Chega ao Brasil nova campanha da
IBM
Com o
título "Capítulo 2: e-business de Volta aos Negócios",
está começando no Brasil nova campanha publicitária
da IBM. Lançada na América do Norte em 12/2000 e na Europa
em 1/2001, tem como principal objetivo mostrar a nova fase em que os negócios
eletrônicos (e-business) estão entrando -, na qual
o uso inovador da tecnologia e de uma infra-estrutura segura, escalável
e integrada farão o diferencial das empresas que prevalecerão
nesta etapa de amadurecimento dos processos de negócio na Web.
Diferente do que vinha fazendo nos
últimos quatro anos - quando lançou campanhas que visavam
divulgar didaticamente e popularizar o conceito de negócios eletrônicos
-, a IBM estará investindo em mídias inovadoras para passar
sua mensagem. Além dos anúncio em mídia impressa (jornais
e revistas), televisão e Internet, a empresa veiculará suas
peças publicitárias em cinema, rádio, computadores
de mão (handhelds) e telefones celulares Wap, entre outros.
"Estaremos buscando mídias
e usos de mídias inovadores. Para isso, estamos fechando parcerias,
como a feita com a Hands Mobile Solutions, que nos permitirão usar
a tecnologia para passar nossa mensagem em palms", afirma Mauro D'Angelo,
executivo de marketing da IBM Brasil, revelando ainda que a campanha
será permeada pelo conceito de 360°, sendo feito o acompanhamento
do cliente durante todos os momentos importantes de seu dia.
"Quando nosso cliente acordar, vai
encontrar a mensagem da IBM no jornal; ao ir para o trabalho, nossa mensagem
estará no rádio; ao acessar a Internet ele verá nossa
mensagem de forma inovadora e quando vir o telejornal, for a um cinema
ou ler uma revista também receberá nossa mensagem."
Idealizada pela Olgivy & Mather,
a campanha perdurará até o final do ano e, em sua primeira
etapa, trará para o público peças como o livrete de
seis páginas, intitulado "O Livro de e-business - Capítulo
2: e-business de Volta aos Negócios", que será encartado
nos principais jornais e revistas brasileiros. Na Internet, o público
poderá ter acesso ao livrete por meio de print banners (anúncios
em páginas Web que, com um clique neles, enviarão para a
impressora o conteúdo do livrete). Junto com as peças publicitárias,
a IBM coloca na Web um portal
com informações detalhadas sobre os produtos e serviços
de negócios eletrônicos da IBM, casos de sucesso e até
mesmo simulações que permitam ao cliente avaliar soluções
para seus problemas de negócio.
"Todas as indústrias passam
por uma fase de boom criativo, no qual surge uma grande quantidade
de empresas e empreendedores e depois, com o amadurecimento, algumas vão
para frente e outras não. A IBM entende que os negócios eletrônicos
estão entrando nessa fase de amadurecimento, na qual as empresas
sérias e que têm planos de negócio consistentes é
que vão perdurar. Por isso a importância de se ter uma infra-estrutura
tecnológica que esteja disponível quando o cliente precisa,
seja segura e esteja integrada aos processos de negócio que esse
cliente já possui", explica Wilson Cruz, gerente de soluções
de negócios eletrônicos da IBM Brasil. |