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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/18/01 13:46:32
Rayman Maternal renova o gênero CD Infantil

Para quem acha que todo software para crianças é igual, a Ubisoft planejou uma surpresa, ao lançarem Rayman Maternal, com a proposta de renovar o gênero CD-ROM Infantil. Rayman, o herói sem braços e sem pernas que já conquistou milhares de jogadores de videogame e de PC do mundo todo, agora quer conquistar também a criançada de 2 a 4 anos.

Em português, o programa tem músicas, histórias, brincadeiras e atividades que facilitam o processo de iniciação ao computador e preparam para a escolarização, mas é muito mais interativo e cativante do que a maioria dos softwares infantis. "Isto é, sem ser chato, Rayman Maternal dá conta de seus objetivos pedagógicos e, de quebra, proporciona horas e horas de pura brincadeira. Especialistas da primeira infância que participaram da elaboração do software têm seus méritos. Mas, sem dúvida, as animações semelhantes às dos desenhos animados e os personagens pra lá de divertidos são as grandes atrações de Rayman Maternal", afirmam os representantes da Divertire/Melhoramentos, que editou e distribui o produto no mercado brasileiro.

É o personagem Rayman que dá boas vindas e guia o usuário mirim por todo o programa, animando-o a participar das atividades, recompensando-o por seus esforços e estimulando-o a ir além no desenvolvimento de sua aprendizagem. Sem braços, pernas e força física, Rayman é o anti-herói que usa o humor, a inteligência e alguns poderes extras, como o de voar, para atingir seus objetivos. Ele divide a cena com os Globox, seres imaginários, coloridos e brincalhões que habitam o Vale Encantado, ponto de partida do CD-ROM. 

Interação - Planejado para as crianças de 2 a 4 anos, Rayman Maternal contém atividades recreativas e pedagógicas. Todas são fáceis de acessar e têm propostas claras, que não deixam o usuário em dúvida sobre o que fazer. Outro ponto forte é que todos os elementos da tela são interativos. Quer dizer, Rayman Maternal não é um software contemplativo, daqueles que a criança mais observa do que participa. 

Nas atividades recreativas, por exemplo, até pimpolhos que não deixaram as fraldas se divertem e aprendem colocando em movimento as animações do cenário, fazendo cócegas nos Globox ou mudando o tempo (o sol pela lua, por exemplo). Aqui,a idéia é ajudar a criança a descobrir e compreender o sistema causa/efeito que rege a relação entre o mouse e a tela. Ou seja, se ela mexer o mouse, algo acontecerá. Se ela clicar o mouse, os efeitos serão outros. 

Já as atividades pedagógicas visam preparar a criança para a primeira etapa da vida escolar. Elas trabalham habilidades como reconhecimento de cores, formas, ritmo e memória, e contribuem para o desenvolvimento geral da personalidade, seja evocando sentimentos de amizade e alegria, por exemplo, seja através de ações do cotidiano como comer e dormir e o cuidado com a natureza. São cinco atividades pedagógicas - memória, quebra-cabeças, oficina de música, desenho e belas histórias -, todas acessadas através de uma parte do corpo do Rayman e com três níveis de dificuldade. 

Ao clicar nos olhos e no cabelo do Rayman, por exemplo, ativa-se a atividade memória, que tem como objetivo trabalhar a memória visual, a observação e a localização espacial. No nível 1, basta a criança clicar em qualquer lugar da tela para que Rayman e os Globox saiam de seus esconderijos. No nível 2, os personagens aparecem, escondem-se e a criança deve observar onde eles se esconderam para depois clicar na imagem correspondente. Esse também é o desafio do nível 3. Neste caso, porém, escondem-se mais objetos. 

As "dificuldades" vão aumentando também na atividade quebra-cabeças, disponível quando se clica na barriga do Rayman. No nível 1, o usuário deve clicar nos objetos que estão em uma gaveta semi-aberta para que eles ocupem seus respectivos lugares na mesa. No nível 2, a criança deve clicar no objeto correspondente à forma que desfila na tela, enquanto o nível 3 é o quebra-cabeça tradicional: deve-se clicar sobre cada peça e colocá-la em seu lugar. A brincadeira é uma ótima oportunidade para apurar habilidades de observação, ensinar formas e silhuetas e identificar alimentos, objetos, peças do vestuário etc. 

Seções e idiomas - Nesse programa, aprender brincando não é só um jogo de palavras. Nas seções Oficina de Música, Desenho e Belas Histórias (disponíveis, respectivamente, quando se clica nos pés, nas mãos e na boca de Rayman), é exatamente isso o que acontece. Enquanto faz os Globox dançarem, por exemplo, a criança aprende a reconhecer sons e a identificar instrumentos, além de exercitar sua memória auditiva e ritmo. Ao desenhar e pintar, trabalha formas e cores e desenvolve a criatividade. E ao ouvir e participar das histórias contadas por Rayman, desenvolve o raciocínio, exercita a concentração e amplia o vocabulário. 

Também essas atividades oferecem três níveis diferentes de desafios. E quando os três forem superados, o software contempla a criança com uma surpresa: todos os elementos da tela tornam-se interativos e a criança pode manipulá-los a seu gosto. Colocar uma cabeça de leão em um corpo de abelha é apenas um exemplo da diversão que essas surpresas reservam! 

"Na verdade - lembram os editores do programa -, Rayman Maternal surpreende o tempo todo. Seja pelo apuro visual, facilidade de uso, interação ou conteúdo apropriado para a faixa etária, é um software delicioso. Daqueles que dá gosto para os pais, tios, avós, enfim, para a família toda sentar ao lado da criança e, juntos, explorarem cada atividade."

O programa - que tem preço sugerido de R$ 39,00 e pode ser explorado tanto em português como em francês, alemão, italiano e espanhol - roda em Pentium 266 MHz ou superior, com 64 MB de RAM, drive de CD-ROM de 24x, placa de vídeo SVGA de 256 cores, placa de som SoundBlaster ou compatível e Windows 95 ou superior.