Bips
Apoiando o Napster - A cantora
canadense Alanis Morissette defendeu,
na Comissão Judicial dos Estados Unidos, o sistema de distribuição
de músicas Napster, acusado pelas gravadoras de incitar a pirataria
de músicas no formato MP3. A artista entende que também a
opinião dos artistas deve ser ouvida nos debates sobre o futuro
da música pela Internet: "Estamos claramente envolvidos em uma nova
e excitante era digital, na qual estamos descobrindo novas maneiras de
dividirmos nossas músicas direta ou indiretamente".
Alanis afirmou ainda que - ao contrário
das críticas feitas pelas gravadoras - a troca livre de arquivos
tem ajudado os músicos, pois estas mesmas gravadoras pagam os royalties
somente quando um álbum é lançado, depois os artistas
não recebem mais nada. Já a distribuição gratuita
na Internet "permite aos artistas agregar audiência e criar uma relação
direta com esta, assim como desenvolver uma comunidade entre as pessoas
que amam suas músicas. Isso por sua vez permite que o artista gere
compensações através de outros meios como excursões
e merchandising”.
A vez da voz - Durante a semana
de 16 a 21/4/2001, a população será informada sobre
a importância do assunto e orientada a procurar postos de atendimento
médico e fonoaudiológico para exames de avaliação
gratuitos. Em caso de identificação de doenças, haverá
orientação para atendimento médico especializado em
instituições públicas credenciadas. E os internautas
também podem visitar o site
específico da campanha.
Simuladores - A CAE Inc.,
empresa especializada na fabricação de simuladores de vôo
e na prestação de serviços de treinamento voltados
para empresas aéreas, está reunindo a imprensa especializada
para entrevista coletiva e ato de inauguração de sua filial
brasileira, CAE South America Flight Training, às 11 horas do dia
19/4, na sede da Rua Orlanda Bergamo, 490, em Guarulhos/SP.
Em Brasília - Treinar
micros e pequenos empresários para que eles aprendam a realizar
negócios pela Internet, discutir a criação de leis
do comércio eletrônico, e criar uma página na Internet.
São esses alguns dos temas que estarão na pauta do Comitê
Executivo do Comércio Eletrônico que se reúne em Brasília,
no dia 17/4.
Lançamentos - A McAfee,
unidade de negócios da Network Associates, especialista em soluções
antivírus, reúne a imprensa no dia 17/4 (às 10 horas,
na sala América 3 do hotel paulistano Trans. Plaza), para apresentar
"em primeira mão" o lançamento dos produtos da Linha McAfee
2001, composta por soluções inéditas no mercado. Entre
elas, destacam-se o primeiro antivírus para PDA, firewall para usuário
final e um software para controle de conteúdo na Internet. Além
disso, a McAfee apresenta a nova identidade visual da linha de produtos
voltada ao usuário final, bem como as novidades e investimentosda
empresa em seu canal de comercialização.
Metron lança - Também
no dia 17/4 (às 10 horas, no Salão Pamplona do hotel paulistano
Mofarrej Sheraton), a Metron anuncia à imprensa o lançamento
de sua família de produtos corporativos Metron.exe. Na ocasião,
o presidente Leone Picciotto e Cássio Fernandes Augusto, novo diretor
comercial da empresa, falam sobre os planos da Metron para o segmento corporativo
e fazem uma demonstração dos equipamentos.
Conquistar, no mercado corporativo,
uma posição de liderança equivalente à que
possui no segmento de varejo, é o principal objetivo de Cássio
Fernandes Augusto, novo diretor de marketing e comercialização
da Metron Computadores. Fundada em 1984, inicialmente para a produção
de sistemas de energia, a empresa produziu 178 mil microcomputadores no
ano 2000.
B.Boys - Os ingressos para
os espetáculos do Backstreet Boys, que acontecem no Rio de Janeiro
no dia 3/5 e em São Paulo nos dias 5 e 6/5, já podem ser
adquiridos pelo público. As apresentações fazem parte
da turnê internacional de “Black and Blue”
e este é o primeiro espetáculo da banda a passar pelo País,
depois de rodar os Estados Unidos, Canadá, México e Argentina,
e antes de retornar aos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
Um mega-show, a apresentação
movimenta uma equipe técnica de 140 pessoas, além da equipe
de palco – 10 bailarinos e músicos. A estrutura inclui um palco
gigantesco, telões de última geração, 140 caixas
de som gigantes e uma estrutura de luz com capacidade para iluminar uma
cidade de 25 mil habitantes. Dura cerca de duas horas e reúne sucessos
dos quatro discos da banda, que juntos já venderam mais de 50 milhões
de cópias em todo o mundo. Informações completas sobre
o espetáculo e a banda, vínculos e fotos podem ser obtidas
no site da empresa promotora Média
Mania Assessoria e Marketing, pelo telefone (0**21) 491-9896 ou por
correio
eletrônico.
Informática nacional
- O número de computadores em uso no Brasil, até 3/2001,
é de 12 milhões. Os dados fazem parte da 12ª pesquisa
anual realizada pela FGV-EAESP sobre o mercado de Tecnologia de Informação,
com resultados de pesquisas do uso nas empresas e do comercio eletrônico
no mercado brasileiro.
Sun/Starlink - A Sun
Microsystems tem nova revenda: a StarLink
Informática, empresa desenvolvedora de projetos em Tecnologia
da Informação baseados em tecnologia Sun. O novo canal atende
os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo,
atuando principalmente nos mercados de manufatura, finanças e varejo.
Já no início desta parceria, a StarLink fechou negócio
com a maior empresa distribuidora de componentes eletrônicos do Brasil,
a Panamericana/Arrow. Recentemente, essa companhia passou a pertencer à
Arrow Eletronics, que faturou US$ 13 bilhões em 2000.
Tem Terra no Caribe - O megaportal
Terra Lycos lançou o portal Terra Caribe, que "só" pretende
liderar o mercado da Internet na região. A primeira ação
do novo serviço foi a apresentação do portal
na República Dominicana, o que amplia a presença
de Terra Lycos para 42 países. Em seguida, o portal inicia atividades
em outros países da região, num mercado de aproximadamente
25 milhões de usuários hispânicos.
Já a Terra Networks Brasil
está anunciando a contratação de Marcos Caetano para
sua diretoria de marketing. A entrada do executivo coincide com o iníco
de uma nova estratégia de marketing do portal, mais agressiva e
impactante. Caetano começou sua carreira no início da década
de 80, como consultor na Price Waterhouse. Desde então, ocupou diferentes
posições nas áreas de marketing e negócios
de empresas como Souza Cruz, Banco Nacional e Grupo Icatu. Na Argentina,
ocupou a diretoria de marketing do Exprinter Banco, atuando depois no site
de leilões Lokau.com.
Crescimento - O comércio
eletrônico mundial deve dar um salto nos próximos anos, segundo
o instituto de pesquisas IDC. A previsão é de que ele passe
de US$ 350,38 bilhões em 2000 para US$ 3,14 trilhões em 2004.
Até lá, os EUA - que em 2000 representavam 46% do mercado
- devem ter sua participação proporcional reduzida para 38%
do total. Ásia e Europa são os mercados que mais crescerão.
Te achei no Te Pego! - O portal
Te Pego, lançado em fevereiro e dirigido
a quem quer fazer amigos ou encontrar a “cara metade”, já conta
com milhares de cadastrados. Além da busca detalhada e de um cadastro
completo, com todas as características
físicas e pessoais dos usuários, o portal também conta
com uma seção de reportagens, que aborda as mais diversas
curiosidades sobre a arte de amar e fazer amigos. Para consolidar esse
trabalho, a Cidade Internet
lança a promoção Te Achei no Te Pego. Para
participar, o usuário cadastrado no serviço terá que
enviar um texto contando a história de um relacionamento iniciado
através do portal. Os melhores contos serão premiados com
uma webcam por semana e poderão ser publicados na seção
“Encontros e Desencontros”, do Te Pego.
Pulga - E a Cidade Internet
continua com as inscrições para o Pulga
– Primeiro Festival Permanente de Curtas na Internet, válido para
trabalhos audiovisuais, com até 15 minutos de duração.
Com essa iniciativa, o portal disponibiliza mais um canal para a exibição
de filmes e videoclipes e inova na Internet brasileira. Para participar,
basta preencher a ficha de inscrição no site e enviar o trabalho
aos cuidados da Produção Ao Vivo, na Cidade Internet. Mais
informações estão disponíveis no regulamento.
O portal firmou parceria com o site
de cinema Zeta Filmes, abrindo
outro canal de entretenimento para os internautas, através de intercâmbio
de conteúdos e promoções conjuntas. Há três
anos, o Zeta Filmes publica notícias, entrevistas e críticas
do cinema cult brasileiro e mundial.
Unifesp/novo site - "Está
no ar" (ué, pergunta o Buguinho de plantão, Internet virou
rádio, televisão?) o novo
site do Departamento de Comunicação da Universidade Federal
de São Paulo (Unifesp). Totalmente reformulado, mais ágil
e dinâmico, inclui um serviço on-line da Assessoria
de Imprensa para jornalistas pedirem contatos ou entrevistas com os profissionais
da universidade. O novo layout facilita a navegação
e o acesso às diversas publicações produzidas pelo
setor: Jornal da Paulista, JPInforma e revista Saúde
Paulista. Há também vídeos e programas produzidos
pela TV Unifesp, além da versão eletrônica do manual
Corra
que a Imprensa vem aí...
Expocomm - No dia 17/4 (às
20 horas, no paulistano Bar des Arts, a E.J.Krause & Reed Exhibition
Companies reúnem a imprensa para o coquetel de lançamento
da ExpoComm Wireless Brasil - edição 2001. Na oportunidade,
a diretoria da promotora irá apresentar o novo perfil do evento,
e os novos acordos de aliança estratégica para a edição
2001, entre eles, com o Yankee Group.
Veículos - O Detran da
Bahia firmou parceria com a Federação Nacional da Distribuição
de Veículos Automotores (Fenabrave) para apressar o registro dos
veículos novos. A Fenabrave instalará na sede do órgão
baiano um setor para receber informações on line de
todas as concessionárias ligadas à entidade privada.
Prêmio - A Computer
Associates International, Inc. (CA) anunciou que sua solução
antivírus InoculateIT para
a plataforma Windows 2000 recebeu o prêmio "VB
100%" da Virus Bulletin por detectar com sucesso todos os vírus
"in the wild" (ativos) durante um completo teste de produtos dessa categoria.
A Virus Bulletin, uma publicação internacional sobre
prevenção, reconhecimento e remoção de vírus
de computadores, testa cada solução dos fornecedores e sua
habilidade de detectar os vírus listados na WildList de fevereiro
de 2001. |