Mude inicia ofensiva de negócios
pela Internet
Com investimentos
da ordem de US$ 3 milhões até 2002, o distribuidor Mude
de soluções para armazenamento, segurança e comunicação
de dados na América Latina está inaugurando a segunda fase
de seu portal de comércio eletrônico, esperando dentro de
dois anos obter metade de seu faturamento via Web. Entre outras
novidades, o site da empresa passa a realizar todo o ciclo de negócios,
que vai de exposição de produtos e marketing pré-vendas,
configuração de equipamentos, até montagem de cotações
e colocação de pedidos de compra.
O sistema será também
o primeiro do segmento a admitir a personalização de conteúdo
e gerenciamento de cotações e propostas para suas revendas
e integradores. Fernando Grecco, diretor de negócios eletrônicos,
afirma que o comércio eletrônico hoje é a principal
ferramenta na estratégia da companhia de investir pesadamente no
aperfeiçoamento do relacionamento com a cadeia de parceiros.
Orientação -
De acordo com o executivo, o objetivo da empresa com a implantação
do portal é intensificar o relacionamento face-a-face com
os clientes. A partir da automatização dos processos operacionais
de vendas, os profissionais da área deixam de apenas emitir pedidos
e passam a se dedicar a ofertas de novas oportunidades de negócios
aos seus clientes e também a trabalhar em conjunto com os fabricantes
e canais em contas corporativas.
Em sua nova fase, o site oferece
acesso direto dos clientes ao sistema de estoque da empresa. Com isso,
o comprador corporativo pode ver a posição dos estoques
e fazer programações de compra com a exata previsão
dos prazos de entrega. Outra novidade do portal está no sistema
de marketing one-to-one (um-para-um) apoiado na ferramenta
de CRM da paulistana Perfil Tecnologia, que oferece atendimento totalmente
personalizado. E, para se manter com foco em seu negócio principal,
a empresa optou por manter a implementação e a hospedagem
em regime de ASP (Aplication Service Provider - Provedor de Serviços
de Aplicações) em parceria com a B2BIS Internet Solutions.
Além disso, a ferramenta da
Perfil passou a incorporar um módulo de configuração
de soluções que ajuda os clientes do Mude a simular complexas
combinações de equipamentos para a obtenção
de cotações. Por exemplo: se o cliente está à
procura de um roteador de grande porte da Cisco, todas as especificações
alternativas do equipamento podem ser comparadas via Internet, antes da
colocação do pedido. "Há casos em que um mesmo equipamento
pode comportar dezenas de variáveis, como o número de portas
de comunicação, os tipos de interface suportadas e os diversos
dispositivos acessórios que comparecem como opcional", explica Grecco.
Dessa forma, como os demais módulos
de gestão e relacionamento do site, o novo configurador de soluções
está associado a uma poderosa ferramenta de fluxo de trabalho que
envolve as áreas de marketing, logística, vendas,
serviços e gestão financeira da distribuidora. A integração
inclui também bibliotecas de documentos técnicos relativos
aos produtos e um completo histórico de relacionamento com cada
cliente do portal.
Dois anos - Para ancorar sua
estratégia de e-business, o Mude dedicou dois anos ao aperfeiçoamento
de sua estrutura de gestão, com a adoção de novos
módulos de ERP (gestão empresarial integrada), CRM (sistema
de gerenciamento de relações com o mercado), e também
obteve a certificação ISO 9000.
Assim, o mude.com.br está
apto não apenas a conduzir processos de negociação
personalizada, conforme as configurações do cliente, mas
também a formular estratégias específicas de vendas
cruzadas ou oferecer alternativas de compra aos itens solicitados. "Se
o cliente está prestes a adquirir uma fitoteca com capacidade de
10 Terabytes, o próprio CRM se encarrega de oferecer itens complementares
ou sugerir um equipamento com características semelhantes", exemplifica
o diretor.
Segundo ele, este nível de
interatividade do portal é totalmente inédito no País
e só pôde ser implementado com o apoio direto da Cisco, maior
empresa mundial de tecnologia de Internet, que disponibilizou consultores
e transferiu parte de seu conhecimento de negócios entre empresas
(business-to-business ou B2B) para a parceira brasileira. "A Cisco é
reconhecida como o caso mais bem sucedido de B2B do mundo e resolveu apoiar
nossa estratégia de negócios eletrônicos em função
da nossa posição como seu principal canal de distribuição
na América Latina", observa.
Cada cliente, uma página
- Além de automatizar o contato e promover o auto-serviço
nos processos de negociação e oferta de produtos, o Mude
está aperfeiçoando também suas ferramentas de retenção
de clientes que já existiam na primeira fase do portal.
Em sua nova versão, foi implantada
uma área de uso exclusivo dos clientes, onde ficam armazenadas suas
diversas cotações, seu histórico de consultas, pagamentos,
créditos, compras etc. Para favorecer à fidelização,
o portal passa a oferecer também uma página pública
personalizada, onde as revendas de tecnologia podem apresentar a sua linha
de produtos e perfil institucional, incluindo-se aí vínculos
diretos (hot-links) para o site da revenda em questão.
Outros valores agregados ao Mude
são notícias sobre as próprias revendas e sobre os
parceiros comerciais, área de troca de correspondência entre
clientes e solução de dúvidas via FAQs (Frequently
Asked Questions, ou Perguntas mais freqüentes) .
Apoio - Na retaguarda do sistema,
o Mude criou uma unidade especialmente dedicada à estratégia
de negócios eletrônicos, que inclui webmasters, atendentes
de auxílio telefônico (help-fone), operadores de vendas e
pessoal de banco de dados.
E, com o compromisso de reforçar
o relacionamento com as revendas, o investimento destinado ao portal inclui
uma campanha de marketing com um road show em nove cidades, patrocinado
por seus principais fornecedores. Entre eles, constam empresas como a gigante
Cisco Systems, especializada no mercado de teletrabalho e telecomunicações,
da qual o Mude é o principal distribuidor na América Latina;
a United Digital, que oferece soluções de armazenamento;
a Websense, que atua mundialmente no desenvolvimento de soluções
para controle de acesso na Internet; e a RAD, empresa israelense especializada
em tecnologia de acesso local.
Bingo - O Mude começou
o ano ativando o Bingão de Prêmios Mude!, um programa de reconhecimento
aos profissionais que apresentam o melhor desempenho na venda de produtos
Cisco. Os parceiros cadastrados recebem uma cartela e passam a concorrer
a cinco TVs, cinco câmeras digitais, cinco filmadoras, um Classe
A, além de acumular pontos no Cisco 1a1 (um programa de relacionamento
do fornecedor).
A cartela do Bingão inclui
as vendas realizadas entre 1º de janeiro e 20 de março deste
ano. A coluna horizontal corresponde aos períodos e a vertical aos
produtos que compõem a promoção. Quem preencher uma
horizontal, concorre às câmeras digitais e acumula 150 pontos
no Cisco 1a1. A vertical dá direito a concorrer às TVs, com
o mesmo números de pontos no 1a1. Com todas as colunas cheias, os
vendedores concorrem às filmadoras e ao Classe A. O sorteio ocorre
no dia 21 de março, após um show promovido pelo Mude
no Direct TV Music Hall.
"Já tínhamos lançado
uma série de programas de apoio às revendas, mas a idéia
agora é premiar as pessoas. A qualidade do serviço ao cliente
final - por melhor que sejam os produtos e os preços - é
determinada pelo nível de preparação do profissional
que faz o atendimento direto. Por isso, procuramos montar esquemas para
reconhecer e premiar a competência individual dos vendedores. E o
bingo é uma forma divertida de pôr em prática essa
estratégia", justifica Marcelo Ikeda, gerente de produtos do Mude.
Independentemente dos resultados
do sorteio, todos os participantes que cumprirem as metas estabelecidas
recebem benefícios no programa de relacionamento Cisco Rewards.
O objetivo dessa iniciativa é recompensar o profissional de vendas,
já que as revendas contam com outras compensações,
como descontos e marketing cooperado. Os pontos acumulados no Cisco
Rewards revertem em prêmios como viagens com a família, além
de oportunidades de crescimento profissional, como cursos e seminários. |