Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0104b010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/19/01 11:03:36
Adabas Natural viabiliza o projeto Telemar 

Após a privatização, a Tele Norte Leste Participações (Telemar), se deparou com um grande problema: como unificar as atividades das 16 operadoras que passaram a integrar esse grupo? A solução tecnológica encontrada, já usada pela empresa, foi a plataforma Adabas Natural, comercializada pela Consist, empresa fornecedora de soluções de informática e distribuidora exclusiva dos produtos da Software AG no Brasil. Com ela, os processos de faturamento e atendimento ao cliente foram centralizados em tempo recorde.

"Por ser robusta, a plataforma permitiu não só unificar os dados das outras operadoras, mas também agregar diversas soluções e incorporar novas tecnologias. Tudo isso armazenado em um mesmo site e em curto espaço de tempo", diz Geraldo Campos, gerente técnico do projeto de consolidação dos centros de processamento de dados (CPDs) da Telemar. Esse foi um dos fatores que contribuíram para o grupo atender às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), explica. 

Em sete meses, realizou-se a transferência de aplicações de atendimento ao cliente, faturamento e arrecadação das outras operadoras para o mesmo computador principal (mainframe), onde roda a plataforma, em Belo Horizonte. Outro desafio foi a padronização dos processos de faturamento e atendimento ao cliente, o que foi possível depois da consolidação física dos CPDs. 

A segurança da grande quantidade de informações que rodam nesse mainframe é garantida por outra máquina, com a mesma configuração da primeira, onde tudo é espelhado, tanto para armazenamento em disco, como em fita. "Dessa forma, existe uma contingência total para os dados computacionais do mainframe da Telemar", afirma Campos. 

A segunda fase, já em andamento, prevê melhorias para os sistemas de atendimento a clientes e faturamento com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva. Foram investidos no projeto de consolidação dos CPDs cerca de R$ 32 milhões. "Na verdade, por ser um bem de escala, a padronização - além dos resultados de performance - vai nos trazer uma economia de cerca de 60% da despesa anual com o aluguel de hardware e software", diz o gerente. 

Maior - A Telemar é hoje a maior empresa de telecomunicações do Brasil em faturamento e em número de telefones instalados. Com larga experiência em serviços de telefonia fixa local e de longa distância, disponibiliza também serviços para Internet, Transmissão de Dados e Imagens e Videoconferência, entre outros. 

Os estados que hoje integram a área de atuação da Telemar são: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima - o que corresponde a 64% do território nacional. Além disso, geram mais de US$ 300 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) e abrigam 87 milhões de pessoas, mais da metade da população brasileira. 

Pioneirismo - Distribuidor exclusivo dos produtos da Software AG no Brasil, o grupo Consist é um dos principais fornecedores de soluções em Tecnologia da Informação do Brasil e da América Latina. A Consist foi a primeira empresa brasileira de software a se firmar no competitivo mercado internacional, tendo clientes em mais de 50 países. 

No Brasil, seu principal mercado de atuação, a empresa opera através de escritórios regionais e centrais de atendimento em 19 das principais cidades. No mundo, o Grupo Consist vem estrategicamente expandindo suas atividades, contando com suas coligadas sediadas em dez países: Estados Unidos, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, México, Espanha, Alemanha, Israel e Austrália. Com mais de cinco mil produtos instalados, a Consist conta hoje com 670 colaboradores no Brasil e 1.100 em todo o mundo.

O Centro de Informática da Consist, localizado em São Paulo, dispõe de moderna e completa infra-estrutura de processamento de informação com Laboratório de Desenvolvimento de Software, Centro de Treinamento, Centro de Eventos com videoconferência, auditório e salas para mais de 300 pessoas, onde são ministrados cursos e seminários para clientes, parceiros e funcionários, central de suporte técnico 24 horas, equipes de consultoria especializada, exposição de produtos, central de vendas e o Centro Operacional da América Latina.