Pernambucanas adota logística
da Baan
Com o
objetivo de reduzir os custos em até 10%, reabastecer todas as lojas
em no máximo três dias, bem como diminuir para 48 horas o
tempo de entrega ao cliente (que em alguns lugares chega a uma semana),
unificando esse prazo em todas as regiões, a rede de lojas Casas
Pernambucanas anunciou a compra do programa de logística "Route
Pro Dispatcher". Esse software faz a roteirização
da entrega de produtos e será utilizado tanto na análise
e programação de cargas destinadas ao reabastecimento das
lojas, como nos sistemas de entregas direto aos clientes finais. Inicialmente,
deve permitir a entrega em dias específicos e, no futuro, até
mesmo na hora marcada. Para tanto, o projeto, que deve ser implantado em
três ou quatro meses e custou R$ 200 mil, vai racionalizar as rotas,
definir nova sistemática de chegada dos veículos às
lojas e melhorar o índice de ocupação dos mesmos.
Após rigorosa seleção,
a escolha do programa da Baan Company - especializada em soluções
de gestão e negócios eletrônicos - foi justificada
pelas Pernambucanas por se adequar melhor às suas necessidades e
também por atender às expectativas de redução
de custos operacionais de entrega de produtos. A empresa é a segunda
no Brasil a adquirir esta solução da Baan (a primeira foi
a Transportadora Grande ABC, que faz o transporte de carros da Ford e da
Toyota) que nos Estados Unidos já conta com 45% do seu mercado.
8 mil km/dia - Atualmente
com 237 lojas - localizadas nos estados de São Paulo, Paraná,
Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais -, a Pernambucanas faz
diariamente 500 entregas em 80 veículos, percorrendo uma distância
média de 100 quilômetros para cada veículo. Para isto,
a empresa utiliza rotas fixas, que com a implantação do sistema
passarão a ser flexíveis, de acordo com a demanda, uma vez
que ele analisa e orienta o operador do sistema de entregas e indica a
rota e o veículo mais adequados para o tipo de carga e distância.
O programa vai também controlar o horário de chegada dos
veículos às lojas e melhorar o atendimento de necessidades
dos clientes, como cumprimento de prazo de entrega e tempo de espera.
Segundo Olímpio Almeida da
Costa, gerente de desenvolvimento de sistemas da Pernambucanas, a solução
da Baan vai incorporar benefícios ao serviço, como melhor
distribuição dos estoques, aumento das entregas direto da
Central de Depósito ao cliente final. Além do que, o sistema
da Baan tem interfaces com todos os sistemas de gestão da empresa,
o que permite às lojas o acompanhamento de todo o processo de entrega
e possibilita o esclarecimento do cliente e a identificação
de oportunidades para implementação de novas operações
logísticas.
Outras vantagens do "Route Pro Dispatcher"
são os mapas digitalizados, que informam as restrições
do caminho, como altura de pontes e acidentes nas vias, indicando, quando
necessário, caminhos alternativos, mesmo que o veículo esteja
em trânsito, e calculando quantos pedidos podem ser entregues em
uma mesma rota. |