Sai o balanço anual do setor
de TV paga
Registrando
que o número de assinantes passou de 2,9 milhões em 1999
para 3,4 milhões em 2000, e os investimentos no setor triplicaram
no mesmo período, a Associação Brasileira de Telecomunicações
por Assinatura (ABTA) divulgou no
dia 10/4/2001 o balanço anual do setor, que teve um crescimento
aproximado de 15% em 2000, em relação ao ano anterior.
De 1999 para 2000, o faturamento do setor saltou de R$ 1,9 bilhão
para R$ 2,1 bilhões, e em 2000 foram investidos R$ 915,5 milhões
no setor, contra os R$ 300 milhões injetados no ano anterior.
Com o balanço positivo e as
boas perspectivas do mercado de TV por assinatura, o número de empregos,
diretos e indiretos, também cresceu consideravelmente em 2000. Em
dezembro de 1999, o setor empregava 35 mil pessoas, sendo que 25 mil eram
empregos diretos e dez mil indiretos. Em 2000, o setor fechou o ano com
um saldo de 42,5 mil empregos, sendo 30 mil diretos e 12,5 mil indiretos.
O aumento do número de vagas criadas foi de 21% em 2000 em relação
a 1999, superior ao crescimento do número de assinantes e do faturamento
do setor.
Para a ABTA, os resultados positivos
de 2000 se devem, em grande parte, ao crescimento da economia do país.
"Para contratar um serviço de TV por assinatura, é preciso
que as pessoas estejam seguras sobre ter excedente e continuidade de excedente
de renda, o que não acontece numa economia instável e quando
há recessão", afirma o presidente da entidade, Moysés
Pluciennik. Além disso, novos serviços como o acesso a Internet
por banda larga e pacotes mais acessíveis lançados pelas
operadoras colaboraram para atrair novos assinantes. Segundo Pluciennik,
as perspectivas para este ano são as melhores. "O setor deve manter
os bons índices de 2000", acredita.
Números
do setor de
TV por
assinatura: |
Dezembro/2000 |
Dezembro/1999 |
Total de
Assinantes
Faturamento
Investimentos
Empregos
diretos
Empregos
Indiretos |
3.440.000
R$ 2,1
bilhões
R$ 915,5
milhões
12.500
30.000 |
2.900.000
R$ 1,9
bilhão
R$ 300
milhões
10.000
25.000 |
Fonte: ABTA
ABTA 2001 - A Feira e Congresso
Internacional da ABTA, que acontece de 1 a 3 de outubro de 2001 no Transamérica
Expo Center, no Hotel Transamérica, na capital paulista, vai ocupar
a maior área desde que foi criada: um total de 10 mil metros quadrados.
O evento, realizado pela primeira vez em parceria com a Converge Eventos,
empresa ligada à Editora Glasberg, reserva uma série de novidades.
"A expectativa para este ano é
aumentar em quatro vezes a área de exposição, atraindo
novos expositores e aumentando o volume de negócios gerados no evento",
afirma Álvaro Pacheco Júnior, diretor social da ABTA. No
ano passado, o evento realizado pela ABTA reuniu 47 expositores e inaugurou
o formato de business suítes, que será mantido este
ano. Em 2000, 41 business suítes foram ocupadas por empresas
que podiam negociar e receber clientes em um ambiente reservado.
A entidade - Criada em 1993,
a ABTA é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins
lucrativos, constituída por empresas privadas e associações
com atividades relacionadas direta ou indiretamente com a prestação
de serviços de telecomunicações no regime de assinatura.
A associação tem como compromisso, desde a sua fundação,
contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização
da indústria das telecomunicações por assinatura no
País.
Tem como associados representantes
das operadoras (empresas proprietárias e/ou operadoras de centrais
de recepção, processamento, geração e retransmissão
do sinal para os assinantes); fornecedores de equipamentos e prestadores
de serviços (suprem equipamentos, material de instalação,
acessórios peças e materiais de manutenção);
programadores (atuam na compra de programação externa, adaptação,
produção e edição de programas) e sócios
aspirantes (empresas que ainda não atuam no setor representado pela
ABTA). |