TELEXPO 2001
Huawei anuncia fábrica no
Brasil
Maior
fabricante chinês de equipamentos de telecomunicações
e um dos maiores do mundo, a Huawei Technologies definiu sua estratégia
de ação nos mercados brasileiro e latino-americano, por meio
da instalação de uma grande fábrica no Brasil na primeira
metade de 2001, já iniciando suas atividades.
A empresa, que faturou no ano passado
um total de US$ 2,66 bilhões com suas vendas mundiais, se sente
especialmente atraída pelo grande potencial do mercado brasileiro
- representado pelas novas operadoras que começam a surgir no País
- e também pela crescente renovação e ampliação
das infra-estruturas de telefonia fixa e celular das operadoras já
instaladas.
A Huawei conseguiu com o Banco da
China um aporte de financiamentos para as operadoras brasileiras interessadas
na aquisição facilitada de seus equipamentos. Há seis
meses, vem investindo na montagem da estrutura de suporte e atendimento
para o mercado brasileiro, que já conta com centros de suporte nas
cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Uberlândia
(MG). A partir de seu escritório em São Paulo, vem também
mantendo estreitos contatos com as operadoras brasileiras.
Estratégia - Antes
de se definir pela montagem da fábrica brasileira, a Huawei realizou
um mapeamento do mercado latino-americano que apontou o Brasil como o principal
mercado da região e explicitou a necessidade de uma estratégia
específica para o País, diferente do tratamento em bloco
que será destinado aos demais.
"Um dos pontos mais importantes da
nossa estratégia está justamente numa forte estrutura local
de suporte e na capacidade de personalizar soluções para
as necessidades dos clientes. Com uma linha de produção local,
teremos maiores chances não só de operar modificações
em equipamentos a pedido dos clientes, mas também contaremos com
a base tecnológica para ajudá-los a projetar soluções
de telecomunicação integralmente orientadas para a maior
competitividade das operadoras", comenta Jimmy Guo, diretor-geral da empresa
no Brasil.
Além disso, a companhia também
já conta com a certificação da Anatel, que atesta
a adequação de seus produtos aos padrões do mercado
nacional. Na fábrica brasileira, a Huawei empregará tecnologia
de última geração, reproduzindo no País o mesmo
ambiente de outras unidades mundiais. O objetivo de Guo é estabelecer
um grande centro de treinamento voltado não só à mão-de-obra
de produção, mas também à formação
de pessoal certificado para as áreas de assistência técnica
e suporte.
Com cerca de 16 mil funcionários
em todo o mundo, a Huawei domina mais de 30% do mercado chinês de
telecomunicações, hoje o segundo maior do mundo e um dos
mais avançados. Na China, seus equipamentos estão na base
de sistemas de telecomunicações altamente sofisticados, como
a rede pública de Hong Kong, envolvendo desde infra-estrutura para
telefonia convencional, até redes de fibra óptica ou sistemas
sem fio banda larga de altíssima velocidade para a comerciailização
de comunicação multimídia.
Presente em mais de 40 países,
a Huawei investe anualmente cerca de 10% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento
e domina o estado-da-arte em tecnologia de telecomunicação
e Internet. Durante a Telexpo 2001, a empresa apresentou em seu estande
toda a gama de soluções para telefonia fixa ou móvel
e para serviços de dados necessárias às operadoras
e provedores de telecomunicações. Entre as novidades estão
os mais novos comutadores para telefonia celular de última geração
nos padrões GSM e GPRS.
Receita aumenta - A Huawei
Technologies adentra o novo milênio com um recorde de vendas de US$
2,66 bilhões, um aumento considerável em relação
às vendas globais de US$ 1,5 bilhão do ano passado e que
reflete o sucesso da expansão global da companhia (com receita prevista
de US$ 5 bilhões), que garantiu sua vantagem competitiva em mercados
de ponta como rede óptica, comunicação móvel
e banda larga.
Para o mercado de telecomunicações,
2000 foi um ano rico em oportunidades. O foco dos provedores de serviços
foi a criação de redes ópticas de alta velocidade,
que exigem sistemas de gerência de rede e serviços integradas,
suportadas por redes baseadas em pacotes. Dentro desse ambiente, a empresa
reagiu de forma ágil às constantes alterações
do mercado. Conjugando características de inovação
e evolução, legado e desenvolvimento, formulou novas soluções
totais, capazes de atender às diferentes necessidades das operadoras.
Esta estratégia orientada ao cliente gera uma relação
de confiança que lhe tem possibilitado a contínua evolução
tecnológica e a ampliação de sua presença no
mercado global.
Rede óptica - A empresa
fez progressos significativos no ramo de produtos de rede óptica
de última geração, mantendo posição
de destaque em relação a produtos SDH. A Huawei disponibilizou
sistemas 320G DWDM, produtos SDH de 10Gbps, soluções de rede
para área metropolitana e protótipos OXC 256x256 (Optical
Cross-connect), que geraram plataformas de rede óptica inteligente.
O 320G DWDM (32l /10Gbps) da Huawei entrou em operação em
Jiangsu, Shangdong, Shanghai etc. Seu sistema DWDM DE 15/32l entrou em
operação comercial. O DWDM 80l /160l começará
em breve a ser aplicado comercialmente. Em 2000, a Huawei vendeu equipamentos
de rede óptica, equivalentes a 32.000 nós de rede com fatia
de mercado superior a 30% na China. Os equipamentos em operação
totalizam 50.000 nós de rede, colocando a empresa na posição
de principal fornecedora do mercado de rede óptica da China.
Rede móvel - Na comunicação
móvel, os sistemas GSM e WIN (wireless intelligent network - rede
inteligente sem fio) da Huawei alcançaram aplicação
comercial considerável e a comercialização de seu
GPRS e o desenvolvimento do 3G acompanharam o nível de outros líderes
mundiais. Foram criadas soluções totais para rede móvel
constituídas basicamente de redes GSM, GPRS, WCDMA/CDMA2000 e de
redes inteligentes móveis.
Os sistemas MSC, BTS, gateway MSC
e de mensagem abreviada da Huawei foram maciçamente implantados
no mundo todo. Entre eles, o equipamento GSM foi colocado em operação
comercial em mais de 20 províncias da China, tendo também
sido implementado em outros 10 países. As vendas acumuladas de estações
de rádio base ficaram próximas de 30.000 TRX, o GMSC excedeu
1.300.000 portas digitais e as vendas de MSC registraram aproximadamente
10 milhões de assinantes.
A Huawei informou ainda ter logrado
enorme sucesso ao colocar em operação comercial seu GPRS
nas redes da China Mobile, em três províncias da China, nos
últimos meses de 2000, tendo também registrado pedidos de
85 patentes em RTT (wireless transfer technology - tecnologia de transferência
sem fio). Concluiu o projeto, a materialização e o trabalho
experimental de todos os chipsets RTT críticos e em breve lançará
seu sistema de comunicação móvel 3G.
Comunicação de dados
- Tornando-se importante concorrente no setor de comunicação
de dados, a empresa vem disseminando amplamente seus servidores de acesso
carrier-class,
roteadores seriais e comutadores Ethernet, em operações comerciais
no mundo todo. Seus roteadores de comutação Gigabit, comutadores
de serviço híbrido (HSR), nós de serviços IP
inteligentes (iSN) e plataformas de acesso a serviços múltiplos
(MA) estão rodando nas principais redes de telecomunicação
do mundo todo.
De modo especial, o servidor de acesso
A8010 da Huawei sustentou a aceleração do crescimento das
vendas. Em 1999, ficou com 40% da fatia do mercado de servidores de acesso
da China, elevando-se ainda mais em 2000. No momento, existem 1,3 milhão
de portas implantadas em redes de telecomunicações de 28
províncias e cidades. Na China, 40% dos usuários da Internet
acessam a rede por meio do A8010 da Huawei. Transformou-se no equipamento
líder de acesso à Internet nas arenas de negócios
de Pequim, Xanghai, Guangzhou e província de Jiangsu, além
de ter encontrado aplicação maciça em Hong Kong, na
Tailândia, na Argélia etc.
Banda larga - Em 2000, a Huawei
lançou soluções avançadas de banda larga para
área metropolitana que a colocaram em posição de destaque
entre os fornecedores de equipamentos para rede de banda larga para provedores
de serviço. Com a plataforma de rede integrada C&C08 iNET, é
uma das principais empresas do setor, na nova geração de
sistemas de comutação, com ênfase na convergência
e na evolução. Isto permitiu às operadoras realinhar
suas redes de telecomunicações com soluções
de rede modulares, personalizadas e seletivas, de acordo com as necessidades
emergentes do mercado.
Hoje, suas soluções
metropolitanas de banda larga já foram colocadas em operação
comercial extensiva em mais de 20 áreas, como Pequim, Xangai, Zhejiang,
Hong Kong etc. Pequim é um exemplo: a rede comercial de banda larga
da Huawei é constituída de 12 centrais de comutação
multi-serviços de banda larga e de 200 pontos de acesso multi-serviços;
fornece a clientes institucionais ampla variedade de serviços de
banda larga como VPN de banda larga, vendas por atacado por porta ISP virtual,
serviços de telefonia IP, acesso de alta velocidade à Internet,
serviços de mensagem por vídeo, e serviços de banda
estreita como Centrex, RDSI, tarifação cifrada etc.
Redes inteligentes - Sendo
o primeiro fornecedor de produtos de rede inteligente que cumpre rigorosamente
o protocolo Camel Phase II, a Huawei desenvolveu redes inteligentes móveis
TellIN que desfrutam de grande popularidade entre os mais diversificados
tipos de cliente, trazendo com isso, enormes retornos a provedores de serviços.
A China Mobile adotou o sistema WIN
da Huawei para oferecer serviço pré-pago para 31 províncias
e cidades até agora, com uma capacidade de sistema de mais de 30
milhões de assinantes. O sucesso desse projeto fez do serviço
de cartão pré-pago Pan-China uma marca comercial renomada
no setor de telecomunicações na China.
A Huawei foi contratada para o fornecimento
de mais de 50 projetos de rede inteligente, que abrangem 7 redes inteligentes
nacionais, 32 redes inteligentes em províncias (fixas, móveis)
e redes inteligentes locais. Seus produtos de rede inteligente penetraram
mercados de seis países e os serviços inteligentes que rodam
nas redes conquistaram mais de 150 milhões de clientes.
Para acelerar o desenvolvimento de
mercados estrangeiros, a Huawei estabeleceu sua presença em 46 países
e introduziu seus produtos em mais de 40 países, fincando assim
bases sólidas para seu crescimento global futuro. A empresa planeja
faturar US$ 1 bilhão fora da China, que correspondem a 20% da meta
planejada de US$ 5 bilhões de receita para 2001.
Veja mais:
Telexpo
2001 - Evento traz novidades em comunicação digital |