Bips
Casa de ferreiro - Com o título
"Nada de telefone por telefone", a revista Isto É registrou,
na seção A Semana: "A TelespCelular é uma empresa
de telefonia. É de se pressupor que uma empresa de telefonia tenha
como pressuposto facilitar a comunicação. Mas quem quiser
saber o telefone de alguma loja da TelespCelular nos
shoppings de São Paulo,
e telefonar para as centrais de atendimento dos shoppings, recebe
a seguinte informação: a TelespCelular não autoriza
a divulgação de seu telefone."
De olho na Internet - Com
conceito inspirado na americana Sunglasses Hut e na francesa Solaris, a
Sunwatch, primeira loja do País a comercializar exclusivamente óculos
de sol e relógios, que pertence ao Grupo Nôa-Nôa e Tennis
One, prepara mais uma investida no mercado.
Animados com o sucesso das vendas
pela Internet, com o site da Tennis One que recebe em média 5 mil
consultas/mês, inauguram no dia 3/5/2001 a loja virtual da Sunwatch
que vai comercializar os produtos das mais consagradas grifes do
segmento de óculos de sol e relógios, como Dolce & Gabana,
Guess, Christian Dior, Histoire De Voir, Oakley, Nike, Donna Karan, Momo
e adidas, entre outras.
Novo líder - A Dell,
especializada em vendas diretas de sistemas de computador, anunciou que
- 17 anos após seu início em um quarto de alojamento universitário
e da declaração audaciosa de seu fundador, de que pretendia
"tomar a IBM" - os clientes
fizeram da Dell "a líder indiscutível em sistemas de computador
no mundo".
A empresa, que passou a IBM em termos
de participação no mercado global há dois anos, classificou-se
em primeiro lugar no início de 2001, segundo analistas do mercado.
Este é o primeiro período em que a Dell conquistou uma posição
de liderança mundial. A empresa vem se mantendo à frente
no maior mercado mundial, os EUA, nos últimos oito trimestres.
Michael Dell, que fundou a empresa
ainda como estudante da Universidade do Texas em 1984, disse que "a escalada
metódica da Dell rumo ao topo é o resultado de uma meta que
persistentemente visa proporcionar o melhor resultado possível ao
cliente, com a venda direta de produtos e serviços de computador,
baseados em tecnologia padrão do setor".
Novos dados do setor sugerem que
a Dell respondeu por mais de 95% do crescimento geral em unidades entregues
mundialmente. Os analistas estimam que os volumes da empresa subiram quase
10 vezes mais rápido que a taxa combinada de toda a indústria,
pois a participação da Dell aumentou praticamente três
pontos, subindo até 12,8%. Nos Estados Unidos, os analistas informaram
que a Dell cresceu mais de 30%, a partir do mesmo trimestre de 2000, enquanto
o volume total de entregas nauqele país declinou mais de 3%.
Extremo da Nasdaq - A Extreme
Networks, Inc., (Nasdaq EXTR), especialista em tecnologias de banda larga
(gigabit switching) para redes de múltiplos serviços,
anunciou ter superado de forma significativa as recentes altas da Nasdaq.
Suas ações subiram cerca de 21% na semana de 16 a 20/4/2001.
O motivo foi um anúncio de lucros bem superior ao trimestre anterior.
O aumento foi de US$ 70,1 milhões
ou 64 centavos por ação,
equivalendo a uma majoração de 67% na receita, que subiu
para US$ 112,1milhões. O resultado é diametralmente oposto
ao momento de de recuo dos papéis da Nasdaq e contraria todas as
expectativas do mercado.
Impressão digital -
Durante a 16ª Feira Internacional do Papel e da Indústria Gráfica
(Fiepag), realizada na capital paulista até o dia 21/4/2001, foi
revelado que a empresa estadunidense MacDermid já está se
preparando para o fim de seu principal produto, a chapa de impressão,
e estuda suas possibilidades no mercado de impressão digital.
AOL/promoção
- Cinqüenta assinantes da America Online ganharam aparelhos DVD de
última geração. O resultado fez parte da segunda etapa
da promoção É Fácil ser Astro, que teve início
em 11/2000 e terminou em 4/2001 com a realização do segundo
sorteio eletrônico. A promoção premiou assinantes de
várias parte do País como São Paulo, Recife, Belo
Horizonte, Rio de Janeiro, Gama (DF), Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza
e Londrina. Para participar, bastava ser assinante da AOL.
Na primeira fase, 50 assinantes foram
ao Rock In Rio Por um Mundo Melhor, em 1/2000, para conferir os espetáculos
de seus ídolos no camarore Vip da AOL, com motorista particular
e hospedagem em hotel 5 estrelas. Cada assinante pode levar um acompanhante,
sendo que 20 deles visitaram os bastidores do evento.
E, a partir de 25/4/2001, os assinantes
e usuários da AOL que moram em várias partes do Brasil, além
de acompanhar as informações sobre sua cidade, também
já podem ficar por dentro das notícias e serviços
de utilidade pública de todas as capitais do País. A empresa
colocou na Web o Canal Cidades, criado para que os usuários contem
com maior gama de informações a respeito das capitais e outros
municípios, acomodadas em uma área que facilita ainda mais
a navegação. A empresa encerra o mês presente em 160
cidades brasileiras, além de ser o primeiro provedor de acesso Internet
presente em todas as capitais do País.
Executivo de TI - O diretor
de tecnologia do Cartão Unibanco, Carlos Zanvettor, foi eleito o
Executivo de Tecnologia da Informação do Ano no setor financeiro
pelo 2º Prêmio Executivo de TI do Ano, organizado pela revista
Information
Week/Brasil. Zanvettor e mais de 130 executivos das mais diversas áreas
foram indicados a partir de uma votação que envolveu leitores
da revista e especialistas de mercado.
Motorola/diretor - A Divisão
de Soluções de Comunicação para Corporações
(CGISS) da Motorola tem novo diretor: Valenz Thalacker (ex-Siemens) acumula
as funções
de diretor de unidade de negócios da área e de vendas de
sistemas e soluções de rádio comunicação,
que mantinha na empresa desde julho de 2000. Formado em Engenharia Eletrônica
pela Universidade de São Paulo e atuando há 25 anos na área
de telecomunicações, fica responsável por todas as
vendas da Divisão CGISS, lugar antes ocupado por Humberto Cagno.
Pulso/diretor - O Conselho
de Administração da Pulso Tecnologia, desenvolvedora de plataformas
para Internet e outros canais eletrônicos, nomeou como seu diretor
executivo Claudio Almeida Prado, que atuava como diretor da área
de Pesquisa e Desenvolvimento. Ele tem graduação e mestrado
em Engenharia Elétrica pela Escola
Politécnica de São
Paulo. Foi pesquisador e professor de Desenvolvimento de Tecnologia Especializada
na Universidade de São Paulo (USP). Também atuou em empresas
do mercado financeiro, dentre elas o Banco Real/ABN Amro Bank, como executivo
na área de comércio eletrônico.
YKP/gerente - Por sua vez,
a integradora de soluções YKP Informática anunciou
a contratação de Anderson Gomes para o cargo de gerente de
Desenvolvimento. Graduado pela Universidade Mackenzie em Processamento
de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão
Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ele tem
mais de 14 anos de experiência na indústria de software,
atuando em empresas como Ericsson e J.D.Edwards, passando pela área
de desenvolvimento até chegar a área comercial.
Terráqueos e ETs -
O megaportal Terra tem nova campanha publicitária. Desenvolvida
pela Ogilvy, a campanha "Não seja um extra-terrestre: venha para
o portal
Terra" promete marcar nova fase na comunicação do megaportal.
O slogan criado pelo diretor de criação da Ogilvy,
Zuza Tupinambá, compara que "Quem está na Terra é
terráqueo. Quem não está na Terra é ET", referindo-se
à idéia de que "Os ETs são pessoas que sofrem por
não estarem usufruindo das vantagens do Terra".
Anatec/diretoria - A Associação
Nacional das Editoras de Publicações Técnicas, Dirigidas
e Especializadas (Anatec) elegeu, no dia 9/4/2001, seu corpo diretivo,
representado pelo presidente reeleito Pedro Renato Eckersdorff (Editora
Páginas Amarelas Ltda.). Ele reafirmou o objetivo de ser essa entidade
voltada a coordenar, complementar e apoiar a ação de seus
associados na defesa da livre iniciativa, com liberdade de imprensa e propaganda,
de modo a fortalecer a atividade. Com 14 anos de existência, a Anatec
conta com mais de 70 editoras associadas.
Via NetWorks/diretor - Atuando
há mais de 34 anos no mercado de tecnologia, Rui Campos assumiu
em 4/2001 o cargo de diretor de operações da Via NetWorks
Brasil, onde já atuava como consultor de tecnologia. Formado em
Engenharia de Metalurgia pela Escola de Engenharia Mauá, o novo
diretor de operações da empresa iniciou a carreira como professor
universitário da Escola de Engenharia Mauá, Universidade
Mackenzie, Faculdades Osvaldo Cruz e Engenharia São Paulo, entre
outras, atuando também como chefe do departamento de computação
do Mackenzie. Autor de vários livros didáticos de tecnologia,
Campos atuou como gerente de informática na administração
da Universidade Mackenzie e Faculdade de Engenharia São Paulo, desenvolvendo
sistemas ligados à administração escolar.
Co-fundador da empresa Microtec Sistemas,
fabricante de PC, na qual esteve à frente da vice-presidência
de 1980 a 1994, responsável por áreas de desenho industrial,
informática, marketing e vendas. Rui Campos atuou ainda como vice-presidente
das Associações de Fabricantes de Informática (Automática)
e de Eletro-Eletrônica (Abinee). Como diretor de mercado e informática
da Fenasoft de 1994 a 1999, publicou Informática no Brasil: Fatos
e Números de 1997 a 1999. Atualmente, Campos é diretor-conselheiro
da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet).
ISM/diretor - A desenvolvedora
ISM de soluções para Internet e intranets anunciou a contratação
de Luiz Guilherme de Lima como diretor comercial e de mercadologia da empresa.
Ele tem como metas dobrar o volume de vendas e o faturamento do Calandra,
programa de gestão de conteúdo na Web e principal produto
da ISM, além desenvolver novos canais de vendas através de
parcerias estratégicas.
Lima é formado em Administração
de Empresas pelo Centro de Educação Universitária
de Brasília (Ceub) e pós-graduado em mercadologia pelo Instituto
de Administração e Gerência (IAG) da PUC-RJ. Antes
de ocupar o cargo de diretor da ISM, atuou na IBM Brasil, como gerente
de administração de filial, de administração
e promoção de marketing e administração de
canais alternativos. Também foi gerente de negócios da Datasul,
gerente regional Sudeste da Plaut e gerente regional da IDS Scheer.
Destaque nacional - O MSN,
portal de serviços e conteúdo da Microsoft, subiu na classificação
de domínios globais e passou a ocupar o 2º lugar entre os 10
domínios mais
acessados por internautas brasileiros, segundo o relatório da Media
Metrix referente a 3/2001, ficando à frente do Bol, Yahoo, ICQ,
iG, Cadê, hpg, Globo.com e Zip.Net. De um universo de 5,8 milhões
de visitantes brasileiros que acessaram a Web no período, o MSN
teve um alcance de 50%, com um total de 2,9 milhões de usuários
únicos.
Imposto/Real - Pela primeira
vez, o Banco Real/ABN Amro Bank oferece o Informe de Rendimento Pessoa
Física pela Internet. O documento referente ao ano-base 2000 está
disponível para os clientes que ainda não declararam o Imposto
de Renda e preferem acessar o extrato consolidado anual pela Web. No portal
do banco, o cliente pode visualizar a versão on-line
pelo Real Internet Banking, por meio da opção [Consulta]. |