Adabas Natural viabiliza o projeto
Telemar
Após
a privatização, a Tele Norte Leste Participações
(Telemar), se deparou com um grande problema: como unificar as atividades
das 16 operadoras que passaram a integrar esse grupo? A solução
tecnológica encontrada, já usada pela empresa, foi a plataforma
Adabas Natural, comercializada pela Consist, empresa fornecedora de soluções
de informática e distribuidora exclusiva dos produtos da Software
AG no Brasil. Com ela, os processos de faturamento e atendimento ao cliente
foram centralizados em tempo recorde.
"Por ser robusta, a plataforma permitiu
não só unificar os dados das outras operadoras, mas também
agregar diversas soluções e incorporar novas tecnologias.
Tudo isso armazenado em um mesmo site e em curto espaço de tempo",
diz Geraldo Campos, gerente técnico do projeto de consolidação
dos centros de processamento de dados (CPDs) da Telemar. Esse foi um dos
fatores que contribuíram para o grupo atender às normas da
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), explica.
Em sete meses, realizou-se a transferência
de aplicações de atendimento ao cliente, faturamento e arrecadação
das outras operadoras para o mesmo computador principal (mainframe),
onde roda a plataforma, em Belo Horizonte. Outro desafio foi a padronização
dos processos de faturamento e atendimento ao cliente, o que foi possível
depois da consolidação física dos CPDs.
A segurança da grande quantidade
de informações que rodam nesse mainframe é
garantida por outra máquina, com a mesma configuração
da primeira, onde tudo é espelhado, tanto para armazenamento
em disco, como em fita. "Dessa forma, existe uma contingência total
para os dados computacionais do mainframe da Telemar", afirma Campos.
A segunda fase, já em andamento,
prevê melhorias para os sistemas de atendimento a clientes e faturamento
com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva. Foram investidos no
projeto de consolidação dos CPDs cerca de R$ 32 milhões.
"Na verdade, por ser um bem de escala, a padronização - além
dos resultados de performance - vai nos trazer uma economia de cerca de
60% da despesa anual com o aluguel de hardware e software",
diz o gerente.
Maior - A Telemar é
hoje a maior empresa de telecomunicações do Brasil em faturamento
e em número de telefones instalados. Com larga experiência
em serviços de telefonia fixa local e de longa distância,
disponibiliza também serviços para Internet, Transmissão
de Dados e Imagens e Videoconferência, entre outros.
Os estados que hoje integram a área
de atuação da Telemar são: Rio de Janeiro, Minas Gerais,
Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba,
Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará,
Amazonas, Amapá e Roraima - o que corresponde a 64% do território
nacional. Além disso, geram mais de US$ 300 bilhões do Produto
Interno Bruto (PIB) e abrigam 87 milhões de pessoas, mais da metade
da população brasileira.
Pioneirismo - Distribuidor
exclusivo dos produtos da Software AG no Brasil, o grupo Consist é
um dos principais fornecedores de soluções em Tecnologia
da Informação do Brasil e da América Latina. A Consist
foi a primeira empresa brasileira de software a se firmar no competitivo
mercado internacional, tendo clientes em mais de 50 países.
No Brasil, seu principal mercado
de atuação, a empresa opera através de escritórios
regionais e centrais de atendimento em 19 das principais cidades. No mundo,
o Grupo Consist vem estrategicamente expandindo suas atividades, contando
com suas coligadas sediadas em dez países: Estados Unidos, Argentina,
Chile, Paraguai, Uruguai, México, Espanha, Alemanha, Israel e Austrália.
Com mais de cinco mil produtos instalados, a Consist conta hoje com 670
colaboradores no Brasil e 1.100 em todo o mundo.
O Centro de Informática da
Consist, localizado em São Paulo, dispõe de moderna e completa
infra-estrutura de processamento de informação com Laboratório
de Desenvolvimento de Software, Centro de Treinamento, Centro de Eventos
com videoconferência, auditório e salas para mais de 300 pessoas,
onde são ministrados cursos e seminários para clientes, parceiros
e funcionários, central de suporte técnico 24 horas, equipes
de consultoria especializada, exposição de produtos, central
de vendas e o Centro Operacional da América Latina. |