Tecnologia automotiva tem seminário
em SP
Paromovido
pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE Brasil), foi realizado no
hotel paulistano Transamérica, em 28/3/2001, o Seminário
de Novas Tecnologias Automotivas, que contou com a participação
de representantes da Motorola.
A empresa trouxe ao Brasil o vice-presidente do Setor de Sistemas Eletrônicos
Integrados (IESS), Henry Pujol. Em sua palestra, ele falou sobre o iRadio,
que integra telemática, comunicação, internet, localização
e entretenimento em veículos. O iRadio é o primeiro rádio
automotivo com capacidade para captação de áudio da
Internet.
Desenvolvido pelo Setor de Sistemas
Eletrônicos Integrados (IESS) da Motorola, o aparelho embute um conceito
revolucionário de informação e entretenimento em automóveis,
que permite ao usuário ouvir programas e músicas pré-determinadas
tanto da Web quanto de estações AM e FM, acessar correios
de voz, e-mails e programas de áudio (como livros e revistas
sonorizadas). Além disso, com ele é possível obter
informações sobre tráfego, bolsas de valores, tempo
e notícias, em tempo real.
A captação dos dados
é feita por satélites, rádio, celulares digitais,
Internet sem fio e bandas de FM e AM, através da combinação
das tecnologias de transmissão de voz e dados sem fio, do sistema
de posicionamento global (GPS) e de softwares automotivos já
testados e assegurados pela Motorola em estruturas telemáticas pré-existentes.
Empresa - A Motorola é
especializada em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica. Suas vendas mundiais em 2000 foram de US$ 37,6 bilhões.
Desde 1995, a empresa vem investindo cerca de US$ 210 milhões principalmente
na instalação de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna,
interior de São Paulo e ampliação de sua capacidade
produtiva e tecnológica.
Com fábricas de celulares,
equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular
(estações rádio base), o Campus ainda conta com um
Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
de Terminais Celulares em hardware, software, mecânica
e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada
para o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores.
A empresa também atua fortemente
no País comercializando semicondutores, equipamentos para trabalho
em rede, Internet e multimídia, além de desenvolver muitas
outras soluções para os mercados corporativo e de comunicação
pessoal. |