Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105b014.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/16/01 11:47:44
Plano de contingência é tema de curso em SP

Além de oferecer palestras gratuitas sobre o programa ACL de análise de dados, a Sun Software está com inscrições abertas para o curso de PCN-101 – Introdução ao Planejamento da Continuidade dos Negócios, desenvolvido pela empresa Strohl System, especialista internacional em serviços e produtos para continuidade de negócios. O curso ocorrerá no dia 30/5/2001, na sede da Sun Software, na Alameda Santos, 1471, 9º andar, na capital paulista, das 8h30 às 17h30 (carga horária de 8 horas) e tem custo de R$ 500,0. As inscrições podem ser feitas, até o dia 28/5, pelo telefone (0**11) 284.3622 ou pela página de cursos da empresa . 

O PCN-101 destina-se a executivos comprometidos com contingência ou continuidade dos negócios, como gerentes, auditores, responsáveis por segurança, gerentes de risco e responsáveis pela migração do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB - em fase de implantação no sistema financeiro nacional).

Mais de 150 profissionais já participaram do curso, entre eles Sérgio Belisario, da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), o que - segundo a Sun - mostra uma real preocupação na manutenção das atividades da empresa, mesmo em situações críticas. "O planejamento da continuidade dos negócios deve ser levado de forma séria e profissional pela alta gerência por razão de sobrevivência da empresa nesse mundo competitivo e globalizado", enfatiza Belisario sobre a importância dos planos de contingência. Da mesma forma, Elisabeth Ali-Guillén, do Dresdner Bank (outra participante do PCN-101), garante que "o curso forneceu a visão necessária para poder coordenar as atividades relacionadas à continuidade dos negócios na minha instituição".

A programação do curso comprerende:

Planejamento corporativo da Continuidade dos Negócios:
Quais são os elementos necessários para um programa eficaz de Continuidade dos Negócios? 
Como este programa é organizado, orçado e implementado. 
Quais são os pontos chave para o sucesso do programa?
Quantificando Riscos e Impactos operacionais:
Por que conduzir uma Análise de Impacto nos Negócios? 
Como conduzir um projeto de Análise de Impacto dos Negócios? 

Quantificando e apresentando os resultados de uma Análise de Impacto dos Negócios.

Definindo as estratégias de continuidade e de recuperação:
Quando o negócio deverá estar recuperado? 
Quais recursos são necessários para voltar a operação normal? 
Avaliando as alternativas de estratégias.

Desenvolvendo Planos de Ação para a Continuidade dos Negócios:
Como organizar o processo de desenvolvimento dos planos? 
Planos Corporativos x Planos de Continuidade dos Negócios - as diferenças. 
Como construir a "empresa em contingência"? 
Documentando os planos.

Assegurando a eficácia do programa:
Como e quando testar os planos de contingência? 
Como perceber oportunidades de melhorar os planos? 
Como os planos devem prever e reagir às alterações nos negócios? 
Como "vender" um programa de Continuidade dos Negócios para a corporação?

ACL - Nos dias 17, 23, 31/5, a Sun Software promove palestras gratuitas de apresentação do programa ACL de análise de dados e geração de relatórios do mercado. As demonstrações acontecerão na sede da empresa, na capital paulista e as inscrições podem ser feitas por telefone ou pela página de cursos da empresa.

ACL é uma ferramenta para ambientes Windows e mainframe, capaz de transformar qualquer tipo de dados em informações úteis em processos de auditoria e checagem de procedimentos em empresas. O programa é capaz de localizar erros e fraudes potenciais através de comparação e análise de arquivos, conforme critérios definidos pelo usuário final; recalcular e verificar saldos; identificar pontos a serem controlados e assegurar o cumprimento de normas; analisar e calcular os vencimentos de títulos, recuperar despesas ou perdas de receitas, detectando pagamentos duplicados, falhas na seqüência das faturas e serviços não cobrados; pesquisar relacionamentos funcionário-fornecedor não autorizados; entre outras funções.