Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105a011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/01 02:34:30
Gatos bonsai são um grande trote 

Mais um trote (hoax) que circula internacionalmente na Internet há alguns meses está desembarcando em maio/2001 no Brasil: a história de um japonês residente em New York (EUA) que estaria aplicando a milenar técnica do bonsai (miniaturização de árvores) a animais de estimação, como gatinhos, enfiados em garrafas de vidro para forçar a limitação no tamanho, com requintes de crueldade. 

A mensagem cita inclusive um site em inglês, o Bonsai Kitten (gatinho bonsai). Com 16 páginas, o site passa à perfeição a idéia de estar comercializando os gatinhos e os produtos utilizados no processo, demonstrando ainda com várias fotos a técnica utilizada, além de incluir uma seção de mensagens de usuários, detalhes sobre forma de aquisição e até uma página dedicada às crianças:
 

Imagens do site Bonsai Kitten
Imagens do site Bonsai Kitten
Imagens do site Bonsai Kitten
Imagens do site Bonsai Kitten
Imagens do site Bonsai Kitten
Imagens do site Bonsai Kitten

Pois bem: este é o desmentido "oficial" da história, que também circula por correio eletrônico:
 

Suprema crueldade?

No final do ano passado teve muito internauta furioso, pensando em até que ponto pode chegar a maldade humana. Certa empresa anunciou pela Web a venda de gatinhos de estimação muito especiais, criados através da técnica "Bonsai Kitten" (gatinhos Bonsai). Imagine um gato recém-nascido confinado num recipiente cúbico de vidro transparente com menos de 20 centímetros de lado. O vidro tem uma tampa de boca larga de modo a permitir introduzir o bichano e a facilitar a manipulação de tubos.

Ao crescer, os ossos do animalzinho se amoldariam às paredes do invólucro e assim passaria ele o resto da vida, vegetando dentro de um vidrão. Seus dejetos seriam retirados através de um tubo. Sua alimentação seria feita usando um outro tubo, pelo qual seriam introduzidas também no animalzinho drogas que amoleceriam seus ossos, atrofiariam seus músculos e afetariam seu sistema nervoso. Para conhecer em detalhe o terrível processo, incluindo fotos impressionantes, visite <www.animales.com.mx/hola.html> ou http://es.onelist.com/message/adpca/923.

O site original da empresa Bonsai Kitten Inc., com sede em Nova York e dirigida pelo Dr. Michael Wong Chang, entrou no ar no dia 10 de dezembro, no endereço <www.bonsaikitten.com>. As instruções sobre como tratar dos gatos anômalos eram detalhadas. Advertiam os clientes novatos para não enclausurarem os gatinhos no vidro sem antes providenciar furos de ventilação no recipiente, pois isto invariavelmente resultaria na morte deles por asfixia.

Ensinavam como escolher diferentes formatos para os recipientes de vidro, moldando gatinhos em forma de prismas, cilindros, estrelas e outras mais. Segundo os que visitaram a página original, as instruções sobre gerenciamento dos excrementos entravam em minúcias as mais sórdidas possíveis, com uma naturalidade inacreditável, coisas que só poderiam mesmo ser fruto de mentes completamente doentias.

A comunidade da Internet ficou revoltadíssima e iniciou um movimento mundial de protesto que teve na Itália e na Alemanha suas repercussões mais fortes. Como resultado, o site acabou sendo retirado do ar 12 dias depois de ser criado. Mas, como bem sabemos nessas intermináveis correntes de protesto via e-mail, é impossível interromper um movimento assim de uma hora para outra. Às vezes leva meses, anos, ou mesmo, em alguns casos, nunca se consegue matar uma corrente assim. E agora, uma vez que recebi a primeira mensagem em português exortando iradamente os destinatários a repassarem a cruel notícia, talvez seja uma boa idéia cortar logo o mal pela raiz.

Sobre todo o caso Bonsai Kitten, é imperativo dizer: foi tudo uma brincadeira. É um hoax, nada mais. Não existe a tal empresa, nem Dr. Chang, nem nunca ninguém criou nem vendeu gatinhos Bonsai. Alguns classificaram o hoax como de péssimo gosto, outros o acharam hilário, mas certamente inteligente ele foi.

Alguns estudantes americanos bolaram essa história fantástica, montaram um site bem feitinho com fotos forjadas e um enredo mucho loco e puseram-se a Serviço Deja foi adquirido pelo Google, no momento deste artigo está em transiçãodivulgar a novidade através de postagens nos newsgroups da Usenet. Basta visitar <www.deja.com>, procurar por "Bonsai Kitten" e ver mais de 1.500 mensagens tratando sobre o tema. Atenção especial aos newsgroups "rec.pets.cats", "alt.animals.felines", "alt.animals.rights", "alt.fan.furry", "alt.lifestyle.furry" e "it.discussioni.animali.gatti".

A quantidade de caras-de-pau que juravam que tinham Bonsai Kitten em casa era de chorar de rir e as reações dos leitores eram explosivas às vezes. Como resultado, circularam centenas de abaixo-assinados pela rede e, por incrível que pareça, só pouquíssimas pessoas sacaram logo de cara que a coisa dos Bonsai Kitten era apenas um embuste. Notava-se que as pessoas mais sensíveis à lorota eram as mulheres, sempre amorosas no geral e, no particular, cuidadosas com seus bichanos queridos.

O site era hospedado nos servidores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e foi tirado do ar assim que começaram a chegar os primeiros protestos. Segundo o administrador de redes do MIT, Jeffrey I. Schiller <jis@m...>, o site foi preparado por várias pessoas. Pelo menos uma delas era estudante do próprio MIT e usava o computador de seu dormitório como servidor da página. Atencioso, porém supercuidadoso com as palavras, Jeff fez questão de dizer que conversou com o mancebo do MIT e certificou-se de que nenhum mal foi feito a qualquer gatinho por ocasião da produção das tais imagens.

Disse também que todas as fotos são trucadas e que em nenhuma delas o bichano estava realmente enfiado dentro do vidro. Observando as fotos, é difícil engolir essa, mas tudo bem. De acordo com o comunicado oficial do MIT, a página foi de fato desativada no dia 22 de dezembro, mas passou a ser reproduzida em diversos sites comerciais desde então, ou seja, fora da jurisdição do instituto.

A entidade protetora de animais Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), fundada em 1980 e hoje com mais de 700 mil associados, foi uma das primeiras organizações a desmascarar a farsa, através da atuação rápida de sua representante Anna West. Segundo ela, os criadores do site queriam apenas chamar a atenção dos que apreciam animais de estimação e usar sua indignação para disparar uma corrente de mensagens exacerbadas e raivosas. Bem, isso os caras conseguiram."

No grupo de debates alt.true-crime, em inglês, consta esta informação, de que o site está sob investigação do FBI:
 

From: Peter Dostal (peter.dostal@chello.at)
Subject: FBI goes Bonsai Kitten hunting 
Newsgroups: alt.true-crime
Date: 2001-02-10 04:14:37 PST 

from theregister.co.uk:
FBI goes Bonsai Kitten hunting
By: Andrew Smith Posted: 10/02/2001 at 09:37 GMT

The FBI is reported to be investigating BonsaiKitten.com, the spoof Web
site which has got animal lovers and anti-cruelty campaigners in uproar.

The site was started last December by a student at the Massachusetts
Institute of Technology. It was soon booted off MIT's servers and then
moved from host to host, with protesters following it every step of the
way. It has found a permanent home at Rotten.com, which routinely hosts
distasteful material.

Now the FBI's Boston field office has served MIT with a grand jury
subpoena demanding information about who runs the site, according to a
report on Wired.

The Bonsai Kitten domain name was registered to a Dr Michael Wong Chang
in New York, presumably a fake name and address.

MIT lawyer Jeff Swope said the student would be notified of the
subpoena, as required by federal law, and then the university would hand
over the information.

It isn't yet known on what grounds the FBI is investigating the site.
Assistant US attorney Nadine Pellegrini, who signed the MIT subpoena, is
quoted only as saying: "I would assume there's a case, if there's a law,
but I'm not making any comment."

It is a federal felony to possess "a depiction of animal cruelty", but
only if there is an intention of commercial distribution over state
lines.

Criminal defense attorney Harvey Silverglate said he expected the FBI to
drop the case when invesitgators found Bonsai Kitten to be a joke.

He believes the FBI has been 'infected' by political correctness,
saying: "They want to be the good guys. They massively run rampant over
Americans' liberties but they want to be seen as nice fuzzy guys who
want to protect kittens."

Last month the US Humane Society said there was no evidence of actual
cruelty in the creation of BonsaiKitten.com, but that the site "depicts
and encourages cat cruelty".

A spokeswoman for the Humane Society told Wired: "If the FBI is looking
into this, that's great. Anything to discourage animal cruelty would be
very helpful."

"It's totally promoting animal cruelty. They consider it a sick joke.
People will take it seriously. Animal cruelty is not funny. Animal
torture is not funny. We would like bonsaikitten.com to be removed
permanently."

People on Bonsai Kitten discussion sites and animal welfare forums have
posted responses from other animal welfare groups.

PETA said: "We appreciate your concern about this matter and agree that
this type of Web site should be shut down. Although after looking into
this Web site, we found it to be a 'joke,' we still feel that it is
inappropriate and certainly not funny. Unfortunately, it is legal to
operate such a Web site."

The ASPCA said: "We are also horrified by this and similar websites and
videos advocating animal cruelty. While technology has made a positive
contribution to our society, it has also resulted in the rapid expansion
of publicity for individuals who promote animal abuse."

Meanwhile, the joke continues, with an announcement on BonsaiKitten.com
seizing on research into brain-damaging parasites found in cat faeces.

"The keeping of unmodified cats puts people at risk of a host of
debilitating mental disorders," warns the sales pitch.

"No doubt this explains the crank e-mail we sometimes receive!"

"Your mental health is one of the most precious gifts you have -- don't
you owe it to yourself and your family to make the switch to a Bonsai
Kitten today? As a public service in response to this newly-discovered
health risk, for a limited time we will be offering free disposal of
your dangerous old cat with each purchase of a Bonsai Kitten."