Office XP por assinatura chega ao
Brasil
Antes
mesmo do lançamento mundial, o pacote de aplicativos Office XP estará
disponível no Brasil, conforme foi anunciado em 24/4/2001 pela Microsoft
Brasil e pelo megaportal Terra Lycos. As duas empresas firmaram acordo
para oferecer o produto no modelo de licenciamento Provedor de Serviços
de Aplicações (ASP - Application Service Provider), em que
o internauta pode usar o programa por meio de uma assinatura mensal, com
controle através da Internet.
Terra é a primeira grande
empresa Internet do Brasil a atuar como ASP. A plataforma Windows 2000
Server, já utilizada para aplicações de hospedagem
Web, será também aplicada no projeto Office XP mensal. "O
fato do Terra já ter experiência na plataforma Windows 2000
Server foi um fator importante para sua escolha como parceiro nesse lançamento",
disse Lucia Prezzi, diretora do grupo de soluções de rede
e comércio eletrônico da Microsoft Brasil.
Segundo a executiva, o modelo de
ASP proporciona ao assinante uma forma mais flexível
de aquisição de produtos, permitindo que o investimento necessário
seja diluído por um período maior. "Além disso, traz
um novo canal de distribuição do software que pode
e vai estar associado a serviços em curto prazo. Consideramos esta
oferta uma semente do tipo de serviços e operações
que a Microsoft terá em breve com a plataforma .Net".
Pioneirismo - O Office XP
estará disponível aos consumidores brasileiros a partir do
dia 15/5/2001, antes mesmo do lançamento mundial, programado para
o dia 31 do mesmo mês. A contratação, no entanto, já
pode ser feita a partir do dia 1º/5/2001. O Terra será o primeiro
portal na América Latina a disponibilizar o produto por ASP, oferecendo
o novo serviço inicialmente à sua base de assinantes. "Essa
iniciativa prova o nosso compromisso em oferecer a nossos clientes, serviços
inéditos que facilitem seu dia-a-dia", diz Sérgio Pretto,
diretor de Terra Lycos.
Para a Microsoft, será uma
oportunidade de oferecer uma nova forma de distribuição de
seus produtos, ampliando seus canais. "Esperamos atingir 5% dos assinantes
do Terra em 12 meses", diz Alexandre Pombo, gerente de negócios
para empresas de Internet da Microsoft Brasil. O acordo é inédito,
mas pode ser estendido a outros provedores de Internet.
"Fechamos o contrato pela parceria
de longa data existente entre as empresas, com o provimento de serviços
de hospedagem baseados na plataforma Microsoft. Além disso, o Terra
tem uma base de assinantes muito significativa, com processo mensal de
faturamento já estabelecido e grande tradição no setor.
Eles foram o primeiro provedor de Internet a tornar-se um ASP e têm
adotado Windows 2000 Server em diversas iniciativas como comércio
eletrônico e hospedagem Web", justifica Pombo.
Funcionamento - A principal
diferença na utilização do Office XP por ASP em relação
à versão normal do produto, adquirida na rede tradicional
de varejo, é que o usuário pagará uma taxa mensal
para permanecer com o direito de uso. A mensalidade é de R$ 29,90
e será paga pela Internet diretamente ao Terra, utilizando cartão
de crédito ou débito em conta corrente. No primeiro mês,
além da mensalidade, há uma taxa para envio do CD de R$ 15,00.
Todos os interessados em adquirir
o novo pacote de aplicativos da Microsoft poderão fazê-lo
em uma área específica disponibilizada dentro do canal Terra
Ofertas. Após o preenchimento do formulário com os dados
cadastrais e a definição da forma de pagamento mensal, o
usuário receberá o Office XP em formato de CD convencional,
no endereço solicitado.
Para utilizá-lo, é
necessário fazer a instalação seguindo os padrões
tradicionais, com a inclusão de um número de série
que dá direito a uma única licença por máquina,
além de acessar o portal Terra para validação do usuário.
Após a instalação, o produto
passa a operar normalmente. Para garantir a continuidade de uso nos meses
subseqüentes, no entanto, o usuário precisará conectar-se
à Internet e revalidar o seu direito de uso.
O Office XP é a mais nova
versão do pacote de aplicativos da Microsoft, composto pelo processador
de textos Microsoft Word, pelo gerenciador de planilhas Microsoft Excel,
pelo gerenciador de correio eletrônico Microsoft Outlook e pelo editor
de apresentações Microsoft Power Point. O produto é
a seqüência do Office-98 Segunda Edição, que foi
lançado no Brasil em julho de 1999. O programa revolucionou a computação
ao agrupar em um mesmo conjunto os principais aplicativos utilizados por
empresas e usuários profissionais.
As empresas - A subsidiária
brasileira da Microsoft foi inaugurada em setembro de 1989 e ocupa a 8ª
posição entre as 70 filiais da empresa. A Microsoft Brasil
possui uma equipe com cerca de 280 profissionais altamente capacitados
no atendimento às necessidades do mercado brasileiro nas áreas
de mercadologia, vendas, distribuição, suporte técnico
e consultoria. Além de um escritório central, em São
Paulo, a companhia possui filiais no Rio de Janeiro, Brasília, Belo
Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os negócios da Microsoft Brasil
respondem por quase 50% do faturamento obtido pela empresa na América
Latina. No ano fiscal de 2000, encerrado em junho do ano passado, os negócios
da Microsoft no Brasil totalizaram US$ 438,6 milhões, representando
um crescimento de 38% em relação ao ano anterior.
Já a Terra Lycos é
uma empresa de serviços Internet com atuação global,
presente em 42 países e 19 idiomas, alcançando 94 milhões
de visitas. É resultado da associação de Terra Networks
S.A. com a Lycos Inc., realizada em outubro de 2000. Terra Lycos é
um dos portais de maior tráfego nos Estados Unidos, Europa, Ásia
e América Latina. O portal engloba sites como: Lycos.com, Terra.com,
Angelfire.com, AtuHora.com, Gamesville.com, HotBot.com, htmlGEAR.com, Invertia.com,
LycosZone.com, Matchmaker.com, Quote.com, Rumbo.com, Sonique.com, Webmonckey.com,
WhoWhere.com e Wired.com.
No Brasil, Terra Lycos é um
dos principais provedores de serviços de acesso à Internet
(ISP) para o mercado compreendido pelos pequenos escritórios residenciais
e pelo segmento corporativo. É também um portal de conteúdo
aberto e interativo, voltado para relacionamento, informação,
diversão, serviços e comércio eletrônico. Conta
com 350 canais em seu conteúdo e mais de 800 mil assinantes pagantes
em 220 cidades brasileiras. |