Esclarecer o cliente é preciso
Quem responde as mensagens
eletrônicas?
Aluízio Falcão Filho
(*)
Colaborador
Já
faz muito tempo que o Brasil entrou na chamada revolução
do consumidor. O atendimento a quem compra, pelo menos nos grandes centros,
melhorou muito. Percebe-se, cada vez mais, que as lojas estão investindo
muito em treinamento de quem lida diretamente com o público: polidez
e atenção são evidentes em lojas, supermercados, postos
de gasolina, etc.
Pode-se dizer que as grandes lojas
virtuais também se preocupam com essa questão e tentam, na
medida do possível, se comunicar com os seus clientes. Esse tratamento
diferenciado, porém não se vê quando falamos dos chamados
sites institucionais. Experimente enviar um e-mail, por exemplo,
a uma empresa com presença na Web. O máximo que se pode esperar,
na maioria dos casos, é uma resposta-padrão. Em boa parte
das vezes, ela promete uma mensagem personalizada que dificilmente é
enviada. O cliente, então, sente uma frustração enorme
e se vê numa situação muito comum há 15 anos.
Aparentemente, as empresas, nos últimos
tempos, sentiram uma enorme necessidade de estar na Internet. Todo mundo
estava montando o seu website e ninguém poderia ficar de
fora. O problema é que não houve muita preocupação
com um detalhe: quem é que iria responder os e-mails? Evidentemente
essa tarefa sobrou para alguém - e, com certeza, é alguém
que está assoberbado com outras tarefas e não consegue dar
conta de responder as mensagens uma por uma.
As empresas que não se preocupam
com os e-mails dos clientes deveriam pensar duas vezes nesse assunto.
Primeiro porque, na era da informática, ninguém tem paciência
para esperar mais que um dia por uma resposta decente. Segundo motivo:
os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem ser atendidos
com respeito até nas dúvidas mais estapafúrdias. Por
fim, uma razão óbvia: se o competidor tiver uma política
de resposta de e-mails eficiente, talvez o seu cliente se sinta
mais confortável com ele e não com você.
(*)
Aluízio
Falcão Filho é o publicador da revista Forbes. Artigo
divulgado via boletim eletrônico Varejo
Século 21. Esse fórum conta com mais de 1.100 participantes
e o objetivo dos trabalhos é apresentar idéias, tendências,
experiências e opiniões que contribuam para a melhoria do
comércio varejista brasileiro. |