Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101d045.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/31/01 22:00:44
Site coreano i-biznet chega ao Brasil 

Funcionando como um consultor on-line e apresentando desde as dicas para a elaboração de um site Web até as melhores formas de rentabilizá-lo e mantê-lo no mercado, estreou no Brasil em 31/1/2001 um novo site voltado para profissionais e empresas da área de negócios eletrônicos: o i-biznet, um site que reúne diversos serviços de conteúdo relativos aos conceitos da Nova Economia, dispostos em mais de mil páginas de notícias, colunas, estatísticas, guias de negócio e sessões interativas. O site, que é um dos principais do mercado asiático, no Brasil conta com investimentos próprios.

O diretor de planejamento, Eduardo Kim, afirma que o modelo de negócios do i-biznet é baseado nas tendências da Nova Economia. “No i-biznet, o foco deixa de ser o produto e passa a ser o consumidor. A partir do momento que se detecta a necessidade do cliente, a empresa esforça-se em atendê-lo. Nosso público encontrará a fórmula ideal para o sucesso de seu negócio na web”, afirma.

“O i-biznet conta com uma equipe de consultores dinâmicos, especializados e capacitados a fornecer informações e suporte para que o conceito de Internet Ideal possa ser alcançado, nos negócios, no uso pessoal, na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais e em toda atividade realizada nesta nova realidade”, diz a diretora de conteúdo Miru Lee.

As metas do site para o ano 2001 compreendem a efetivação de dez mil cadastros, obtenção de um milhão de page views/mês e receita de R$ 500 mil no segundo sesmestre, correspondente ao ponto de eqüilíbrio (break even point). Para isso, está sendo feito um investimento em marketing da ordem de R$ 100 mil.

Seções - Nesse site, o profissional encontra matérias atuais, com cobertura ampla e dinâmica das empresas, dos modelos de negócios e das personalidades que estão moldando a Nova Economia. O profissional terá acesso as seguintes seções: 

Guia de Negócios – nesta seção encontra-se desde a definição básica do que vem a ser a internet até as técnicas de desenvolvimento necessárias para um melhor aproveitamento da internet. Está dividida em: 1) Entendendo a Internet - conceitos, história e serviços da internet; 2) Guia i-Biz de Internet Business - trata do assunto de uma maneira completa abrangendo áreas como Marketing, Administração, Construção e Anúncios; 3) Guia Prático - manual que ensina como projetar um negócio na internet dando dicas passo-a-passo; e 4) Guia Pequenas Empresas - ensina os passos para formar uma empresa com um budget pequeno.

Notícias i-biznet -  Artigos publicados diariamente que têm o objetivo de apontar os caminhos que estão sendo tomados pelo mercado de negócios eletrônicos, buscando não apenas relatar os fatos, mas fazer uma reflexão sobre os acontecimentos mais recentes.

Análise de sites - Serviço de análise feito sobre sites de acordo com a sua área de atuação. O estudo do site foca o lado dos negócios junto às suas empresas com o objetivo de poder observar e aprender os pontos positivos e negativos. 

Estatísticas - Neste espaço, o profissional terá acesso a páginas com dados estatísticos sobre negócios pela Internet. Para melhor visualização, as estatísticas estão organizadas em dois grupos, Mundo e Brasil. Pode-se encontrar informações sobre as condições atuais e futuras da Internet, Internet Business e vínculos para sites que fornecem esses dados estatísticos.

i-Biz Especial - Assim como a sessão de notícias, o caderno especial busca uma reflexão sobre os acontecimentos da Internet. Nesta sessão, profissionais convidados escrevem artigos com a sua opinião sobre os diversos fatores que estão influenciando os rumos do próximo século.

Fun Internet - Espaço dedicado a curiosidades da internet.

Espaços interativos - O novo portal também conta com diversos espaços para a interação com os internautas:

I-biz Q&A -  Espaço onde acontece a interação entre os usuários do i-biznet, aqui o internauta cadastrado pode deixar sua pergunta para ser respondida por outros freqüentadores dessa sessão.

I-biz Fórum  - Todas as semanas um novo assunto é levantado para ser discutido entre os usuários do i-biznet.

Jornal do Leitor - Espaço aberto ao leitor para deixar os seus artigos e opiniões sobre o mercado de internet. O leitor escreve e no mesmo momento o coloca no ar.

Internet Press - Espaço aberto às empresas para expor suas opiniões, novidades e produtos. Assim como o Jornal do Leitor, não há restrições para o uso dessa seção.

Serviços diferenciados - O i-biznet oferece serviços como o Finder Parcerias, que ajuda na busca de parceiros e os guias WebLog e Wireless, que visam apontar os melhores meios para o empresário utilizar essas novas tecnologias: 

Finder Parcerias – Busca de parceiros na medida exata. Para facilitar o trabalho das empresas, esse é o primeiro de uma série de “Finders” a ser lançada, ajudando o empresário a encontrar também fornecedores e soluções para o seu negócio.

No Finder Parcerias, por meio de um cadastro, o empreendedor descreverá a empresa e as condições da parceria. Este serviço facilitará o encontro entre as partes e permitirá que o usuário faça uma análise prévia antes do primeiro contato. Na versão asiática do site estão cadastradas mais de 400 empresas, sendo que 18 estão interessadas em parceiros brasileiros. A maioria são empresas de soluções e  comércio eletrônico e poderão ser contactadas através do site.

O diretor Eduardo Kim afirma que o Finder Parcerias foi criado para encontrar parceiros que atendam as expectativas das empresas cadastradas. “A parceria estratégica pode ser primordial na sobrevivência de uma empresa. Encontrar um parceiro ideal não é uma tarefa fácil, por isso acreditamos na eficiência deste novo canal”, afirma. 

Guia WebLog – os pontos-chave para a aplicação da nova tecnologia. Por meio deste guia, os profissionais aprofundarão seus conhecimentos sobre como analisar e aplicar os logs gerados nos sites enquanto os usuários navegam. Serão apresentados meios para que através dos dados gerados as informações sejam transformadas em conhecimento, servindo de base para o desenvolvimento de serviços personalizados. 

“Para as empresas de Internet, a fidelização é um dos pontos principais, pois o consumidor pode facilmente abandonar a empresa com um clique. O Guia Weblog ensinará o empresário a conhecer o seu cliente, ajudando-o no desenvolvimento de produtos e ações de marketing em resposta às necessidades detectadas”, declara Plínio Gherardi Jr, gerente de marketing do i-biznet. 

Guia Wireless – uma fonte de informações sobre a Internet sem fio para os profissionais de internet, esse canal inclui desde a definição até uma análise das tecnologias e as suas aplicações como ferramenta de negócios. Com ele, o empresário aprenderá como aplicar esta tecnologia em sua empresa. 

Os Guias do i-biznet estão incluídos na seção Guia i-Biz, que ainda conta com outros cinco guias (Entendendo a Internet, Guia de Internet Business, Guia Prático, Guia de Negócios e Guia Pequenas Empresas).

Coreano - O i-biznet é uma empresa que nasceu na Coréia do Sul em agosto de 1999 e logo se tornou um dos top sites daquele país. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Alexa Research, durante o ano de 2000 o i-biznet esteve entre os 1000 sites mais acessados no mundo, mesmo estando somente na língua coreana e atendendo a um mercado específico.