Empresa de marketing cria
cargo de ouvidor
Pela
primeira vez na história do marketing nacional, uma empresa
do setor coloca à disposição de seus clientes um ouvidor,
com o objetivo de tornar os relacionamentos totalmente transparentes. Villi
Braverman é o ouvidor da Resolve! Global Marketing, uma empresa
pioneira em soluções globais em marketing. Ele é
filiado à Associação Brasileira de Ouvidores (ABO)
e tem como missão a "Satisfação Garantida do Cliente",
um processo criado pela empresa e que propicia um elevado percentual de
manutenção de clientes em carteira.
Diferentemente da visão clássica
do profissional apagador de incêndios, que permanece em seu
gabinete à espera de reclamações, o novo ouvidor da
Resolve tem uma postura pró-ativa. Ele promove reuniões com
os clientes para conhecer suas sugestões e eventuais queixas. "Meu
papel é facilitar a comunicação e impedir que informações
sejam perdidas nos níveis hierárquicos", afirma Villi. Com
isso, ganha o cliente, que pode contar com um parceiro superafinado às
suas necessidades, e ganha a Resolve, que gera mais negócios a um
menor custo, uma vez que a conquista de um novo cliente pode representar
uma despesa 25 vezes superior em comparação com a revenda
a um "cliente da casa".
Cliente decide - Ainda hoje,
muitas empresas não despertaram para o fato de que o poder de decisão
de compra pertence ao cliente e não aos profissionais e marketeiros,
que criam e introduzem produtos e serviços no mercado. Porém,
aos poucos, as empresas estão se conscientizando da importância
de ter profissionais preparados para interagir com seu público.
Com isso, o mercado abre suas portas
aos ouvidores, gerando demanda. Profissionais de diversos segmentos procuram
adquirir novos conhecimentos para exercer esse papel de forma eficiente.
Hoje, no Brasil, são mais de 800 profissionais exercendo a função
de ouvidor, a maioria atuando em faculdades, entidades financeiras, laboratórios
farmacêuticos e hospitais.
De acordo com a ABO, para ser um
ouvidor é necessário ter profundo conhecimento da organização
que representa, independente da formação universitária.
Para o aperfeiçoamento da atividade, a ABO organiza cursos e seminários
para ouvidores.
"Somente desta forma o ouvidor poderá
corresponder à expectativa dos clientes, que desejam ver suas reivindicações
atendidas e sugestões implantadas; e das empresas, que precisam
aperfeiçoar-se dia a dia, assimilando as informações
de seu principal referencial: o cliente", afirma Villi.
Do ponto de vista da empresa, Jimmy
Cygler, diretor-presidente da Resolve, afirma que "a Resolve busca de forma
obsessiva a inovação e a satisfação de seus
clientes, por isso o ouvidor tornou-se imprescindível". Do ponto
de vista do ouvidor, Villi diz: "Minha filiação na ABO, que
defende um código de ética e estabelece regras para o exercício
da missão, facilita o acesso a informações e o intercâmbio
de experiências, fundamentais para a função".
Imparcial e objetivo - Nos
últimos anos, a troca de informações e experiências
entre clientes, parceiros e fornecedores tornou-se uma das principais armas
de mercado, visando a excelência de serviços e/ou produtos.
Desta forma, o ouvidor, como canal de informação aberto,
imparcial e objetivo, se transformou em agente facilitador, almejando a
excelência no atendimento das necessidades e desejos dos clientes.
Em seu código de ética,
a ABO defende que a missão do ouvidor é justamente estabelecer
e estreitar estes canais, através do respeito aos princípios
básicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos,
às Constituições Federal e Estaduais e ao Código
de Defesa do Consumidor. O ouvidor deve reconhecer a diversidade de opiniões,
preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa
e buscar a correção de procedimentos errados, como profissional
orientador. |