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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/19/01 12:11:04
Sai o balanço anual do setor de TV paga 

Registrando que o número de assinantes passou de 2,9 milhões em 1999 para 3,4 milhões em 2000, e os investimentos no setor triplicaram no mesmo período, a Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA) divulgou no dia 10/4/2001 o balanço anual do setor, que teve um crescimento aproximado de 15% em 2000, em relação ao ano anterior.  De 1999 para 2000, o faturamento do setor saltou de R$ 1,9 bilhão para R$ 2,1 bilhões, e em 2000 foram investidos R$ 915,5 milhões no setor, contra os R$ 300 milhões injetados no ano anterior. 

Com o balanço positivo e as boas perspectivas do mercado de TV por assinatura, o número de empregos, diretos e indiretos, também cresceu consideravelmente em 2000. Em dezembro de 1999, o setor empregava 35 mil pessoas, sendo que 25 mil eram empregos diretos e dez mil indiretos. Em 2000, o setor fechou o ano com um saldo de 42,5 mil empregos, sendo 30 mil diretos e 12,5 mil indiretos. O aumento do número de vagas criadas foi de 21% em 2000 em relação a 1999, superior ao crescimento do número de assinantes e do faturamento do setor. 

Para a ABTA, os resultados positivos de 2000 se devem, em grande parte, ao crescimento da economia do país. "Para contratar um serviço de TV por assinatura, é preciso que as pessoas estejam seguras sobre ter excedente e continuidade de excedente de renda, o que não acontece numa economia instável e quando há recessão", afirma o presidente da entidade, Moysés Pluciennik. Além disso, novos serviços como o acesso a Internet por banda larga e pacotes mais acessíveis lançados pelas operadoras colaboraram para atrair novos assinantes. Segundo Pluciennik, as perspectivas para este ano são as melhores. "O setor deve manter os bons índices de 2000", acredita. 
 

Números do setor de 
TV por assinatura:
Dezembro/2000 Dezembro/1999
Total de Assinantes
Faturamento
Investimentos
Empregos diretos
Empregos Indiretos
3.440.000
R$ 2,1 bilhões
R$ 915,5 milhões
12.500
30.000
2.900.000
R$ 1,9 bilhão
R$ 300 milhões
10.000
25.000
Fonte: ABTA

ABTA 2001 - A Feira e Congresso Internacional da ABTA, que acontece de 1 a 3 de outubro de 2001 no Transamérica Expo Center, no Hotel Transamérica, na capital paulista, vai ocupar a maior área desde que foi criada: um total de 10 mil metros quadrados. O evento, realizado pela primeira vez em parceria com a Converge Eventos, empresa ligada à Editora Glasberg, reserva uma série de novidades. 

"A expectativa para este ano é aumentar em quatro vezes a área de exposição, atraindo novos expositores e aumentando o volume de negócios gerados no evento", afirma Álvaro Pacheco Júnior, diretor social da ABTA. No ano passado, o evento realizado pela ABTA reuniu 47 expositores e inaugurou o formato de business suítes, que será mantido este ano. Em 2000, 41 business suítes foram ocupadas por empresas que podiam negociar e receber clientes em um ambiente reservado. 

A entidade - Criada em 1993, a ABTA é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por empresas privadas e associações com atividades relacionadas direta ou indiretamente com a prestação de serviços de telecomunicações no regime de assinatura. A associação tem como compromisso, desde a sua fundação, contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização da indústria das telecomunicações por assinatura no País.

Tem como associados representantes das operadoras (empresas proprietárias e/ou operadoras de centrais de recepção, processamento, geração e retransmissão do sinal para os assinantes); fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços (suprem equipamentos, material de instalação, acessórios peças e materiais de manutenção); programadores (atuam na compra de programação externa, adaptação, produção e edição de programas) e sócios aspirantes (empresas que ainda não atuam no setor representado pela ABTA).