Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101dbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/27/01 18:53:46
Bips 

MS some do mapa - Um ataque do tipo denial-of-service (que consiste em alterar os softwares dos servidores de um provedor ou uma empresa para que fiquem fora de serviço) foi desfechado no dia 25/1 contra os roteadores que controlam o tráfego de dados dos sites Web da Microsoft, provocando lentidão extrema e paralisação dos serviços da empresa. O FBI foi acionado para investigar a origem desse ataque, que começou pela manhã e prosseguiu até o final da tarde daquele dia. 

No dia anterior já havia ocorrido outro ataque, e no final de semana anterior os endereços dos domínios Internet da Microsoft também haviam desaparecido das listas de Domain Name Servers (DNS) - situação em que qualquer tentativa de acesso aos sites da empresa resulta na informação de endereço inexistente. Os quatro servidores de nomes de domínio estavam operando normalmente, porém nenhum deles encontrava o endereço microsoft.com. Aparentemente, todos os servidores de nomes da Microsoft (incluindo os dos serviços Hotmail, MSN.Net e MSNBC.com) estavam em uma sub-rede, então indisponível.

Na semana anterior, a Microsoft já havia enfrentado problemas com o serviço Hotmail, que estava descartando mensagens de correio eletrônico de e para determinados provedores de acesso Internet que mantivessem serviços considerados controvertidos - aparentemente dentro de uma tentativa exagerada da Microsoft de combater a transmissão de mensagens indesejadas pelos usuários (spam). Isso criou problemas com muitos clientes, por barrar mensagens de forma genérica em relação a esses provedores, em lugar de apenas ignorar os endereços emitentes de spam.

Trocas de cargos - Diversas mudanças estão ocorrendo nas empresas de informática e Internet nas últimas semanas. Por exemplo, a empresa Disoft (que atua no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro de crédito desde 1985) nomeou Alexandre Corigliano para sua diretoria de marketing. O executivo, que atuava desde 1998 como diretor executivo da TradeSoft, pertencente ao mesmo grupo, passou a ser responsável, a partir de dezembro de 2000, também pelas divisões comercial e de marketing da empresa.
Guilherme Borges assumiu funções no site Parlo.com
Por sua vez, Bruce Chizen é o novo diretor executivo da Adobe. Ele foi nomeado pelo presidente do Conselho, John Warnock, que passa a ser o diretor executivo de Tecnologia dessa empresa, dedicando-se ao direcionamento tecnológico e de produtos. 

Guilherme Borges, ex-Elefante.com, assume a direção de operações do Parlo.com, site americano de ensino de línguas on line.

Fernanda Romano, ex-Parlo, acaba de assumir o cargo de gerente nacional do site Fernanda Romano: Tantofaz.nettantofaz.net, coordenando suas operações no Brasil. O tantofaz.net faz parte da Loquesea/Tantofaz Network, rede de sites na América Latina e Espanha, especializado em jogos, música e comunidades no segmento jovem.

A Microsoft Brasil anuncia a contratação de Maurício Tortosa, que assume a gerência de vendas de propaganda da versão brasileira do portal MSN. Formado em publicidade e marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o executivo atuava anteriormente como diretor de publicidade do portal Zip.Net. 

A Ideia.com - incubadora de projetos na web - anuncia a contratação de Eduardo Lancelotti (Dado) - antes à frente do marketing do site Viajo.com - para a gerência da sua área de planejamento estratégico e negócios.

O Opinia, divisão da iBest Company que realiza pesquisas estatísticas on-line, anuncia a contratação de Aura Rebelo como diretora de negócios. Aura, que começou a carreira na A.C. Nielsen e trabalhou no Ibope, foi no último ano gerente do time de Inteligência de Marketing da Coca-Cola, onde também atuou por três anos como gerente de pesquisas. 

Seis meses após de se juntar à Silicon Graphics Inc. (SGI) no Brasil como diretor-geral, José Carlos Gouveia assume também a direção da empresa para os mercados da Argentina e Chile. Além de diretor geral da Novell, da Platinum Technology e da Platinum Consulting, foi diretor geral e diretor para a América Latina na People Soft, e diretor para Brasil/América Latina/Espanha/Portugal da Dun & Bradstreet. 

Rock in AOL - Além de atrair 1,2 milhão pessoas ao gramado da Cidade do Rock, o
Rock In Rio Por Um Mundo Melhor levou a America Online, principal patrocinadora do evento, ao recorde de visitas. Entre os dias 1 e 21 de janeiro, a America Online recebeu 12 milhões e 586 mil page views (visitas) ao site, número 380% maior em relação ao mesmo período de dezembro de 2000. Ao lado do recorde de visitas ao site, a transmissão ao vivo (streaming) dos shows da Cidade do Rock alcançou uma das maiores audiências da América Latina, atingindo cerca de 152 mil acessos.

Shopfácil: teste - O ShopFácil, portal de comércio eletrônico da Scopus.com, com 431 lojas conveniadas, passou por seu maior teste: as compras de Natal. Entre seu lançamento, no dia 12/11/2000, até o último dia desse ano, o site teve mais de 200 mil page views por dia. Os itens mais procurados pelos internautas foram produtos
de informática (10,6%), CDs, DVDs e Vídeos (9,7%), brinquedos e jogos (8,9%), eletroeletrônicos (8,3%) e artigos para casa (6,9%). Não ocorreram reclamações, segundo os responsáveis pelo site.

Entre as novidades aprovadas pelos internautas, destaca-se o Cartão Presente. Através dele, o usuário pode oferecer um presente entre R$ 20 e R$ 1.000,00, que o ShopFácil se encarrega de entregar à pessoa indicada com uma mensagem personalizada. O presenteado, por  sua vez, pode usar seu crédito nas lojas convencionais que trabalham com Visa Electron, ou retirar o valor correspondente nas agências e caixas automáticos do Bradesco.

Lokau/Iron Maiden - O Lokau.com promoveu uma série de leilões com produtos exclusivos dos artistas da música pop, alguns deles, participantes do Rock in Rio III. Os fãs do Iron Maiden, por exemplo, concorreram a um pacote especial: o vencedor entregou pessoalmente (no dia 19/1, no Hotel Intercontinental do Rio de Janeiro) à banda um disco de ouro referente às vendas do seu último álbum, lançado pela EMI. O pacote incluiu ainda um CD para ser autografado e um ingresso para o show do Iron Maiden no Rock in Rio III. O leilão, que terminou no dia 17/1, com lance inicial de R$ 1, teve sua renda revertida para a instituição Viva Rio.

Melhor trabalho - A edição de 8/2/2001 da revista Fortune trouxe uma lista com as 100 melhores empresas para se trabalhar. E pelo segundo ano consecutivo, a MicroStrategy está entre elas, ocupando a 73ª posição, ao lado de nomes como Cisco Systems e Microsoft. Mais de mil empresas participaram da seleção, que incluiu pesquisa junto aos funcionários representando dois terços da pontuação. O restante da pontuação veio de análise de questionários fornecidos pela empresa, onde ela explica sua filosofia e práticas, incluindo ainda material complementar sobre os funcionários, boletins e vídeos.

Camiseta - Está em leilão no iBazar a camiseta nº 24 do São Caetano, que foi usada no primeiro jogo contra o Vasco pela decisão da Copa João Havelange. A partida, que terminou empatada em 0 a 0, aconteceu no final de 2000, no Parque Antártica, na capital paulista. Com lance mínimo de R$ 101,00 o artigo está à venda até 30/1/2001. O diretor executivo do site de leilões, Julien Turri, já investiu R$ 15 milhões em marketing no primeiro ano de atividades e planeja investir outros R$ 10 milhões em sua operacionalização no Brasil, durante 2001, com o objetivo de consolidar sua posição no Brasil.