SBT digitaliza seu acervo de vídeo
A Silicon
Graphics Inc. (SGI) e a Informix/Ascential
Software vão usar o Media 360, uma solução pioneira
em gerenciamento de mídia digital, para modernizar as operações
do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT),
que pretende armazenar no formato digital seu acervo de vídeo e
todas as futuras produções da emissora.
O projeto de infra-estrutura digital
do SBT é o primeiro desse porte a ser implantado na América
Latina. Segundo Alfonso Aurin Palacin Jr., superintendente de engenharia
do SBT, este é apenas o primeiro passo para um projeto muito maior
que pretende eliminar as máquinas de vídeotape. “Nosso projeto
representa
uma grande mudança de paradigma e, claro, uma mudança cultural”,
diz Aurin.
“As fitas e o vídeocassete
vão ser substituídos pelo sistema digital. Além da
economia em manutenção do material, será muito mais
rápido, para o profissional, encontrar o programa ou a notícia
de que ele necessite”, afirma o gerente de canais da SGI, Marcelo Ronchetti.
Os equipamentos SGI usados no projeto são os servidores Origin e
SGI 1450 e unidade de armazenamento TP 9100.
A Videodata é a empresa responsável
pela integração de todo o sistema para que falem a
mesma língua e, no caso do SBT, a consultoria abrange a catalogação
e documentação de todo o acervo da empresa. “O nosso trabalho
é o de adequar a solução automática ao processo
de atuação já existente no SBT, ou seja migrar do
sistema manual para o sistema automático”, explica o gerente de
mercadologia e vendas da Videodata, Antonio Leonel da Luz.
Para realização do
projeto, a emissora encontrou na SGI uma parceria que atende as expectativas
de agilidade e performance, além da experiência que a empresa
tem no mercado de broadcast. “A SGI possui conhecimento e experiência
no mercado de broadcast, além da performance e escalabilidade
de seus sistemas”, diz Aurin.
A primeira etapa do projeto prevê
a digitalização de todo o acervo de vídeo da emissora,
que compreende mais de 30 mil horas de gravação. Para isso,
serão usados recursos tecnológicos que permitem a armazenar
juntamente com as imagens de vídeo informações que
facilitarão sua localização dentro do acervo. Também
participaram do projeto as empresas Grass Valley, Ampex e Avalon.
Programa - O Media360 é
uma solução final para coleta, organização,
entrega e proteção de qualquer tipo de arquivo de mídia.
O programa se integra com novos sistemas de armazenamento de dados, soluções
de gerenciamento de programação e difusão, sistemas
de edição de áudio e vídeo, edições
para a Web, comércio eletrônico, distribuição
de conteúdo digital e sistemas analíticos.
Esta solução fornece
um completo ambiente de gerenciamento de conteúdo que carrega, digitaliza,
indexa, recupera todos os tipos de arquivos de mídia e libera o
tempo gasto com pesquisa para a criação e divisão
de conteúdo. O Media360 possibilita a preparação e
publicação eficiente do conteúdo, de dentro e fora
da empresa, e permite criar novas oportunidades de rendimento com a publicação,
distribuição, vendas ou licenciamento de conteúdo
em novos mercados.
Empresas - A Silicon Graphics,
Inc. (SGI) fornece amplo leque de soluções tecnológicas
em computação de alta performance, sistemas gráficos
avançados e serviços
de consultoria que permitem a clientes de áreas técnicas
e criativas manter vantagem competitiva em seus core businesses. Os sistemas
e a experiência da SGI estão fortalecendo inovações
e descobertas ao redor do globo, indo do desenho e produção
de automóveis e aviões mais seguros à descoberta de
novos medicamentos e reservas petrolíferas, passando pelo melhor
entendimento e previsão do clima e pelo refinamento de efeitos especiais
para a indústria do entretenimento, entre outras aplicações.
Já o centro de produção
do SBT, chamado complexo Anhanguera, possui oito estúdios independentes,
além de centros de produção, pós-produção
e exibição, em uma área de 231 mil metros quadrados.
Com 102 emissoras afiliadas e cobertura de 97% da população
brasileira, o SBT é a segunda rede de televisão do País,
com audiência de 15 milhões de pessoas diariamente. Programação
ao vivo, filmes, novelas e desenhos animados são as principais atrações
de sua programação.
Videodata é um integrador
de sistemas para o mercado brasileiro de televisão há seis
anos, representando no Brasil alguns dos maiores fornecedores do mundo.
Com uma equipe altamente qualificada, a Videodata desenvolveu soluções
de comprovada eficiência para clientes nos mercados de TV, produção
de vídeo e agências governamentais. |