Dana lança site sobre suspensão
em veículos
O tirante
da barra estabilizadora deve ser verificado a cada 5.000 km. Quando danificado,
ele não permite a atuação da barra estabilizadora
e compromete a estabilidade do veículo. Esta e muitas outras dicas
sobre manutenção podem ser encontradas no site Suspensão,
desenvolvido por um dos principais fornecedores independentes de autopeças
do mundo, a Dana. Suas páginas
apresentam os principais componentes da suspensão fabricados pela
empresa, para que servem e quais cuidados devem ser tomados para o seu
correto funcionamento.
No site, o internauta vê o
raio-X do sistema de suspensão de um veículo, no lado esquerdo
da tela, com quinze diferentes produtos com marcas Nakata e Spicer enumerados.
Ao passar a seta do mouse sobre um dos números, o usuário
visualiza o nome do componente. Automaticamente, em uma janela no lado
direito da tela, uma animação mostra o produto selecionado
com maiores detalhes.
Com um clique no nome do componente,
surge uma janela com informações sobre sua função
e dicas de manutenção. O internauta fica sabendo, por exemplo,
que coifas rasgadas permitem a contaminação do lubrificante
da junta homocinética e que terminais axiais danificados pode comprometer
a durabilidade da caixa de direção. Um comando permite que
essas dicas sejam impressas.
Presença na Internet - Desde
o final de 1999, a Dana vem investindo no desenvolvimento da Internet como
canal de comunicação com seus clientes diretos e indiretos,
comunidade e fornecedores. O endereço Dana
Cultural remete o internauta ao programa de Marketing Cultural da empresa,
com sites ricos em conteúdo sobre a cultura brasileira, como a vida
de Lampião e os 500 anos do descobrimento do Brasil.
Já o endereço Dana
Fornecedores permite o cadastramento de empresas interessadas em fornecer
produtos e serviços não-produtivos às 19 operações
da Dana no Brasil, que aplicam a cada ano cerca de 100 milhões de
reais nesse tipo de despesa.
No endereço Dana
Biblioteca, o internauta encontra 31 catálogos de todas as linhas
de produtos Dana fornecidos ao mercado de reposição. E, em
caso de dúvidas, pode contatar on-line um atendente que orientará
a busca de soluções.
E o Almanaque
do Danico instala (por meio de download) no computador dos interessados
um programa que baixa dicas técnicas de manutenção
de produtos Dana. A empresa anuncia para as próximas semanas o lançamento
de outros serviços através da Internet.
No mundo e no Brasil - A Dana
Corporation é um dos maiores fornecedores independentes do mundo
para montadoras de veículos e seus respectivos mercados de reposição.
Fundada em 1904, tem matriz em Toledo, Ohio (EUA), e opera cerca de 300
grandes unidades em 35 países, empregando mais de 75.000 pessoas.
A empresa registrou vendas de US$ 12,3 bilhões em 2000.
No Brasil, a empresa possui 19 operações
e aproximadamente 5.200 colaboradores. Em 1998, com as aquisições
da Nakata, Echlin e Glacier, a Dana ampliou ainda mais sua linha de produtos
no mercado brasileiro, com grande crescimento também no mercado
de reposição. Em 2000, as vendas totalizaram US$ 450 milhões. |