American Express investe no ensino
eletrônico
Já
está na Internet a nova versão do site "Juntos
Podemos", com o conteúdo do consagrado programa de treinamento
profissional da American Express, que desde o lançamento (há
cerca de um ano) recebe mais de 500 acessos por dia. Oferecidos há
12 anos, os cursos, que são renovados anualmente, já atingiram
mais de 120 mil pessoas de 36,5 mil estabelecimentos, entre gerentes e
atendentes de lojas, restaurantes, hotéis, locadoras de automóveis,
companhias aéreas, supermercados, agências de viagem, postos
de gasolina e outros.
Com o site, o programa se torna disponível
para alunos impossibilitados de assistir às aulas tradicionais,
que abrangem temas de interesse do varejo, turismo, bares e restaurantes.
Para quem já fez algum curso, o site oferece a possibilidade de
reciclagem do conhecimento. Desde seu lançamento, há cerca
de um ano, o site recebe mais de 500 acessos por dia. A American Express
investiu US$ 5 milhões neste programa desde seu lançamento
– US$ 60 mil apenas no site.
Mudanças - A principal
novidade, implantada durante o mês de janeiro de 2001, é o
serviço customizado de notícias on-line, com boletins diários
sobre e-commerce, turismo, varejo ou bares e restaurantes, aberto ao público
em geral: basta se cadastrar no site e indicar os temas de interesse.
Outro diferencial são as dicas
de gerenciamento e atendimento ao consumidor, que terão atualização
semanal. O profissional pode também fazer download (cópia)
de cursos sobre varejo, hotelaria, turismo, restaurante e supermercados.
Eles são atualizados periodicamente e abordam os mais variados temas,
desde postura de atendimento a gerenciamento financeiro.
A renovação da página
do Juntos Podemos antecede o verão, alta temporada do turismo. "O
objetivo é contar com mais uma forma de treinar os profissionais
que atenderão aos milhões de turistas que devem viajar no
período", destaca Daniel Burin, da área de Marketing para
Estabelecimentos da American Express.
Objetivo - Com esta iniciativa,
a American Express busca posicionar-se como uma parceira das empresas de
turismo, varejo e restaurantes e não como mais uma fornecedora da
área. "É uma relação de parceria onde ganha
o estabelecimento com a fidelização e aumento das vendas
e a American Express com o aumento do faturamento", sintetiza Daniel Burin.
A idéia do treinamento partiu
da análise de pesquisas com clientes em todo o mundo: apenas 5%
dos clientes insatisfeitos com o atendimento reclamam. Os outros 95% simplesmente
mudam de estabelecimento. Em 68% dos casos, a razão para que um
consumidor não retorne é a indiferença do funcionário.
Só que o custo para conquistar um novo cliente é de três
a quatro vezes maior que a manutenção dos existentes. Estes
dados são especialmente críticos quando o assunto é
turismo, uma indústria que movimenta 11% das riquezas e gera 200
milhões de empregos em todo o mundo.
Questionários aplicados ao
final dos cursos comprovam que os participantes têm uma avaliação
muito positiva do curso: 98% deles consideram o curso bom ou excelente,
97% acreditam que irá contribuir para a melhoria de seu trabalho
e 90% o recomendariam para outros profissionais.
A American Express é uma empresa
mundial de viagens e serviços financeiros fundada em 1850, atuando
mundialmente com cartões de crédito, cheques de viagem, viagens,
planejamento financeiro, serviços corporativos, seguros e banco. |