Sun anuncia tecnologia de suporte
remoto
Está
sendo apresentada no Brasil a tecnologia Sun Remote Services (SRS), pela
empresa Sun Microsystems, que também
anuncia novos serviços para aplicações de missão
crítica, dentro do nível Platinum de suporte para usuários
corporativos. Baseada em uma aplicação de monitoramento,
que opera em segundo plano nos servidores Sun, essa tecnologia permite
que o servidor identifique problemas que comprometam seu funcionamento,
avisando automaticamente as equipes de suporte técnico.
"Os maiores especialistas da Sun
no mundo inteiro são colocados em contato on-line com os
sistemas dos clientes, tanto para resolver problemas existentes como para planejar
com antecedência e impedir que outros ocorram", afirma Eric Quiros,
diretor regional para a América Latina da Enterprise Services. Com
o SRS (já disponível no Brasil), os equipamentos apresentam
ainda mais confiabilidade para aplicações de missão
crítica.
Incorporada aos equipamentos Sun,
a tecnologia também complementa o nível de suporte SunSpectrum
Platinum, ligado à divisão de apoio da companhia. O nível
Platinum de serviços é o mais elevado a ser fornecido no
País, garantindo atendimento de alta qualidade para clientes que
rodam aplicações de missão crítica.
De acordo com Marcos Lombardi, diretor
de serviços de suporte da Sun Microsystems, os contratos com nível
Platinum trazem vantagens como atendimento on-site (no local do
equipamento) em apenas duas horas, serviços pró-ativos prestados
pelas equipes de apoio técnico com o reforço de um gerente
técnico de conta, assistência total no planejamento de serviços,
além de atendimento contínuo para clientes de missão
crítica (24 horas, sete dias por semana).
"Também trazemos um diferencial
com o gerenciamento de suporte a problemas de software de múltiplos
provedores por meio do programa Sun Vendor Integration Program (Sun VIPTM),
facilitando projetos junto a clientes que empregam soluções
heterogêneas em seus ambientes", completa Lombardi.
Prevenção de falhas
- O monitoramento remoto de sistemas é uma funcionalidade importante
para clientes nas áreas financeira e em empresas de Internet que
precisam trazer disponibilidade total aos seus serviços. Com essa
tecnologia, as equipes de suporte da Sun podem analisar a performance dos
equipamentos remotamente (desde que autorizadas pelo cliente), podendo
gerar relatórios para a prevenção de falhas, dando
pronta resposta para problemas de hardware. O programa Platinum
também garante acesso fácil às atualizações
de software no ambiente Sun.
Centrais de dados - No dia
18/1/2001, a empresa anunciou hoje uma linha de produtos voltada ao mercado
de centrais de dados (data centers), provedores de serviços
e departamentos corporativos de Tecnologia da Informação
(TI), que oferece uma alternativa de performance elevada e de baixo custo
ao padrão Wintel-Lintel. Fortalecendo sua liderança nestes
mercados, a Sun divulgou sua estratégia para aplicações
de servidores, apresentando a família de aplicativos Sun Cobalt
e anunciando extensões para a linha de servidores Netra, incluindo
um modelo com preço inferior a US$ 1.000.
Com estes anúncios, a Sun
passou a oferecer soluções ponta-a-ponta - de US$ 995 a US$
1 milhão - cobrindo as necessidades de clientes de todos os portes,
auxiliando provedores de serviços e usuários corporativos
a construírem suas centrais de dados. A família de produtos
da Sun oferece baixo custo, suporte à otimização com
racks,
gerenciamento facilitado e soluções escaláveis para
que as empresas implementem com rapidez novos serviços, criando
ofertas de produtos e alcançando novos clientes.
"Este anúncio mostra que a
Sun está expandindo seu leque de soluções, posicionando
a companhia como um fornecedor estratégico para empresas de todos
os portes e que precisam da confiabilidade do ambiente Unix e da performance
dos equipamentos da Sun", diz Luis Carlos Paveloski, gerente de marketing
de produto da empresa.
Atualmente, 15 dos 20 maiores provedores
de serviços rodam seus negócios em ambiente Sun, enquanto
80% de todas as aplicações de Internet são processadas
em sistemas rodando o sistema operacional Solaris. Este movimento da Sun
acompanha as recentes mudanças nos negócios e na economia,
fruto do impacto da Web nas corporações, e a necessidade
de expansão horizontal dos servidores. "Ninguém está
em melhor posição do que a Sun para atuar em todas as camadas
da Internet", diz Ed Zander, presidente e diretor operacional da empresa.
"De hardware a software, os provedores de serviços
e clientes corporativos contam com nossas soluções para a
construção de suas centrais de dados", completa.
As aplicações dos servidores
e dispositivos são um componente-chave da estratégia de Data
Centers da Sun. O anúncio de 18/1 inclui a nova aplicação
Sun Cobalt CacheRaQ 4, desenhada para acelerar o tempo de resposta da rede,
fornecendo armazenamento local de conteúdo no provedor de serviços
ou no site do cliente, resolvendo um problema muito comum: excesso de tráfego
na rede ou limitações de banda. Em vez de recarregar as mesmas
páginas Web repetidamente, o Cobalt CacheRaQ 4 guarda cópias
locais dos documentos Web requisitados recentemente, economizando recursos
valiosos de banda de transmissão.
Pré-configurada com todo o
hardware e software necessário para Web caching, a instalação
do Cobalt CacheRaQ 4 leva poucos minutos. A configuração
e administração são baseadas em browser, facilitando
a operação. Com base na tecnologia InstaCache da Cobalt,
o Cobalt CacheRaQ da Sun não exige nenhuma configuração
no navegador das estações de trabalho, reduzindo os requisitos
de largura de banda e melhorando a resposta nos pontos de presença
dos provedores de serviços.
Outro lançamento é
o Cobalt RaQ XTR, uma nova classe de dispositivos projetada para atender
às necessidades de empresas de Internet e de seus clientes, que exigem
alta performance em seus sites de missão crítica e aplicações,
sem perdas na facilidade de uso, flexibilidade e confiabilidade - "qualidades
que tornaram conhecidas as aplicações Cobalt". A solução
RaQ XTR integra hardware, software, banco de dados e ferramentas
de desenvolvimento necessárias para o desenvolvimento e fornecimento
de aplicativos Web.
Baixo custo - A Sun lançou
no mercado norte-americano o mais acessível servidor Unix/Risc da
indústria para ambientes de provedores de serviço. Voltado
para empresas com elevado volume de dados, o Netra X1 chega ao cliente
por US$ 995. Como o servidor original Netra T1 Flapjack, o Netra X1 atende
às necessidades dos provedores que precisam de maior banda de transmissão
mas que contam com limitações de espaço.
Com dimensões reduzidas na
base (30 X 48 cm), o equipamento é o menor na família Netra
e visa agressivamente o mercado de servidores de baixo custo e uso geral.
Com o mais baixo preço entre todos os servidores UNIX, o Netra X1
pode ser usado para uma variedade de tarefas - correio eletrônico,
hospedagem Web e VoIP (voz sobre IP), gateways, firewalls,
serviços de DNS e servidores de impressão.
Finanças - A
Sun Microsystems anunciou também o resultado de seu segundo trimestre
do ano fiscal 2001, concluído em 31/12/2000. As vendas para o período
alcançaram US$ 5,115 bilhões, 44% acima dos resultados no
segundo trimestre do ano fiscal anterior. Os pedidos no segundo trimestre
foram de US$ 4,953 bilhões, representando um aumento ano-a-ano de
32%. O lucro líquido foi de US$ 552 milhões, 56% acima do
lucro alcançado no mesmo trimestre do ano fiscal anterior, com US$
354 milhões (excluindo gastos com aquisições e investimentos
no ano fiscal 2001).
Durante o segundo trimestre do ano
fiscal de 2001, a Sun completou a aquisição da Cobalt Networks,
numa operação de troca de ações estimada em
US$ 2,061 bilhões.
As vendas acumuladas durante os
dois primeiros trimestres foram de US$ 10,160 bilhões, 52% superiores
ao primeiro semestre do ano fiscal anterior. O lucro líquido acumulado
foi de US$ 1,062 bilhão, comparado a um lucro de US$ 629 milhões
nos dois primeiros trimestres do ano fiscal 2000, com um crescimento de
69%. |