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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/01 22:25:08
Office XP por assinatura chega ao Brasil 

Antes mesmo do lançamento mundial, o pacote de aplicativos Office XP estará disponível no Brasil, conforme foi anunciado em 24/4/2001 pela Microsoft Brasil e pelo megaportal Terra Lycos. As duas empresas firmaram acordo para oferecer o produto no modelo de licenciamento Provedor de Serviços de Aplicações (ASP - Application Service Provider), em que o internauta pode usar o programa por meio de uma assinatura mensal, com controle através da Internet.

Terra é a primeira grande empresa Internet do Brasil a atuar como ASP. A plataforma Windows 2000 Server, já utilizada para aplicações de hospedagem Web, será também aplicada no projeto Office XP mensal. "O fato do Terra já ter experiência na plataforma Windows 2000 Server foi um fator importante para sua escolha como parceiro nesse lançamento", disse Lucia Prezzi, diretora do grupo de soluções de rede e comércio eletrônico da Microsoft Brasil. 

Segundo a executiva, o modelo de ASP proporciona ao assinante uma forma mais Lucia Prezzi, da Microsoft Brasilflexível de aquisição de produtos, permitindo que o investimento necessário seja diluído por um período maior. "Além disso, traz um novo canal de distribuição do software que pode e vai estar associado a serviços em curto prazo. Consideramos esta oferta uma semente do tipo de serviços e operações que a Microsoft terá em breve com a plataforma .Net". 

Pioneirismo - O Office XP estará disponível aos consumidores brasileiros a partir do dia 15/5/2001, antes mesmo do lançamento mundial, programado para o dia 31 do mesmo mês. A contratação, no entanto, já pode ser feita a partir do dia 1º/5/2001. O Terra será o primeiro portal na América Latina a disponibilizar o produto por ASP, oferecendo o novo serviço inicialmente à sua base de assinantes. "Essa iniciativa prova o nosso compromisso em oferecer a nossos clientes, serviços inéditos que facilitem seu dia-a-dia", diz Sérgio Pretto, diretor de Terra Lycos. 

Para a Microsoft, será uma oportunidade de oferecer uma nova forma de distribuição de seus produtos, ampliando seus canais. "Esperamos atingir 5% dos assinantes do Terra em 12 meses", diz Alexandre Pombo, gerente de negócios para empresas de Internet da Microsoft Brasil. O acordo é inédito, mas pode ser estendido a outros provedores de Internet. 

"Fechamos o contrato pela parceria de longa data existente entre as empresas, com o provimento de serviços de hospedagem baseados na plataforma Microsoft. Além disso, o Terra tem uma base de assinantes muito significativa, com processo mensal de faturamento já estabelecido e grande tradição no setor. Eles foram o primeiro provedor de Internet a tornar-se um ASP e têm adotado Windows 2000 Server em diversas iniciativas como comércio eletrônico e hospedagem Web", justifica Pombo. 

Funcionamento - A principal diferença na utilização do Office XP por ASP em relação à versão normal do produto, adquirida na rede tradicional de varejo, é que o usuário pagará uma taxa mensal para permanecer com o direito de uso. A mensalidade é de R$ 29,90 e será paga pela Internet diretamente ao Terra, utilizando cartão de crédito ou débito em conta corrente. No primeiro mês, além da mensalidade, há uma taxa para envio do CD de R$ 15,00. 

Todos os interessados em adquirir o novo pacote de aplicativos da Microsoft poderão fazê-lo em uma área específica disponibilizada dentro do canal Terra Ofertas. Após o preenchimento do formulário com os dados cadastrais e a definição da forma de pagamento mensal, o usuário receberá o Office XP em formato de CD convencional, no endereço solicitado. 

Para utilizá-lo, é necessário fazer a instalação seguindo os padrões tradicionais, com a inclusão de um número de série que dá direito a uma única licença por máquina, além de acessar o portal Terra para validação do usuário. Após a instalação, o Alexandre Pombo, da Microsoft Brasilproduto passa a operar normalmente. Para garantir a continuidade de uso nos meses subseqüentes, no entanto, o usuário precisará conectar-se à Internet e revalidar o seu direito de uso. 

O Office XP é a mais nova versão do pacote de aplicativos da Microsoft, composto pelo processador de textos Microsoft Word, pelo gerenciador de planilhas Microsoft Excel, pelo gerenciador de correio eletrônico Microsoft Outlook e pelo editor de apresentações Microsoft Power Point. O produto é a seqüência do Office-98 Segunda Edição, que foi lançado no Brasil em julho de 1999. O programa revolucionou a computação ao agrupar em um mesmo conjunto os principais aplicativos utilizados por empresas e usuários profissionais. 

As empresas - A subsidiária brasileira da Microsoft foi inaugurada em setembro de 1989 e ocupa a 8ª posição entre as 70 filiais da empresa. A Microsoft Brasil possui uma equipe com cerca de 280 profissionais altamente capacitados no atendimento às necessidades do mercado brasileiro nas áreas de mercadologia, vendas, distribuição, suporte técnico e consultoria. Além de um escritório central, em São Paulo, a companhia possui filiais no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os negócios da Microsoft Brasil respondem por quase 50% do faturamento obtido pela empresa na América Latina. No ano fiscal de 2000, encerrado em junho do ano passado, os negócios da Microsoft no Brasil totalizaram US$ 438,6 milhões, representando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. 

Já a Terra Lycos é uma empresa de serviços Internet com atuação global, presente em 42 países e 19 idiomas, alcançando 94 milhões de visitas. É resultado da associação de Terra Networks S.A. com a Lycos Inc., realizada em outubro de 2000. Terra Lycos é um dos portais de maior tráfego nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina. O portal engloba sites como: Lycos.com, Terra.com, Angelfire.com, AtuHora.com, Gamesville.com, HotBot.com, htmlGEAR.com, Invertia.com, LycosZone.com, Matchmaker.com, Quote.com, Rumbo.com, Sonique.com, Webmonckey.com, WhoWhere.com e Wired.com. 

No Brasil, Terra Lycos é um dos principais provedores de serviços de acesso à Internet (ISP) para o mercado compreendido pelos pequenos escritórios residenciais e pelo segmento corporativo. É também um portal de conteúdo aberto e interativo, voltado para relacionamento, informação, diversão, serviços e comércio eletrônico. Conta com 350 canais em seu conteúdo e mais de 800 mil assinantes pagantes em 220 cidades brasileiras.