tarefa nada fácil. Existem mecanismos de busca excelentes que
podem ajudar, como o famoso Yahoo!,
o poderoso Google e outros tantos,
mas a busca por esses meios pode ser um martírio, dependendo do
que se procura. Isto porque, entre os 100 resultados de qualquer pesquisa,
1 deve atender ao que você espera... e o resto? O resto é
lixo mesmo!
Está bem. O que se pode fazer
então? Como encontrar o veio de ouro no meio de tanta porcaria publicada
aos quatro ventos pela Net? Como estar sempre atualizado sobre a sua profissão
e conquistar sua vantagem competitiva? Quer uma dica?! Um atalho?!!!
É simples: esteja perto do
fogo!
Onde ele está? Ah! Você
vai precisar da ajuda de outras pessoas para encontrá-lo!
Contatos imediatos com super-homens
- Sou um pioneiro da Internet e algumas coisas aprendi através dela
nos últimos 5 anos. A principal e mais valiosa delas é perceber
que a grande rede transforma os super-homens em homens normais e acessíveis,
como nós. Basta que você pesquise o caminho correto e use
as palavras mágicas para estabelecer "contatos imediatos".
Em primeiro lugar, vamos definir
quem são esses super-homens. Quem são as super-mulheres?!
Oras, são os especialistas, as pessoas de maior destaque nacional
(e mundial) em suas profissões. Pessoas que fazem fogo, e
que podem te colocar perto dele também!
Não sei qual a sua profissão,
e isso pouco importa. Mas garanto que existe pelo menos uma meia-dúzia
de grandes nomes que vêm à sua mente quando pensa no assunto.
Quem escreveu aquele livro que tanto te ensinou? Quem deu aquela entrevista
incrível no programa do Jô? Quem está envolvido naquele
projeto de vanguarda? Quem está por trás daquele estudo XYZ?
Sabendo quem são essas pessoas,
você tem meio caminho andado para conseguir a ajuda delas!
— Ajuda?! Que ajuda?!!!
Calma! Existem alguns segredinhos
sobre esses super-homens e mulheres que eu vou contar agora.
O que os super-homens gostam de
ouvir - Antes de mais nada, entenda que os super-homens são
iguais a você. Não tenha medo de se aproximar deles, se tiver
algo de interessante a dizer e, sobretudo, perguntar.
Os grandes especialistas, em todas
as áreas, têm algumas características em comum. São
inteligentes, têm sede de conhecimento e são muito bem relacionados.
Mais que isso, são relacionáveis, pois só chega à
condição de "super-homem", hoje em dia, quem entendeu e utiliza
corretamente os princípios de networking.
Por isso, e apesar de sempre existirem
exceções, eu arriscaria dizer que os maiores especialistas
do mundo, em todas as áreas, usam a Internet para se atualizar.
E usam, sobretudo, as comunidades on-line para isso. Por que? É
simples: não existe meio mais rápido de manter-se atualizado,
sobre o que quer que seja.
É provável que a maioria
ande meio escondida por aí, mas é difícil imaginar
um profissional que faz fogo longe da Internet. Um profissional que não
tenha e-mail e não faça bom uso dele...
Outra característica que essas
pessoas têm em comum é o prazer de ensinar. Escritores, professores
e outros profissionais, especialmente os teóricos, gostam muito
de transmitir suas idéias, compartilhando o que aprenderam. E não
existe prazer maior do que orientar alguém que está buscando
conhecimento!
Alguns desses profissionais, uma
vez tocados pelas suas "palavras mágicas", podem dedicar um bom
tempo para orientá-lo, trocando e-mails e enviando dicas
valiosas. Outros, pela correria natural do dia-a-dia, talvez não
tenham o mesmo tempo para atendê-lo com tanta presteza, mas você
não precisa ocupá-los por muito tempo. Na verdade, você
só precisa de uma "indicação".
E quer saber quais são as
tais palavras mágicas que eu sempre me refiro?! Você já
sabe: AJUDAR e INDICAR são as palavras mais poderosas do novo milênio!
O segredo para uma boa comunicação
com essas pessoas é ser simpático e objetivo. Peça
ajuda, mas saiba perguntar. Não peça as respostas. Peça
os caminhos (dicas de sites, livros e listas que podem ajudá-lo
sobre o tema X), que são bem mais importantes. Na maioria das vezes,
eles darão as dicas e incluirão as respostas como brinde,
pela sua vocação natural de ensinar.
Quer um exemplo? Logo que eu comecei
a acessar a Internet, editava um jornal segmentado sobre Marketing de Rede
e era um pesquisador compulsivo. Por tratar-se de um assunto pouco conhecido
no Brasil, eu buscava livros, artigos e sites estrangeiros para me informar.
Certa vez, entrei no site do escritor
Richard Poe, ex-editor da Success Magazine e autor de dois best-sellers
sobre o assunto (tendo liderado as listas dos mais vendidos no New York
Times e Newsweek). Ou seja, uma pessoa realmente importante
no setor. Enviei um e-mail pedindo sua opinião sobre um assunto
e, para a minha surpresa, recebi sua resposta em menos de 24h. Com uma
gentileza fora do comum! Em seguida, trocamos mais alguns e-mails,
que deram origem a uma entrevista e outras informações que
foram muito importantes para o meu desenvolvimento profissional.
A experiência positiva com
o Poe me deu coragem de tentar o mesmo com outros chamados "figurões"
daquela indústria que, para a minha surpresa, me atenderam sempre
muito bem (não todos, mas uma grande maioria).
Hoje, sempre que preciso de alguma
informação sobre qualquer assunto, vou perto do fogo. No
fim das contas, descobri que não existem mais "super-homens"...
somos todos iguais!
Os iguais que valem a pena
- Você pode procurar contatos com os ditos "super-homens" através
dos mecanismos de busca, seus sites pessoais ou mesmo pelo e-mail
divulgado em livros e artigos. Entretanto, nem sempre os profissionais
mais destacados de uma área são os melhores contatos para
o aprendizado do dia-a-dia. Para uma pergunta específica, eles podem
ser bastante solícitos, mas a continuidade da relação
é complicada pela agenda reduzida dessas pessoas, que estão
sempre muito visíveis, com muitos compromissos etc.
Por outro lado, um dos poderes da
Internet mais interessantes é o de proporcionar a todos, em igualdade
de condições, voz para emitir suas idéias com liberdade.
Pessoas que, assim como você, também estão buscando
atualização, recursos e oportunidades. Pessoas que estão
dispostas a trocar conhecimento e compartilhar suas experiências,
contribuindo para que todos tenham um aprimoramento contínuo em
suas atividades.
Estas pessoas viviam isoladas antes
da Internet. Em alguns casos, se encontravam em faculdades, cursos e outros
ambientes de interesse comum, mas isso ficava limitado a fatores físicos
de tempo e espaço. Além disso, era difícil manter
o relacionamento, com tantas obrigações diárias e
a correria de sempre...
Hoje, porém, a Internet permite
a criação de ambientes virtuais, segmentados por áreas
de interesse e assuntos: as comunidades online.
Utilizando os recursos de listas
de discussão, fórum, bate-papo, perfis, agenda de eventos,
banco de arquivos e muitos outros, as comunidades on-line podem
se tornar verdadeiros pontos de encontro destes profissionais, com as facilidades
de comunicação da Internet e, o que é melhor, sem
a necessidade de um contato presencial, dificultado pelas diferenças
de horário, distâncias geográficas e as outras limitações
citadas.
As comunidades on-line costumam
ser inauguradas por uma pessoa interessada no tema, que divulga para outras
através do boca-a-boca e vai atraindo novos adeptos ao longo de
sua existência.
Aos poucos, vai se formando uma rede
de relações bastante interessante e produtiva, onde as pessoas
emitem suas opiniões, divulgam informações úteis,
fazem perguntas e respondem outras questões, sempre com o objetivo
de gerar conhecimento para aquele grupo.
Quando bem selecionadas e orientadas,
as comunidades online formam um networking poderoso, capaz de ajudar
no aprimoramento profissional e até mesmo em uma eventual recolocação
no mercado.
A convivência neste ambiente,
mesmo que virtual, pode dar origem a amizades, parcerias e outras oportunidades
naturais que se conseguiria em uma sala de aula, com a vantagem de não
ter custo e nem obrigação.
Qualquer pessoa pode iniciar ou participar
de uma comunidade on-line, desde que esteja disposta a compartilhar
recursos, mantendo um bom nível de convivência e relacionamento.
As comunidades on-line podem
ser abertas ou restritas, dependendo da forma como são disponibilizadas.
Nas comunidades abertas, que costumam reunir algumas centenas de participantes,
a inscrição é livre para qualquer pessoa, e normalmente
os temas costumam ser tratados de um modo mais superficial. Já nas
comunidades restritas, como a participação é vinculada
a uma indicação/liberação, é natural
que sejam formadas por grupos menores (algumas dezenas), mais selecionados
e com um foco de debates mais definido.
Existem vários sites que oferecem
os recursos para a formação de uma comunidade on-line,
com destaque para o internacional eGroups (que foi incorporado pela Yahoo
Inc. e agora se chama Yahoogroups). Outros serviços são disponibilizados
em português, com destaque para Grupos.com.br e MeuGrupo. Dentro
desses serviços, é possível procurar a sua turma ou
criar uma nova, com o objetivo de reunir informações sobre
os assuntos que te interessa.
A verdade é uma só:
isolado, você estará sempre em desvantagem no mercado. Use
a Internet para se relacionar com pessoas interessantes, que podem ajudá-lo
profissionalmente. Use a Internet para obter as informações
que você precisa. Use a Internet para aprender!!!
O networking construído
pela Internet se constitui no maior banco de recursos que você pode
ter nesse novo milênio. Não perca tempo: participe das comunidades
on-line!
(*) Sergio Buaiz
é publicitário e escritor, participando também nos
sites Widebiz, Vencer,
Wwwork,
Vendamais,
Economiabr,
Surftrade,
Nettudo,
Nova-e,
Paranashop,
Clickcerto,
Fenead,
Tradefairs,
Estudando,
Esaber
e Multivirtual. |