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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/06/01 20:52:56
Bips 

Lojas Altavista - O serviço de busca AltaVista está planejando montar lojas virtuais nos 30 países onde está presente. O objetivo é maximizar o lucro do tráfego de suas páginas, estabelecendo parcerias com lojas de varejo on-line locais e oferecendo uma ferramenta de comparação de preços e outros serviços. O site também está ampliando os serviços para clientes corporativos, como o de licenciamento de softwares de busca automática, os contratos de acessos ao seu próprio portal e a venda de ferramentas on-line para pesquisas em bancos de dados privativos.

Comércio cresce - Pesquisa da PriceWaterhouseCoopers com 871 executivos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia mostrou que o comércio eletrônico está ganhando cada vez mais força nas estratégias das empresas. Entre os entrevistados, 3% disseram que implantaram mudanças na atuação da companhia por causa da Internet, 22% admitiram que a rede provocou um impacto significante em seus negócios, enquanto 53% disseram que o impacto foi moderado. Apenas 22% relataram nenhum impacto. O ramo de atividade que se mostrou mais influenciado foi o bancário, que acumulou 90% entre as três primeiras respostas. O setor de tecnologia acumulou 82%; o de transportes, 69%, e o de serviços, 72%. Na opinião de 50% dos executivos ouvidos pelo estudo, entretanto, a Internet não diminui as diferenças entre os países ricos e pobres. O mesmo percentual acredita que a Ásia será o continente que mais crescerá no setor nos próximos três anos. A América Latina foi citada em apenas 6% das respostas, mas entre os executivos que já atuam nesta região, 20% acreditam na expansão.

Turismo on-line - O cliente GateOne já pode fazer consultas e programar sua viagem em tempo real, através do Seu Agente Online. É o primeiro canal de conversação entre o usuário e seu agente oferecido por uma agência de viagens na Internet e com a mais rápida troca de informações, funcionando como um chat de turismo que responde as dúvidas dos internautas, desde as mais simples – como navegar no site – até fornecer informações imediatas de pacotes, preços e destinos oferecidos pela GateOne. 

As consultas são respondidas "ao vivo" de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e podem ser completadas com informações que fazem parte do banco de dados da agência, que tem registros sobre seis continentes, 75 países, 200 Estados, 500 cidades, 16 regiões e 300 pacotes turísticos. Além disso, permite acesso a vínculos e informações úteis, desde atrações turísticas, passeios e condições climáticas até dados geográficos e históricos. 

Fiat em quadrinhos - A Fiat Automóveis inovou em seu site Web, com uma forma criativa de apresentar o Palio Adventure, versão "fora de estrada" do Fiat Palio Weekend. Para oferecer ao público um acesso mais divertido às novidades do carro, a montadora  lançou no site três aventuras em quadrinhos. Em cada aventura são destacadas características marcantes do carro como o design, a tecnologia, o conforto, a versatilidade e a segurança, os diferenciais e principais itens de série. 

Produzidas em Flash, as histórias apresentam aventuras no campo, na praia e na cidade, vividas por quatro personagens com espírito jovem e aventureiro, a bordo do carro. Os personagens se propõem a viver aventuras para depois publicarem no site que promovem, o "Fuga Radical". Durante cada percurso, um novo obstáculo é encontrado e superado com facilidade e segurança pelo novo carro. Esse trabalho complementa a campanha de lançamento que começou com filme na TV, patrocínio e merchandising no programa "No Limite" da Rede Globo de Televisão.

Suporte - Desde que apostou em novas modalidades de suporte corporativo, a Microsoft Brasil tem obtido resultados considerados ótimos. Em apenas 11 meses do ano 2000, 600 clientes receberam uma conta de suporte técnico remoto, direto com os especialistas de produto da Microsoft nos Estados Unidos. A empresa espera um crescimento de até 50% no número de usuários este ano. "O aumento desse volume reflete o amadurecimento do profissional de tecnologia brasileiro", conta Adriana Freitas de Queiroz, gerente do Suporte Profissional da Microsoft

Voltada para profissionais da área de tecnologia e empresas de pequeno e médio porte, essa modalidade de suporte se baseia, inicialmente, no atendimento de cinco incidentes, ou chamados técnicos, que podem ser submetidos a especialistas no Centro de Suporte Internacional, localizado em Redmond (EUA), durante um ano. No horário comercial de Brasília, a Microsoft Brasil oferece a seus clientes um serviço de tradução para o português, realizado por profissionais tecnicamente capacitados para contribuir com as soluções propostas pelo suporte americano. 

Novo método - A empresa Freedom2Buy, com sede em São Paulo, tem nova modalidade de pagamento para compras pela Internet. Após efetuar um cadastro no site da empresa, o usuário imprime um boleto bancário e deposita a quantia desejada através de uma agência bancária em uma espécie de conta individual. A partir daí, pode comprar nas lojas conveniadas sem precisar digitar senhas e números de cartão de crédito. O foco da empresa também é o público adolescente, que depende do dinheiro dos pais para efetuar compras e, em geral, não tem cartão de crédito.

Aliança estratégica - A MicroStrategy (fornecedora de programas de inteligência de negócios) e a Aether Systems (fornecedora de produtos e serviços para a comunicação de dados sem fio), formalizaram neste ano uma aliança estratégica para desenvolver o novo MicroStrategy 7M, especialmente planejado para combinar a tecnologia sem fio da Aether Systems com a funcionalidade e performance da plataforma MicroStrategy 7, permitindo oferecer serviços inteligentes de informação a uma ampla variedade de dispositivos sem fio. Além disso, a Aether Systems está liderando um aporte de capital de US$ 52,75 milhões para a Strategy.com (divisão da MicroStrategy que atua fornecendo informações personalizadas a qualquer momento via voz, Web e sistemas sem fio, de forma a facilitar a comunicação das empreas com seus clientes.

Outra parceria - A Dot Company, empresa do Grupo Cimcorp especializada em prover soluções e sistemas em gestão empresarial, firmou parceria com a Improve Business Consulting, que oferece soluções de consultoria e planejamento de recursos empresariais (ERP). O objetivo é unir infra-estrutura e consultoria para empresas que necessitam de um sistema que integre todas as suas operações. "Pretendemos integrar nossos serviços e soluções para oferecer ao mesmo tempo infra-estrutura, pessoal qualificado, treinamento e consultoria em serviços de gestão empresarial", observa João Stankevicius, diretor da Dot Company.

Gradiente na Web - Utilizando o Internet Information Server, o Transaction Server e o gerenciador de banco de dados SQL Server, todos da Microsoft, a empresa carioca de desenvolvimento MLab venceu a concorrência para elaborar o design, a navegação e a implementação de todos os sistemas do site da Gradiente na Internet, cujo ambiente virtual de vendas foi implantado pela Gemco Informática, através da integração dos sistemas comercial e de faturamento com o site. Inicialmente com 200 tipos de produtos, "o site da Gradiente é o primeiro do gênero a integrar os sistemas com a loja sem contato humano", destaca Alexandre Ribenboim, diretor da MLab. Aliás, toda a gestão do site pode ser feita com apenas quatro profissionais, devido ao grau de automação de processos obtido.

Entre outras características inéditas, o serviço de pagamento contra-entrega, desenvolvido em parceria com Capital Promotora de Vendas Ltda., representante do Banco Inter American Express, permite o pagamento em cheque no ato da entrega do produto, eliminando o receio de certos consumidores de digitar o número do cartão de crédito na Internet. O sistema oferece ainda um serviço de "estatística de não-entrega", que verifica a causa de problemas observados no cumprimento dos prazos.

Prêmio I - Pelo segundo ano consecutivo, o SAS Institute, companhia que desenvolve software de inteligência artificial e serviços, deixa para trás companhias do porte da IBM, Microsoft e Oracle, ocupando o primeiro lugar na classificação de fornecedores de soluções de inteligência de negócios da revista DM Review 100. A empresa é a única do mundo a se manter na primeira colocação desde a primeira edição do prêmio. A escolha foi feita pelos leitores da publicação e este ano foram avaliados produtores de soluções das áreas de soluções de inteligência de negócios, tais como negócios eletrônicos, gerenciamento de relações com os clientes e armazenagem de dados.

Prêmio II - A Officer, distribuidora de informática com atuação em todo Brasil, recebeu pela sexta vez consecutiva o prêmio de Melhor Distribuidor do Brasil e América Latina, cedido pela Computer Associates (CA), fornecedora de programas para negócios eletrônicos, no início de todo ano. Promovida desde 1996, a premiação elege o distribuidor que mais comercializa suas soluções, incentivando as vendas de soluções da CA realizadas no Brasil e América Latina.

M13 - A integradora de sistemas M13 - The Internet Builder, com sede em São Paulo, abriu este ano filiais em Brasília e no Rio de Janeiro. Com elas, a empresa inicia uma fase de expansão no Brasil. Há seis anos no mercado, a empresa começou oferecendo o acesso remoto aos provedores de acesso de todo o País, além de tecnologias Wa, construindo as primeiras redes de acesso à Internet no Brasil. Com a evolução das novas tecnologias, estabeleceu parcerias com os principais fabricantes e formou uma das mais especializadas equipes comercial e técnica do mercado. Hoje, é reatuando como integradora de sistemas da nova geração, especializou-se em projetar, construir e implementar tecnologias de infra-estrutura para Internet. Dentre os clientes atendidos pela empresa estão o IG, Globo.com, Zip.Net, Telefônica, O Site, Submarino, AOL, Embratel, Vésper, Terra/ZAZ e UOL. Em fevereiro, a M13 contratou Mario Pires (ex-Embratel, ex-Santander/Noroeste) como diretor de tecnologia.

Scopus/BCN - A Scopus, uma das principais empresas fornecedoras de serviços de tecnologia da informação para redes corporativas no País, assumiu neste ano a assistência técnica dos equipamentos de automação bancária das agências do Banco BCN. A empresa atende hoje mais de 2.500 agências bancárias por todo território nacional, sendo que 130 pertencem apenas ao BCN. 

Fundada há 25 anos, a Scopus Tecnologia tem 75% das ações pertencentes à Bradespar e 25% ao Banco Bradesco, e está estruturada em três grandes unidades: e-Soluções, que fornece soluções de negócios on-line na Internet, com diferencial na oferta agregada de sistemas de pagamento e serviços de segurança; e-Serviços, que provê suporte e atendimento ao cliente, manutenção e fornecimento de equipamentos, gerenciamento de rede e sistemas; e e-Commerce, que tem como atividades a operação e administração de atividades de comércio eletrônico, sendo a Scopus.com responsável por essa área.

Lançado em 12/11/2000, o ShopFácil, portal de comércio eletrônico da Scopus.com, tem nova apresentação gráfica, para facilitar o acesso dos mais de 150 mil visitantes únicos/dia às mais de 450 lojas em funcionamento (são 1.189 lojas conveniadas).

Nova área - A J.D. Edwards, fornecedora de soluções para colaboração entre as empresas na economia da era da Internet, espera que neste ano as soluções de negócios eletrônicos respondam por cerca de 25% de sua receita mundial, tanto que no início do ano criou uma unidade de negócios específica para esse setor, com o objetivo de asssessorar as empresas a comprar e vender via Internet. Segundo o diretor de pré-vendas da emrpesa, Eduardo Mattos, a comercialização de soluções neste setor é totalmente diferente da venda de soluções tradicionais de gestão empresarial, pois o comércio eletrônico pede soluções especíicas e a oferta adequada só é possível com o desenvolvimento de um projeto específico para cada empresa.

Volta aos lucros - A Baan Company – especializada em soluções de gestão e negócios eletrônicos para o setor industrial – anunciou um crescimento em nível mundial de 37% no trimestre encerrado em 12/2000. Esse resultado antecipa as metas do grupo Invensys plc que, em 8/2000, investiu cerca de US$ 700 milhões na aquisição do controle da Baan e previa a recuperação da lucratividade em meados de 2001.

Também na Quest - Em 1999 a Quest Software obteve receita de US$ 70 milhões, enquanto que em 2000 registrou US$ 165 milhões (134% mais). O lucro líquido de 2000 reflete um aumento de 304% (US$ 16 milhões em 2000 contra US$ 4 milhões em 1999). A subsidiária brasileira encerrou 2000 com faturamento de US$ 1,6 milhão, o que representa 1% do faturamento da empresa. 

Fundada em 1987 e sediada em Irvine (Califórnia/EUA), a Quest é uma empresa de fornecimento de soluções de gerenciamento de performance desenvolvidas para manter a integridade nas transações de missão crítica e maximizar a performance de aplicações corporativas. A empresa está presente em mais de 10 países e conta com aproximadamente mil funcionários. Atualmente, as soluções Quest ajudam cerca de 100 mil usuários a obter a melhor performance possível em seus sistemas.

e-Problemas -  Apenas um terço dos pedidos de compras pela Internet foram entregues pelas lojas no período prometido e 12% não chegaram antes do Natal nos Estados Unidos, de acordo com a consultoria Accenture. Depois de fazer investimentos em logística para melhorar o serviço de entrega, 45% dos lojistas conseguiram, em 2000, entregar os pedidos na hora certa. Em 1999, apenas 21% conseguiram cumprir os prazos. Os dados mostram insatisfação dos clientes com o varejo on-line.