Intec Brasil entra no mercado de
mediação
Especialista
em soluções de bilhetagem de interconexão, a Intec
Telecom Systems Brasil anunciou, durante a Telexpo'2001, sua entrada no
mercado de mediação. A partir de abril de 2001, a Intec Brasil
inicia a comercialização do software de mediação
desenvolvido pela americana Computer Generation, recentemente adquirida
pela Intec. Com a nova solução, a Intec passa a oferecer
soluções ao mercado de telecomunicações no
que se refere a duas das últimas tendências no setor, a mediação
(mediation) convergente e a tarifação (billing)
convergente.
A Computer Generation (em 1996 )
atua no Brasil desde 1996 por meio de um representante exclusivo, a Compaq,
que conquistou neste período 25 clientes brasileiros, entre eles,
Telesp, BCP, TIM, Maxitel, Global Telecom e Tess.
Os antigos clientes da Compaq de
mediação passam a ser mantidos pela Intec, nova proprietária
da Computer Generation e seus produtos. "A Compaq continua sendo um grande
parceiro da Intec no Brasil, mas não será mais vendedora
exclusiva da solução de mediação", afirma Norma
Garcia, diretora geral da Intec Telecom Systems Brasil: "Estaremos efetuando
vendas diretas e buscando outros parceiros".
Para a diretoria da Intec, a aquisição
da Computer Generation (no valor de US$ 245 milhões ou 180 milhões
de pounds) foi estratégica. Representou uma excelente oportunidade
de expansão geográfica e diversificação de
produtos complementares aos já existentes. "A Intec, com sua solução
de bilhetagem de interconexão, tinha atuação mundial
exceto para os Estados Unidos, cujo sistema de billing é diferente
do resto do mundo", comenta Norma Garcia, citando: "Com a aquisição
da Computer Generation, sediada em Atlanta (Geórgia/EUA), a empresa
tornou-se forte no mercado americano e somou mais 80 clientes à
sua carteira".
Mas a maior vantagem, na opinião
da diretora geral, foi o fato de poder oferecer uma solução
para operações convergentes de voz e dados. "A convergência
é um fato no mercado mundial. Operar neste segmento, será
impossível sem uma solução de mediação
convergente e/ou bilhetagem convergente. Estamos preparados para atender
às principais necessidades dos clientes e garantir a viabilidade
de seus negócios", explica Norma Garcia.
Mediação -
A rede de uma operadora, por si só, é capaz de distribuir/rotear
voz e transmitir dados, mas não fornece a tarifação
e nenhuma outra fonte de dados diretos para a operadora. Para capturar
esta informação, é obrigatória uma solução
de mediação, mesmo que esta seja proprietária. Considerado
essencial para a indústria global das telecomunicações,
o programa de mediação é requerido para fornecer os
CDRs (dados de retorno das operadoras) formatados para sistemas de tarifação,
incluindo os de interconexão, coleta e acuracidade dos dados coletados,
controle de perdas na rede, detecção de fraudes, registro
das chamadas, entre outros.
Usado em operações
tais como de tarifação, atenção ao cliente,
modelagem de preços, fidelização do cliente, gerenciamento
de fraudes e verificação do nível de serviço,
o programa de mediação é considerado uma aplicação
de missão crítica para a operadora de telecomunicações.
"Sem este tipo de software, uma carrier não pode coletar
dados, faturar e medir com precisão seus serviços e, sem
um sistema eficaz da coleção de dados não é
possível controlar corretamente seu negócio" , explica Norma
Garcia.
O software de mediação
trabalha por meio do gerenciamento dos elementos da rede - tais como roteadores,
comutadores, firewalls, servidores e gateways - somado ao
gerenciamento do cliente e à informação operacional
fornecida pela rede de comunicação. O produto serve para
operadoras tradicionais do mercado de telecomunicações fixo
e móvel e também para provedores de serviços de Internet,
operadores de rede, fornecedores de serviço sem fio e operadores
de redes a cabo.
As empresas – Com mais de
200 funcionários e presença em 13 países, a Intec
Telecom Systems foi fundada em 1997 no Reino Unido e possui mais de 70
implementações de bilhetagem de interconexão no mundo
todo, o que representa 35% do mercado mundial. Recentemente adquiriu a
Computer Generation, empresa americana especialista em mediação.
São clientes da Intec empresas como France Telecom, Telecom Italia,
Swisscom, MCI-Worldcom, COLT, Orange, entre outras no mundo. No Brasil,
o primeiro cliente é a Intelig, uma operadora de longa distância
que tem 100% do seu faturamento diretamente relacionado com as interconexões.
Fundada em Atlanta, em 1968, a Computer
Generation possui atualmente mais de 100 funcionários e 80 clientes,
empresas de grande importância no mercado, tais como Sprint, Verizon,
Bell Atlantics e GTE, Bell South, SBC, US-West, Cable Wirelless, British
Telecom, Tell Max, Telia, Telstra, Teligent, RCN, ERI, Gabriel Prism, Optus,
Alasca Communication Service, US Celular, Celumovil, Energis e NetStream. |