Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103d010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/01 22:30:56
Adobe lança Acrobat 5.0 e Network Publishing 

A empresa também lançou o After Effects 5.0

Mais dois produtos passam a integrar a linha da empresa Adobe Systems: o Acrobat 5.0 (com novas funções que aceleram os processos comerciais, permitindo total integração com a Web e compatibilidade com linguagem XML para facilitar o intercâmbio da informação contida em arquivos Adobe PDF) e o Network Publishing, com o qual a Adobe supera o desafio de utilizar um só conteúdo editorial em vários dispositivos de saída, sem perder qualidade e informação. Além deles, também foi lançado em 3/2001 o Adobe After Effects 5.0, com cem novos recursos.

O Adobe Acrobat 5.0 é considerado pela empresa como uma importante atualização de um dos seus principais aplicativos. Com ele, as empresas reduzem o tempo de duração dos ciclos e aumentam a eficiência dos processos empresariais.

Fiel à sua linha de trabalho, o Acrobat 5.0 continua permitindo que os usuários produzam documentos que mantenham a fidelidade de formato em relação ao documento original, tal como foi criado. Os clientes podem ter certeza de que os arquivos Adobe Portable Document Format (PDF) criados no Acrobat 5.0 e compartilhados no ambiente on-line serão vistos e impressos da mesma forma com o uso do conhecido Acrobat Reader em múltiplos dispositivos de hardware e em vários sistemas operacionais.

Entretanto, a funcionalidade do Acrobat 5.0 vai além das operações fundamentais: agora, os profissionais podem trabalhar com mais eficiência individual e coletiva, os clientes contam com recursos aperfeiçoados para criar documentos, assiná-los digitalmente e protegê-los no momento do envio, as empresas podem usar formulários eletrônicos para reduzir custos de modo mais eficiente e para aumentar a precisão da informação nestes formulários; os usuários podem distribuir informação de modo mais acessível a pessoas com certas disfunções, e os administradores de Tecnologia da Informação podem agora instalar e manter, com facilidade, o aplicativo Acrobat em toda a empresa.

"Nos próximos anos, à medida que as operações se movam para a Web aumentará a necessidade de obter acesso às informações a partir de qualquer lugar, em qualquer momento", diz Rita Knox, vice-presidente e diretora de pesquisas da Gartner. "O aplicativo que permita economia de tempo e dinheiro às empresas, oferecendo compatibilidade ilimitada, será a chave para este acesso. Isto também inclui tanto as tecnologias quanto a administração exigidas pelo usuário".

O Acrobat 5.0 oferece vários benefícios fundamentais para que empresas, artistas gráficos e profissionais de TI tenham uma integração considerada excelente com o conceito de Network Publishing, do qual devem obter desempenho eficiente à velocidade da Web. A completa integração Web baseada em WebDistributed Authoring and Versioning (WebDAV) e Open DataBase Connectivity (ODBC) permite que equipes de trabalho incluam comentários a respeito de arquivos Adobe PDF simultaneamente a partir de um navegador.

A compatibilidade com eXtensible Markup Language (XML) facilita a integração da informação por parte dos usuários, como por exemplo formulários de informações guardadas como documentos Adobe PDF em arquivos de segurança. Também oferece uma integração mais sólida com as ferramentas mais conhecidas para a empresa, permitindo que os profissionais de TI instalem e mantenham automaticamente o Acrobat 5.0 em uma rede de centenas de sistemas de computação com múltiplos usuários.

O Adobe Acrobat 5.0 para Windows 95 OSR 2.0, Windows 98, Windows NT 4.0 na configuração 5 ou 6, Windows ME e Windows 2000, e também Macintosh OS 8.6 (nem todos os recursos baseados na Web estão disponíveis, devido a limitações do sistema operacional da Apple), 9.0.4 e 9.1, deve chegar ao Brasil em 5/2001 pelo preço sugerido de US$ 320,00. 

Network Publishing - A empresa também apresenta um novo conceito de editoração, que chama de Network Publishing e proporciona a elaboração de conteúdo visualmente rico e personalizado a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Para ajudar a desenvolver este novo conceito, tornando-o uma nova categoria na área de editoração, a Adobe conta com o apoio do Art Technology Group (ATG), HP, Interwoven, Nokia e RealNetworks.

"O Network Publishing muda drasticamente o modo como o conteúdo é criado, controlado e distribuído", diz Bruce Chizen, diretor-presidente da Adobe. "Ao aproveitar o potencial da Internet, o Network Publishing representa a terceira geração da editoração, depois do Desktop Publishing que surgiu na década de 80 e da editoração para Web, implemetada nos anos 90. É a era da criação de conteúdo visualmente rico e significativo para ser administrado e distribuído de modo confiável onde quer que o usuário deseje, quer seja para uma página na Web, uma impressora, telefone celular, dispositivo portátil, PC ou dispositivo para a Internet".

No novo mundo Network Publishing, o conteúdo será criado uma vez por uma pessoa ou grupo e apresentado exatamente como pretendido, independentemente do dispositivo de saída. O consumidor usufruirá da conveniência de visualizar aquele conteúdo em qualquer lugar e, caso deseje, armazená-lo, enviá-lo ou imprimi-lo em outro local.

A função da Adobe na Editoração em Rede é continuar a evoluir, integrar e ampliar seus softwares, incluindo Photoshop, Acrobat, Illustrator, InDesign, FrameMaker, Premiere, After Effects, LiveMotion e GoLive. O conteúdo criado com aplicativos Adobe contará com meta-tags para administração, distribuição e exibição.

A Adobe continua a apoiar os padrões industriais nos quais o Network Publishing se baseia, tais como a linguagem Extensible Markup Language (XML), o formato Adobe Portable Document Format (PDF), Scalable Vector Graphics (SVG), Synchronized Multimedia Integrated Language (SMIL), Wireless Markup Language (WML) para dispositivos Wap e a linguagem Compact HyperText Markup Language (cHTML) para i-mode.

"O acesso à Internet e a adoção de novas tecnologias para dispositivos de saída estão crescendo muito rapidamente na América Latina. No Brasil, particularmente, a largura da banda de acesso está mais acessível e crescendo em ritmo mais acelerado do que em outros países dessa região. Isto representa uma grande oportunidade para a Adobe, porque a necessidade de criar conteúdo visualmente rico, que pode ser distribuido em todos estes dispositivos será muito importante na América Latina e representa a essência do Network Publishing", diz Javier Vargas, diretor-gerente da Adobe América Latina.

Parcerias - A Adobe reuniu o apoio das empresas que lideram o segmento industrial para o conceito Network Publishing. Executivos de alto escalão da ATG, HP, Interwoven, Nokia e RealNetworks discutiram a função de suas empresas para o Network Publishing.

Paul Shorthose, presidente e diretor executivo de Operações da ATG, e Martin Brauns, diretor-presidente e diretor executivo da Interwoven, anunciaram a aliança de suas empresas com a Adobe para melhorar os fluxos de trabalho na Web desde a criação de conteúdo, administração até a distribuição. Carolyn Ticknor, presidente do projeto Sistemas de Imagem e Impressão da HP, evidenciou como o Network Publishing representa mais uma evidência do conceito da HP em que os dispositivos de informação se conectam a uma rede de serviços radicados na Internet, executados numa infra-estrutura permanentemente ativa.

Por sua vez, Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia, discutiu como o conteúdo será editorado para qualquer dispositivo, em última análise tornando toda a informação acessível em qualquer local. E Rob Glaser, presidente e diretor executivo da RealNetworks, anunciou uma aliança estratégica com a Adobe para desenvolver soluções de mídia aperfeiçoada para a transferência contínua de dados (streaming) para distribuir a partir dos ricos recursos de mídia de banda larga.

After Effects - A empresa também anuncia a versão 5.0 do Adobe After Effects, um aplicativo para ilustrações animadas e efeitos especiais. O produto oferece mais de 100 novos recursos e proporciona ganhos de produtividade que habilitam os profissionais de criação a desenvolver conteúdo para filmes, vídeos, multimídia e para a Web.

O programa inclui ferramentas para composição em 3D, de pintura vetorial e suporte a cores em 16 bits, que ampliam a versão Production Bundle. A combinação de novos recursos e diversos aperfeiçoamentos para melhor produtividade ajudará os artistas de efeitos visuais e programadores visuais de ilustrações animadas a explorar suas idéias de criação e a executá-las com precisão.

"O After Effects 5.0 é um grande avanço. Estamos entusiasmadíssimos, pois agora podemos criar novos modos de exibição", diz Chris Meyer, um dos proprietários da CyberMotion, um estúdio de design para animações. "Agora podemos compor em espaços tridimensionais com iluminação e câmaras, além de utilizarmos todas as ferramentas 2D já conhecidas, como modos de transferência e molduras (mattes). Novos recursos como expressões (expressions) e desenvolvimento (parenting) permitem que montemos rapidamente animações elaboradas e coordenadas de um modo que anteriormente nem teríamos tentado".

Entre outros novos recursos, o After Effects 5.0  permite que os usuários façam a animação de camadas (layers) de modo hierárquico, expressões (expressions) para criar relacionamentos animados entre propriedades de camada (layer), aperfeiçoamentos nas máscaras para permitir seu uso na janela Comp, a expansão das máscaras e o acréscimo de Borrões de Movimento (Motion Blur) às máscaras, além de saída para Macromedia Flash (SWF) para permitir que os usuários criem animações vetoriais para páginas na Web. Uma lista completa dos novos recursos pode ser encontrada na página especial sobre o programa mantida pela Adobe na Web.

Além destes novos e fascinantes recursos, o aplicativo Adobe After Effects 5.0 oferece dezenas de aperfeiçoamentos de interface para permitir procedimentos de trabalho otimizados e mais eficientes. O After Effects 5.0 também possui um índice de integração com os aplicativos Photoshop, Illustrator e Premiere que não é igualado em nenhum outro programa para animações ou efeitos especiais.

O Adobe After Effects 5.0 possui duas versões. A versão Standard apresenta o núcleo de ferramentas de composição e de efeitos em 2D e 3D necessários para os profissionais de animação e diagramadores da Web. A versão Production Bundle foi concebida para artistas de efeitos visuais e programadores de animação que necessitam de todas as ferramentas da Versão Standard, acrescidas de ferramentas de codificação (keying), controle de animação e de distorções, efeitos de áudio, efeitos de canais 3D, 16-bit por canal de cores, ferramentas para pintura vetorial e suporte para renderização em rede.

No Brasil, o Adobe After Effects 5.0 para Mac OS 9.0.4, Mac OS 9.1, Mac OS X Classic, Windows 98, Windows 2000, e Windows Millennium Edition deverá ser distribuído em maio de 2001. O preço sugerido no Brasil para a versão Standard é US$ 898,00 e para a versão Production Bundle é US$ 2.036,00. Os clientes podem solicitar a atualização para o After Effects 5.0 a partir de edições anteriores da versão Standard por US$ 274,00 e de edições anteriores Production Bundle por US$400. Há a possibilidade de fazer atualização da versão Standard para Production Bundle por US$ 1.225,00. 

Para agregar maior valor para os clientes do After Effects 5.0, a Adobe oferece cinco programas adicionais (plug-ins) gratuitos: Card Dance, Card Wipe, Caustics, Wave World e Foam, que após o registro do aplicativo poderão ser baixados da página do Expert Center.

Empresa - Fundada em 1982, a Adobe Systems Incorporated produz soluções de aplicativos para editoração em redes, incluindo aplicativos para Web, impressão, vídeo, por comunicação sem fio e em banda larga. Suas ferramentas para projetos gráficos, imagens, mídia dinâmica e de autoria permitem que os clientes criem, controlem e produzam conteúdo visualmente sofisticado e confiável. Com sede em San Jose (Califórnia/EUA), a Adobe é a terceira maior empresa de aplicativos para PC nos EUA, com faturamento anual acima de US$ 1 bilhão.

Em 5 a 8/2/2001, a empresa reuniu a equipe latino-americana e seus parceiros na conferência "Welcome to The New Millenium" especificamente dedicada ao seu canal de distribuição. Realizada em Cancun, México, a conferência teve como objetivos principais o reconhecimento do excelente trabalho em vendas e distribuição efetuado durante 2000 e a apresentação das estratégias de Vendas, Canal, Marketing e Antipirataria da empresa a serem implementadas este ano na América Latina.