Site coreano i-biznet chega ao Brasil
Funcionando
como um consultor on-line e apresentando desde as dicas para a elaboração
de um site Web até as melhores formas de rentabilizá-lo e
mantê-lo no mercado, estreou no Brasil em 31/1/2001 um novo site
voltado para profissionais e empresas da área de negócios
eletrônicos: o i-biznet,
um site que reúne diversos serviços
de conteúdo relativos aos conceitos da Nova Economia, dispostos
em mais de mil páginas de notícias, colunas, estatísticas,
guias de negócio e sessões interativas. O site, que é
um dos principais do mercado asiático, no Brasil conta com investimentos
próprios.
O diretor de planejamento, Eduardo
Kim, afirma que o modelo de negócios do i-biznet é baseado
nas tendências da Nova Economia. “No i-biznet, o foco deixa de ser
o produto e passa a ser o consumidor. A partir do momento que se detecta
a necessidade do cliente, a empresa esforça-se em atendê-lo.
Nosso público encontrará a fórmula ideal para o sucesso
de seu negócio na web”, afirma.
“O i-biznet conta com uma equipe
de consultores dinâmicos, especializados e capacitados a fornecer
informações e suporte para que o conceito de Internet Ideal
possa ser alcançado, nos negócios, no uso pessoal, na criação
e desenvolvimento de comunidades virtuais e em toda atividade realizada
nesta nova realidade”, diz a diretora de conteúdo Miru Lee.
As metas do site para o ano 2001
compreendem a efetivação de dez mil cadastros, obtenção
de um milhão de page views/mês e receita de R$ 500
mil no segundo sesmestre, correspondente ao ponto de eqüilíbrio
(break even point). Para isso, está sendo feito um investimento
em marketing da ordem de R$ 100 mil.
Seções - Nesse
site, o profissional encontra matérias atuais, com cobertura ampla
e dinâmica das empresas, dos modelos de negócios e das personalidades
que estão moldando a Nova Economia. O profissional terá acesso
as seguintes seções:
Guia de Negócios –
nesta seção encontra-se desde a definição básica
do que vem a ser a internet até as técnicas de desenvolvimento
necessárias para um melhor aproveitamento da internet. Está
dividida em: 1) Entendendo a Internet - conceitos, história e serviços
da internet; 2) Guia i-Biz de Internet Business - trata do assunto de uma
maneira completa abrangendo áreas como Marketing, Administração,
Construção e Anúncios; 3) Guia Prático - manual
que ensina como projetar um negócio na internet dando dicas passo-a-passo;
e 4) Guia Pequenas Empresas - ensina os passos para formar uma empresa
com um budget pequeno.
Notícias i-biznet -
Artigos publicados diariamente que têm o objetivo de apontar os caminhos
que estão sendo tomados pelo mercado de negócios eletrônicos,
buscando não apenas relatar os fatos, mas fazer uma reflexão
sobre os acontecimentos mais recentes.
Análise de sites -
Serviço de análise feito sobre sites de acordo com a sua
área de atuação. O estudo do site foca o lado dos
negócios junto às suas empresas com o objetivo de poder observar
e aprender os pontos positivos e negativos.
Estatísticas - Neste
espaço, o profissional terá acesso a páginas com dados
estatísticos sobre negócios pela Internet. Para melhor visualização,
as estatísticas estão organizadas em dois grupos, Mundo e
Brasil.
Pode-se encontrar informações sobre as condições
atuais e futuras da Internet, Internet Business e vínculos para
sites que fornecem esses dados estatísticos.
i-Biz Especial - Assim como
a sessão de notícias, o caderno especial busca uma reflexão
sobre os acontecimentos da Internet. Nesta sessão, profissionais
convidados escrevem artigos com a sua opinião sobre os diversos
fatores que estão influenciando os rumos do próximo século.
Fun Internet - Espaço
dedicado a curiosidades da internet.
Espaços interativos -
O novo portal também conta com diversos espaços para a interação
com os internautas:
I-biz Q&A - Espaço
onde acontece a interação entre os usuários do i-biznet,
aqui o internauta cadastrado pode deixar sua pergunta para ser respondida
por outros freqüentadores dessa sessão.
I-biz Fórum -
Todas as semanas um novo assunto é levantado para ser discutido
entre os usuários do i-biznet.
Jornal do Leitor - Espaço
aberto ao leitor para deixar os seus artigos e opiniões sobre o
mercado de internet. O leitor escreve e no mesmo momento o coloca no ar.
Internet Press - Espaço
aberto às empresas para expor suas opiniões, novidades e
produtos. Assim como o Jornal do Leitor, não há restrições
para o uso dessa seção.
Serviços diferenciados
- O i-biznet oferece serviços como o Finder Parcerias, que
ajuda na busca de parceiros e os guias WebLog e Wireless,
que visam apontar os melhores meios para o empresário utilizar essas
novas tecnologias:
Finder Parcerias – Busca de
parceiros na medida exata. Para facilitar o trabalho das empresas, esse
é o primeiro de uma série de “Finders” a ser lançada,
ajudando o empresário a encontrar também fornecedores e soluções
para o seu negócio.
No Finder Parcerias, por meio de
um cadastro, o empreendedor descreverá a empresa e as condições
da parceria. Este serviço facilitará o encontro entre as
partes e permitirá que o usuário faça uma análise
prévia antes do primeiro contato. Na versão asiática
do site estão cadastradas mais de 400 empresas, sendo que 18 estão
interessadas em parceiros brasileiros. A maioria são empresas de
soluções e comércio eletrônico e poderão
ser contactadas através do site.
O diretor Eduardo Kim afirma que
o Finder Parcerias foi criado para encontrar parceiros que atendam as expectativas
das empresas cadastradas. “A parceria estratégica pode ser primordial
na sobrevivência de uma empresa. Encontrar um parceiro ideal não
é uma tarefa fácil, por isso acreditamos na eficiência
deste novo canal”, afirma.
Guia WebLog – os pontos-chave
para a aplicação da nova tecnologia. Por meio deste guia,
os profissionais aprofundarão seus conhecimentos sobre como analisar
e aplicar os logs gerados nos sites enquanto os usuários navegam.
Serão apresentados meios para que através dos dados gerados
as informações sejam transformadas em conhecimento, servindo
de base para o desenvolvimento de serviços personalizados.
“Para as empresas de Internet, a
fidelização é um dos pontos principais, pois o consumidor
pode facilmente abandonar a empresa com um clique. O Guia Weblog ensinará
o empresário a conhecer o seu cliente, ajudando-o no desenvolvimento
de produtos e ações de marketing em resposta às necessidades
detectadas”, declara Plínio Gherardi Jr, gerente de marketing do
i-biznet.
Guia Wireless – uma fonte
de informações sobre a Internet sem fio para os profissionais
de internet, esse canal inclui desde a definição até
uma análise das tecnologias e as suas aplicações como
ferramenta de negócios. Com ele, o empresário aprenderá
como aplicar esta tecnologia em sua empresa.
Os Guias do i-biznet estão
incluídos na seção Guia i-Biz, que ainda conta com
outros cinco guias (Entendendo a Internet, Guia de Internet Business, Guia
Prático, Guia de Negócios e Guia Pequenas Empresas).
Coreano - O i-biznet é
uma empresa que nasceu na Coréia do Sul em agosto de 1999 e logo
se tornou um dos top sites daquele país. Segundo dados do Instituto
de Pesquisa Alexa Research, durante o ano de 2000 o i-biznet esteve entre
os 1000 sites mais acessados no mundo, mesmo estando somente na língua
coreana e atendendo a um mercado específico. |