Rayman Maternal renova o
gênero CD Infantil
Para
quem acha que todo software para crianças é igual, a Ubisoft
planejou uma surpresa, ao lançarem Rayman
Maternal, com a proposta de renovar o gênero CD-ROM Infantil.
Rayman, o herói sem braços e sem pernas que já conquistou
milhares de jogadores de videogame e de PC do mundo todo, agora quer conquistar
também a criançada de 2 a 4 anos.
Em português, o programa tem músicas,
histórias, brincadeiras e atividades que facilitam o processo de
iniciação ao computador e preparam para a escolarização,
mas é muito mais interativo e cativante do que a maioria dos softwares
infantis. "Isto é, sem ser chato, Rayman Maternal dá
conta de seus objetivos pedagógicos e, de quebra, proporciona horas
e horas de pura brincadeira. Especialistas da primeira infância que
participaram da elaboração do software têm seus
méritos. Mas, sem dúvida, as animações semelhantes
às dos desenhos animados e os personagens pra lá de divertidos
são as grandes atrações de Rayman Maternal",
afirmam os representantes da Divertire/Melhoramentos,
que editou e distribui o produto no mercado brasileiro.
É o personagem Rayman que
dá boas vindas e guia o usuário mirim por todo o programa,
animando-o a participar das atividades, recompensando-o por seus esforços
e estimulando-o a ir além no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Sem braços, pernas e força física, Rayman é
o anti-herói que usa o humor, a inteligência e alguns poderes
extras, como o de voar, para atingir seus objetivos. Ele divide a cena
com os Globox, seres imaginários, coloridos e brincalhões
que habitam o Vale Encantado, ponto de partida do CD-ROM.
Interação -
Planejado para as crianças de 2 a 4 anos, Rayman Maternal
contém atividades recreativas e pedagógicas. Todas são
fáceis de acessar e têm propostas claras, que não deixam
o usuário em dúvida sobre o que fazer. Outro ponto forte
é que todos os elementos da tela são interativos. Quer dizer,
Rayman
Maternal não é um software contemplativo, daqueles que
a criança mais observa do que participa.
Nas atividades recreativas, por exemplo,
até pimpolhos que não deixaram as fraldas se divertem e aprendem
colocando em movimento as animações do cenário, fazendo
cócegas nos Globox ou mudando o tempo (o sol pela lua, por exemplo).
Aqui,a idéia é ajudar a criança a descobrir e compreender
o sistema causa/efeito que rege a relação entre o mouse e
a tela. Ou seja, se ela mexer o mouse, algo acontecerá. Se
ela clicar o mouse, os efeitos serão outros.
Já as atividades pedagógicas
visam preparar a criança para a primeira etapa da vida escolar.
Elas trabalham habilidades como reconhecimento de cores, formas, ritmo
e memória, e contribuem para o desenvolvimento geral da personalidade,
seja evocando sentimentos de amizade e alegria, por exemplo, seja através
de ações do cotidiano como comer e dormir e o cuidado com
a natureza. São cinco atividades pedagógicas - memória,
quebra-cabeças, oficina de música, desenho e belas histórias
-, todas acessadas através de uma parte do corpo do Rayman e com
três níveis de dificuldade.
Ao clicar nos olhos e no cabelo do
Rayman, por exemplo, ativa-se a atividade memória, que tem como
objetivo trabalhar a memória visual, a observação
e a localização espacial. No nível 1, basta a criança
clicar em qualquer lugar da tela para que Rayman e os Globox saiam de seus
esconderijos. No nível 2, os personagens aparecem, escondem-se e
a criança deve observar onde eles se esconderam para depois clicar
na imagem correspondente. Esse também é o desafio do nível
3. Neste caso, porém, escondem-se mais objetos.
As "dificuldades" vão aumentando
também na atividade quebra-cabeças, disponível quando
se clica na barriga do Rayman. No nível 1, o usuário deve
clicar nos objetos que estão em uma gaveta semi-aberta para que
eles ocupem seus respectivos lugares na mesa. No nível 2, a criança
deve clicar no objeto correspondente à forma que desfila na tela,
enquanto o nível 3 é o quebra-cabeça tradicional:
deve-se clicar sobre cada peça e colocá-la em seu lugar.
A brincadeira é uma ótima oportunidade para apurar habilidades
de observação, ensinar formas e silhuetas e identificar alimentos,
objetos, peças do vestuário etc.
Seções e idiomas
- Nesse programa, aprender brincando não é só
um jogo de palavras. Nas seções Oficina de Música,
Desenho e Belas Histórias (disponíveis, respectivamente,
quando se clica nos pés, nas mãos e na boca de Rayman), é
exatamente isso o que acontece. Enquanto faz os Globox dançarem,
por exemplo, a criança aprende a reconhecer sons e a identificar
instrumentos, além de exercitar sua memória auditiva e ritmo.
Ao desenhar e pintar, trabalha formas e cores e desenvolve a criatividade.
E ao ouvir e participar das histórias contadas por Rayman, desenvolve
o raciocínio, exercita a concentração e amplia o vocabulário.
Também essas atividades oferecem
três níveis diferentes de desafios. E quando os três
forem superados, o software contempla a criança com uma surpresa:
todos os elementos da tela tornam-se interativos e a criança pode
manipulá-los a seu gosto. Colocar uma cabeça de leão
em um corpo de abelha é apenas um exemplo da diversão que
essas surpresas reservam!
"Na verdade - lembram os editores
do programa -, Rayman Maternal surpreende o tempo todo. Seja pelo
apuro visual, facilidade de uso, interação ou conteúdo
apropriado para a faixa etária, é um software delicioso.
Daqueles que dá gosto para os pais, tios, avós, enfim, para
a família toda sentar ao lado da criança e, juntos, explorarem
cada atividade."
O programa - que tem preço
sugerido de R$ 39,00 e pode ser explorado tanto em português como
em francês, alemão, italiano e espanhol - roda em Pentium
266 MHz ou superior, com 64 MB de RAM, drive de CD-ROM de 24x, placa de
vídeo SVGA de 256 cores, placa de som SoundBlaster ou compatível
e Windows 95 ou superior. |