Bips
Lojas Altavista - O serviço
de busca AltaVista está planejando montar lojas virtuais nos 30
países onde está presente. O objetivo é maximizar
o lucro do tráfego de suas páginas, estabelecendo parcerias
com lojas de varejo on-line locais e oferecendo uma ferramenta de
comparação de preços e outros serviços. O site
também está ampliando os serviços para clientes corporativos,
como o de licenciamento de softwares de busca automática,
os contratos de acessos ao seu próprio portal e a venda de ferramentas
on-line
para pesquisas em bancos de dados privativos.
Comércio cresce - Pesquisa
da PriceWaterhouseCoopers com 871 executivos da América do Norte,
América Latina, Europa e Ásia mostrou que o comércio
eletrônico está ganhando cada vez mais força nas estratégias
das empresas. Entre os entrevistados, 3% disseram que implantaram mudanças
na atuação da companhia por causa da Internet, 22% admitiram
que a rede provocou um impacto significante em seus negócios,
enquanto 53% disseram que o impacto foi moderado. Apenas 22% relataram
nenhum
impacto. O ramo de atividade que se mostrou mais influenciado foi o
bancário, que acumulou 90% entre as três primeiras respostas.
O setor de tecnologia acumulou 82%; o de transportes, 69%, e o de serviços,
72%. Na opinião de 50% dos executivos ouvidos pelo estudo, entretanto,
a Internet não diminui as diferenças entre os países
ricos e pobres. O mesmo percentual acredita que a Ásia será
o continente que mais crescerá no setor nos próximos três
anos. A América Latina foi citada em apenas 6% das respostas, mas
entre os executivos que já atuam nesta região, 20% acreditam
na expansão.
Turismo on-line - O cliente
GateOne
já pode fazer consultas e programar sua viagem em tempo real, através
do Seu Agente Online. É o primeiro canal de conversação
entre o usuário e seu agente oferecido por uma agência de
viagens na Internet e com a mais rápida troca de informações,
funcionando como um chat de turismo que responde as dúvidas dos
internautas, desde as mais simples – como navegar no site – até
fornecer informações imediatas de pacotes, preços
e destinos oferecidos pela GateOne.
As consultas são respondidas
"ao vivo" de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e podem ser
completadas com informações que fazem parte do banco de dados
da agência, que tem registros sobre seis continentes, 75 países,
200 Estados, 500 cidades, 16 regiões e 300 pacotes turísticos.
Além disso, permite acesso a vínculos e informações
úteis, desde atrações turísticas, passeios
e condições climáticas até dados geográficos
e históricos.
Fiat em quadrinhos - A Fiat
Automóveis inovou em seu site Web,
com uma forma criativa de apresentar o Palio Adventure, versão "fora
de estrada" do Fiat Palio Weekend. Para oferecer ao público um acesso
mais divertido às novidades do carro, a montadora lançou
no site três aventuras em quadrinhos. Em cada aventura são
destacadas características marcantes do carro como o design,
a tecnologia, o conforto, a versatilidade e a segurança, os diferenciais
e principais itens de série.
Produzidas em Flash, as histórias
apresentam aventuras no campo, na praia e na cidade, vividas por quatro
personagens com espírito jovem e aventureiro, a bordo do carro.
Os personagens se propõem a viver aventuras para depois publicarem
no site que promovem, o "Fuga Radical". Durante cada percurso, um novo
obstáculo é encontrado e superado com facilidade e segurança
pelo novo carro. Esse trabalho complementa a campanha de lançamento
que começou com filme na TV, patrocínio e merchandising
no programa "No Limite" da Rede Globo de Televisão.
Suporte - Desde que apostou
em novas modalidades de suporte corporativo, a Microsoft Brasil tem obtido
resultados considerados ótimos. Em apenas 11 meses do ano 2000,
600 clientes receberam uma conta de suporte técnico remoto, direto
com os especialistas de produto da Microsoft nos Estados Unidos. A empresa
espera um crescimento de até 50% no número de usuários
este ano. "O aumento desse volume reflete o amadurecimento do profissional
de tecnologia brasileiro", conta Adriana Freitas de Queiroz, gerente do
Suporte
Profissional da Microsoft.
Voltada para profissionais da área
de tecnologia e empresas de pequeno e médio porte, essa modalidade
de suporte se baseia, inicialmente, no atendimento de cinco incidentes,
ou chamados técnicos, que podem ser submetidos a especialistas no
Centro de Suporte Internacional, localizado em Redmond (EUA), durante um
ano. No horário comercial de Brasília, a Microsoft Brasil
oferece a seus clientes um serviço de tradução para
o português, realizado por profissionais tecnicamente capacitados
para contribuir com as soluções propostas pelo suporte americano.
Novo método - A empresa
Freedom2Buy, com sede em São Paulo, tem nova modalidade de pagamento
para compras pela Internet. Após efetuar um cadastro no site da
empresa, o usuário imprime um boleto bancário e deposita
a quantia desejada através de uma agência bancária
em uma espécie de conta individual. A partir daí, pode comprar
nas lojas conveniadas sem precisar digitar senhas e números de cartão
de crédito. O foco da empresa também é o público
adolescente, que depende do dinheiro dos pais para efetuar compras e, em
geral, não tem cartão de crédito.
Aliança estratégica
- A MicroStrategy (fornecedora
de programas de inteligência de negócios) e a Aether Systems
(fornecedora de produtos e serviços para a comunicação
de dados sem fio), formalizaram neste ano uma aliança estratégica
para desenvolver o novo MicroStrategy 7M, especialmente planejado para
combinar a tecnologia sem fio da Aether Systems com a funcionalidade e
performance da plataforma MicroStrategy 7, permitindo oferecer serviços
inteligentes de informação a uma ampla variedade de dispositivos
sem fio. Além disso, a Aether Systems está liderando um aporte
de capital de US$ 52,75 milhões para a Strategy.com (divisão
da MicroStrategy que atua fornecendo informações personalizadas
a qualquer momento via voz, Web e sistemas sem fio, de forma a facilitar
a comunicação das empreas com seus clientes.
Outra parceria - A Dot Company,
empresa do Grupo Cimcorp especializada em prover soluções
e sistemas em gestão empresarial, firmou parceria com a Improve
Business Consulting, que oferece soluções de consultoria
e planejamento de recursos empresariais (ERP). O objetivo é unir
infra-estrutura e consultoria para empresas que necessitam de um sistema
que integre todas as suas operações. "Pretendemos integrar
nossos serviços e soluções para oferecer ao mesmo
tempo infra-estrutura, pessoal qualificado, treinamento e consultoria em
serviços de gestão empresarial", observa João Stankevicius,
diretor da Dot Company.
Gradiente na Web - Utilizando
o Internet Information Server, o Transaction Server e o gerenciador de
banco de dados SQL Server, todos da Microsoft, a empresa carioca de desenvolvimento
MLab venceu a concorrência para elaborar o design, a navegação
e a implementação de todos os sistemas do site
da Gradiente na Internet, cujo ambiente virtual de vendas foi implantado
pela Gemco Informática, através da integração
dos sistemas comercial e de faturamento com o site. Inicialmente com 200
tipos de produtos, "o site da Gradiente é o primeiro do gênero
a integrar os sistemas com a loja sem contato humano", destaca Alexandre
Ribenboim, diretor da MLab. Aliás, toda a gestão do site
pode ser feita com apenas quatro profissionais, devido ao grau de automação
de processos obtido.
Entre outras características
inéditas, o serviço de pagamento contra-entrega, desenvolvido
em parceria com Capital Promotora de Vendas Ltda., representante do Banco
Inter American Express, permite o pagamento em cheque no ato da entrega
do produto, eliminando o receio de certos consumidores de digitar o número
do cartão de crédito na Internet. O sistema oferece ainda
um serviço de "estatística de não-entrega", que verifica
a causa de problemas observados no cumprimento dos prazos.
Prêmio I - Pelo segundo
ano consecutivo, o SAS Institute, companhia
que desenvolve software de inteligência artificial e serviços,
deixa para trás companhias do porte da IBM, Microsoft e Oracle,
ocupando o primeiro lugar na classificação de fornecedores
de soluções de inteligência de negócios da revista
DM
Review 100. A empresa é a única do mundo a se manter
na primeira colocação desde a primeira edição
do prêmio. A escolha foi feita pelos leitores da publicação
e este ano foram avaliados produtores de soluções das áreas
de soluções de inteligência de negócios, tais
como negócios eletrônicos, gerenciamento de relações
com os clientes e armazenagem de dados.
Prêmio II - A Officer,
distribuidora de informática com atuação em todo Brasil,
recebeu pela sexta vez consecutiva o prêmio de Melhor Distribuidor
do Brasil e América Latina, cedido pela Computer
Associates (CA), fornecedora de programas para negócios eletrônicos,
no início de todo ano. Promovida desde 1996, a premiação
elege o distribuidor que mais comercializa suas soluções,
incentivando as vendas de soluções da CA realizadas no Brasil
e América Latina.
M13 - A integradora de sistemas
M13
- The Internet Builder, com sede em São Paulo, abriu este ano
filiais em Brasília e no Rio de Janeiro. Com elas, a empresa inicia
uma fase de expansão no Brasil. Há seis anos no mercado,
a empresa começou oferecendo o acesso remoto aos provedores de acesso
de todo o País, além de tecnologias Wa, construindo as primeiras
redes de acesso à Internet no Brasil. Com a evolução
das novas tecnologias, estabeleceu parcerias com os principais fabricantes
e formou uma das mais especializadas equipes comercial e técnica
do mercado. Hoje, é reatuando como integradora de sistemas da nova
geração, especializou-se em projetar, construir e implementar
tecnologias de infra-estrutura para Internet. Dentre os clientes atendidos
pela empresa estão o IG, Globo.com, Zip.Net, Telefônica, O
Site, Submarino, AOL, Embratel, Vésper, Terra/ZAZ e UOL. Em fevereiro,
a M13 contratou Mario Pires (ex-Embratel, ex-Santander/Noroeste) como diretor
de tecnologia.
Scopus/BCN - A Scopus, uma
das principais empresas fornecedoras de serviços de tecnologia da
informação para redes corporativas no País, assumiu
neste ano a assistência técnica dos equipamentos de automação
bancária das agências do Banco BCN. A empresa atende hoje
mais de 2.500 agências bancárias por todo território
nacional, sendo que 130 pertencem apenas ao BCN.
Fundada há 25 anos, a Scopus
Tecnologia tem 75% das ações pertencentes à Bradespar
e 25% ao Banco Bradesco, e está estruturada em três grandes
unidades: e-Soluções, que fornece soluções
de negócios on-line na Internet, com diferencial na oferta
agregada de sistemas de pagamento e serviços de segurança;
e-Serviços, que provê suporte e atendimento ao cliente, manutenção
e fornecimento de equipamentos, gerenciamento de rede e sistemas; e e-Commerce,
que tem como atividades a operação e administração
de atividades de comércio eletrônico, sendo a Scopus.com responsável
por essa área.
Lançado em 12/11/2000, o ShopFácil,
portal de comércio eletrônico da Scopus.com, tem nova apresentação
gráfica, para facilitar o acesso dos mais de 150 mil visitantes
únicos/dia às mais de 450 lojas em funcionamento (são
1.189 lojas conveniadas).
Nova área - A J.D.
Edwards, fornecedora de soluções para colaboração
entre as empresas na economia da era da Internet, espera que neste ano
as soluções de negócios eletrônicos respondam
por cerca de 25% de sua receita mundial, tanto que no início do
ano criou uma unidade de negócios específica para esse setor,
com o objetivo de asssessorar as empresas a comprar e vender via Internet.
Segundo o diretor de pré-vendas da emrpesa, Eduardo Mattos, a comercialização
de soluções neste setor é totalmente diferente da
venda de soluções tradicionais de gestão empresarial,
pois o comércio eletrônico pede soluções especíicas
e a oferta adequada só é possível com o desenvolvimento
de um projeto específico para cada empresa.
Volta aos lucros - A Baan
Company – especializada em soluções de gestão e negócios
eletrônicos para o setor industrial – anunciou um crescimento em
nível mundial de 37% no trimestre encerrado em 12/2000. Esse resultado
antecipa as metas do grupo Invensys plc que, em 8/2000, investiu cerca
de US$ 700 milhões na aquisição do controle da Baan
e previa a recuperação da lucratividade em meados de 2001.
Também na Quest - Em
1999 a Quest Software obteve receita de US$ 70 milhões, enquanto
que em 2000 registrou US$ 165 milhões (134% mais). O lucro líquido
de 2000 reflete um aumento de 304% (US$ 16 milhões em 2000 contra
US$ 4 milhões em 1999). A subsidiária brasileira encerrou
2000 com faturamento de US$ 1,6 milhão, o que representa 1% do faturamento
da empresa.
Fundada em 1987 e sediada em Irvine
(Califórnia/EUA), a Quest é uma empresa de fornecimento de
soluções de gerenciamento de performance desenvolvidas para
manter a integridade nas transações de missão crítica
e maximizar a performance de aplicações corporativas. A empresa
está presente em mais de 10 países e conta com aproximadamente
mil funcionários. Atualmente, as soluções Quest ajudam
cerca de 100 mil usuários a obter a melhor performance possível
em seus sistemas.
e-Problemas - Apenas
um terço dos pedidos de compras pela Internet foram entregues pelas
lojas no período prometido e 12% não chegaram antes do Natal
nos Estados Unidos, de acordo com a consultoria Accenture. Depois de fazer
investimentos em logística para melhorar o serviço de entrega,
45% dos lojistas conseguiram, em 2000, entregar os pedidos na hora certa.
Em 1999, apenas 21% conseguiram cumprir os prazos. Os dados mostram insatisfação
dos clientes com o varejo on-line. |