Adobe lança Acrobat 5.0 e
Network Publishing
A empresa também lançou
o After Effects 5.0
Mais
dois produtos passam a integrar a linha da empresa Adobe
Systems: o Acrobat 5.0 (com novas funções que aceleram
os processos comerciais, permitindo total integração com
a Web e compatibilidade com linguagem XML para facilitar o intercâmbio
da informação contida em arquivos Adobe PDF) e o Network
Publishing, com o qual a Adobe supera o desafio de utilizar um só
conteúdo editorial em vários dispositivos de saída,
sem perder qualidade e informação. Além deles, também
foi lançado em 3/2001 o Adobe After Effects 5.0, com cem novos recursos.
O Adobe Acrobat 5.0 é considerado
pela empresa como uma importante atualização de um dos seus
principais aplicativos. Com ele, as empresas reduzem o tempo de duração
dos ciclos e aumentam a eficiência dos processos empresariais.
Fiel à sua linha de trabalho,
o Acrobat 5.0 continua permitindo que os usuários produzam documentos
que mantenham a fidelidade de formato em relação ao documento
original, tal como foi criado. Os clientes podem ter certeza de que os
arquivos Adobe Portable Document Format (PDF) criados no Acrobat 5.0 e
compartilhados no ambiente on-line serão vistos e impressos
da mesma forma com o uso do conhecido Acrobat Reader em múltiplos
dispositivos de hardware e em vários sistemas operacionais.
Entretanto, a funcionalidade do Acrobat
5.0 vai além das operações fundamentais: agora, os
profissionais podem trabalhar com mais eficiência individual e coletiva,
os clientes contam com recursos aperfeiçoados para criar documentos,
assiná-los digitalmente e protegê-los no momento do envio,
as empresas podem usar formulários eletrônicos para reduzir
custos de modo mais eficiente e para aumentar a precisão da informação
nestes formulários; os usuários podem distribuir informação
de modo mais acessível a pessoas com certas disfunções,
e os administradores de Tecnologia da Informação podem agora
instalar e manter, com facilidade, o aplicativo Acrobat em toda a empresa.
"Nos próximos anos, à
medida que as operações se movam para a Web aumentará
a necessidade de obter acesso às informações a partir
de qualquer lugar, em qualquer momento", diz Rita Knox, vice-presidente
e diretora de pesquisas da Gartner. "O aplicativo que permita economia
de tempo e dinheiro às empresas, oferecendo compatibilidade ilimitada,
será a chave para este acesso. Isto também inclui tanto as
tecnologias quanto a administração exigidas pelo usuário".
O Acrobat 5.0 oferece vários
benefícios fundamentais para que empresas, artistas gráficos
e profissionais de TI tenham uma integração considerada excelente
com o conceito de Network Publishing, do qual devem obter desempenho eficiente
à velocidade da Web. A completa integração Web baseada
em WebDistributed Authoring and Versioning (WebDAV) e Open DataBase Connectivity
(ODBC) permite que equipes de trabalho incluam comentários a respeito
de arquivos Adobe PDF simultaneamente a partir de um navegador.
A compatibilidade com eXtensible
Markup Language (XML) facilita a integração da informação
por parte dos usuários, como por exemplo formulários de informações
guardadas como documentos Adobe PDF em arquivos de segurança. Também
oferece uma integração mais sólida com as ferramentas
mais conhecidas para a empresa, permitindo que os profissionais de TI instalem
e mantenham automaticamente o Acrobat 5.0 em uma rede de centenas de sistemas
de computação com múltiplos usuários.
O Adobe Acrobat 5.0 para Windows
95 OSR 2.0, Windows 98, Windows NT 4.0 na configuração 5
ou 6, Windows ME e Windows 2000, e também Macintosh OS 8.6 (nem
todos os recursos baseados na Web estão disponíveis, devido
a limitações do sistema operacional da Apple), 9.0.4 e 9.1,
deve chegar ao Brasil em 5/2001 pelo preço sugerido de US$ 320,00.
Network Publishing - A empresa
também apresenta um novo conceito de editoração, que
chama de Network Publishing e proporciona a elaboração de
conteúdo visualmente rico e personalizado a qualquer momento e em
qualquer dispositivo. Para ajudar a desenvolver este novo conceito, tornando-o
uma nova categoria na área de editoração, a Adobe
conta com o apoio do Art Technology Group (ATG), HP, Interwoven, Nokia
e RealNetworks.
"O Network Publishing muda drasticamente
o modo como o conteúdo é criado, controlado e distribuído",
diz Bruce Chizen, diretor-presidente da Adobe. "Ao aproveitar o potencial
da Internet, o Network Publishing representa a terceira geração
da editoração, depois do Desktop Publishing que surgiu na
década de 80 e da editoração para Web, implemetada
nos anos 90. É a era da criação de conteúdo
visualmente rico e significativo para ser administrado e distribuído
de modo confiável onde quer que o usuário deseje, quer seja
para uma página na Web, uma impressora, telefone celular, dispositivo
portátil, PC ou dispositivo para a Internet".
No novo mundo Network Publishing,
o conteúdo será criado uma vez por uma pessoa ou grupo e
apresentado exatamente como pretendido, independentemente do dispositivo
de saída. O consumidor usufruirá da conveniência de
visualizar aquele conteúdo em qualquer lugar e, caso deseje, armazená-lo,
enviá-lo ou imprimi-lo em outro local.
A função da Adobe na
Editoração em Rede é continuar a evoluir, integrar
e ampliar seus softwares, incluindo Photoshop, Acrobat, Illustrator, InDesign,
FrameMaker, Premiere, After Effects, LiveMotion e GoLive. O conteúdo
criado com aplicativos Adobe contará com meta-tags para administração,
distribuição e exibição.
A Adobe continua a apoiar os padrões
industriais nos quais o Network Publishing se baseia, tais como a linguagem
Extensible Markup Language (XML), o formato Adobe Portable Document Format
(PDF), Scalable Vector Graphics (SVG), Synchronized Multimedia Integrated
Language (SMIL), Wireless Markup Language (WML) para dispositivos Wap e
a linguagem Compact HyperText Markup Language (cHTML) para i-mode.
"O acesso à Internet e a adoção
de novas tecnologias para dispositivos de saída estão crescendo
muito rapidamente na América Latina. No Brasil, particularmente,
a largura da banda de acesso está mais acessível e crescendo
em ritmo mais acelerado do que em outros países dessa região.
Isto representa uma grande oportunidade para a Adobe, porque a necessidade
de criar conteúdo visualmente rico, que pode ser distribuido em
todos estes dispositivos será muito importante na América
Latina e representa a essência do Network Publishing", diz Javier
Vargas, diretor-gerente da Adobe América Latina.
Parcerias - A Adobe reuniu
o apoio das empresas que lideram o segmento industrial para o conceito
Network Publishing. Executivos de alto escalão da ATG, HP, Interwoven,
Nokia e RealNetworks discutiram a função de suas empresas
para o Network Publishing.
Paul Shorthose, presidente e diretor
executivo de Operações da ATG, e Martin Brauns, diretor-presidente
e diretor executivo da Interwoven, anunciaram a aliança de suas
empresas com a Adobe para melhorar os fluxos de trabalho na Web desde a
criação de conteúdo, administração até
a distribuição. Carolyn Ticknor, presidente do projeto Sistemas
de Imagem e Impressão da HP, evidenciou como o Network Publishing
representa mais uma evidência do conceito da HP em que os dispositivos
de informação se conectam a uma rede de serviços radicados
na Internet, executados numa infra-estrutura permanentemente ativa.
Por sua vez, Anssi Vanjoki, vice-presidente
executivo da Nokia, discutiu como o conteúdo será editorado
para qualquer dispositivo, em última análise tornando toda
a informação acessível em qualquer local. E Rob Glaser,
presidente e diretor executivo da RealNetworks, anunciou uma aliança
estratégica com a Adobe para desenvolver soluções
de mídia aperfeiçoada para a transferência contínua
de dados (streaming) para distribuir a partir dos ricos recursos de mídia
de banda larga.
After Effects - A empresa
também anuncia a versão 5.0 do Adobe After Effects, um aplicativo
para ilustrações animadas e efeitos especiais. O produto
oferece mais de 100 novos recursos e proporciona ganhos de produtividade
que habilitam os profissionais de criação a desenvolver conteúdo
para filmes, vídeos, multimídia e para a Web.
O programa inclui ferramentas para
composição em 3D, de pintura vetorial e suporte a cores em
16 bits, que ampliam a versão Production Bundle. A combinação
de novos recursos e diversos aperfeiçoamentos para melhor produtividade
ajudará os artistas de efeitos visuais e programadores visuais de
ilustrações animadas a explorar suas idéias de criação
e a executá-las com precisão.
"O After Effects 5.0 é um
grande avanço. Estamos entusiasmadíssimos, pois agora podemos
criar novos modos de exibição", diz Chris Meyer, um dos proprietários
da CyberMotion, um estúdio de design para animações.
"Agora podemos compor em espaços tridimensionais com iluminação
e câmaras, além de utilizarmos todas as ferramentas 2D já
conhecidas, como modos de transferência e molduras (mattes).
Novos recursos como expressões (expressions) e desenvolvimento
(parenting) permitem que montemos rapidamente animações
elaboradas e coordenadas de um modo que anteriormente nem teríamos
tentado".
Entre outros novos recursos, o After
Effects 5.0 permite que os usuários façam a animação
de camadas (layers) de modo hierárquico, expressões
(expressions) para criar relacionamentos animados entre propriedades
de camada (layer), aperfeiçoamentos nas máscaras para
permitir seu uso na janela Comp, a expansão das máscaras
e o acréscimo de Borrões de Movimento (Motion Blur)
às máscaras, além de saída para Macromedia
Flash (SWF) para permitir que os usuários criem animações
vetoriais para páginas na Web. Uma lista completa dos novos recursos
pode ser encontrada na página
especial sobre o programa mantida pela Adobe na Web.
Além destes novos e fascinantes
recursos, o aplicativo Adobe After Effects 5.0 oferece dezenas de aperfeiçoamentos
de interface para permitir procedimentos de trabalho otimizados e mais
eficientes. O After Effects 5.0 também possui um índice de
integração com os aplicativos Photoshop, Illustrator e Premiere
que não é igualado em nenhum outro programa para animações
ou efeitos especiais.
O Adobe After Effects 5.0 possui
duas versões. A versão Standard apresenta o núcleo
de ferramentas de composição e de efeitos em 2D e 3D necessários
para os profissionais de animação e diagramadores da Web.
A versão Production Bundle foi concebida para artistas de efeitos
visuais e programadores de animação que necessitam de todas
as ferramentas da Versão Standard, acrescidas de ferramentas de
codificação (keying), controle de animação
e de distorções, efeitos de áudio, efeitos de canais
3D, 16-bit por canal de cores, ferramentas para pintura vetorial e suporte
para renderização em rede.
No Brasil, o Adobe After Effects
5.0 para Mac OS 9.0.4, Mac OS 9.1, Mac OS X Classic, Windows 98, Windows
2000, e Windows Millennium Edition deverá ser distribuído
em maio de 2001. O preço sugerido no Brasil para a versão
Standard é US$ 898,00 e para a versão Production Bundle é
US$ 2.036,00. Os clientes podem solicitar a atualização para
o After Effects 5.0 a partir de edições anteriores da versão
Standard por US$ 274,00 e de edições anteriores Production
Bundle por US$400. Há a possibilidade de fazer atualização
da versão Standard para Production Bundle por US$ 1.225,00.
Para agregar maior valor para os
clientes do After Effects 5.0, a Adobe oferece cinco programas adicionais
(plug-ins) gratuitos: Card Dance, Card Wipe, Caustics, Wave World e Foam,
que após o registro do aplicativo poderão ser baixados da
página do Expert
Center.
Empresa - Fundada em 1982,
a Adobe Systems Incorporated produz
soluções de aplicativos para editoração em
redes, incluindo aplicativos para Web, impressão, vídeo,
por comunicação sem fio e em banda larga. Suas ferramentas
para projetos gráficos, imagens, mídia dinâmica e de
autoria permitem que os clientes criem, controlem e produzam conteúdo
visualmente sofisticado e confiável. Com sede em San Jose (Califórnia/EUA),
a Adobe é a terceira maior empresa de aplicativos para PC nos EUA,
com faturamento anual acima de US$ 1 bilhão.
Em 5 a 8/2/2001, a empresa reuniu
a equipe latino-americana e seus parceiros na conferência "Welcome
to The New Millenium" especificamente dedicada ao seu canal de distribuição.
Realizada em Cancun, México, a conferência teve como objetivos
principais o reconhecimento do excelente trabalho em vendas e distribuição
efetuado durante 2000 e a apresentação das estratégias
de Vendas, Canal, Marketing e Antipirataria da empresa a serem implementadas
este ano na América Latina. |