Abrafort/WTC terão convênio
de apoio ao PMEX
Assinatura do acordo em SP
inclui palestra sobre a TV Digital
Será
no dia 14/2/2001, na capital paulista, a assinatura do convênio entre
a Associação Brasileira para Fomento de Negócios em
Redes de Telecomunicação (Abraforte)
e o World Trade Center (WTC), que estabelece o apoio da entidade para o
Programa de Incentivo às Exportações da Pequena e
Média Empresa (PMEX). A assinatura do convênio será
às 18 horas, no WTC, na Av. das Nações Unidas, 12.551,
na sala privativa do restaurante Infinito.
O PMEX foi criado pelo WTC junto
à Agência de Promoção de Exportações
(Apex) para identificar, estimular e capacitar essas empresas a atuar no
mercado internacional com uma série de ferramentas que possibilitam
aos empresários tomar decisões no cenário globalizado.
Desde cursos de especialização em diversas áreas –
como comércio exterior e administração de empresas
– até instrumentos de auxílio nas questões operacionais
e financeiras dos negócios.
Como apoiadora ativa no processo,
a Abraforte assume a responsabilidade de prover tecnologia para a execução
do programa, que já está em andamento e vem sendo considerado
um sucesso, com mais de oito mil empresas já capacitadas a entrar
no PMEX. Em princípio ganham prioridade as empresas dos setores
Têxtil e Moveleiro, mas a meta é absorver 58 mil pequenas
e médias empresas dos diversos segmentos da economia brasileira.
“Nós temos que capacitar a
sociedade para a Nova Economia”, diz Renato Pazotto, presidente nacional
da Abraforte, que irá fornecer por meio de suas associadas toda
a infra-estrutura e o suporte tecnológico aos participantes. “É
preciso levar o pequeno empresário pela mão até a
conclusão do negócio, para que, depois disso, ele alce vôos
mais largos”, complementa.
TV digital - No ato da assinatura
do convênio, a convite da Abraforte, falará o presidente da
Telecom, Salomão Wajnberg, sobre "O Futuro da TV Digital e suas
Conseqüências para as Comunicações". A palestra
será às 15 horas, no mesmo local da assinatura. Wajnberg
deverá abordar, entre outros assuntos, a tendência atual da
legislação tendo por base os serviços; a convergência
telefonia/dados/imagem/ televisão/computação; e a
evolução da TV analógica e suas limitações
(TV por assinatura e livre). Estarão presentes os membros do Conselho
Deliberativo da Associação, empresas associadas e convidados.
Cinco anos - A Associação
Brasileira para Fomento de Negócios em Redes de Telecomunicação
(Abraforte), vem há cinco anos atuando no País na defesa
dos interesses das empresas que formam as telecomunicações
nacionais. A entidade tem se mostrado sob um novo conceito de associação,
ativa junto às empresas do setor, com planejamento estratégico
para seus objetivos. Hoje, congrega 130 empresas do mercado nacional de
redes de telecomunicações, seus prestadores de serviços
e organizações afins.
Na era digital, a Abraforte, assume
a definição de uma associação de promoção
e desenvolvimento de negócios, englobando todas as atividades econômicas
dos segmentos de telecomunicações para fomentar negócios
a partir da disponibilização da Tecnologia da Informação
para todos os mercados. A entidade enfoca suas estratégias para
2001 em três áreas integradas - infra-estrutura; novos negócios
e exportação; e capacitação profissional a
longa distância -, nas quais pretende promover importantes projetos
e cerca de 50 pequenos eventos previstos para este ano. |