Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103c013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/18/01 18:23:00
TELEXPO 2001
NSI lança IP/satélite para voz/dados/imagem

Uma solução inédita no Brasil, que atende operadoras, edifícios inteligentes, redes corporativas e o grande público, o ADSL sem fio, será apresentada ao mercado brasileiro durante a Telexpo 2001 pela NSI Communications: o terminal de satélite SkyIP – solução de rede via satélite, de baixo custo, para o segmento corporativo. O terminal oferece comunicação de alta velocidade especialmente a usuários nos lugares onde a infra-estrutura territorial é pouco desenvolvida ou inexistente. 

“A rede IP representa uma das mais explosivas oportunidades de novos mercados em comunicação por satélite”, diz o presidente da NSI, David Bem-David. “A um baixo custo, a comunicação por satélite bidirecional permite ao usuário estar conectado de 9.600 até 2 Mbps, não importando sua localização. A NSI está transformando a forma de fornecimento dos serviços de comunicação, ao oferecer conectividade via satélite a usuários em qualquer parte do planeta”, complementa Bem-David. 

O SkyIP permite a provedores de serviços, governos e corporações multinacionais o desdobramento fácil e rápido das redes de comunicação baseadas no protocolo IP.  Impulsionando o poder da NSI no desenvolvimento e integração de sistemas, o SkyIP reúne os últimos avanços da tecnologia de redes IP, terminais de satélites de baixo custo e processo de sinais digitais. O resultado é a benéfica integração de múltiplas aplicações sobre uma única e integrada rede de satélites IP. A plataforma de comunicação por satélite SkyIP reduz significativamente o custo das companhias no acesso às redes fixas.

Manoel Baião, presidente da NeoLink Incorporated e gerente geral da NSI para o Brasil, explica: “Esta solução possibilita o compartilhamento de recursos/plataformas de processamento, viabilizando os projetos de comunicação emergentes e futuros”. Baião acredita que com o terminal de baixo custo SkyIP as soluções de comunicação por satélite se tornarão tão competitivas quanto as soluções terrestres. “Isso causará, sem dúvida, uma verdadeira revolução no mercado brasileiro de Telecom”, garante o executivo. 

Aproveitamento - As organizações atuais, diante dos altos custos das telecomunicações no mercado nacional para prover acesso aos escritórios em diferentes localidades, e até mesmo nos chamados Internet Ready Bulding (IRBs - Edifícios Prontos para Internet), estão buscando tirar proveito dos benefícios potenciais de infra-estrutura já existente e da economia de custos, proporcionada por uma única rede IP para suprir todas as suas necessidades em telecomunicações.

Até agora, para a transmissão de voz e dados em todo o mundo, são usadas, freqüentemente, múltiplas redes oferecidas por diferentes provedores de serviços. A qualidade do serviço e as taxas de transmissão de dados variam grandemente entre essas redes. Já com o SkyIP é possível combinar todas as redes em apenas uma rede IP de satélites, integrar todas as filiais de uma empresa com a Internet e estender as bases de comunicação territorial entre elas. 

“Uma das maiores vantagens da solução proposta com o SkyIP para o mercado brasileiro, além do baixo custo, da qualidade e velocidade de transmissão, está na rapidez para a implantação dos serviços. Devido a simplicidade oferecida pela tecnologia, em no máximo 30 dias pode-se instalar os terminais, sem depender da infra-estrutura terrestre existente nas diversas localidades”, diz Baião. “Um outro ponto importante é que opera em banda dinâmica (sob demanda) minimizando o custo do segmento espacial”, complementa o executivo.

"A nova solução de broadband SkyIP permite a comunicação contínua, transparente  e confiável de que as companhias tanto necessitam. De fato, a tecnologia IP do SkyIP oferece simplicidade e escalabilidade dos serviços de telecomunicação por banda larga, incluindo o acesso a Internet, LAN-to-LAN, interconexão, voz, dados e videoconferência. O SkyIP é flexível e indicado para os diversos segmentos da Indústria e ambientes operacionais corporativos. Suporta todos os serviços baseados em IP, inclusive voz sobre IP (VoIP), permitindo agregar vários serviços diferenciados em um único terminal: ASP, B2B, B2C, Internet, Intranet e Wap. Os terminais podem estar disponíveis em Banda C, Ku e Ka-band", explica a empresa.

A solução de redes satelitais SkyIP da NSI já está em uso na Índia, China, Inglaterra e Estados Unidos, e cumpre as inúmeras exigências de aplicações dos clientes. No Brasil, a NSI terá até final de 4/2001, na capital paulista, a primeira rede sem fio integrada totalmente baseada na plataforma IP para teste e aquisição pelas empresas interessadas.

NSI Communications - A NSI é líder mundial no fornecimento de  equipamentos de comunicações via satélite e soluções turnkey, incluindo a malha de rede VSAT (sigla em inglês para micro terminais de abertura), que permite a transmissão via satélite de voz, dados e imagem. A rede VSAT fornece às organizações com pontos de localização em diferentes regiões geográficas, eficiência e segurança em serviços mesmo para as regiões onde os serviços de comunicação convencionais são pouco desenvolvidos. A tecnologia VSATPlusII TDMA-DAMA da NSI é particularmente bem sucedida para complexas redes privadas, aplicações de troncos telefônicos e telefonia rural. 

O sistema FlexiDAMA da NSI utiliza a tecnologia  SCPC-DAMA e provê uma gama de soluções de telecomunicação que vão desde conexão telefônica simples até complexos serviços inteligentes de transmissão de dados  como LAN/WAN e acesso à Internet e aplicações de transmissão - videoconferências e ensino à distância. Através da recente aquisição da subsidiária Vistar Telecommunications Inc., a NSI está também atuando no fornecimento global de produtos e serviços sem fio. 

A NSI também fornece sistemas de solução de comunicação completas  por satélite, alcançando desde estações terrestres a completas redes nacionais e internacionais de telecomunicações. Com matriz no Canadá, possui escritórios nos Estados Unidos, México, China, Indonésia, e em fase de instalação no Brasil.

Veja mais:
Telexpo 2001 - Evento traz novidades em comunicação digital