Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103c021.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/18/01 21:49:36
Justiça ganha 15 novos programas 

É a Justiça do Novo Milênio. Com a chegada de um pacote de softwares da Juiz Virtual S/A, os magistrados ganham um poderoso auxílio na árdua tarefa na hora de analisar os processo e consultar volumosos compêndios de toda a legislação disponível para a aplicação da Justiça.

Os novos softwares ampliam os horizontes e instituem outro paradigma para o exercício dos direitos e prestação da Justiça na era digital. São ao todo 15 produtos que foram concebidos para dar agilidade às decisões em todas as instâncias e sobre qualquer área do Direito. Facilitam as consultas aos compêndios e a toda legislação para que seja possível fundamentar um parecer, um voto ou uma decisão judicial. Preparam de forma automática todos os julgamentos com base nas informações que constam do processo, reduzindo o tempo das decisões e processos jurídicos e administrativos. "É uma nova ferramenta de trabalho que coloca a tecnologia a serviço do Direito", sentencia Leonardo Humberto Bucher, diretor executivo da Juiz Virtual S/A.

Todas as peças jurídicas, inclusive as sentenças, "são elaboradas com rigorosa observância das regras constitucionais e legais em vigor, com amparo nos argumentos apresentados pelas partes e nas provas produzidas. Os nossos produtos são soluções inteligentes para aumentar a produtividade e a segurança da atividade jurídica", garante Bucher, que que também ocupa os cargos de diretor da Assespro Nacional para a Sociedade da Informação, diretor da Federação Nacional das Empresas de Informática e presidente da Assespro Espírito Santo.

Além de executar as funções mais complexas, os softwares eliminaram a perda de tempo em atividades de rotina dos foros, tribunais, cartórios e delegacias. É o fim da repetição de trabalhos mecânicos ou manuais em atos burocráticos, como intimações, notificações, citações, autos de flagrante e mandados em geral. "Temos aplicativos que executam rotinas das secretarias dos tribunais, das escrivanias dos juizados, dos escrivões de polícia, inclusive nos procedimentos legais que envolvem o flagrante", revela Bucher.

Exemplo capixaba - Um exemplo de aplicação dos softwares pode ser encontrado na Prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, onde o julgamento de recursos fiscais (IPTU, Dívida Ativa etc.), recursos do trânsito (Junta Administrativa de Recursos e Infrações - JARI), foram automatizados. No governo estadual, o Juiz Eletrônico é usado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no julgamento das multas de trânsito.

No portal CadêMeuDireito, um dos produtos da Juiz Virtual, pode se ter uma mostra das aplicações e da filosofia das ferramentas ofercecidas pela empresa. Pela Web, qualquer o cidadão pode defender seus direitos perante os órgãos públicos ou entidades privadas, mesmo sem nenhum conhecimento jurídico. Basta o interessado acessar o site e poderá ter, por exemplo, um recurso automático contra multa de trânsito. Leonardo Bucher explica que os recursos são construídos "caso a caso e gerados palavra por palavra a partir de parâmetros informados pelo usuário".

Características:
- Adaptável a qualquer sistema legal e idioma;
- Facilidade de uso: constrói, palavra por palavra, uma decisão específica para cada caso;
- Todas as decisões são fundamentadas conforme as normas constitucionais e legais;
- Permite inserir jurisprudências e doutrinas;
- Permite consulta automática sobre qualquer assunto de natureza jurídica;
- Confecciona todos os expedientes burocráticos para comunicação de atos processuais (intimações, citações, notificações e outros) de forma personalizada, dispensando a digitação individual;
- Localiza processos por números, partes ou assuntos;
- Acessa direto a Internet;
- Biblioteca jurídica e banco de dados de legislação completos;
- Possui uma vasta biblioteca jurídica;
- Emite vários relatórios;
- Roda em ambiente Windows;
- Roda em ambiente mono e multi-usuários;
- Todos os programas demandam apenas inserções de dados via mouse, de forma simples;
- Os programas da Juiz Virtual são inéditos e devidamente registrados no INPI.

A empresa - A Juiz Virtual S/A tem sede em Vitória (ES) e conta com uma equipe de profissionais especializados em Tecnologia da Informação e Direito. Seu negócio é o desenvolvimento de soluções inteligentes em tecnologia da informação aplicada ao direito, com ênfase na automação, difusão do conhecimento jurídico e interatividade entre o universo jurídico e a era digital.