AGSIM estuda modelo de negócios
da Datasul
Alunos
dos cursos de Business Administration da American Graduate School of International
Management (AGSIM), do Arizona (EUA), receberam, direto da fonte, informações
e detalhes sobre o novo modelo de negócios adotado pela Datasul.
Miguel Abuhab, fundador da empresa e presidente do Conselho de Administração,
realizou no dia 13/3/2001 – por videoconferência - palestra para
os futuros executivos norte-americanos, relatando a história dessa
empresa brasileira de software, suas estratégias para superar a
concorrência, consolidar seus produtos e desenvolver tecnologia nos
últimos 22 anos.
"Contei um pouco da nossa história,
mas o destaque da palestra foram os fatores e as estratégias que
nos levaram a vencer as dificuldades e como estamos nos preparando para
enfrentar as novas situações do mercado", afirma Abuhab.
O convite foi feito por Scott Johnson,
executivo da Siebel, fornecedora de soluções CRM e parceira
da Datasul. Scott é ligado à instituição educacional
do Arizona e recomendou a empresa brasileira como um caso de sucesso para
ser apresentado aos alunos. Durante a apresentação, Abuhab
falou sobre os resultados obtidos um ano após a implantação
de um inovador processo de reestruturação, como, por exemplo,
a receita de 2000, 30% superior à do período anterior, e
o respectivo aumento da lucratividade.
Mudanças - Abuhab explicou,
ainda, como foi a implantação do modelo de negócio
que transformou a estrutura corporativa convencional da Datasul em uma
corporação desenvolvedora de negócios (business
developer). As antigas divisões, que desenvolviam os aplicativos
de gestão empresarial, transformaram-se em empresas especializadas
em soluções empresariais Web e a organização
comercial/marketing de vendas diretas e indiretas foi substituída
por uma rede de distribuição de soluções, baseada
nos conceitos de franquia de serviços agregados aos clientes.
A Datasul está consolidando
sua posição no mercado internacional, orientando-se ao conceito
de aplicações empresariais para negócios eletrônicos
e se destacando entre as empresas de soluções colaborativas
para gestão Web empresarial nos mais avançados conceitos
inovadores de negócios. Reconhecida como "Empresa Classe Mundial",
recebeu em 11/1999 o prêmio de "Top of Mind", da Associação
Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Operando há 21 anos, possui
mais de 200 mil licenças de usuários-clientes em cerca de
1.800 sites em oito países, com uma rede de 2.000 profissionais
de serviços. |