Bips
MS some do mapa - Um ataque
do tipo denial-of-service (que consiste em alterar os softwares
dos servidores de um provedor ou uma empresa para que fiquem fora de serviço)
foi desfechado no dia 25/1 contra os roteadores que controlam o tráfego
de dados dos sites Web da Microsoft, provocando lentidão extrema
e paralisação dos
serviços da empresa. O FBI foi acionado para investigar a origem
desse ataque, que começou pela manhã e prosseguiu até
o final da tarde daquele dia.
No dia anterior já havia ocorrido
outro ataque, e no final de semana anterior os endereços dos domínios
Internet da Microsoft também haviam desaparecido das listas de Domain
Name Servers (DNS) - situação em que qualquer tentativa de
acesso aos sites da empresa resulta na informação de endereço
inexistente. Os quatro servidores de nomes de domínio estavam operando
normalmente, porém nenhum deles encontrava o endereço microsoft.com.
Aparentemente, todos os servidores de nomes da Microsoft (incluindo os
dos serviços Hotmail, MSN.Net e MSNBC.com) estavam em uma sub-rede,
então indisponível.
Na semana anterior, a Microsoft já
havia enfrentado problemas com o serviço Hotmail, que estava descartando
mensagens de correio eletrônico de e para determinados provedores
de acesso Internet que mantivessem serviços considerados controvertidos
- aparentemente dentro de uma tentativa exagerada da Microsoft de combater
a transmissão de mensagens indesejadas pelos usuários (spam).
Isso criou problemas com muitos clientes, por barrar mensagens de forma
genérica em relação a esses provedores, em lugar de
apenas ignorar os endereços emitentes de spam.
Trocas de cargos - Diversas
mudanças estão ocorrendo nas empresas de informática
e Internet nas últimas semanas. Por exemplo, a empresa Disoft (que
atua no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro
de crédito desde 1985) nomeou Alexandre Corigliano para sua diretoria
de marketing. O executivo, que atuava desde 1998 como diretor executivo
da TradeSoft, pertencente ao mesmo grupo, passou a ser responsável,
a partir de dezembro de 2000, também pelas divisões comercial
e de marketing da empresa.
Por sua vez, Bruce Chizen é
o novo diretor executivo da Adobe. Ele foi nomeado pelo presidente do Conselho,
John Warnock, que passa a ser o diretor executivo de Tecnologia dessa empresa,
dedicando-se ao direcionamento tecnológico e de produtos.
Guilherme Borges, ex-Elefante.com,
assume a direção de operações do Parlo.com,
site americano de ensino de línguas on line.
Fernanda Romano, ex-Parlo, acaba
de assumir o cargo de gerente nacional do site tantofaz.net,
coordenando suas operações no Brasil. O tantofaz.net faz
parte da Loquesea/Tantofaz Network, rede de sites na América Latina
e Espanha, especializado em jogos, música e comunidades no segmento
jovem.
A Microsoft Brasil anuncia a contratação
de Maurício Tortosa, que assume a gerência de vendas de propaganda
da versão brasileira do portal MSN. Formado em publicidade e marketing,
pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o executivo atuava
anteriormente como diretor de publicidade do portal Zip.Net.
A Ideia.com
- incubadora de projetos na web - anuncia a contratação de
Eduardo Lancelotti (Dado) - antes à frente do marketing do site
Viajo.com - para a gerência da sua área de planejamento estratégico
e negócios.
O Opinia,
divisão da iBest Company que realiza pesquisas estatísticas
on-line, anuncia a contratação de Aura Rebelo como diretora
de negócios. Aura, que começou a carreira na A.C. Nielsen
e trabalhou no Ibope, foi no último ano gerente do time de Inteligência
de Marketing da Coca-Cola, onde também atuou por três anos
como gerente de pesquisas.
Seis meses após de se juntar
à Silicon Graphics Inc. (SGI) no Brasil como diretor-geral,
José Carlos Gouveia assume também a direção
da empresa para os mercados da Argentina e Chile. Além de diretor
geral da Novell, da Platinum Technology e da Platinum Consulting, foi diretor
geral e diretor para a América Latina na People Soft, e diretor
para Brasil/América Latina/Espanha/Portugal da Dun & Bradstreet.
Rock in AOL - Além
de atrair 1,2 milhão pessoas ao gramado da Cidade do Rock, o
Rock In Rio Por Um Mundo Melhor
levou a America Online, principal patrocinadora do evento, ao recorde de
visitas. Entre os dias 1 e 21 de janeiro, a America Online recebeu 12 milhões
e 586 mil page views (visitas) ao site,
número 380% maior em relação ao mesmo período
de dezembro de 2000. Ao lado do recorde de visitas ao site, a transmissão
ao vivo (streaming) dos shows da Cidade do Rock alcançou uma das
maiores audiências da América Latina, atingindo cerca de 152
mil acessos.
Shopfácil: teste -
O ShopFácil, portal de comércio eletrônico da Scopus.com,
com 431 lojas conveniadas, passou por seu maior teste: as compras de Natal.
Entre seu lançamento, no dia 12/11/2000, até o último
dia desse ano, o site teve mais de 200 mil page views por dia. Os itens
mais procurados pelos internautas foram produtos
de informática (10,6%), CDs,
DVDs e Vídeos (9,7%), brinquedos e jogos (8,9%), eletroeletrônicos
(8,3%) e artigos para casa (6,9%). Não ocorreram reclamações,
segundo os responsáveis pelo site.
Entre as novidades aprovadas pelos
internautas, destaca-se o Cartão Presente. Através dele,
o usuário pode oferecer um presente entre R$ 20 e R$ 1.000,00, que
o ShopFácil se encarrega de entregar à pessoa indicada com
uma mensagem personalizada. O presenteado, por sua vez, pode usar
seu crédito nas lojas convencionais que trabalham com Visa Electron,
ou retirar o valor correspondente nas agências e caixas automáticos
do Bradesco.
Lokau/Iron Maiden - O Lokau.com
promoveu uma série de leilões com produtos exclusivos dos
artistas da música pop, alguns deles, participantes do Rock in Rio
III. Os fãs do Iron Maiden, por exemplo, concorreram a um pacote
especial: o vencedor entregou pessoalmente (no dia 19/1, no Hotel Intercontinental
do Rio de Janeiro) à banda um disco de ouro referente às
vendas do seu último álbum, lançado pela EMI. O pacote
incluiu ainda um CD para ser autografado e um ingresso para o show do Iron
Maiden no Rock in Rio III. O leilão, que terminou no dia 17/1, com
lance inicial de R$ 1, teve sua renda revertida para a instituição
Viva Rio.
Melhor trabalho - A edição
de 8/2/2001 da revista Fortune trouxe uma lista com as 100 melhores
empresas para se trabalhar. E pelo segundo ano consecutivo, a MicroStrategy
está entre elas, ocupando a 73ª posição, ao lado
de nomes como Cisco Systems e Microsoft. Mais de mil empresas participaram
da seleção, que incluiu pesquisa junto aos funcionários
representando dois terços da pontuação. O restante
da pontuação veio de análise de questionários
fornecidos pela empresa, onde ela explica sua filosofia e práticas,
incluindo ainda material complementar sobre os funcionários, boletins
e vídeos.
Camiseta - Está em
leilão no iBazar a camiseta nº 24 do São Caetano, que
foi usada no primeiro jogo contra o Vasco pela decisão da Copa João
Havelange. A partida, que terminou empatada em 0 a 0, aconteceu no final
de 2000, no Parque Antártica, na capital paulista. Com lance mínimo
de R$ 101,00 o artigo está à venda até 30/1/2001.
O diretor executivo do site de leilões, Julien Turri, já
investiu R$ 15 milhões em marketing no primeiro ano de atividades
e planeja investir outros R$ 10 milhões em sua operacionalização
no Brasil, durante 2001, com o objetivo de consolidar sua posição
no Brasil. |