Officenet chega à Baixada
Santista
Esperando
até o final deste ano atingir 3,7 mil clientes nessa região,
a distribuidora de produtos e serviços de escritório Officenet
estendeu em março as suas atividades
à Baixada Santista, com a garantia de entrega das encomendas no
dia útil seguinte ao do pedido. Fundada em 1997 na Argentina - onde
já tem volume de operações superior à soma
das três maiores concorrentes -, a empresa iniciou suas operações
no Brasil em agosto de 2000 e já conta com mais de 3 mil clientes
cadastrados e faturamento nacional de R$ 4 milhões.
A região, que abriga o maior
porto latino-americano de carga geral e possui mais de 1,2 milhão
de habitantes, tem empresas de destaque em atividades como comércio
exterior, comércio atacadista, administração pública,
setor financeiro e comércio de materiais de construção.
"São mais de 18 mil empresas na região que gastam, em média,
R$ 50,00/mês de material de escritório por funcionário",
avalia o presidente da Officenet, Martín Escobari. "Podemos auxiliar
essas empresas a serem mais produtivas e eficientes, otimizando o processo
de compras desses materiais", diz.
"O formato do nosso negócio
é novo, mas já é comprovadamente eficiente", explica,
lembrando que a empresa consegue, devido às parcerias firmadas e
à otimização do gerenciamento de estoques, preços
cerca de 20% menores que os praticados pelas papelarias. Na Grande São
Paulo, conta com clientes como AmBev, Lojas Americanas, C&A, Cargill
e Bolsa de Valores de São Paulo. Na Argentina, são também
clientes empresas como Telefônica, Volkswagen/Argentina, 3M, Banco
Rio, Danone, American Express, Nielsen, IBM e Esso.
Em maio, o atendimento 24 horas será
implantado em Belo Horizonte; em julho, no Rio de Janeiro e em setembro,
em Curitiba. E a Officenet já estuda também oferecer sistemas
de reposição automática conforme médias de
consumo de cada cliente, além de outras facilidades como um programa
de consolidação das compras departamentais de material de
escritório, facilitando o gerenciamento pelo cliente.
Funcionamento - Para entrar no
comércio eletrônico, a Officenet desenvolveu estrutura tecnológica,
procedimentos e ferramentas para fazer com que o processo de compra seja
sempre rápido e fácil para seus clientes. Entre essas ferramentas
estão um catálogo impresso com a relação (ilustrada
e detalhada) dos mais de dez mil produtos comercializados, linha 0800 para
consultas, facilidades para busca por tipo ou marca, diferentes formatos
de compra e contato direto dos clientes com gerentes de conta, destaca
o vice-presidente Marcílio Pousada. A empresa continua investindo
anualmente R$ 10 milhões em tecnologia, contando com parceiros como
Microsoft, Compaq, Oracle e HP para usar as soluções mais
modernas do mercado.
O catálogo mensal é
um dos diferenciais da empresa, pois o cliente pode relacionar seu pedido
sem estar conectado à Internet. Já o site permite disponibilizar
para os clientes de forma imediata qualquer novo produto incluído
na linha de fornecimento.
Já os gerentes de conta, ou
executivos de comércio eletrônico, são profissionais
qualificados, com mais de 200 horas de treinamento por ano, preparados
para atender e solucionar dúvidas dos clientes, cuidando diretamente
de toda a transação que o comprador fizer no site. Cada empresa
será atendida sempre pelo mesmo gerente, tanto por telefone como
na Web.
Compra e entrega - Há
três formas de comprar: compra Flash, por código do produto
ou com arquivo anexado. A compra Flash acontece em três etapas: o
usuário seleciona as categorias dos produtos que deseja comprar,
filtra-os por características ou marcas e finaliza a compra indicando
os produtos escolhidos (que serão enviados ao carrinho de compras).
Na compra por código do produto, o cliente usa os códigos
citados no catálogo para indicar o que deseja adquirir. Já
na compra com arquivo anexado, o cliente pode enviar um arquivo por e-mail
com sua lista de compras. E o cliente pode também repetir a compra,
sempre que a seleção de produtos for a mesma da operação
anterior, alterando as quantidades se desejar.
As compras podem ser pagas com cartão
de crédito (a validação de crédito é
quase instantânea), com boleto bancário (é preciso
aguardar confirmação do pagamento do banco para o início
das operações no galpão) ou faturas para sete ou 28
dias (neste caso, a cobrança é feita com boleto bancário,
e na primeira compra de cada cliente a empresa passa por uma análise
de crédito, sendo que nas compras futuras o crédito é
mantido, dispensando nova análise).
No primeiro contato com a distribuidora,
o cliente deverá efetuar o cadastro, efetuando em seguida a encomenda
dos produtos, na forma de compra preferida. A lista de compra entra na
base de dados do site e é encaminhada para análise de crédito
(nos casos depagamentos faturados). Feita a análise, o sistema envia,
automaticamente, o pedido para o estoque e o e-mail de confirmação
de compra para o usuário, emitindo boletos e notas fiscais. A partir
do envio desse e-mail de confirmação, a Officenet garante
a entrega do produto em 24 horas, nas regiões da Grande São
Paulo, região metropolitana de Campinas e quatro municípios
da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão).
Para as demais localidades, o prazo máximo de entrega é de
cinco dias.
No estoque, localizado em um armazém
de 10 mil m² no bairro paulistano da Barra Funda, é impressa
uma listagem dos produtos pedidos (picking list) para permitir o
início da operação no galpão. Com a lista,
os produtos são localizados e levados para o setor de empacotamento
e expedição.
O frete é considerado à
parte do preço da mercadoria (R$ 30,00 para compras até R$
150,00, baixando proporcionalmente até zero para compras a partir
de R$ 350,00). Isso permite que as empresas programem suas compras para
freqüências quinzenais ou semanais, por exemplo, evitando assim
a incidência do frete.
Os representantes da Officenet lembram
os custos invisíveis que os clientes deixam de ter neste sistema,
como o deslocamento de funcionários e veículos até
as papelarias e outras lojas, o próprio custo da negociação
telefônica e substituição de artigos com defeito, o
gerenciamento de todo esse processo, com a conferência e o pagamento
de inúmeras notas fiscais etc. Com a Officenet, há um só
fornecedor para 10 mil produtos de escritório, desde papel e caneta
até pó de café e refrigerantes, cadeados e sacos de
lixo, talheres e móveis de arquivo, calculadoras, copiadoras, projetores
multimídia e ampla linha de periféricos para computador.
História - A Officenet
surgiu em maio de 1997 na Argentina, vendendo material de escritório
por telefone e fax. Os fundadores, Andy Freire e Santiago Bilinkis, conseguiram
financiamento de investidores locais e começaram as atividades com
10 funcionários e uma caminhonete. Em apenas dois anos, a empresa,
já com 300 funcionários, conquistou mais de 20 mil clientes,
registrando faturamento de US$ 21,4
milhões em 1999.
Em novembro de 1999, a empresa iniciou
relacionamento com a companhia brasileira de comércio eletrônico
Submarino.com, e em janeiro de 2000 lançou seu website, orientando
seus negócios para a Nova Economia. No mês seguinte, já
apresentava US$ 1 milhão em faturamento de vendas on-line,
sendo adquirida pela Sumarino.com, que passou a investir principalmente
em tecnologia, migrando todos os serviços da Officenet para a Internet,
além de expandir a área de atuação da empresa.
Em agosto de 2000, a Officenet Brasil
começou a operar com uma equipe de mais de 100 profissionais, focados
em prover serviços únicos e diferenciados para as empresas
brasileiras. Quatro meses depois, serpara-se do Submarino.com e fecha o
ano com faturamento global de US$ 43 milhões (US$ 2,8 milhões
no Brasil). Conquista também o aporte de US$ 34 milhões,
vinco principalmente do BancBoston Capital e Banco Santander Central Hispano,
via CRI América, além dos fundos Latin América Enterprise
Fund (LAEF), Latin Rim Fund e T.H.Lee Internet Investments. Parte deste
aporte de capital está sendo usada na expansão da empresa
no Brasil em 2001, além de preparar a entrada da Officenet no Chile,
na Espanha e em outros países.
A Officenet Brasil tem como presidente
Martín Escobari (diplomado em Economia e Administração
pela universidade Harvard, sendo co-fundador do Submarino.com e tnedo passado
pela GP Investimentos e pelo The Boston Consulting Group, em Nova York).
Seu vice-presidente é Marcílio Pousada, formado em Administração
de Empresas pela paulistana FAAP, ex-gerente comercial do Submarino.com
(responsável pela montagem da estrutura de comercialização
eletrônica de livros, CDs e brinquedos no Brasil), tendo sido também
diretor comercial do Wal-Mart Brazil e responsável pelas compras
da C&A e Mappin Lojas de Departamentos S.A. |