Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103c054.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/01 09:51:08
TELEXPO 2001
Escritório virtual é tema de painel 

Um tema que tem gerado muita polêmica no meio corporativo foi debatido na Telexpo 2001, durante painel no dia 22/3/2001: o e-Workplaces, uma forma de organização empresarial onde os postos de trabalho fixos são transformados em posições virtuais, com maior uso de ferramentas de comunicação móvel e Internet. 

O titular da sessão foi o vice-presidente da empresa de consultoria em Internet VP Web, Jaques Rosenzvaig, que reuniu executivos como Vicente Criscio, também vice-presidente da VP Web; Winston Pegler, gerente de parceirias da Ray Berndson; Bruno Lessa, presidente da Fábrica Digital; Vilson Guelmann, diretor de vendas da Sun Microsystems; Cássio Dreyfuss, diretor de pesquisa do Gartner Group e Luiz Fernando Guglielmi, gerente de tecnologia e logística da Siemens, para comporem a mesa de discussão abordando respectivamente os temas: a nova organização; os desafios do profissional da nova economia, a gestão do conhecimento nas novas empresas, a infra-estrutura que atende a nova organização do trabalho, gestão de pessoas no ambiente de conhecimento, e o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional via Web.

Vicente Criscio abriu o painel, falando sobre a nova organização. Segundo ele, o e-Workplace pode ser definido como "um ambiente de trabalho virtual que transcende aspectos físicos e tecnológicos, integrando trabalhadores, atividades e negócios, onde o principal direcionador está associado ao aumento da qualidade de vida por parte do trabalhador. Com este novo modelo, os benefícios para o empregador são o aumento da produtividade em 20% a 45% e a redução dos custos com espaço físico e despesas de transporte. Já o funcionário passa a ter maior tempo de lazer, mais proximidade com a família, redução do estresse com trânsito e poluição e maior controle sobre carga de trabalho (workload) e gestão de pendências, entre outros".

Expansão - Ele ainda salientou que 87% das 100 melhores empresas para se trabalhar na lista da Fortune têm programas de telecommuting. Nos EUA, mais de 20 milhões de pessoas trabalham em casa pelo menos uma vez por semana e, de acordo com o Gartner Group, até 2003, mais de 137 milhões de empregados ou profissionais autônomos colocarão em prática o conceito de trabalho remoto. 

Finalizando, ele demostrou como as empresas lucrarão com sedes menos suntuosas, aquisição de mobiliário, equipamentos e veículos automotores, entre outros, e como este modelo facilitará a vida dos departamentos de RH, que não mais precisarão ajustar horários, criar regras de vestuário e procedimentos etc. Por outro lado, será necessário um investimento em tecnologias para integração corporativa via Internet, Intranet e outros dispositivos que permitam de forma eficiente liderar a organização no planejamento e gestão da força de trabalho; promover interação entre todos colaboradores, fornecedores e terceiros; elevar o nível de serviços para os colaboradores e expandir o acesso às decisões e direcionamentos da empresa; prover acesso fácil a informações úteis; reduzir custos administrativos da força de trabalho e dar a todos um canal de comunicação.

A VP Web é uma consultoria eletrônica do grupo europeu Value Partners, presente no Brasil há oito anos. O principal diferencial da VP Web é a atuação abrangente em todas as fases de um projeto de negócios eletrônicos: da concepção e refinamento de uma idéia – avaliando sua viabilidade e desenvolvendo um plano de negócios, passando ainda pelas fases de desenho e especificação das soluções e implementação/integração com sistemas existentes. A empresa está capacitada também a fazer todo o planejamento da evolução do negócio, de como deverá se processar a sua expansão.

Veja mais:
Telexpo 2001 - Evento traz novidades em comunicação digital