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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/02/01 20:03:30
Officenet chega à Baixada Santista 

Esperando até o final deste ano atingir 3,7 mil clientes nessa região, a distribuidora de produtos e serviços de escritório Officenet estendeu em março as suas atividadesO vice-presidente Marcílio Pousada destaca a funcionalidade do sistema à Baixada Santista, com a garantia de entrega das encomendas no dia útil seguinte ao do pedido. Fundada em 1997 na Argentina - onde já tem volume de operações superior à soma das três maiores concorrentes -, a empresa iniciou suas operações no Brasil em agosto de 2000 e já conta com mais de 3 mil clientes cadastrados e faturamento nacional de R$ 4 milhões.

A região, que abriga o maior porto latino-americano de carga geral e possui mais de 1,2 milhão de habitantes, tem empresas de destaque em atividades como comércio exterior, comércio atacadista, administração pública, setor financeiro e comércio de materiais de construção. "São mais de 18 mil empresas na região que gastam, em média, R$ 50,00/mês de material de escritório por funcionário", avalia o presidente da Officenet, Martín Escobari. "Podemos auxiliar essas empresas a serem mais produtivas e eficientes, otimizando o processo de compras desses materiais", diz.

"O formato do nosso negócio é novo, mas já é comprovadamente eficiente", explica, lembrando que a empresa consegue, devido às parcerias firmadas e à otimização do gerenciamento de estoques, preços cerca de 20% menores que os praticados pelas papelarias. Na Grande São Paulo, conta com clientes como AmBev, Lojas Americanas, C&A, Cargill e Bolsa de Valores de São Paulo. Na Argentina, são também clientes empresas como Telefônica, Volkswagen/Argentina, 3M, Banco Rio, Danone, American Express, Nielsen, IBM e Esso.

Em maio, o atendimento 24 horas será implantado em Belo Horizonte; em julho, no Rio de Janeiro e em setembro, em Curitiba. E a Officenet já estuda também oferecer sistemas de reposição automática conforme médias de consumo de cada cliente, além de outras facilidades como um programa de consolidação das compras departamentais de material de escritório, facilitando o gerenciamento pelo cliente.

O depósito brasileiro da Officenet está situado no bairro da Barra Funda, em São Paulo
Funcionamento - Para entrar no comércio eletrônico, a Officenet desenvolveu estrutura tecnológica, procedimentos e ferramentas para fazer com que o processo de compra seja sempre rápido e fácil para seus clientes. Entre essas ferramentas estão um catálogo impresso com a relação (ilustrada e detalhada) dos mais de dez mil produtos comercializados, linha 0800 para consultas, facilidades para busca por tipo ou marca, diferentes formatos de compra e contato direto dos clientes com gerentes de conta, destaca o vice-presidente Marcílio Pousada. A empresa continua investindo anualmente R$ 10 milhões em tecnologia, contando com parceiros como Microsoft, Compaq, Oracle e HP para usar as soluções mais modernas do mercado.

O catálogo mensal é um dos diferenciais da empresa, pois o cliente pode relacionar seu pedido sem estar conectado à Internet. Já o site permite disponibilizar para os clientes de forma imediata qualquer novo produto incluído na linha de fornecimento.

Já os gerentes de conta, ou executivos de comércio eletrônico, são profissionais qualificados, com mais de 200 horas de treinamento por ano, preparados para atender e solucionar dúvidas dos clientes, cuidando diretamente de toda a transação que o comprador fizer no site. Cada empresa será atendida sempre pelo mesmo gerente, tanto por telefone como na Web.

Martín Escobari e Marcílio Pousada anunciam os planos de expansão da empresa no Brasil
Compra e entrega - Há três formas de comprar: compra Flash, por código do produto ou com arquivo anexado. A compra Flash acontece em três etapas: o usuário seleciona as categorias dos produtos que deseja comprar, filtra-os por características ou marcas e finaliza a compra indicando os produtos escolhidos (que serão enviados ao carrinho de compras). Na compra por código do produto, o cliente usa os códigos citados no catálogo para indicar o que deseja adquirir. Já na compra com arquivo anexado, o cliente pode enviar um arquivo por e-mail com sua lista de compras. E o cliente pode também repetir a compra, sempre que a seleção de produtos for a mesma da operação anterior, alterando as quantidades se desejar.

As compras podem ser pagas com cartão de crédito (a validação de crédito é quase instantânea), com boleto bancário (é preciso aguardar confirmação do pagamento do banco para o início das operações no galpão) ou faturas para sete ou 28 dias (neste caso, a cobrança é feita com boleto bancário, e na primeira compra de cada cliente a empresa passa por uma análise de crédito, sendo que nas compras futuras o crédito é mantido, dispensando nova análise).

No primeiro contato com a distribuidora, o cliente deverá efetuar o cadastro, efetuando em seguida a encomenda dos produtos, na forma de compra preferida. A lista de compra entra na base de dados do site e é encaminhada para análise de crédito (nos casos depagamentos faturados). Feita a análise, o sistema envia, automaticamente, o pedido para o estoque e o e-mail de confirmação de compra para o usuário, emitindo boletos e notas fiscais. A partir do envio desse e-mail de confirmação, a Officenet garante a entrega do produto em 24 horas, nas regiões da Grande São Paulo, região metropolitana de Campinas e quatro municípios da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão). Para as demais localidades, o prazo máximo de entrega é de cinco dias.

No estoque, localizado em um armazém de 10 mil m² no bairro paulistano da Barra Funda, é impressa uma listagem dos produtos pedidos (picking list) para permitir o início da operação no galpão. Com a lista, os produtos são localizados e levados para o setor de empacotamento e expedição.

O frete é considerado à parte do preço da mercadoria (R$ 30,00 para compras até R$ 150,00, baixando proporcionalmente até zero para compras a partir de R$ 350,00). Isso permite que as empresas programem suas compras para freqüências quinzenais ou semanais, por exemplo, evitando assim a incidência do frete.

Os representantes da Officenet lembram os custos invisíveis que os clientes deixam de ter neste sistema, como o deslocamento de funcionários e veículos até as papelarias e outras lojas, o próprio custo da negociação telefônica e substituição de artigos com defeito, o gerenciamento de todo esse processo, com a conferência e o pagamento de inúmeras notas fiscais etc. Com a Officenet, há um só fornecedor para 10 mil produtos de escritório, desde papel e caneta até pó de café e refrigerantes, cadeados e sacos de lixo, talheres e móveis de arquivo, calculadoras, copiadoras, projetores multimídia e ampla linha de periféricos para computador. 

História - A Officenet surgiu em maio de 1997 na Argentina, vendendo material de escritório por telefone e fax. Os fundadores, Andy Freire e Santiago Bilinkis, conseguiram financiamento de investidores locais e começaram as atividades com 10 funcionários e uma caminhonete. Em apenas dois anos, a empresa, já com 300 funcionários, conquistou mais de 20 mil clientes, registrando faturamento de US$ 21,4 milhões em 1999.

Em novembro de 1999, a empresa iniciou relacionamento com a companhia brasileira de comércio eletrônico Submarino.com, e em janeiro de 2000 lançou seu website, orientando seus negócios para a Nova Economia. No mês seguinte, já apresentava US$ 1 milhão em faturamento de vendas on-line, sendo adquirida pela Sumarino.com, que passou a investir principalmente em tecnologia, migrando todos os serviços da Officenet para a Internet, além de expandir a área de atuação da empresa.

Em agosto de 2000, a Officenet Brasil começou a operar com uma equipe de mais de 100 profissionais, focados em prover serviços únicos e diferenciados para as empresas brasileiras. Quatro meses depois, serpara-se do Submarino.com e fecha o ano com faturamento global de US$ 43 milhões (US$ 2,8 milhões no Brasil). Conquista também o aporte de US$ 34 milhões, vinco principalmente do BancBoston Capital e Banco Santander Central Hispano, via CRI América, além dos fundos Latin América Enterprise Fund (LAEF), Latin Rim Fund e T.H.Lee Internet Investments. Parte deste aporte de capital está sendo usada na expansão da empresa no Brasil em 2001, além de preparar a entrada da Officenet no Chile, na Espanha e em outros países.

A Officenet Brasil tem como presidente Martín Escobari (diplomado em Economia e Administração pela universidade Harvard, sendo co-fundador do Submarino.com e tnedo passado pela GP Investimentos e pelo The Boston Consulting Group, em Nova York). Seu vice-presidente é Marcílio Pousada, formado em Administração de Empresas pela paulistana FAAP, ex-gerente comercial do Submarino.com (responsável pela montagem da estrutura de comercialização eletrônica de livros, CDs e brinquedos no Brasil), tendo sido também diretor comercial do Wal-Mart Brazil e responsável pelas compras da C&A e Mappin Lojas de Departamentos S.A.