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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/14/01 01:40:50
Saber contemplar o estrelato é um desafio constante, é preciso ter inteligência!

Fernanda do Couto (*)
Colaboradora

Fernanda do CoutoTer visibilidade, ficar famoso, conquistar um espaço ideal e ter a perspicácia de valorizar o poder de fogo, é um desafio constante e é necessário ter a sabedoria e inteligência para não cair da escada pois o tombo pode ser arriscado e deixar seqüelas irreparáveis!

No mundo real, os artistas de televisão são a grande coqueluche, ainda mais se estiverem no auge da novela ou até mesmo forem entrevistadores de sucesso. Muitos acabam por esquecer que grande parte do sucesso aconteceu através da humildade no início da carreira, a base sólida para qualquer surgimento. Ser humilde é o primeiro desafio quando queremos vencer nossos obstáculos e garantir o sonho idealizado!

A TV delineou espaços e abriu portas para talentos inimagináveis. Somos bombardeados diariamente com o artista em diversas campanhas publicitárias, seja na TV, no Rádio, no outdoor (N.E.: painel publicitário) e até mesmo no busdoor (N.E.: publicidade em ônibus). Se a peça de teatro tiver o artista de destaque, pode ter certeza, casa lotada. Mas, na hora que o auge da fama termina, ficam de um lado pro outro, de emissora para outra, buscando por um papel coadjuvante! Muitos são esquecidos, envelhecem ou são substituídos por rostinhos mais bonitos ou, como a moda permitir, o siliconado mais exuberante! Imagine, uma Miss Brasil investir 15 mil reais para poder ficar 100% "preparada"!

Chegamos no absurdo total! A onda das popozudas e das preparadas, das cachorras e das temperadas! O funk que domina, vem trazendo a polêmica até para a Internet. E você, já entrou na onda do Bonde do Tigrão? Será que os sucessos que esquentam as noites de funk vão ter uma visibilidade e vão conseguir "dominar" o mercado por muito tempo? Com certeza tivemos um "carnafunk"  este ano... as marchinhas foram esquecidas, dando passagem para o Bonde... Tom Jobim com certeza fechou os olhos, tampou os ouvidos, pois o que a mídia tentou empurrar pelos tímpanos abaixo não era um produto trabalhado e sim uma imagem para vender e posicionar as classes sociais, o jogo da atração estava começando!

Net também - Partindo para a Internet, começamos a notar que também acontecem fatos que nos fazem pensar que realmente a imagem é largamente importante, estar na Internet, ter um site na Internet, ser colunista, desenvolver um conteúdo, também é ser um artista. O chamado Artista dos Bytes. O Cyber Artista!

A partir do momento em que você aparece na Internet, tem a sua visibilidade e consegue conquistar o seu público leitor, seja em website, listas de discussão ou como fomentador de novas idéias, você passa a ser um artista e tem a importância de tal com a realidade virtual. Ser convidado para um chat de um website de grande nome, é uma honra! Participar de debates importantes e que geram conteúdo se assemelha a uma entrevista na TV. Os valores são iguais, o que vai mudar é o ambiente e o formato que se dá ao acontecimento.

Quando você sai do virtual, da era byte to byte e encara o público off line para dissertar sobre novas idéias e conceitos diferenciados, com certeza você consegue chegar ao pódio! A partir do momento em que as pessoas começam a te seguir pelas entrelinhas virtuais e a cortejar seu conteúdo, tenha certeza de uma coisa: ou você está redondamente enganado ou realmente você conseguiu atingir o auge da sua fama virtual...passou de imagem incógnita, foto distorcida, para ser humano de carne e osso que pensa, fala e gera conteúdo.

Muitos ainda preferem escrever livros, e-books e fazer consultorias, baseados no conteúdo que possuem e que transmitem na Internet, ou seja, a glória do artista completo se dá no momento de uma noite de autógrafos. O ego é massageado e o artista começa a entender que se o seu produto não for atrativo, não vende, não progride, encalha e cai no esquecimento. Ou melhor, é trocado por outro. 

A importância de um posicionamento ideal é esta. Ela posiciona, cria o mito e faz com que as coisas aconteçam com mais facilidade e com segmentações reais, cada qual no caminho e nicho segmentado. O atropelo não vende, a sede de crescer não vence... o que nos torna poderosos e visíveis são as doses certeiras que um destaque de imagem pode oferecer ao cliente, seja ele on ou off line. Artista ou colunista, cantor ou escritor. O mercado delimita diretrizes e surgem os press releases, press kits e por aí vai.

Tombo - Enquanto a fama e a poder provocam a massagem do ego, por outro lado temos que ficar preocupados pois como diriam alguns provérbios: "Fez a fama agora deita na cama", ou outro "quando maior a altura, maior o tombo". Isso nos faz parar para refletir que às vezes a visibilidade pode criar monstros pois a pessoa não estava preparada para o sucesso, de uma hora para outra deitou e rolou, como diria "subiu a cabeça e não soube controlar". 

É normal, mas o tombo é desastroso, e para consertar é preciso tempo e cultivar tudo novamente da estaca zero! O sucesso é uma palavra que dever ser envolvida com o laço da humildade e da sabedoria. Deve ser cultivado como uma planta num belo jardim, é necessário regar diariamente com doses certas para não morrer afogado ou morrer de secura! Para isso precisamos ter inteligência e moderarmos todas as etapas de seu desenvolvimento. Assim acontece com o sucesso, o estrelato, seja ele na vida real ou no mundo virtual.

Segmentar o sucesso é algo difícil e somente os sábios conseguem digerir. A imagem pública pode ser feita em etapas em períodos curtos, médios ou longos, vai depender do produto. Destruir uma imagem só depende de uma coisa, da palavra errada, do momento inoportuno e do acontecimento trágico. O sucesso é uma faca de dois gumes, ele constrói e destrói. O papel da Assessoria de Imprensa é fazer com que a faca e o queijo fiquem na mão de um só e que este saiba cortar e fatiar na medida certa e no momento certo, não deixando subir à cabeça e fazendo com que os pedaços sejam cortados indevidademente! É preciso ter inteligência e saber dividir corretamente.

(*) Fernanda do Couto é redatora da Imprensa Web! e articulista do site Widebiz.