Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0104c021.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/01 18:31:20
Mais um a responder mensagens não lidas 

Tendo como principal característica responder a todas as mensagens de correio eletrônico ainda não lidas pelo usuário do micro infectado, está começando a se espalhar pela Internet o vírus W32/Badtrans@mm (também denominado como I-Worm.Badtrans, Badtrans.A. Segundo a empresa espanhola Panda Software, trata-se de um verme de baixa periculosidade, que ainda não se encontra largamente disseminado, e seus danos são reparáveis, como explica o diretor executivo da empresa no Brasil, Pedro Pajares: “Seu poder destrutivo aumenta graças à sua característica de ser transportado por arquivos com nomes diversos que sugerem músicas, piadas e fotos de nus”, completa.

O W32/Badtrans@mm foi desenvolvido para se auto-enviar por correio eletrônico, respondendo a todas as mensagens não lidas do micro contaminado. Nestas, há um arquivo anexado, que pode ter um dos seguintes nomes: Pics.ZIP.scr; images.pif;
README.TXT.pif; New_Napster_Site.DOC.scr; news_doc.scr; hamster.ZIP.scr; YOU_are_FAT!.TXT.pif; searchURL.scr; SETUP.pif; Card.pif; Me_nude.AVI.pif; Sorry_about_yesterday.DOC.pif; s3msong.MP3.pif; docs.scr; Humor.TXT.pif; fun.pif.

O principal sintoma é o aparecimento de uma mensagem em formato padrão de erro do Windows quando o arquivo anexado é executado. Com o texto “File data corrupt” o vírus procura enganar o usuário de que o arquivo estava danificado e era inútil:

Tela produzida pelo vírus, imitando mensagem do Windows
Método de contágio – Logo que essa mensagem é mostrada, o verme (de 13.312 bytes) cria um arquivo chamado HKK32.EXE e copia a si mesmo na pasta Windows\System com o nome KERN32.EXE. Então, o verme apaga o HKK32.EXE criado pouco antes, enquanto o KERN32.EXE envia um arquivo contaminado por correio eletrônico e é copiado para o diretório do Windows com o nome de INETD.EXE. Finalmente, para assegurar a sua execução a cada vez que o sistema é iniciado, o verme altera o registro e o Win.INI. No Registro do Windows, coloca a chave:

HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce\kernel32=kern32.exe

No arquivo Win.INI, acrescenta: run=C:\WINDOWS\INETD.EXE