Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103c050.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/22/01 18:25:58
Dana lança site sobre suspensão em veículos 

O tirante da barra estabilizadora deve ser verificado a cada 5.000 km. Quando danificado, ele não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo. Esta e muitas outras dicas sobre manutenção podem ser encontradas no site Suspensão, desenvolvido por um dos principais fornecedores independentes de autopeças do mundo, a Dana. Suas páginas apresentam os principais componentes da suspensão fabricados pela empresa, para que servem e quais cuidados devem ser tomados para o seu correto funcionamento.

No site, o internauta vê o raio-X do sistema de suspensão de um veículo, no lado esquerdo da tela, com quinze diferentes produtos com marcas Nakata e Spicer enumerados. Ao passar a seta do mouse sobre um dos números, o usuário visualiza o nome do componente. Automaticamente, em uma janela no lado direito da tela, uma animação mostra o produto selecionado com maiores detalhes.

Com um clique no nome do componente, surge uma janela com informações sobre sua função e dicas de manutenção. O internauta fica sabendo, por exemplo, que coifas rasgadas permitem a contaminação do lubrificante da junta homocinética e que terminais axiais danificados pode comprometer a durabilidade da caixa de direção. Um comando permite que essas dicas sejam impressas.

Presença na Internet - Desde o final de 1999, a Dana vem investindo no desenvolvimento da Internet como canal de comunicação com seus clientes diretos e indiretos, comunidade e fornecedores. O endereço Dana Cultural remete o internauta ao programa de Marketing Cultural da empresa, com sites ricos em conteúdo sobre a cultura brasileira, como a vida de Lampião e os 500 anos do descobrimento do Brasil. 

Já o endereço Dana Fornecedores permite o cadastramento de empresas interessadas em fornecer produtos e serviços não-produtivos às 19 operações da Dana no Brasil, que aplicam a cada ano cerca de 100 milhões de reais nesse tipo de despesa. 

No endereço Dana Biblioteca, o internauta encontra 31 catálogos de todas as linhas de produtos Dana fornecidos ao mercado de reposição. E, em caso de dúvidas, pode contatar on-line um atendente que orientará a busca de soluções. 

E o Almanaque do Danico instala (por meio de download) no computador dos interessados um programa que baixa dicas técnicas de manutenção de produtos Dana. A empresa anuncia para as próximas semanas o lançamento de outros serviços através da Internet.

No mundo e no Brasil - A Dana Corporation é um dos maiores fornecedores independentes do mundo para montadoras de veículos e seus respectivos mercados de reposição. Fundada em 1904, tem matriz em Toledo, Ohio (EUA), e opera cerca de 300 grandes unidades em 35 países, empregando mais de 75.000 pessoas. A empresa registrou vendas de US$ 12,3 bilhões em 2000.

No Brasil, a empresa possui 19 operações e aproximadamente 5.200 colaboradores. Em 1998, com as aquisições da Nakata, Echlin e Glacier, a Dana ampliou ainda mais sua linha de produtos no mercado brasileiro, com grande crescimento também no mercado de reposição. Em 2000, as vendas totalizaram US$ 450 milhões.