Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103b015.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/15/01 18:27:38
Sun anuncia tecnologia de suporte remoto 

Está sendo apresentada no Brasil a tecnologia Sun Remote Services (SRS), pela empresa Sun Microsystems, que também anuncia novos serviços para aplicações de missão crítica, dentro do nível Platinum de suporte para usuários corporativos. Baseada em uma aplicação de monitoramento, que opera em segundo plano nos servidores Sun, essa tecnologia permite que o servidor identifique problemas que comprometam seu funcionamento, avisando automaticamente as equipes de suporte técnico. 

"Os maiores especialistas da Sun no mundo inteiro são colocados em contato on-line com os sistemas dos clientes, tanto para resolver problemas existentes como para planejar com antecedência e impedir que outros ocorram", afirma Eric Quiros, diretor regional para a América Latina da Enterprise Services. Com o SRS (já disponível no Brasil), os equipamentos apresentam ainda mais confiabilidade para aplicações de missão crítica. 

Incorporada aos equipamentos Sun, a tecnologia também complementa o nível de suporte SunSpectrum Platinum, ligado à divisão de apoio da companhia. O nível Platinum de serviços é o mais elevado a ser fornecido no País, garantindo atendimento de alta qualidade para clientes que rodam aplicações de missão crítica. 

De acordo com Marcos Lombardi, diretor de serviços de suporte da Sun Microsystems, os contratos com nível Platinum trazem vantagens como atendimento on-site (no local do equipamento) em apenas duas horas, serviços pró-ativos prestados pelas equipes de apoio técnico com o reforço de um gerente técnico de conta, assistência total no planejamento de serviços, além de atendimento contínuo para clientes de missão crítica (24 horas, sete dias por semana). 

"Também trazemos um diferencial com o gerenciamento de suporte a problemas de software de múltiplos provedores por meio do programa Sun Vendor Integration Program (Sun VIPTM), facilitando projetos junto a clientes que empregam soluções heterogêneas em seus ambientes", completa Lombardi. 

Prevenção de falhas - O monitoramento remoto de sistemas é uma funcionalidade importante para clientes nas áreas financeira e em empresas de Internet que precisam trazer disponibilidade total aos seus serviços. Com essa tecnologia, as equipes de suporte da Sun podem analisar a performance dos equipamentos remotamente (desde que autorizadas pelo cliente), podendo gerar relatórios para a prevenção de falhas, dando pronta resposta para problemas de hardware. O programa Platinum também garante acesso fácil às atualizações de software no ambiente Sun. 

Centrais de dados - No dia 18/1/2001, a empresa anunciou hoje uma linha de produtos voltada ao mercado de centrais de dados (data centers), provedores de serviços e departamentos corporativos de Tecnologia da Informação (TI), que oferece uma alternativa de performance elevada e de baixo custo ao padrão Wintel-Lintel. Fortalecendo sua liderança nestes mercados, a Sun divulgou sua estratégia para aplicações de servidores, apresentando a família de aplicativos Sun Cobalt e anunciando extensões para a linha de servidores Netra, incluindo um modelo com preço inferior a US$ 1.000. 

Com estes anúncios, a Sun passou a oferecer soluções ponta-a-ponta - de US$ 995 a US$ 1 milhão - cobrindo as necessidades de clientes de todos os portes, auxiliando provedores de serviços e usuários corporativos a construírem suas centrais de dados. A família de produtos da Sun oferece baixo custo, suporte à otimização com racks, gerenciamento facilitado e soluções escaláveis para que as empresas implementem com rapidez novos serviços, criando ofertas de produtos e alcançando novos clientes. 

"Este anúncio mostra que a Sun está expandindo seu leque de soluções, posicionando a companhia como um fornecedor estratégico para empresas de todos os portes e que precisam da confiabilidade do ambiente Unix e da performance dos equipamentos da Sun", diz Luis Carlos Paveloski, gerente de marketing de produto da empresa. 

Atualmente, 15 dos 20 maiores provedores de serviços rodam seus negócios em ambiente Sun, enquanto 80% de todas as aplicações de Internet são processadas em sistemas rodando o sistema operacional Solaris. Este movimento da Sun acompanha as recentes mudanças nos negócios e na economia, fruto do impacto da Web nas corporações, e a necessidade de expansão horizontal dos servidores. "Ninguém está em melhor posição do que a Sun para atuar em todas as camadas da Internet", diz Ed Zander, presidente e diretor operacional da empresa. "De hardware a software, os provedores de serviços e clientes corporativos contam com nossas soluções para a construção de suas centrais de dados", completa. 

As aplicações dos servidores e dispositivos são um componente-chave da estratégia de Data Centers da Sun. O anúncio de 18/1 inclui a nova aplicação Sun Cobalt CacheRaQ 4, desenhada para acelerar o tempo de resposta da rede, fornecendo armazenamento local de conteúdo no provedor de serviços ou no site do cliente, resolvendo um problema muito comum: excesso de tráfego na rede ou limitações de banda. Em vez de recarregar as mesmas páginas Web repetidamente, o Cobalt CacheRaQ 4 guarda cópias locais dos documentos Web requisitados recentemente, economizando recursos valiosos de banda de transmissão. 

Pré-configurada com todo o hardware e software necessário para Web caching, a instalação do Cobalt CacheRaQ 4 leva poucos minutos. A configuração e administração são baseadas em browser, facilitando a operação. Com base na tecnologia InstaCache da Cobalt, o Cobalt CacheRaQ da Sun não exige nenhuma configuração no navegador das estações de trabalho, reduzindo os requisitos de largura de banda e melhorando a resposta nos pontos de presença dos provedores de serviços. 

Outro lançamento é o Cobalt RaQ XTR, uma nova classe de dispositivos projetada para atender às necessidades de empresas de Internet e de seus clientes, que exigem alta performance em seus sites de missão crítica e aplicações, sem perdas na facilidade de uso, flexibilidade e confiabilidade - "qualidades que tornaram conhecidas as aplicações Cobalt". A solução RaQ XTR integra hardware, software, banco de dados e ferramentas de desenvolvimento necessárias para o desenvolvimento e fornecimento de aplicativos Web. 

Baixo custo - A Sun lançou no mercado norte-americano o mais acessível servidor Unix/Risc da indústria para ambientes de provedores de serviço. Voltado para empresas com elevado volume de dados, o Netra X1 chega ao cliente por US$ 995. Como o servidor original Netra T1 Flapjack, o Netra X1 atende às necessidades dos provedores que precisam de maior banda de transmissão mas que contam com limitações de espaço. 

Com dimensões reduzidas na base (30 X 48 cm), o equipamento é o menor na família Netra e visa agressivamente o mercado de servidores de baixo custo e uso geral. Com o mais baixo preço entre todos os servidores UNIX, o Netra X1 pode ser usado para uma variedade de tarefas - correio eletrônico, hospedagem Web e VoIP (voz sobre IP), gateways, firewalls, serviços de DNS e servidores de impressão. 

Finanças -  A Sun Microsystems anunciou também o resultado de seu segundo trimestre do ano fiscal 2001, concluído em 31/12/2000. As vendas para o período alcançaram US$ 5,115 bilhões, 44% acima dos resultados no segundo trimestre do ano fiscal anterior. Os pedidos no segundo trimestre foram de US$ 4,953 bilhões, representando um aumento ano-a-ano de 32%. O lucro líquido foi de US$ 552 milhões, 56% acima do lucro alcançado no mesmo trimestre do ano fiscal anterior, com US$ 354 milhões (excluindo gastos com aquisições e investimentos no ano fiscal 2001). 

Durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2001, a Sun completou a aquisição da Cobalt Networks, numa operação de troca de ações estimada em US$ 2,061 bilhões.
As vendas acumuladas durante os dois primeiros trimestres foram de US$ 10,160 bilhões, 52% superiores ao primeiro semestre do ano fiscal anterior. O lucro líquido acumulado foi de US$ 1,062 bilhão, comparado a um lucro de US$ 629 milhões nos dois primeiros trimestres do ano fiscal 2000, com um crescimento de 69%.