Alias Wavefront anuncia Maya 4.0
E está sendo lançado
um plug-in gratuito para o
Shockwave
Está
chegando ao Brasil, no início de junho/2001, a versão 4.0
do Maya, programa para animação profissional 3D produzido
pela Alias Wavefront (companhia
da SGI - Silicon Graphics Inc.). A novidade foi apresentada durante o NAB
2001, principal evento sobre mídia eletrônica para indústrias
de comunicação, e objetivo do programa é facilitar
o uso com uma interface mais personalizável e amigável.
Segundo o gerente geral da Alias
Wavefront do Brasil, Paulo Menezes, a nova versão do Maya apresenta
aprimoramentos importantes não só para os habituais usuários,
como também para quem ainda não usa a tecnologia dessa empresa.
“Além dos avanços de qualidade e velocidade apresentados
nesta nova versão, a interface do Maya 4.0 possibilita uma maneira
muito mais fácil de se aprender a trabalhar com o software, o que
deve ampliar sua utilização no mercado” afirma Menezes.
Entre as melhorias da nova versão
destaca-se o render, que apresenta significativo aumento tanto de
qualidade como de velocidade, chegando a ser 15% mais veloz em cenas pesadas
que requerem raytracing e partículas, por exemplo, e até
20% em cenas mais leves.
Novas ferramentas foram acrescidas
ao Trax (animação não-linear), inclusive uma capaz
de criar efeitos de músculo e movimentação de gordura
corporal em um personagem, chamada Jiggle Deformer. Novidades também
para o Paint Effects, que além de apresentar 35 novos pincéis
pré-definidos, agora pinta e renderiza aproveitando o multiprocessamento
da estação gráfica. Toda a capacidade e tecnologia
do 3D Paint agora foi integrada no Maya 4.0, permitindo que qualquer pincel
do Paint Effects possa ser usado para realizar pintura 3D nos objetos.
Outro destaque está na possibilidade
de usar novas ferramentas para portar conteúdos 3D para a área
de jogos, melhorando muito a qualidade de animação dos personagens
em geral, reforçando ainda mais sua posição de um
dos programas mais utilizados para a criação de jogos. Na
lista dos jogos mais vendidos para o Playstation2, os seis primeiros foram
criados com o Maya.
O Maya 4.0 ainda introduz nova arquitetura,
que permitirá ao usuário escolher entre uma gama maior de
placas gráficas disponíveis no mercado, e em breve criadores
de conteúdo 3D para a Web que usam o Maya poderão usar o
recém anunciado Maya Shockwave 3D Exporter.
O Maya, famoso pela criação
de efeitos especiais para animação, como nos filmes Mar
em Fúria e Star Wars, por exemplo, está disponível
nos sistemas Windows, Irix, Linux, e em breve em Mac OS X.
Plug-in para Shockwave - Está
em desenvolvimento um plug-in (complemento de programa) para exportar
o conteúdo do Maya para o software Macromedia Director 8.5 Shockwave
Studio. Com lançamento planejado para maio/2001, o
plug-in
Maya Shockwave 3D Exporter serve como um otimizador de alta velocidade
para as cenas do Maya e uma solução para transferência,
permitindo um rápido refinamento do conteúdo para a versão
3D do Shockwave para a Web. Como o Director, o plug-in estará
disponível nas versões Microsoft Windows e Apple Macintosh,
podendo ser copiado gratuitamente no site
da empresa desenvolvedora.
"A Alias Wavefront está comprometida
com a plataforma Shockwave como um caminho para a criação
de conteúdo para rede em 3D de alta qualidade para os usuários
Maya", afirma Mike Wilson, diretor da Maya Interactive na Alias Wavefront.
"As novas habilidades de 3D da Shockwave levarão um grande número
de usuários de Internet aos jogos em 3D totalmente interativos,
bem como material educacional e de comércio eletrônico".
"Com o desenvolvimento do Maya Shockwave
3D Exporter, a Alias Wavefront fornecerá uma conexão de banda
larga entre Maya e o Director 8.5 Shockwave Studio," declara Peter Ryce,
diretor sênior de mercadologia de produto na Macromedia. "O Maya
é uma solução amplamente usada para a criação
de conteúdo de 3D em alta qualidade e a Macromedia está muito
satisfeita em fornecer os meios para a transferência deste conteúdo
para a Web através de nossos novos produtos para 3D, o Director
8.5 e o Shockwave Player." A transmissão do conteúdo do Web
Content Workflow 3D é um processo interativo com repetidas transferências
e mudanças, necessárias para assegurar uma melhor compatibilidade,
performance e resultado para o usuário final.
O Maya Shockwave 3D Exporter foi
especialmente preparado de forma a permitir rápidas interações
entre o Maya e o Director. "O Maya Shockwave 3D Exporter verifica se o
cenário Maya está compatível com o Shockwave Player
e sugere então otimizações de cenário que melhorarão
a performance. Além disso, ele mantém o
controle das mudanças, transferindo,
ao invés de todas as cenas, apenas as cenas alteradas, reduzindo
o tempo de conversão de dados, que normalmente levaria alguns minutos,
para alguns segundos. Esta função aumentará a economia
de tempo de produção obtida pela solução Maya
Shockwave 3D Exporter", afirma Wilson.
Empresa - A Alias Wavefront
é uma empresa independente na área de programa da Silicon
Graphics Inc. (SGI). É especialista na tecnologia gráfica
em 2D e 3D e desenvolve também programas para os mercados de filme
e vídeo, mídia interativa, desenho industrial e mercados
de visualização. Tem sede em Toronto (Canadá) e está
presente no Brasil desde dezembro de 1998.
Sua lista de clientes na área
de filme e vídeo inclui: ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific
Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company
e Warner Feature Animation. O portifólio de clientes interativos
e jogos inclui Capcom, Eletronics Arts Inc., Iguana Entertainment, Interplay,
Lucas Arts Entertainment Company LLC, Nintendo, Rare Ltd., Retro Studios
Inc., Sega Corp., Single Trac, Sony Computer Entertainment, Square Co.,
Timeline Studios, Relic Entertainment and Westwood Studios, entre outros. |